O que é, como funciona e como usar o Google Sala de Aula

Sumário
MOVPLAN_Google Sala_Aula_Online

O momento presente das escolas e instituições de ensino já é digital e uma das tecnologias educacionais usadas pelo setor é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Entre os principais objetivos do recurso está o de promover a integração de atividades já realizadas no ambiente virtual, como: tirar dúvida, fazer e corrigir atividades, dar notas, publicar avisos etc.

Isso significa que é possível administrar uma turma no ambiente virtual e ainda contar com atividades que podem contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes. Um exemplo muito conhecido de sala de aula digital é o Google Sala de Aula

Neste artigo você entenderá o que é, como funciona, quem pode usar e como usar o Google Sala de Aula. Além de conhecer as formas de acesso e administração, quais as vantagens do seu uso e quais as principais ferramentas dentro dele.

O que é e como funciona o Google Sala de Aula?

O Google Sala de Aula, também conhecido como Google Classroom, é um produto do Google for Education. Resumidamente, é uma plataforma digital com ferramentas e funcionalidades para gerenciar e mensurar as atividades desenvolvidas com os estudantes. Por exemplo, é uma sala de aula digital que permite deixar aviso para a turma, criar atividades em diversos formatos e gerenciar notas.

Além disso, é possível vincular ao Google Drive e com o Google Agenda e utilizar os recursos do Meet, Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulário, Google My Maps, Desenhos do Google, Google Sites, Google Jamboard, entre outros.

O Google Sala de Aula está presente em todos as edições do Google Workspace for Education, que pode ser dividido em quatro segmentos, sendo o Google Fundamentals gratuito e os planos pagos com mais recursos: Education Standard, Teaching and Learning Upgrade e Education Plus.

Quais as principais ferramentas dentro dele

MOVPLAN_Google Sala_Download_App

As principais ferramentas do Google Sala de Aula envolvem recursos que proporcionam maior organização e, consequentemente, reduzem o tempo dos professores. Além disso, contribuem para o feedback dos alunos, personalização e segurança. Conheça alguns exemplos:

  • Agendamento de atividades para cada turma,
  • Gerenciamento de mais de uma turma,
  • Acompanhamento do progresso dos estudantes,
  • Adição de rubrica nas atividades,
  • Checagem da originalidade dos trabalhos,
  • Entre outros.

A plataforma virtual ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possui um mural para criação de avisos para a turma que podem ser publicados na hora, programados e salvos como rascunho. As postagens são feitas em texto com inserção de link, anexo, arquivos do Google Drive e link do YouTube e há possibilidade de comentar o recado.

Outro espaço do Google Sala de Aula possui ferramentas voltadas para as atividades, ou seja, permite a criação de atividade com teste, pergunta, material e até a reutilização de outra postagem. Os professores conseguem adicionar notas para determinadas tarefas, rubrica, data de entrega, tema e determinar se os alunos podem ou não editar as respostas em caso de pergunta.

Os professores também podem adicionar outros professores, convidar os alunos e administrar as notas. Mas as funcionalidades não acabam por aí, porque os usuários ainda têm acesso às ferramentas do Google, veja quais são:

  • Google Meet: é uma ferramenta para realização de reuniões virtuais.
  • Gmail: é um serviço de webmail do Google;
  • Google Agenda: é uma agenda digital para inclusão de prazos, compromissos, eventos e atividades;
  • Google Drive: é um serviço de armazenamento de fotos, vídeos, documentos e arquivos na nuvem;
  • Espaços colaborativos: é possível criar documentos de texto, planilhas, apresentações e formulários colaborativos, ou seja, com criação conjunta entre usuários.

Quais as vantagens do seu uso

O Google Sala de Aula é um Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) que possui diversas vantagens no uso. Entre elas está a flexibilidade tanto do horário de acesso como de localização, já que pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel como um celular ou um notebook.

MOVPLAN_Google Sala_Uso_Device

Além disso, favorece a colaboração entre os estudantes ao permitir a criação de documentos, apresentações e planilhas colaborativas. Sendo assim, é possível que grupos trabalhem juntos na elaboração de uma atividade ou trabalho, por exemplo.

Outro ponto importante quando o assunto é benefício é a comunicação. Afinal, é possível que alunos e professores tenham interação no mural, nas perguntas e discussões sobre alguma temática da aula, e até por e-mail.

Quem pode usar o Google Sala de Aula?

De acordo com o Suporte do Google for Education, o Google Sala de Aula pode ser usado por escolas e organizações sem fins lucrativos que usam qualquer uma das edições do Google Workspace for Education e pessoas com 13 anos ou mais que tenham conta Google.

Como se cadastrar no Google Sala de Aula?

O primeiro passo para entrar no Google Sala de Aula é fazer login e tudo vai depender se você é uma escola, se tem uma conta pessoal ou se é uma conta do Google Workspace. Veja como é:

  • Conta escolar: é criada pela escola credenciada no Google Workspace for Education.
  • Conta pessoal: é criada pelo aluno ou pelos pais ou responsáveis.
  • Conta do Wokspace: é criada pelo administrador da organização ou pela instituição de ensino.

