fbpx

CONHEÇA A LOUSA
QUADRILINE TOUCHPRO

A EVOLUÇÃO DA LOUSA

Conheça como surgiu, quem inventou e do que é feita

LINHA DO TEMPO

Já pensou em como a evolução da lousa revolucionou a transmissão do conhecimento de uma geração para outra? Mas será que essa evolução acompanhou as mudanças do mundo? Tanta coisa mudou! Seu carro, seu celular e até a bola de futebol evoluíram. Cada vez mais passamos por momentos históricos com informações disponíveis a todo momento. Como pode isso não fazer parte das suas aulas em tempo real?

A última evolução da lousa escolar é essencial para transmitir todo o conhecimento humano disponível da forma mais interativa: a crise de 2008, crises de governos, eleições presidenciais, a pandemia do Coronavírus. A mudança está aí fora na internet, na Era da Informação, e já existe uma lousa que pode trazer tudo isso para sua sala de aula.

Nesta página, vamos te levar por uma linha do tempo desde o período das cavernas até a evolução da lousa em seu estágio mais avançado e atual, com a Lousa Quadriline TouchPro. Você verá que a lousa evoluiu mais lentamente nos últimos 50 anos, mas que o futuro da lousa escolar já existe e espera por você. Vamos lá?

30.000 A.C. - PINTURA RUPESTRE

Há mais de 30 mil anos, a evolução da lousa deu seu primeiro passo. Os homens das cavernas já tinham a necessidade de se comunicar e transmitir informação por meio de desenhos.

Naquela época pré-histórica, eles desenhavam nas paredes das cavernas retratos de suas atividades e histórias cotidianas ou até mesmo alertas de perigo naquela região onde estavam. É justo então que as paredes das cavernas sejam consideradas o primeiro período na evolução da lousa como forma de transmissão de conhecimento. Mas essa evolução não parou por aí!

2000 A.C. - ESCRITA EM ARGILA (cuneiforme)

Chegamos então a cerca de 2.000 a.C. Nas escolas da Babilônia e da Suméria, alunos usavam tabletes de argila como livro didático para aprender a escrita cuneiforme. Os tabletes de argila faziam o papel da lousa: o professor escrevia de um lado e o pupilo copiava do outro. Podiam escrever e apagar os escritos quantas vezes fossem necessárias, pois usavam a argila ainda molhada.

Apenas quando pessoas já treinadas escreviam informações relevantes para serem documentadas, a argila era queimada e então o escrito se tornava permanente. Esse período na evolução da lousa permaneceu por milhares de anos até chegar na próxima invenção.

1750 D.C. - LOUSA DE ARDÓSIA INDIVIDUAL

Há registros de que no século 18 alunos já usavam lousas de ardósia, uma rocha derivada da argila. Nessa época, cada aluno tinha uma mini lousa individual, um giz e um paninho para apagar os escritos. O papel e a tinta eram caros e escassos em comparação com as placas e madeira, que eram abundantes e baratas.

Porém, as mini lousas eram bem ineficientes, pois o professor tinha de passar a lição para cada aluno um a um e não para a classe toda ao mesmo tempo. Então, não demorou muito até uma pessoa ter uma grande ideia na evolução da lousa.

1801 D.C. - LOUSA NEGRA

A evolução da lousa teve uma grande reviravolta no início do século 19, em 1801. Historiadores contam que um professor de geografia escocês teve a ideia de pegar um grande pedaço de ardósia e colocar na parede. Assim foi como surgiu o primeiro grande quadro negro, no qual o professor podia passar a lição para todos os alunos de uma vez só.

Essa grande evolução da lousa escolar mais do que logo passou a ser difundida para outras escolas no mundo todo.

1950 D.C. - LOUSA VERDE

As lousas negras continuaram as mesmas até os anos 1950. Mas a evolução da lousa continuou com o surgimento da lousa verde. Além da cor, o material de que é feita também mudou. Ela passou a ser formada de uma placa de aço revestida com esmalte à base de porcelana.

Esse passo na evolução da lousa negra para a verde foi uma melhoria. No quadro negro, só dava para usar giz branco por causa do contraste de cores. Já na lousa verde, era possível escrever com outras cores de giz, além do que essa cor era mais agradável para os olhos.

1960 D.C. - LOUSA BRANCA

Desde 1950, já havia outra evolução da lousa acontecendo em paralelo: a invenção do quadro branco, cujo uso se tornou mais comum nos anos 1960. Um fotógrafo, Martin Heit, queria catalogar suas fotos escrevendo nos negativos com um pincel, mas a escrita se apagava fácil, então criou uma placa com material parecido com os negativos, mas na cor branca.

Até hoje a lousa branca é uma solução ótima: evita o pó, a sujeira e alergias. Além disso, pode ser usada com várias cores de pincéis. No setor de lousas escolares, empresas como a MOVPLAN oferecem lousas brancas de última tecnologia, como a Lousa Escolar Quadriline Classic.

1980 D.C. - PROJETOR

Nos anos 1980, o projetor que já era usado no cinema há muito tempo, foi inserido na sala de aula. Essa é uma evolução da lousa que trouxe o audiovisual para as escolas.

