Descubra o Google Classroom: a plataforma do Google voltada para educação

Você já parou para pensar sobre como o mundo evoluiu com tecnologias? Hoje, tudo que fazemos envolve inovação: acordamos com o celular na mão, abrimos nosso notebook, assistimos televisão, dirigimos nosso carro e tantas outras tarefas diárias que dependem de um dispositivo tecnológico ou de uuma plataforma online.

Apesar de já estar na nossa rotina, o universo educacional precisa inovar para acompanhar as inúmeras transformações tecnológicas mundiais. Por exemplo, a integração do ambiente virtual e do presencial já é usada por escolas do mundo que adotam metodologias de ensino híbrido e buscam garantir um processo de aprendizagem mais motivador e eficiente para alunos e professores.

Se você busca por “Google Classroom” está no grupo de educadores e administradores que apoiam métodos e recursos mais inovadores para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem e são preocupados com o futuro da educação e a evolução do setor. Neste artigo, você vai saber tudo o que precisa sobre o Google for Education e o Google Classroom, que são plataformas inovadoras usadas para educação. Continue a leitura para saber o que é, como funciona, como acessar, como entrar pelo celular, como instalar e como os alunos acessam e como as pessoas usam a ferramenta Google Classroom.

Google Classroom: o que é?

Se você busca por “Google Classroom” ou “Google Sala de Aula” no Google está procurando informações sobre um dos recursos mais incríveis criados pelo Google: o Google for Education, ou Google Workplace for Educacation, que integram diversas ferramentas como o Google Classroom ou Google Classroom.

[+ LEIA MAIS] O que é e como usar o Google For Education: veja como aplicar na instiuição

Google Classroom: entenda melhor a plataforma

O Google Classroom é uma plataforma central de ensino e aprendizagem, ou seja, é uma sala de aula em m ambiente virtual para instituições de ensino, professores e alunos. Com o recurso Google Classroom é possível acessar todas as ferramentas de aprendizagem, oferecidas pela gigante de tecnologia, e gerenciar várias turmas em um só lugar. Entre os serviços oferecidos estão: Meet, Sala de Aula, ou Google Classroom, GmailAgendaDriveDocumentosPlanilhasApresentações, entre outros.

Os professores e alunos podem acessar a plataforma do Google Classroom de qualquer lugar, com acesse a internet, em qualquer dispositivo. É um benefício imenso para os docentes e a turma flexibilidade, mobilidade, tecnologia, inovação e educação caminhando juntos.

Google Classroom: Quando foi criado?

O Google Classroom é uma ferramenta do Google for Education, que foi criado há 15 anos com o nome de G Suite for Education. A iniciativa tem o objetivo de atender as necessidades do setor educacional desde a escola primária, ensino fundamental e médio até o aprendizado nas universidades.

Quais são as vantagens do Google Classroom?

Muito conhecido por Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), o Google Classroom é um recurso tecnológico que leva a sala de aula física para o meio digital. E uma das maiores vantagens está o incentivo à comunicação através dos fóruns e chats que proporciona um espaço para discussões entre alunos e educadores.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar

Outro ponto de destaque é a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Afinal, o Google Classroom possui um espaço colaborativo através de ferramentas, como Google Docs, que permite a criação colaborativa de trabalhos. A adoção do Google Classroom pode ser vantajosa e ideal para promover o senso crítico com atividade de colaboração e feedback imediato.

Google Classroom: como funciona?

O uso do Google Classroom é também uma forma de armazenar dados em segurança e na nuvem, ter a possibilidade de acessar a plataforma de qualquer equipamento ou localização e ainda possuir ferramentas voltadas para as habilidades do futuro. Incrível como, além de ser o site mais acessado do mundo, o Google Classroom consegue ter inúmeros benefícios.

