Será que crianças até os cinco anos podem experienciar um ambiente educacional virtual e presencial na educação infantil? A resposta é sim! Continue a leitura para saber o que é, como funciona, quais as vantagens e desvantagens, como aplicar, quando se iniciou, quando devo fazer uso do ensino híbrido na educação infantil.
Ensino híbrido na educação infantil: o que é, como funciona e qual é o foco do uso?
O ensino híbrido na educação infantil, assim como no ensino fundamental e médio, é caracterizado pela união de ferramentas on-line e offline para melhorar ainda mais o processo de aprendizagem. Entre os principais fatores de benefício do ensino híbrido na educação infantil está o engajamento dos estudantes e maior autonomia para indivíduos protagonistas no próprio conhecimento.
Para que o ensino híbrido na educação infantil seja realmente benefício é preciso ser planejado e aplicado de forma estruturada e integrada. Ou seja, é necessário incluir as atividades no plano de aula para que os objetivos de desenvolvimento dos estudantes sejam realmente alcançados com a inserção de modelos virtuais e presenciais.
A aplicação do ensino híbrido na educação infantil ou em outras etapas da vida escolar pode ser: sustentada, que mantém características tradicionais do processo de aprendizagem; e disruptiva, que rompe com características já bem difundidas na educação.
Além disso, há vários tipos de aplicação do ensino híbrido na educação infantil, confira três exemplos:
Sala de aula invertida e o ensino híbrido na educação infantil
Como o nome já diz, a sala de aula invertida vai ao contrário da ordem convencional do aprendizado. Afinal, o professor pode fazer uma curadoria de conteúdos disponíveis digitalmente e os alunos com ajuda dos pais ou responsáveis acessam os materiais antes da próxima aula.
Assim, os estudantes vão mais preparados para tirar dúvidas, fazer atividades e explorar o conteúdo. Por exemplo, os alunos vão aprender as vogais e o professor pode disponibilizar músicas, desenhos ou jogos digitais para complementar o conhecimento da sala de aula tradicional. Quando chegar na escola, os alunos poderão continuar o aprendizado em conjunto com atividades na mesma temática.
Rotação por estações e o ensino híbrido na educação infantil
Neste exemplo de ensino híbrido na educação infantil, o professor pode criar estações de aprendizagem com estímulos diversos, como: aula expositiva, jogo digital, desenho, música, entre outros. Os alunos são separados em pequenos grupos que vão passando por cada etapa, ou seja, recebe o conhecimento em diferentes formatos que integrados cumprem com o objetivo de desenvolvimento de aprendizagem.
Rotação de laboratório e o ensino híbrido na educação infantil
Na rotação de laboratório, os alunos são divididos em dois grupos para estudar o mesmo assunto no meio digital e no presencial. Por exemplo, os estudantes podem ter uma aula presencial de pintura para conhecer as cores e uma aula digital com realidade aumentada para ver as cores em objetos reais.
Quais as vantagens e desvantagens do ensino híbrido na educação infantil?
É inegável que a tecnologia transformou a sociedade e que o cenário envolve vantagens e desvantagens. Como benefício, o uso do ensino híbrido na educação infantil pode ser um diferencial para o desenvolvimento das habilidades tecnológicas de forma crítica e racional. As competências desenvolvidas podem ir desde o uso da internet para fazer busca em fontes confiáveis até noções de programação, base de dados, entre outros.
Além disso, o ensino híbrido na educação infantil não precisa ser limitado às atividades em um tablet ou computador. Ou seja, é possível e necessário criar atividades que integrem os ambientes sem que os estudantes percam o contato com os outros alunos e com o professor.
Por exemplo, é possível iniciar a alfabetização das crianças no ambiente físico e integrar com jogos digitais ou até realidade aumentada para estimular o aprendizado. Já no caso de desenvolvimento de habilidades motoras e conhecimento cultural, os professores podem usar vídeos de tutoriais em dança, esportes ou até receitas culinárias.
Assim, é possível ampliar as possibilidades de aprendizado, desenvolvimento de habilidades diversas e ainda conhecer novas culturas. O assunto foi abordado entre os especialistas entrevistados para a pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar sobre as escolas de 2030. Veja:
- 93% apontam que o futuro deve envolver implantação de métodos inovadores baseados em novas abordagens de ensino e processos criativos.