Como entrar no Google Sala de Aula?

Após se cadastrar no Google Sala de Aula, é hora de fazer o primeiro acesso à plataforma, clique aqui e siga o passo a passo:

  • Digite o endereço de e-mail e clique em “Próxima”.
  • Digite a senha e clique em “Próxima”.
  • Clique em aceitas após ler a mensagem de boas-vindas.
  • Se você tiver uma conta do Google Workspace por Education, vai aparecer uma mensagem para saber se você é professor ou estudante.
  • Clique em primeiros passos e conheça a plataforma Google Sala de Aula.
MOVPLAN_Google Sala_Acesso

Como usar o Google Sala de Aula?

Voltada para organização e gerenciamento de turmas no meio virtual, o Google Sala de Aula é uma plataforma virtual fácil de usar por ser intuitiva. Conheça as abas e possibilidades do ambiente digital:
  • Mural: é uma aba do Google Sala de Aula voltado para envio de recados e avisos e pode ser publicado na hora, ser programado ou ser salvo como rascunho. As postagens podem ter recurso textual com possibilidade de adicionar link, arquivos anexos, link e até ter vínculo ao Google Drive ou YouTube.
  • Atividades: a segunda aba do Google Sala de Aula é destinada para a publicação, acompanhamento e gerenciamento das atividades da turma, que podem ser publicadas, programas ou salvas como rascunho. Entre as opções estão: atividades, atividades com teste, pergunta, material e até a reutilização de outra postagem. Sendo que cada tipo possui funcionalidades diferentes como: nota, rubrica, data de entrega e tema.
  • Pessoas: a terceira aba do Google Sala de Aula é para o gerenciamento das pessoas adicionadas na turma, sejam eles professores ou alunos. É aqui que os docentes conseguem gerar link ou enviar convite de participação aos estudantes, já o código está presente na aba “Mural”.
  • Notas: a quarta e última aba do Google Sala de Aula é para que o professor administre as notas e acompanhe os estudantes.

Já o item Agenda é o recurso Google Agenda que recebe automaticamente as datas e prazos para entrega das atividades inseridas no Google Sala de Aula. Os professores também possuem a opção de gerenciamento das atividades que precisam de correção na opção “Para corrigir”. Após conclusão, as atividades são enviadas para o item “Corrigidas”.

Como administrar o Google Sala de Aula?

Os professores conseguem administrar o Google Sala de Aula em diversos aspectos, como:

  • Pessoas: envio de código, link ou e-mail de convite para participação.
  • Recados: publicação de recados no Mural.
  • Atividades: criação de atividades, definição de prazos e sistema de nota.
  • Notas: administração da nota dos alunos.
  • Para Corrigir: gerenciamento da correção das atividades.
MOVPLAN_Google Sala_Professores

Como saber se o aluno acessou o Google Sala de Aula

O administrador do Google Workspace consegue monitorar o acesso dos usuários no Google Sala de Aula. Para isso, é preciso fazer o login no Google Admin Console, clique em “Relatórios”, em “Relatórios de apps” no lado esquerdo e depois em “Google Sala de Aula”. Assim, é possível definir um gráfico para ver as estatísticas de acordo com a data escolhida.

Quanto custa o Google Sala de Aula?

Como o Google Sala de Aula é um produto do Google Workspace for Education, é possível acessá-los em diferentes edições com ferramentas diferentes e a plataforma está presente em todos. Veja as opções:
  • Google Fundamentals: edição gratuita
  • Education Standard: edição paga
  • Teaching and Learning Upgrade: edição paga
  • Education Plus: edição paga.

Quer saber quanto custa as edições pagas do Google Sala de Aula?

Como a MOVPLAN S.E. pode me ajudar com o Google Sala de Aula?

Agora que você já conhece o Google Sala de Aula, pode estar se perguntando quais outras soluções tecnológicas podem ser usados no ambiente educacional. E nós da MOVPLAN S.E. podemos te ajudar! Afinal, estamos há mais de 20 anos no mercado e presente em mais de 21 mil salas de aula, somando 3.9 mil clientes atendidos. O nosso portfólio conta com produtos como:

  • Lousa Digital: tudo com o toque dos dedos, conexão com a internet, sistema de áudio integrado, capacidade de receber projeção, possibilidade de gravar aulas, etc;
  • Lousa Branca: superfícies tecnológicas resistentes e na versão lisa ou diagramada disponível em diversos tamanhos;
  • Charge Mate: gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks;

A história da empresa ainda conta com cases de sucesso que envolvem as instituições de ensino: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Nós somos amantes da tecnologia e estamos à disposição para conversar sobre educação e soluções tecnológicas! Temos uma equipe capacitada para esclarecer todas as suas dúvidas, entre em contato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email