Afinal, como funciona na prática? Confira as ferramentas que estão presentes no Google Classroom:

  • Meet: reuniões virtuais que podem ser realizadas via computadores ou dispositivos móveis com recurso de áudio e vídeo.
  • Google Classroom: é aqui que o professor consegue distribuir atividades para os alunos além de enviar nota e feedbacks.
  • Gmail: estabeleça a comunicação com o serviço de webmail do Google;
  • Agenda: compromissos, eventos e atividades ficam salvos em uma agenda personalizável pelo usuário.
  • Drive: todas as fotos, vídeos, documentos e arquivos disponibilizados na nuvem para mais segurança e evitar perda.
  • Documentos: ideal para criação de arquivos em texto.
  • Planilhas: ferramenta para criação de planilha completas.
  • Apresentação: precisa fazer uma apresentação? Essa é a ferramenta ideal.

g-suite-movplan

Já para as habilidades do futuro, professores e alunos podem usar o Google Classroom para diversos objetivos:  Tilt Brush, que permite a criação de pintura de elementos em 3D com realidade virtual; Expedições, que permite ver através de 900 tours de realidade virtual e mais de 100 tours de realidade aumentada; Google Earth Engine, experimentar a mesma tecnologia que os pesquisadores usam para ver imagens de satélite; e Science Journal, possibilidade de realizar experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.

Google Classroom: como as pessoas usam a ferramenta?

A plataforma tem o objetivo de ser um facilitador para a atividade de dar aulas. Ao invés de sair de casa, pegar um transporte, chegar na instituição de ensino, preparar a sala, receber os alunos e mininstrar o conteúdo, com o Google Classroom em alguns cliques você já está pronto para dar ou assistir aulas, no conforto da sua casa, ou de qualquer outro lugar que você esteja.

Além disso, o Google Classroom permite que você acesse a mesma conta de vários dispositivos diferentes, ou seja, se você precisa assistir uma aula, mas deixou o notebook em casa, ou o tablet descarregou a bateria, é só você acessar o aplicativo da plataforma Google Classroom, digitar o seu login e senha, e pronto. Problema resolvido.

Google Classroom: como instalar

Já parou para pensar como pode ser fácil usar o Google Classroom? Apesar de ser igual, o como instalar varia para dispositivos do Chrome, celular Android ou iPhone ou Ipad, confira:

  • Google Classroom no Chrome

Você não precisará instalar o aplicativo do Google Classroom se você for usar o recurso no navegador Chrome.

  • Google Classroom no Android

Para instalar o Google Classroom é preciso ter o Android 5.0 Lollipop ou versões mais recentes. Para baixar, é necessário buscar Google Classroom no aplicativo Play Store e fazer a instalação.

  • Google Classroom no iPhone ou Ipad

Para instalar o Google Classroom é preciso ter o iOS 11 ou versões mais recentes. Para baixar, é necessário buscar Google Classroom ou Google Classroom no App Store e fazer a instalação.

Google Classroom: como acessar?

O acesso no Google Classroom pode ser dividido em conta escolar, conta pessoal e do workspace, veja:

  • Conta escolar: é criada pela escola credenciada no Google for Education;
  • Conta pessoal: é criada pelo aluno ou pelos pais ou responsáveis e é usada fora do ambiente escolar;
  • Conta do Wokspace: é criada pelo administrador da organização ou pela instituição de ensino.

Confira como acessar o Google Classroom via computador, como entrar pelo celular android ou iPhone e iPad neste link.

google-classroom-movplan

Google Classroom: como entrar pelo celular?

A tecnologia oferece inúmeras vantagens, como acessar o Google Classroom com o toque das mãos em um celular. O aplicativo do Google Classroom pode ser instalado em aparelhos com sistema Android, buscando no Play Store, ou iOS, buscando no App Store.

Google Classroom: como os alunos acessam?

É muito mais simples do que você imagina, é possível entrar por um link do Google Classroom enviado pelo professor, por um código, que também é enviado pelo professor, ou um convite do professor pelo e-mail. Após estar no Google Classroom, o aluno recebe todas as notificações de trabalhos e também poderá usar as ferramentas de comunicação com o professor e com outros alunos.

Como cadastrar as escolas no Google Classroom?

Para usar o Google Classroom, dentro do Google for Education, é preciso cadastrar a instituição de ensino, que deve ser credenciada e reconhecida pelo governo para emitir diplomas de nível fundamental, médio ou superior em âmbito nacional ou internacional.

[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça a lei brasileira para escolas públicas

Sendo assim, a administração escolar deve iniciar a inscrição com a solicitação e confirmação do domínio da instituição. Em seguida, o cadastro passa por uma etapa de análise pelo Google e pode demorar até 14 dias úteis. Se a instituição de ensino for aprovada, poderá adicionar usuários, configurar aplicativos e acessar os recursos avançados do Google for Education e do Google Classroom.

