O que é e como usar o Google for Education: veja como aplicar na instituição

Sumário

Algumas soluções educacionais já são consideradas defasadas para a didática que o mundo moderno exige. As instituições de ensino mais modernas já adotam metodologias que deixaram de lado as aulas expositivas, comunicação apenas no presencial e recursos, como lousa verde ou quadro negro.

Neste sentido, surge a necessidade de plataformas que ofereçam informação e serviços para escolas, universidades e centros de ensino que desejam incluir tecnologia na sala de aula.

Neste artigo, você vai conhecer uma das mais revolucionárias plataformas: Google for Education

Continue a leitura para saber como usar, o que é, como funciona, quais as vantagens e quais as ferramentas e os serviços presentes no Google for Education. Além disso, conta com um guia para professores conhecerem os tópicos de estudo do curso para obtenção da certificação Google for Education.

E um detalhe importante de falarmos logo neste começo: as soluções da MOVPLAN S.E. são perfeitas para uso das ferramentas Google For Education, em especial essas abaixo. Caso queira conhecê-las melhor, é só clicar nos links:

O que é e como funciona a plataforma Google for Education: saiba mais!

Que o buscador do Google é um dos recursos mais usados no mundo, você já deve imaginar. Mas já conhece todas as possibilidades que a plataforma Google for Education ou Google Workplace for Education pode oferecer e assim contribuir para a vida de professores e alunos dentro do ambiente escolar?

Afinal, o que é essa plataforma? De modo geral, o Google for Education é um espaço voltado para agentes do setor da educação com ferramentas tecnológicas e digitais para quem precisa ensinar, aprender e se conectar. Entre os serviços oferecidos estão: Meet, Sala de Aula ou Google Classroom, Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros. Ou seja, o Google for Education permite que os usuários tenham recursos para gestão, comunicação e organização.

+ LEIA MAIS: Inclusão digital nas escolas

O Google for Education é projetado para ser fácil de usar e altamente personalizável. Os educadores podem personalizar suas salas de aula on-line com temas, adicionando recursos e convidando alunos e outros educadores para participar. Além disso, o Google for Education é seguro e protege a privacidade dos usuários.

Além disso, o Google for Education oferece uma ampla gama de recursos de aprendizagem, incluindo planos de aula, tutoriais e programas de certificação para educadores. Isso ajuda a garantir que os educadores tenham acesso a informações atualizadas e recursos para melhorar sua prática educacional.

Em resumo, o Google for Education é uma plataforma abrangente e poderosa para instituições de ensino em todo o mundo. Com sua ampla gama de recursos e ferramentas, o Google for Education ajuda educadores e estudantes a colaborar e aprimorar a experiência de ensino e aprendizagem.

Deseja saber como funciona a plataforma? Continue a leitura para entender cada detalhe sobre como incluir a ferramenta na sua instituição de ensino.

Como e quando foi lançado o Google for Education?

O Google for Education é uma iniciativa que nasceu do propósito de atender as necessidades do universo educacional. Há 15 anos, quando foi o lançamento da plataforma, a proposta levava o nome de G Suite for Education.

Os serviços disponíveis na plataforma são voltados para crianças da escola primária, adolescentes do ensino fundamental e médio, e jovens adultos de universidades. A ideia é a aproximação da tecnologia na rotina educacional com ferramentas adaptáveis e que proporcionam flexibilidade e autonomia para o professor.

Quais as vantagens do Google for Education para as escolas?

O universo on-line está cada vez mais incorporado na nossa rotina e essa realidade não poderia ser diferente na educação. Fizemos uma lista de três vantagens do uso do Google for Education na rotina da sua escola, faculdade, universidade ou centro de ensino. Confira:

Segurança

Um dos grandes diferenciais do Google for Education é a maneira segura que os dados são armazenados na nuvem. Com uma Central de Segurança, os usuários têm um acesso de segurança unificado, além da possibilidade de identificar e reagir a ameaças.

Acesso em qualquer dispositivo

Conexão com internet e um dispositivo, como celular ou notebook, garantem o acesso ao Google for Education em qualquer equipamento e localização. Sendo assim, alunos e professores continuam com comunicação além do espaço físico institucional.

Desenvolvimento das habilidades do futuro

Além de segurança e acesso em qualquer dispositivo, o Google for Education impulsiona o aprendizado e desenvolvimento de habilidades digitais para o futuro. Os recursos abrangem programação, criatividade, alfabetização digital, idioma, arte e cultura.

+ LEIA MAIS: Descubra a importância da tecnologia na educação

Como usar e quais são as ferramentas e serviços do Google for Education

As principais ferramentas são: Meet, Sala de Aula ou Google Classroom, Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas e Apresentações.