Professores passaram a usar projetores para fazer slideshows, mostrar imagens e materiais previamente preparados. Isso tudo tornou as aulas mais dinâmicas e interativas, um grande passo na evolução da lousa e na forma de se transmitir conhecimento. Mas muita evolução ainda estaria por vir!

1990 D.C. - LOUSA DIGITAL

Chegamos aos anos 1990 e é claro que a evolução da lousa teria de acompanhar a Era Digital. Com a difusão de tablets e celulares, o professor podia até contar com a interatividade desses aparelhos, porém para cada aluno de uma vez, tais quais as mini lousas de ardósia do século 18.

Com o surgimento da lousa digital, demos um grande passo na evolução da lousa. Permitindo que o professor mostrasse conhecimento direto da internet, com gráficos, vídeos e muito mais. Isso tudo numa sala de aula cheia para que todos os alunos vissem juntos e em tempo real.

SÉCULO XXI - LOUSA QUADRILINE TOUCHPRO

A evolução da lousa no século XXI já chegou com o que há de melhor e mais completo no mercado de ensino: a Lousa Quadriline TouchPro da MOVPLAN.

A Lousa Quadriline TouchPro representa o estágio mais avançado na evolução da lousa. Reunindo de uma só vez o melhor do quadro branco convencional com a tecnologia mais avançada em lousa digital. Ela tornou possível trazer para o ambiente educacional tudo aquilo que já conhecemos muito bem em nosso dia a dia com a tecnologia de forma prática e fácil. Com diversos recursos digitais que tornam a retenção do conhecimento pelos alunos muito maior, essa lousa é a mais completa solução para oferecer uma aula didática na sua escola.

Confira por que a Lousa Quadriline TouchPro representa o último e mais atual estágio da evolução da lousa:

DIFERENCIAIS

LOUSA CONVENCIONAL + LOUSA DIGITAL

Feita com tecnologia pensada para a pedagogia. Ela permite ao professor escrever na lousa branca tradicional e, quando achar necessário, mostrar aplicativos, navegar na internet e muito mais, tudo isso em tempo real!

PAINEL DESLIZANTE

Fabricado com a mais avançada tecnologia para criar uma superfície plana, com deslizamento suave e sistema de fechamento retrátil. Essa tecnologia permite que o professor tenha uma escrita SEM QUEBRA, tudo no mesmo plano e no mesmo campo ótico!

KIT COM 2 ALTO FALANTES

Sistema integrado por 02 alto falantes de 300 watts acoplados na parte superior das colunas, projetado para atender salas de aula com até 100 alunos.

AMPLIFICADOR

Amplificador compacto com tecnologia de última geração que permite alta qualidade na reprodução de sinais em todas as faixas de frequência de áudio. Possui controles de volume individuais para o microfone e a workstation, botão liga e desliga, ajustes para tonalidades de grave.

PROJETOR DE CURTA DISTÂNCIA

Projetor de curta distância oferecendo maior flexibilidade de imagem em alta resolução FULL HD. Conta com 3000 ANSI lumens de brilho, 13.000:1 de contraste e muito mais.

MÓDULO PROCESSADOR

Módulo Processador integrado e dedicado com processador Intel, facilitando o uso e dando melhor perfomance no desempenho das tarefas junto a lousa digital.

A evolução do mundo:

por que a lousa não evoluiu também?

O mundo já passou por muita evolução. Muitas coisas evoluíram:
o telefone, o computador, o carro e até mesmo os seres humanos. Então por que não termos também a evolução da lousa?

Veja como o mundo mudou em diversos âmbitos e compare com a evolução da lousa. Chegou a hora de evoluir a lousa da sua escola também, não é?

POR QUE A MOVPLAN?

A MOVPLAN tem um papel fundamental na evolução da lousa escolar. Ela criou a melhor e mais versátil lousa de escola digital e interativa, integrando os dois mundos em um só: a lousa branca convencional e a digital.

A MOVPLAN nasceu no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, e já exporta lousas para diversos países. Sua missão é oferecer soluções tecnológicas integradas para quem quer transmitir o conhecimento de modo mais dinâmico e eficiente.

Confira por que a MOVPLAN é uma protagonista na evolução da lousa:

✅ Mais de 20 variações de modelos de lousas.

✅ Lousas de alta qualidade e durabilidade.

✅ Melhor custo-benefício em lousa de escola digital a médio e longo prazo.

✅ Fabricação e tecnologia própria 100% brasileira: garantindo padronização e integridade de seus produtos, bem como melhor controle de qualidade final.

✅ Equipe própria para instalação e capacitação dos clientes.

✅ 21 anos de experiência no mercado da educação e da evolução da lousa, presença em quase 20 mil salas de aula e mais de 3.900 clientes que já adquiriram as tecnologias da MOVPLAN.

✅ Cases de sucesso e clientes de renome como: Google, Senac, FAAP, Skill, dentre outros.

Vídeos

Onde comprar?

O futuro da evolução da lousa já está aqui. Quer aproveitar a era digital e interativa na sua sala de aula?

Saiba mais sobre o que há de melhor na evolução da lousa: Lousa Quadriline TouchPro. 

Preencha o formulário e entre em contato! Temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas.