Descubra o Google Classroom: a plataforma do Google voltada para educação

Sumário

Você já parou para pensar sobre como o mundo evoluiu com tecnologias? Hoje, tudo que fazemos envolve inovação: acordamos com o celular na mão, abrimos nosso notebook, assistimos televisão, dirigimos nosso carro e tantas outras tarefas diárias que dependem de um dispositivo tecnológico ou de uuma plataforma online.

Apesar de já estar na nossa rotina, o universo educacional precisa inovar para acompanhar as inúmeras transformações tecnológicas mundiais. Por exemplo, a integração do ambiente virtual e do presencial já é usada por escolas do mundo que adotam metodologias de ensino híbrido e buscam garantir um processo de aprendizagem mais motivador e eficiente para alunos e professores.

Se você busca por “Google Classroom” está no grupo de educadores e administradores que apoiam métodos e recursos mais inovadores para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem e são preocupados com o futuro da educação e a evolução do setor. Neste artigo, você vai saber tudo o que precisa sobre o Google for Education e o Google Classroom, que são plataformas inovadoras usadas para educação. Continue a leitura para saber o que é, como funciona, como acessar, como entrar pelo celular, como instalar e como os alunos acessam e como as pessoas usam a ferramenta Google Classroom.

Google Classroom: o que é?

Se você busca por “Google Classroom” ou “Google Sala de Aula” no Google está procurando informações sobre um dos recursos mais incríveis criados pelo Google: o Google for Education, ou Google Workplace for Educacation, que integram diversas ferramentas como o Google Classroom ou Google Classroom.

[+ LEIA MAIS] O que é e como usar o Google For Education: veja como aplicar na instiuição

Google Classroom: entenda melhor a plataforma

O Google Classroom é uma plataforma central de ensino e aprendizagem, ou seja, é uma sala de aula em m ambiente virtual para instituições de ensino, professores e alunos. Com o recurso Google Classroom é possível acessar todas as ferramentas de aprendizagem, oferecidas pela gigante de tecnologia, e gerenciar várias turmas em um só lugar. Entre os serviços oferecidos estão: Meet, Sala de Aula, ou Google Classroom, GmailAgendaDriveDocumentosPlanilhasApresentações, entre outros.

Os professores e alunos podem acessar a plataforma do Google Classroom de qualquer lugar, com acesse a internet, em qualquer dispositivo. É um benefício imenso para os docentes e a turma flexibilidade, mobilidade, tecnologia, inovação e educação caminhando juntos.

Google Classroom: Quando foi criado?

O Google Classroom é uma ferramenta do Google for Education, que foi criado há 15 anos com o nome de G Suite for Education. A iniciativa tem o objetivo de atender as necessidades do setor educacional desde a escola primária, ensino fundamental e médio até o aprendizado nas universidades.

Quais são as vantagens do Google Classroom?

Muito conhecido por Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), o Google Classroom é um recurso tecnológico que leva a sala de aula física para o meio digital. E uma das maiores vantagens está o incentivo à comunicação através dos fóruns e chats que proporciona um espaço para discussões entre alunos e educadores.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar

Outro ponto de destaque é a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Afinal, o Google Classroom possui um espaço colaborativo através de ferramentas, como Google Docs, que permite a criação colaborativa de trabalhos. A adoção do Google Classroom pode ser vantajosa e ideal para promover o senso crítico com atividade de colaboração e feedback imediato.

Google Classroom: como funciona?

O uso do Google Classroom é também uma forma de armazenar dados em segurança e na nuvem, ter a possibilidade de acessar a plataforma de qualquer equipamento ou localização e ainda possuir ferramentas voltadas para as habilidades do futuro. Incrível como, além de ser o site mais acessado do mundo, o Google Classroom consegue ter inúmeros benefícios.