Mas além de saber quais as ferramentas integram a plataforma, você vai conferir como usar cada uma delas:

  • Meet: serviço exclusivo para reuniões virtuais, usando computadores ou dispositivos móveis.
  • Sala de Aula ou Google Classroom: sala de aula digital que permite distribuição de atividades, envio de nota e feedbacks.
  • Gmail: serviço de webmail;
  • Agenda: calendário e agenda digital para anotar todos os compromissos, eventos e atividades.
  • Drive: espaço dedicado para salvar fotos, vídeos, documentos e arquivos na nuvem.
  • Documentos: criação de arquivos em texto.
  • Planilhas: criação de arquivos em planilha.
  • Apresentação: criação de arquivos de apresentação.

Serviços do Google For Education para o desenvolvimento das habilidades do futuro: saiba mais

Os professores têm acesso a inúmeras ferramentas com o Google for Education, como programação, letramento digital, ciência da computação, criatividade, participação das famílias e muito mais. Confira alguns serviços:

  • Tilt Brush: é uma ferramenta que possibilita a pintura de elementos em 3D com realidade virtual para criar, refinar e compartilhar trabalhos.
  • Expedições: aplicativo que permite ver através de 900 tours de realidade virtual e mais de 100 tours de realidade aumentada.
  • Google Earth Engine: alunos podem acessar a tecnologia usada por pesquisadores para ver imagens de satélite.
  • Compartilhar com a sala de aula: extensão do navegador Chrome para que páginas sejam abertas instantaneamente nos computadores dos alunos sem a necessidade de digitar a URL.
  • Science Journal: aplicativo para realização de experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.
  • Family link: aplicativo para que a escola e os pais possam criar hábitos digitais saudáveis para as crianças.
  • Doodle for Google: competição para alunos ajudarem a desenhar um novo doodle para o Google; os participantes concorrem a bolsas de estudos e financiamento de recursos para a escola.

Como dar aulas no Google Classroom usando o Google for Education

Como vimos no item anterior, a ferramenta Google Classroom está presente no ambiente do Google for Education. O recurso funciona como uma sala de aula digital com mecanismos de criação de turmas, distribuição de tarefas, envio de nota das avaliações e feedbacks no ambiente virtual.

O Google Classroom é uma ferramenta educacional poderosa que permite que os professores criem salas de aula virtuais para seus alunos. Dar aulas via Google Classroom é uma maneira eficaz de fornecer aos alunos recursos e materiais de aprendizagem, comunicar-se com eles e avaliar seu progresso.

Para começar a dar aulas via Google Classroom, é necessário criar uma sala de aula virtual, que pode ser feita diretamente no aplicativo ou pelo navegador. Uma vez criada, o professor pode adicionar os alunos à sala de aula e começar a postar materiais de aprendizagem, como apresentações de slides, vídeos e textos.

O Google Classroom também permite que os professores atribuam tarefas aos alunos, incluindo trabalhos de casa e projetos. Os alunos podem enviar suas tarefas diretamente para a sala de aula virtual, onde o professor pode avaliá-las e dar feedback.

Além disso, o Google Classroom permite que os professores se comuniquem com os alunos por meio de mensagens diretas, anúncios e bate-papos. Isso é útil para manter os alunos informados sobre as aulas e responder a perguntas que possam ter.

Em resumo, o Google Classroom é uma ferramenta útil e eficaz para dar aulas on-line. Com suas muitas opções de recursos e ferramentas, os professores podem fornecer materiais de aprendizagem, atribuir tarefas e se comunicar com seus alunos de maneira fácil e eficiente.

+ LEIA MAIS: Aprenda a criar uma sala de aula digital

Agora, conheça recursos do Google Classroom, do Google for Education:

  • Feedbacks: possui uma central de comentários para garantir rapidez e qualidade no feedback.
  • Notas: professor pode avaliar atividades com toda a segurança oferecida pelo Google for Education.
  • Gestão da turma: gestores podem gerenciar e acompanhar as atividades de alunos e professores auxiliares.
  • Modo bloqueado na hora das avaliações.
  • Comunicação: é possível postar, comentar e promover as discussões na sala de aula digital.
  • Organização dos documentos: página “Atividades” organiza os materiais e recursos usados nas aulas.

Como cadastrar a escola no Google for Education?

Agora que você já sabe tudo sobre o Google for Education, é hora de cadastrar a sua escola na plataforma. De acordo com a ferramenta, a instituição de ensino deve ser credenciada e reconhecida pelo governo para emitir diplomas de nível fundamental, médio ou superior em âmbito nacional ou internacional.

O primeiro passo para o processo de inscrição é solicitar e confirmar o domínio da instituição. Após esse processo, o Google fará a análise e a etapa é resolvida em até 14 dias úteis. Após aprovada, a instituição poderá adicionar usuários, configurar aplicativos e acessar os recursos avançados do Google for Education.

Guia para professores - Certificação Google for Education

Válido por três anos, a certificação do Google for Education para professores tem o objetivo de habilitar profissionais para o uso de todas as ferramentas da plataforma. Os cursos e avaliações são divididos em duas etapas: nível 1 e nível 2. Continue a leitura para entender cada uma delas e conhecer os programas para profissionais instrutores e inovadores:

Nível 1 da Certificação Google for Education

O primeiro passo para educadores que desejam ter a certificação Google for Education Nível 1 é fazer o treinamento básico com valor de investimento de dez dólares. Nesta etapa, os profissionais aprendem conceitos relacionados ao uso da tecnologia e aprendem a usar ferramentas.