Google Classroom: como os professores podem ser certificados?

A ferramenta Google for Education, que integra o Google Classroom e outros recursos, oferece certificações para professores. Válida por três anos, a certificação tem como objetivo habilitar para o uso de todas as ferramentas da plataforma, como o Google Classroom.

O curso é classificado em duas etapas, sendo que a de nível 1, no valor de 10 dólares ,é voltada para o treinamento básico com apresentação das ferramentas, acesso, criação da própria rede de aprendizagem, etc.

Já o nível 2 tem o valor de 25 dólares para investimento em um treinamento avançado, abordando como estabelecer processos, curadoria de recursos, personalização das ferramentas, fluxo de trabalho, análise e interpretação do progresso dos alunos, etc.

Outras capacitações

Além das certificações de nível 1 e 2, o Google for Education permite um treinamento para o desenvolvimento de instrutores e inovadores. Além de aprender a usar o Google Classroom, esses profissionais podem desenvolver habilidades de liderança ou/e de criação de projetos transformadores, desenvolvimento de habilidades de liderança e orientação personalizada.

Motivos para investir em tecnologia na educação

As escolas de hoje seguem o mesmo padrão das antigas salas de aula com alunos sentados em carteiras enfileiradas e o professor na frente ensinando o conteúdo do dia. Assim como o mundo mudou, as instituições de ensino podem ser mais tecnológicas e eficientes quando o assunto é aprendizado.

A tecnologia está cada vez mais presente, como mostra o estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ que apontou que 55% dos docentes utilizam regularmente tecnologia no Brasil. A pesquisa, que entrevistou mais de quatro mil professores em 2017, foi realizada pelo Todos Pela Educação e conta com a parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.

[+ LEIA MAIS] A importância da tecnologia na educação durante e depois da pandemia

Entre as tecnologias usadas pelas instituições de ensino estão o Google Classroom, lousas digitais e devices. Mas são soluções que realmente auxiliam no processo de aprendizagem? Um dos principais motivos da tecnologia proporcionar benefícios está a possibilidade de expandir formas de aprender. Neste sentido, a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser aponta que a retenção do aluno é de apenas 10% quando o aluno lê, de 20% quando ouve, de 30% quando observa, 50% quando vê e ouve e 80% quando experimenta.

Com o uso do Google Classroom e do Google for Education, é possível pôr em prática todas as habilidades para aumentar a retenção do conhecimento. Ou seja, é possível construir aprendizado com discussões dos conteúdos estudados e criação de trabalhos colaborativos.

blended_learning_ensino_hibrido_movplan

E quais são os benefícios de ferramentas tecnológicas como o Google Classroom? Aulas mais atraentes e ferramentas práticas e muito conhecidas pelos alunos. Além disso, o desenvolvimento da criatividade é um ponto que deve ser levado em consideração, pois a comunicação livre de julgamentos permite que os alunos estejam abertos para pensar de forma criativa.

E por fim, o uso da internet é um mundo de oportunidades! É possível conhecer novas culturas e sair da zona de conforto, despertando a empatia, ampliando a noção de mundo e estimulando ainda mais a criatividade.

Sobre a MOVPLAN: soluções tecnológicas e educacionais

Agora que você já conhece o Google Classroom, pode estar se perguntando quais outras soluções tecnológicas podem ser usados no ambiente educacional. E nós da MOVPLAN podemos te ajudar! Afinal, estamos há mais de 20 anos no mercado e presente em mais de 18 mil salas de aula, somando 3.9 mil clientes atendidos. O nosso portfólio conta com produtos como:

  • Lousa Digital: tudo com o toque dos dedos, conexão com a internet, sistema de áudio integrado, capacidade de receber projeção, possibilidade de gravar aulas, etc;
  • Lousa Branca: superfícies tecnológicas resistentes e na versão lisa ou diagramada disponível em diversos tamanhos;
  • Charge Mate: gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks;
  • Rack Multimídia: transporte e armazenamento de computador, além de servir como suporte de monitor;

A história da empresa ainda conta com cases de sucesso que envolvem as instituições de ensino: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Nós somos amantes da tecnologia e estamos à disposição para conversar sobre educação e soluções tecnológicas! Temos uma equipe capacitada para esclarecer todas as suas dúvidas, entre em contato.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email