Afinal, como funciona na prática? Confira as ferramentas que estão presentes no Google Classroom:

  • Meet: reuniões virtuais que podem ser realizadas via computadores ou dispositivos móveis com recurso de áudio e vídeo.
  • Google Classroom: é aqui que o professor consegue distribuir atividades para os alunos além de enviar nota e feedbacks.
  • Gmail: estabeleça a comunicação com o serviço de webmail do Google;
  • Agenda: compromissos, eventos e atividades ficam salvos em uma agenda personalizável pelo usuário.
  • Drive: todas as fotos, vídeos, documentos e arquivos disponibilizados na nuvem para mais segurança e evitar perda.
  • Documentos: ideal para criação de arquivos em texto.
  • Planilhas: ferramenta para criação de planilha completas.
  • Apresentação: precisa fazer uma apresentação? Essa é a ferramenta ideal.

g-suite-movplan

Já para as habilidades do futuro, professores e alunos podem usar o Google Classroom para diversos objetivos:  Tilt Brush, que permite a criação de pintura de elementos em 3D com realidade virtual; Expedições, que permite ver através de 900 tours de realidade virtual e mais de 100 tours de realidade aumentada; Google Earth Engine, experimentar a mesma tecnologia que os pesquisadores usam para ver imagens de satélite; e Science Journal, possibilidade de realizar experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.

Google Classroom: como as pessoas usam a ferramenta?

A plataforma tem o objetivo de ser um facilitador para a atividade de dar aulas. Ao invés de sair de casa, pegar um transporte, chegar na instituição de ensino, preparar a sala, receber os alunos e mininstrar o conteúdo, com o Google Classroom em alguns cliques você já está pronto para dar ou assistir aulas, no conforto da sua casa, ou de qualquer outro lugar que você esteja.

Além disso, o Google Classroom permite que você acesse a mesma conta de vários dispositivos diferentes, ou seja, se você precisa assistir uma aula, mas deixou o notebook em casa, ou o tablet descarregou a bateria, é só você acessar o aplicativo da plataforma Google Classroom, digitar o seu login e senha, e pronto. Problema resolvido.

Google Classroom: como instalar

Já parou para pensar como pode ser fácil usar o Google Classroom? Apesar de ser igual, o como instalar varia para dispositivos do Chrome, celular Android ou iPhone ou Ipad, confira:

  • Google Classroom no Chrome

Você não precisará instalar o aplicativo do Google Classroom se você for usar o recurso no navegador Chrome.

  • Google Classroom no Android

Para instalar o Google Classroom é preciso ter o Android 5.0 Lollipop ou versões mais recentes. Para baixar, é necessário buscar Google Classroom no aplicativo Play Store e fazer a instalação.

  • Google Classroom no iPhone ou Ipad

Para instalar o Google Classroom é preciso ter o iOS 11 ou versões mais recentes. Para baixar, é necessário buscar Google Classroom ou Google Classroom no App Store e fazer a instalação.

Google Classroom: como acessar?

O acesso no Google Classroom pode ser dividido em conta escolar, conta pessoal e do workspace, veja:

  • Conta escolar: é criada pela escola credenciada no Google for Education;
  • Conta pessoal: é criada pelo aluno ou pelos pais ou responsáveis e é usada fora do ambiente escolar;
  • Conta do Wokspace: é criada pelo administrador da organização ou pela instituição de ensino.

Confira como acessar o Google Classroom via computador, como entrar pelo celular android ou iPhone e iPad neste link.

google-classroom-movplan

Google Classroom: como entrar pelo celular?

A tecnologia oferece inúmeras vantagens, como acessar o Google Classroom com o toque das mãos em um celular. O aplicativo do Google Classroom pode ser instalado em aparelhos com sistema Android, buscando no Play Store, ou iOS, buscando no App Store.

Google Classroom: como os alunos acessam?

É muito mais simples do que você imagina, é possível entrar por um link do Google Classroom enviado pelo professor, por um código, que também é enviado pelo professor, ou um convite do professor pelo e-mail. Após estar no Google Classroom, o aluno recebe todas as notificações de trabalhos e também poderá usar as ferramentas de comunicação com o professor e com outros alunos.

Como cadastrar as escolas no Google Classroom?

Para usar o Google Classroom, dentro do Google for Education, é preciso cadastrar a instituição de ensino, que deve ser credenciada e reconhecida pelo governo para emitir diplomas de nível fundamental, médio ou superior em âmbito nacional ou internacional.

[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça a lei brasileira para escolas públicas

Sendo assim, a administração escolar deve iniciar a inscrição com a solicitação e confirmação do domínio da instituição. Em seguida, o cadastro passa por uma etapa de análise pelo Google e pode demorar até 14 dias úteis. Se a instituição de ensino for aprovada, poderá adicionar usuários, configurar aplicativos e acessar os recursos avançados do Google for Education e do Google Classroom.

