O que é, como funciona e como usar o Google Sala de Aula

MOVPLAN_Google Sala_Aula_Online

O momento presente das escolas e instituições de ensino já é digital e uma das tecnologias educacionais usadas pelo setor é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Entre os principais objetivos do recurso está o de promover a integração de atividades já realizadas no ambiente virtual, como: tirar dúvida, fazer e corrigir atividades, dar notas, publicar avisos etc.

Isso significa que é possível administrar uma turma no ambiente virtual e ainda contar com atividades que podem contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes. Um exemplo muito conhecido de sala de aula digital é o Google Sala de Aula

Neste artigo você entenderá o que é, como funciona, quem pode usar e como usar o Google Sala de Aula. Além de conhecer as formas de acesso e administração, quais as vantagens do seu uso e quais as principais ferramentas dentro dele.

O que é e como funciona o Google Sala de Aula?

O Google Sala de Aula, também conhecido como Google Classroom, é um produto do Google for Education. Resumidamente, é uma plataforma digital com ferramentas e funcionalidades para gerenciar e mensurar as atividades desenvolvidas com os estudantes. Por exemplo, é uma sala de aula digital que permite deixar aviso para a turma, criar atividades em diversos formatos e gerenciar notas.

Além disso, é possível vincular ao Google Drive e com o Google Agenda e utilizar os recursos do Meet, Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulário, Google My Maps, Desenhos do Google, Google Sites, Google Jamboard, entre outros.

O Google Sala de Aula está presente em todos as edições do Google Workspace for Education, que pode ser dividido em quatro segmentos, sendo o Google Fundamentals gratuito e os planos pagos com mais recursos: Education Standard, Teaching and Learning Upgrade e Education Plus.

Quais as principais ferramentas dentro dele

MOVPLAN_Google Sala_Download_App

As principais ferramentas do Google Sala de Aula envolvem recursos que proporcionam maior organização e, consequentemente, reduzem o tempo dos professores. Além disso, contribuem para o feedback dos alunos, personalização e segurança. Conheça alguns exemplos:

  • Agendamento de atividades para cada turma,
  • Gerenciamento de mais de uma turma,
  • Acompanhamento do progresso dos estudantes,
  • Adição de rubrica nas atividades,
  • Checagem da originalidade dos trabalhos,
  • Entre outros.

A plataforma virtual ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possui um mural para criação de avisos para a turma que podem ser publicados na hora, programados e salvos como rascunho. As postagens são feitas em texto com inserção de link, anexo, arquivos do Google Drive e link do YouTube e há possibilidade de comentar o recado.

Outro espaço do Google Sala de Aula possui ferramentas voltadas para as atividades, ou seja, permite a criação de atividade com teste, pergunta, material e até a reutilização de outra postagem. Os professores conseguem adicionar notas para determinadas tarefas, rubrica, data de entrega, tema e determinar se os alunos podem ou não editar as respostas em caso de pergunta.

Os professores também podem adicionar outros professores, convidar os alunos e administrar as notas. Mas as funcionalidades não acabam por aí, porque os usuários ainda têm acesso às ferramentas do Google, veja quais são:

  • Google Meet: é uma ferramenta para realização de reuniões virtuais.
  • Gmail: é um serviço de webmail do Google;
  • Google Agenda: é uma agenda digital para inclusão de prazos, compromissos, eventos e atividades;
  • Google Drive: é um serviço de armazenamento de fotos, vídeos, documentos e arquivos na nuvem;
  • Espaços colaborativos: é possível criar documentos de texto, planilhas, apresentações e formulários colaborativos, ou seja, com criação conjunta entre usuários.

Quais as vantagens do seu uso

O Google Sala de Aula é um Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) que possui diversas vantagens no uso. Entre elas está a flexibilidade tanto do horário de acesso como de localização, já que pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel como um celular ou um notebook.

MOVPLAN_Google Sala_Uso_Device

Além disso, favorece a colaboração entre os estudantes ao permitir a criação de documentos, apresentações e planilhas colaborativas. Sendo assim, é possível que grupos trabalhem juntos na elaboração de uma atividade ou trabalho, por exemplo.

Outro ponto importante quando o assunto é benefício é a comunicação. Afinal, é possível que alunos e professores tenham interação no mural, nas perguntas e discussões sobre alguma temática da aula, e até por e-mail.

Quem pode usar o Google Sala de Aula?

De acordo com o Suporte do Google for Education, o Google Sala de Aula pode ser usado por escolas e organizações sem fins lucrativos que usam qualquer uma das edições do Google Workspace for Education e pessoas com 13 anos ou mais que tenham conta Google.

Como se cadastrar no Google Sala de Aula?

O primeiro passo para entrar no Google Sala de Aula é fazer login e tudo vai depender se você é uma escola, se tem uma conta pessoal ou se é uma conta do Google Workspace. Veja como é:

  • Conta escolar: é criada pela escola credenciada no Google Workspace for Education.
  • Conta pessoal: é criada pelo aluno ou pelos pais ou responsáveis.
  • Conta do Wokspace: é criada pelo administrador da organização ou pela instituição de ensino.

