O que é o uso da tecnologia na educação e como aplicar?

Sumário

Você já pensou em como o uso da tecnologia na educação pode ajudar no processo de aprendizagem? É isso mesmo, as soluções tecnológicas e educacionais podem representar um aumento nas possibilidades de recursos e motivação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de novas habilidades. 

Neste artigo, você poderá entender o que é o uso da tecnologia na educação, quais são as soluções educacionais, qual é a sua importância, quais as vantagens e desvantagens, quando fazer uso, como aplicar e quando se iniciou a utilização das soluções educacionais.

Boa leitura!

MOVPLAN_O uso da tecnologia na educação_sala de aula_Lousa Digital

O que é e quais as soluções para o uso da tecnologia na educação?

A pesquisa School in de 2030 da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar apontou que, para 93% dos especialistas entrevistados, a inovação social, tecnológica e pedagógica deve estar presente na nova realidade educacional.

Afinal, o que é o uso da tecnologia na educação?

O uso da tecnologia na educação consiste no uso de soluções inovadores com o objetivo de tornar o ensino mais motivador e com mais recursos. O resultado é a melhoria do processo de aprendizagem com a constante melhoria nos recursos, que proporciona mais autonomia aos professores e atrai os estudantes.  

Atualmente, há diversas opções de soluções educacionais disponíveis no mercado, como realidade aumentada, ambiente virtual de aprendizagem, jogos digitais, lousa digital, devices de uso pessoal, entre outros. Ou seja, as ferramentas podem ser aplicadas para fins educacionais, visando garantir o aprendizado dos estudantes. 

Selecionamos os principais recursos para te ajudar a entender com mais detalhes sobre o uso da tecnologia na educação, continue a leitura para ver como os recursos podem auxiliar no processo de aprendizado dos alunos da sua escola. Veja:

Computadores, notebooks e tablets

Atualmente, computador, notebook e tablet são equipamentos tecnológicos comuns e podem ser usados para fins de aprendizado nas escolas. Por exemplo, o uso da tecnologia na educação pode estar na leitura ou acesso aos conteúdos complementares da aula, produção de trabalhos individuais ou em grupo, autonomia para buscar informações e até para acessar jogos educativos digitais.

Gabinete de recarga para devices

O uso da tecnologia na educação

O gabinete de recarga para devices, como notebooks e tablets, podem dar mais praticidade para a escola ou instituição de ensino. Já que a solução permite organizar, transportar e recarregar dezenas de devices ao mesmo tempo.

A empresa brasileira MOVPLAN S.E. possui o Gabinete de Recarga Charge Mate com versões que variam de 12 a 47 devices de capacidade e que são compatíveis com Notebooks, UltraBooks, MacBooks Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Ambiente virtual de aprendizagem

O ambiente virtual de aprendizagem é uma sala de aula no ambiente digital com recursos diversos para facilitar a comunicação, avaliação e realização de atividades. Entre as principais funcionalidades está chat de mensagens entre aluno e professor, entre alunos e entre os pais ou responsáveis e professores.

Além disso, é possível criar fóruns de dúvidas sobre o conteúdo da aula, debates sobre temáticas específicas, aulas ao vivo e online, criação de atividades em ambiente colaborativo, postagem de tarefas e até avaliação.

Por exemplo, o Google possui o recurso Google Sala de Aula que é um ambiente virtual de aprendizagem. Como uso da tecnologia na educação, é possível que os professores tenham um sistema organizado para avaliar e acompanhar o desempenho dos alunos, que haja interação entre a turma e que haja atividades e tarefas.

Lousa digital

O uso da tecnologia na educação com a lousa digital pode significar mais possibilidades e maior engajamento nas aulas. Afinal, o recurso oferece acesso à internet, suporta arquivos multimídia, aulas com alto impacto visual e ainda possui fácil usabilidade com touchscreen.

A MOVPLAN S.E. desenvolveu a Lousa Digital, que é equipada com exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK com 18 ferramentas para aulas. Além disso, possui diferenciais quanto a qualidade do material, precisão e tempo de resposta do touchscreen, índice de defeito com dois anos de uso, entre outros.

Arrasta para o lado e confira o comparativo concorrencial da lousa digital:

Soluções integradas

As soluções integradas são opções de recursos que unem diversas funcionalidades em um único produto. Um exemplo do uso da tecnologia na educação é a Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN S.E. que é a união da lousa branca tradicional com a lousa digital.