Google Classroom: como os professores podem ser certificados?

A ferramenta Google for Education, que integra o Google Classroom e outros recursos, oferece certificações para professores. Válida por três anos, a certificação tem como objetivo habilitar para o uso de todas as ferramentas da plataforma, como o Google Classroom.

O curso é classificado em duas etapas, sendo que a de nível 1, no valor de 10 dólares ,é voltada para o treinamento básico com apresentação das ferramentas, acesso, criação da própria rede de aprendizagem, etc.

Já o nível 2 tem o valor de 25 dólares para investimento em um treinamento avançado, abordando como estabelecer processos, curadoria de recursos, personalização das ferramentas, fluxo de trabalho, análise e interpretação do progresso dos alunos, etc.

Outras capacitações

Além das certificações de nível 1 e 2, o Google for Education permite um treinamento para o desenvolvimento de instrutores e inovadores. Além de aprender a usar o Google Classroom, esses profissionais podem desenvolver habilidades de liderança ou/e de criação de projetos transformadores, desenvolvimento de habilidades de liderança e orientação personalizada.

Motivos para investir em tecnologia na educação

As escolas de hoje seguem o mesmo padrão das antigas salas de aula com alunos sentados em carteiras enfileiradas e o professor na frente ensinando o conteúdo do dia. Assim como o mundo mudou, as instituições de ensino podem ser mais tecnológicas e eficientes quando o assunto é aprendizado.

A tecnologia está cada vez mais presente, como mostra o estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ que apontou que 55% dos docentes utilizam regularmente tecnologia no Brasil. A pesquisa, que entrevistou mais de quatro mil professores em 2017, foi realizada pelo Todos Pela Educação e conta com a parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.

[+ LEIA MAIS] A importância da tecnologia na educação durante e depois da pandemia

Entre as tecnologias usadas pelas instituições de ensino estão o Google Classroom, lousas digitais e devices. Mas são soluções que realmente auxiliam no processo de aprendizagem? Um dos principais motivos da tecnologia proporcionar benefícios está a possibilidade de expandir formas de aprender. Neste sentido, a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser aponta que a retenção do aluno é de apenas 10% quando o aluno lê, de 20% quando ouve, de 30% quando observa, 50% quando vê e ouve e 80% quando experimenta.

Com o uso do Google Classroom e do Google for Education, é possível pôr em prática todas as habilidades para aumentar a retenção do conhecimento. Ou seja, é possível construir aprendizado com discussões dos conteúdos estudados e criação de trabalhos colaborativos.

blended_learning_ensino_hibrido_movplan

E quais são os benefícios de ferramentas tecnológicas como o Google Classroom? Aulas mais atraentes e ferramentas práticas e muito conhecidas pelos alunos. Além disso, o desenvolvimento da criatividade é um ponto que deve ser levado em consideração, pois a comunicação livre de julgamentos permite que os alunos estejam abertos para pensar de forma criativa.

E por fim, o uso da internet é um mundo de oportunidades! É possível conhecer novas culturas e sair da zona de conforto, despertando a empatia, ampliando a noção de mundo e estimulando ainda mais a criatividade.

Sobre a MOVPLAN: soluções tecnológicas e educacionais

Agora que você já conhece o Google Classroom, pode estar se perguntando quais outras soluções tecnológicas podem ser usados no ambiente educacional. E nós da MOVPLAN podemos te ajudar! Afinal, estamos há mais de 20 anos no mercado e presente em mais de 18 mil salas de aula, somando 3.9 mil clientes atendidos. O nosso portfólio conta com produtos como:

  • Lousa Digital: tudo com o toque dos dedos, conexão com a internet, sistema de áudio integrado, capacidade de receber projeção, possibilidade de gravar aulas, etc;
  • Lousa Branca: superfícies tecnológicas resistentes e na versão lisa ou diagramada disponível em diversos tamanhos;
  • Charge Mate: gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks;
  • Rack Multimídia: transporte e armazenamento de computador, além de servir como suporte de monitor;

A história da empresa ainda conta com cases de sucesso que envolvem as instituições de ensino: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Nós somos amantes da tecnologia e estamos à disposição para conversar sobre educação e soluções tecnológicas! Temos uma equipe capacitada para esclarecer todas as suas dúvidas, entre em contato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email