Como entrar no Google Sala de Aula?

Após se cadastrar no Google Sala de Aula, é hora de fazer o primeiro acesso à plataforma, clique aqui e siga o passo a passo:

  • Digite o endereço de e-mail e clique em “Próxima”.
  • Digite a senha e clique em “Próxima”.
  • Clique em aceitas após ler a mensagem de boas-vindas.
  • Se você tiver uma conta do Google Workspace por Education, vai aparecer uma mensagem para saber se você é professor ou estudante.
  • Clique em primeiros passos e conheça a plataforma Google Sala de Aula.
MOVPLAN_Google Sala_Acesso

Como usar o Google Sala de Aula?

Voltada para organização e gerenciamento de turmas no meio virtual, o Google Sala de Aula é uma plataforma virtual fácil de usar por ser intuitiva. Conheça as abas e possibilidades do ambiente digital:
  • Mural: é uma aba do Google Sala de Aula voltado para envio de recados e avisos e pode ser publicado na hora, ser programado ou ser salvo como rascunho. As postagens podem ter recurso textual com possibilidade de adicionar link, arquivos anexos, link e até ter vínculo ao Google Drive ou YouTube.
  • Atividades: a segunda aba do Google Sala de Aula é destinada para a publicação, acompanhamento e gerenciamento das atividades da turma, que podem ser publicadas, programas ou salvas como rascunho. Entre as opções estão: atividades, atividades com teste, pergunta, material e até a reutilização de outra postagem. Sendo que cada tipo possui funcionalidades diferentes como: nota, rubrica, data de entrega e tema.
  • Pessoas: a terceira aba do Google Sala de Aula é para o gerenciamento das pessoas adicionadas na turma, sejam eles professores ou alunos. É aqui que os docentes conseguem gerar link ou enviar convite de participação aos estudantes, já o código está presente na aba “Mural”.
  • Notas: a quarta e última aba do Google Sala de Aula é para que o professor administre as notas e acompanhe os estudantes.

Já o item Agenda é o recurso Google Agenda que recebe automaticamente as datas e prazos para entrega das atividades inseridas no Google Sala de Aula. Os professores também possuem a opção de gerenciamento das atividades que precisam de correção na opção “Para corrigir”. Após conclusão, as atividades são enviadas para o item “Corrigidas”.

Como administrar o Google Sala de Aula?

Os professores conseguem administrar o Google Sala de Aula em diversos aspectos, como:

  • Pessoas: envio de código, link ou e-mail de convite para participação.
  • Recados: publicação de recados no Mural.
  • Atividades: criação de atividades, definição de prazos e sistema de nota.
  • Notas: administração da nota dos alunos.
  • Para Corrigir: gerenciamento da correção das atividades.
MOVPLAN_Google Sala_Professores

Como saber se o aluno acessou o Google Sala de Aula

O administrador do Google Workspace consegue monitorar o acesso dos usuários no Google Sala de Aula. Para isso, é preciso fazer o login no Google Admin Console, clique em “Relatórios”, em “Relatórios de apps” no lado esquerdo e depois em “Google Sala de Aula”. Assim, é possível definir um gráfico para ver as estatísticas de acordo com a data escolhida.

Quanto custa o Google Sala de Aula?

Como o Google Sala de Aula é um produto do Google Workspace for Education, é possível acessá-los em diferentes edições com ferramentas diferentes e a plataforma está presente em todos. Veja as opções:
  • Google Fundamentals: edição gratuita
  • Education Standard: edição paga
  • Teaching and Learning Upgrade: edição paga
  • Education Plus: edição paga.

Quer saber quanto custa as edições pagas do Google Sala de Aula?

Como a MOVPLAN S.E. pode me ajudar com o Google Sala de Aula?

Agora que você já conhece o Google Sala de Aula, pode estar se perguntando quais outras soluções tecnológicas podem ser usados no ambiente educacional. E nós da MOVPLAN S.E. podemos te ajudar! Afinal, estamos há mais de 20 anos no mercado e presente em mais de 21 mil salas de aula, somando 3.9 mil clientes atendidos. O nosso portfólio conta com produtos como:

  • Lousa Digital: tudo com o toque dos dedos, conexão com a internet, sistema de áudio integrado, capacidade de receber projeção, possibilidade de gravar aulas, etc;
  • Lousa Branca: superfícies tecnológicas resistentes e na versão lisa ou diagramada disponível em diversos tamanhos;
  • Charge Mate: gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks;

A história da empresa ainda conta com cases de sucesso que envolvem as instituições de ensino: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Nós somos amantes da tecnologia e estamos à disposição para conversar sobre educação e soluções tecnológicas! Temos uma equipe capacitada para esclarecer todas as suas dúvidas, entre em contato.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email