O recurso da empresa brasileira possui sistema de som com entrada para microfone, painel deslizante, design moderno, módulo processador, diversas medidas e segurança. Além disso, os usuários recebem treinamento e o equipamento é instalado e configurado pela própria MOVPLAN S.E..

O uso da tecnologia na educação: qual a sua importância, os seus benefícios e qual é o foco do uso?

O uso da tecnologia na educação pode ser muito benéfico para o aumento do interesse dos estudantes e por oferecer mais ferramentas ao professor. Ou seja, pode ser muito importante para o processo de aprendizado por permitir o desenvolvimento de habilidades diversas. Por exemplo, o estudante pode ter a autonomia de estudar o conteúdo da próxima aula em casa para já ir para a escola com as dúvidas e até aprimorar a capacidade de fazer buscas.

Dessa forma, o uso da tecnologia na educação deve ser estruturado para atingir os objetivos propostos pelo plano de aluno e as diversas possibilidades podem contribuir também para o aumento da retenção de conteúdo. De acordo com a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser, o ser humano retém 10% do conteúdo ao ler; 20% ao ouvir; 30% ao observar; 50% ao ver e ouvir; 80% ao experimentar e 95% ao ensinar.

Veja exemplos do uso da tecnologia na educação para cada ação:

  • Ler, ouvir e ver e ouvir: o professor pode disponibilizar materiais complementares em texto ou áudio no ambiente virtual. Por exemplo, os podcasts estão em alta e pode ser uma opção sugerir algumas opções educacionais.
  • Observar e experimentar: os alunos podem participar de aulas práticas e criar vídeos colocando a mão na massa e ensinando outras crianças ou jovens fazerem e casa.
  • Ensinar: um fórum de dúvidas pode ser uma ótima ferramenta, pois pode aumentar a interação entre os alunos e entre o aluno e o professor. Assim, o estudante tem a possibilidade de ajudar na construção do aprendizado dos colegas.
Tecnologia na educação

Quais as vantagens da tecnologia na educação e como ela impacta a formação dos estudantes?

O uso da tecnologia na educação possui diversas vantagens para o processo de aprendizado, como: aumento do engajamento dos estudantes, das possibilidades de desenvolver habilidades cognitivas e não-cognitivas, dos recursos para avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, entre outros.

Já os desafios do uso da tecnologia na educação podem ser superados com o desenvolvimento dos professores com treinamento sobre os equipamentos e soluções e com formação. Dessa forma, eles estarão aptos para a criação do plano de aula e para o uso diário na rotina escolar.

Quando devo fazer o uso da tecnologia na educação e como aplicar?

O uso da tecnologia na educação não tem hora ou dia para se tornar realidade, por isso as escolas podem se preparar em qualquer momento. Mas é preciso que as soluções tecnológicas sejam inseridas de forma integrada e alinhada com os objetivos do estudante e da turma. Por isso, é preciso que a escola insira quais serão os recursos e qual a finalidade da utilização para o processo de aprendizado do aluno.

Outro ponto importante é ter atenção para a qualidade e funcionalidade das soluções educacionais disponíveis no mercado. Afinal, é preciso ter bom custo-benefício e atender as demandas da instituição de ensino.

Como se iniciou o uso da tecnologia na educação

A educação sempre passou por inovações, seja com o uso da lousa de ardósia como alternativa ao papel ou até a lousa branca com escrita com marcadores. Ou seja, o uso da tecnologia na educação começou há muitos anos com diversos recursos que contribuem com a formação dos estudantes.

O uso da tecnologia na educação: conheça a MOVPLAN S.E.

Com mais de 22 anos de história, a MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira com diversas opções de produtos para o setor educacional com desenvolvimento e fabricação própria. Entre as linhas do portfólio estão Lousa Escolar, Lousa Digital, Soluções Integradas, Gabinete de Recarga, Software Educacional QUADRIBOOK, além de produtos Pentel,  projetores e componentes relacionados.

O diferencial está no treinamento dos usuários, instalação e configuração por uma equipe altamente capacitada para o uso da tecnologia na educação. Além disso, possui canais de atendimento no e-mail, website, telefone, WhatsApp e redes sociais com suporte técnico especialista em soluções tecnológicas.

A qualidade da MOVPLAN S.E. já está presente em mais de 21 mil salas de aula em grandes players do setor. Entre eles estão: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; UniToledo; e Grupo SEB.

Se você deseja conhecer soluções tecnológicas educacionais de alta qualidade, entre em contato com o time de consultores. A equipe da MOVPLAN S.E. possui uma equipe especializada para tirar dúvidas ou dar mais informações sobre o uso da tecnologia na educação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email