Sala de aula digital: o que é e como criar?

Lousa_Digital_SuperGeek_MOVPLAN

A tecnologia é algo cada vez mais frequente no cotidiano da sociedade. E na educação? De acordo com o estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’, 55% dos docentes utilizam regularmente tecnologia no Brasil. A pesquisa do Todos Pela Educação conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.

Neste cenário, o uso de soluções tecnológicas, como o quadro digital, é uma ótima forma de motivar os alunos e criar um ambiente de ensino mais interativo. A sala de aula digital é uma tendência, pois proporciona diversos benefícios para a educação.

Neste artigo, você entenderá o que é e como criar um projeto de sala de aula digital. Além disso, conhecerá mais informações sobre o Google Classroom e o G Suite for Education.

O que é sala de aula digital?

Também conhecida como Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), a sala de aula digital utiliza recursos tecnológicos para favorecer e potencializar a educação. Além disso, as funcionalidades da sala de aula digital auxiliam na motivação do aluno durante o aprendizado e proporcionam inovações no trabalho dos professores.

Entre as principais ferramentas da sala de aula digital estão:

  • Fóruns e chats: possibilidade de gerar conversas e discussões entre educadores e estudantes.
  • Videoaula: possibilidade do contato por vídeo independente do espaço físico.
  • Espaço colaborativo: possibilidade de criar trabalhos colaborativos que buscam a interação dos alunos no processo de aprendizagem.

A adoção da sala de aula digital pode ser muito vantajosa, pois promove o senso crítico com atividade de colaboração, possibilita o feedback imediato e desperta o interesse dos alunos. Continue a leitura para entender como criar um projeto de sala de aula digital.

+ LEIA MAIS: Os benefícios da Lousa Digital para sua sala de aula

Lousa_Digital_MOVPLAN

Google Classroom ou sala de aula digital: entenda o que é?

A empresa Google trabalhou com professores para criar a ferramenta Google Classroom, uma sala de aula digital gratuita para escolas que ainda inclui uma inscrição no G Suite for Education. O mecanismo auxilia na criação de turmas, distribuição de tarefas, envio de nota das avaliações e feedbacks em um único ambiente.

A sala de aula digital da Google funciona de um jeito descomplicado para que os educadores também possam cumprir tarefas administrativas. Confira os recursos da sala de aula digital Google Classroom:

  • Dê feedbacks melhores e com mais rapidez, usando a central de comentários.
  • Atribua e avalie atividades com segurança, reutilize esse material ou colabore.
  • Gerencie e veja os responsáveis, alunos e professores auxiliares na página “Pessoas”.
  • Elimine as distrações aplicando os testes no modo bloqueado.
  • Poste, comente e facilite as discussões na sala de aula digital.
  • Mantenha os materiais e recursos organizados na página “Atividades”.

O que é o G Suite for Education?

Além da sala de aula digital, a Google possui o G Suite for Education, que é uma plataforma colaborativa focada na educação com o objetivo de facilitar o trabalho dos professores e alunos. O recurso permite a colaboração com o uso de um dispositivo com acesso à internet para produção de textos, desenhos, tabelas, mapas e imagens.

Lousa_Digital_MOVPLAN

Como criar um projeto de sala de aula digital?

Muitos professores ficam confusos por não saberem como criar um projeto de sala de aula digital, mas esse passo a passo vai te ajudar na missão de levar mais tecnologia para a educação com o Google Classroom.

O primeiro passo para criar uma sala de aula digital é fazer o login na plataforma. Depois, é só clicar em “+” e selecionar a opção “Criar turma”. Neste momento, terá uma mensagem apontando o uso do recurso e a finalidade para a educação. O quarto passo envolve o preenchimento de dados sobre a sala de aula digital que você criará, como Nome da Turma, Seção, Assunto e Sala.

Depois de preencher, clique em criar e pronto! A sua sala de aula digital foi criada e você já estará na sua plataforma, que pode ser personalizada conforme as suas preferências. Confira alguns recursos que podem te ajudar na hora de aplicar a ferramenta nas aulas:

  • Mural: permite a criação e programação de comunicados para os alunos.
  • Atividades: permite a criação de tarefas e organização do conteúdo. Neste item, você pode criar quiz, disponibilizar arquivos em PDF ou outros documentos, entre outros.
  • Pessoas: permite incluir estudantes na sala de aula digital.

+ LEIA MAIS: Flipped classroom: a metodologia para revolucionar o ensino

O que descreve um ambiente de ensino dinâmico na sala de aula digital?

A dinamicidade e a interação no ensino são cada vez mais necessárias quando o assunto é educação. O que descreve o ambiente de ensino dinâmico com a sala de aula digital é a presença do ambiente virtual para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Além da sala de aula digital, as instituições podem adotar o modelo de ensino híbrido, que também é chamado de blended learning. A metodologia envolve os ambientes virtual e presencial para dar mais autonomia e motivação aos estudantes. Um exemplo é o ensino semipresencial, que tem atividades no AVA e aulas presenciais para dúvidas.

Lousa_Digital_Colégio_MOVPLAN

Quadro ou lousa interativa na sala de aula digital

Uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é sala de aula digital é “quais soluções tecnológicas podem ser adotadas?”. Confira as principais opções da MOVPLAN para garantir um ambiente escolar interativo.

  • Lousa Digital: possui o Software Educacional QUADRIBOOK, que permite gravar videoaula com grande impacto visual. A ferramenta é exclusiva MOVPLAN e tem diversas funções, como ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem. Além disso, possui reconhecimento de escrita, gravação de tela e áudio, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
  • Lousa QuadriLine TouchPro: une a lousa digital e a convencional em um único produto, ou seja, possui todos os recursos do Software Educacional QUADRIBOOK com o apoio da Lousa Branca. Na mesma solução.4

+ LEIA MAIS: Lousa digital preço: dúvidas frequentes sobre o uso escolar e funções interativas

Porque a MOVPLAN pode te ajudar com a sala de aula digital

Com mais de 20 anos de atuação no mercado educacional, a empresa brasileira MOVPLAN tem como objetivo desenvolver soluções para potencializar a educação dos alunos e proporcionar mais facilidade no cotidiano do professor. Além da atuação nacional, a empresa fabrica e exporta para toda América Latina.

Quer saber mais informações sobre as soluções tecnológicas da MOVPLAN para a sala de aula digital da sua escola? Entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email

×