- 83% apontam a personalização do aprendizado
- 43% apontam que o conteúdo será predominantemente vinculado às plataformas virtuais
Já entre as desvantagens do ensino híbrido na educação infantil está a preocupação com o preparo dos professores e o obstáculo pode ser facilmente superado com o investimento em desenvolvimento para os professores. Ou seja, os educadores precisam passar por treinamentos para usar soluções educacionais e para saber como aplicar no seu contexto escolar, integrando atividades virtuais no plano de ensino de cada turma.
Ensino híbrido na educação infantil: qual a sua importância e como ela impacta?
O ensino híbrido na educação infantil pode impactar no aumento do engajamento e da motivação dos estudantes. Além de permitir maior personalização para cada indivíduo ou sala e ainda aumentar o protagonismo e autonomia no processo de aprendizagem.
É possível alcançar bons resultados com a inserção de soluções educacionais tecnológicas quando aplicada de forma integrada e planejada de acordo com os objetivos de desenvolvimento das crianças.
Quando devo fazer uso do ensino híbrido na educação infantil?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento normativo para instituições de ensino, aponta que “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” é uma das competências gerais da educação básica.
Ou seja, é possível inserir o ensino híbrido na educação infantil com planejamento integrado das atividades virtuais e presenciais, contribuindo para o alcance dos objetivos propostos para a faixa etária dos estudantes.
Como aplicar o ensino híbrido na educação infantil?
A aprendizagem híbrida já é um recurso usado em diversas etapas da vida escolar com uso de soluções educacionais, como: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou sala de aula virtual, lousa digital, computadores, celulares, entre outros.
Para ajudar professores no desenvolvimento da educação híbrida, o Google for Education lançou um gratuito e-book com diversas atividades baseadas no desenvolvimento de habilidades da BNCC. Entre os exemplos está o objetivo de adotar bons hábitos e a ação envolve registrar em fotos momentos de autocuidado, higiene, alimentação, conforto e aparência na rotina de um dia. Ao final, os alunos podem contar sobre cada hábito adquirido e compartilhar as experiências com os colegas.
Ensino híbrido na educação infantil: quando se iniciou a metodologia?
Apesar do ensino híbrido ter ganhado destaque durante a pandemia de covid-19, o conceito já é explorado por pesquisadores da área da educação há muitos anos. Os primeiros registros da metodologia são datados da década de 1960 nos Estados Unidos com uso de alguns equipamentos inovadores, mas o modelo de aprendizagem ganhou força a partir de 1990 com avanço do computador.
Já no Brasil, o ensino híbrido se iniciou em 2014 com um grupo de professores brasileiros que discutiam a experimentação do modelo no ensino com iniciativa do Instituto Península, que é uma organização do terceiro setor com foco na educação, e da Fundação Lemann, que é uma organização de filantropia.
Conheça a MOVPLAN S.E.
É impossível falar de ensino híbrido na educação infantil sem mencionar uma das maiores empresas de desenvolvimento e fabricação de soluções educacionais: MOVPLAN S.E., que é totalmente brasileira e exporta para toda América Latina.
Entre os principais players com a marca MOVPLAN S.E. estão: Avenues São Paulo; COC by Pearson; Senac; UniToledo; Rede Salesiana; Grupo Marista; Colégio Queiroz Brunelli; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; e Grupo SEB.
As instituições são equipadas com soluções educacionais de alta qualidade e que podem auxiliar na implantação do ensino híbrido na educação infantil. Veja quais são:
- Lousa Escolar de lousas brancas com qualidade e design minimalista.
- Lousa Digital que possui acesso à internet, ferramentas para criação de aula com alto impacto visual, entre outros.
- Gabinete de Recarga Chage Mate que carregar, transporta e armazena diversos devices ao mesmo tempo.
- Soluções integradas: lousas preparadas para o futuro tecnológico com integração.
- Projetores: projetores da BenQ e da Optoma
- Pentel: marcadores e apagador para quadro branco da marca japonesa Pentel
- Componentes relacionados: Audio System, Sound Bar, módulo processador, suporte para projetor, cabo HDMI e cabo elétrico
Entre os diferenciais da MOVPLAN S.E. estão: instalação e tecnologia própria, treinamento para os usuários, logística própria ou pelas melhores transportadoras do Brasil, suporte técnico e canais de atendimento por e-mail, site, telefone, WhatsApp e redes sociais.
Agora que você já sabe o que é ensino híbrido na educação infantil, pode tirar todas as dúvidas com um time altamente capacitado para potencializar as instituições de ensino com soluções educacionais inovadoras para diversas etapas do aprendizado.