Tecnologia da educação

Confira os tópicos presentes no curso para certificação nível 1:

  • Tecnologia na sala de aula: voltado para benefícios da sala de aula digital e ferramentas, como Drive, Forms, Documentos, Gmail, etc.
  • Acesso, ajuda e aprendizado: neste tópico do Google for Education, os profissionais aprendem a construir a sua própria rede de aprendizagem.
  • Sala de aula sem papel: aulas voltadas para o uso do Drive e dos Formulários do Google.
  • Economia de tempo na comunicação: unidade dedicada para organização da comunicação na sala de aula digital do Google for Education.
  • Organização das atividades: aulas voltadas para o uso do Google Agenda para programação de aula e compromissos.
  • Reuniões on-line: unidade dedicada ao aprendizado do uso do Google Meet.
  • Trabalhos on-line: aulas voltadas para a organização das atividades e tarefas no ambiente do Google for Education.
  • Acompanhamento dos alunos: unidade dedicada ao conhecimento de recursos para medir progresso e analisar dados de crescimento dos alunos.
  • Habilidades on-line dos alunos: introdução de diversos recursos para o desenvolvimento.
  • Lições interativas: aulas ensinam a criar apresentações envolventes e aulas com conteúdo interativo.
  • Vídeos: todas as informações para unir YouTube e Google for Education.
  • Trabalho em grupo: saiba aplicar as ferramentas do Google Docs e Drive para trabalhos em grupo.
  • Segurança: aulas que explicam sobre privacidade na internet e segurança.

Nível 2 da Certificação Google for Education​

Lousa digital

A certificação Google for Education Nível 2 tem o investimento de 25 dólares com treinamento avançado, confira os principais tópicos do curso para obtenção do certificado:

  • Ferramentas digitais: aprenda a estabelecer processos e fazer curadoria de recursos.
  • Personalização: aulas sobre como as ferramentas do Google for Education podem personalizar a aprendizagem.
  • Fluxo de trabalho: otimização das atividades e facilidade de comunicação.
  • Tutores: aulas sobre como se conectar com tutores através do Google for Education
  • Dados dos alunos: unidade dedicada à análise e interpretação do progresso dos alunos.
  • Além do espaço físico: entenda como usar ferramentas tecnológicas para além das quatro paredes da sala de aula.
  • Pesquisa: aulas sobre estratégias de pesquisa avançada do Google for Education.
  • Agência de estudantes: unidade sobre apresentações, tempo e liderança.
  • Comunicação: tópicos que envolvem publicação de trabalhos on-line e resolução de problemas com ferramentas on-line no Google for Education.
  • Organização dos materiais: uso de portais, blogger e compartilhamento do plano de estudo no Google for Education.
  • Design interativo: aulas sobre criação de slides e vídeos interativos com ferramentas do Google for Education.

Google for Education: Programas para desenvolvimento profissional

Além das certificações listadas anteriormente, a ferramenta possui um programa de desenvolvimento para instrutores e inovadores. Conheça os detalhes:

  • Instrutores: desenvolvendo habilidades de liderança, os profissionais certificados podem auxiliar educadores a utilizar o Google for Education
  • Inovadores: possibilidade de criar projetos transformadores, desenvolver habilidades de liderança e receber orientação personalizada.

Outras tecnologias para educação: conheça a MOVPLAN S.E.!

Além do Google for Education, há diversas soluções educacionais que promovem a potencialização da aprendizagem. Por exemplo, a empresa brasileira MOVPLAN Soluções Educacionais possui mais de 20 anos de história com presença em mais de 21 mil salas de aula e cerca de 3.900 mil clientes. Nascemos em 1998, para criar uma lousa escolar única, que possibilitasse a inclusão da tecnologia digital na sala de aula, sem abrir mão da escrita convencional.

Este foi o estopim para a criação da Lousa Quadriline TouchPro, uma inovação MOVPLAN S.E., que hoje, é tida como a lousa mais revolucionária da educação nacional. De lá para cá, trabalhamos de forma genuína para atender as demandas do mercado educacional brasileiro. Muito nos orgulha que as maiores marcas da educação brasileira (e até mundial) confiam no nosso trabalho.

Atualmente, contamos com soluções educacionais de altíssima tecnologia e mão de obra especializada para atuar na industrialização, comercialização, distribuição, implantação e capacitação de staff para o melhor uso das nossas tecnologias no dia a dia dos professores.


Lousa_Digital_SuperGeek_MOVPLAN

Confira as principais soluções educacionais da marca que podem proporcionar avanços tecnológicos na educação:

  • Lousas digitais com touchscreen, conexão com a internet, sistema de áudio integrado, capacidade de receber projeção, possibilidade de gravar aulas, entre outros;
  • Lousa branca com superfície tecnológica resistente na opção de superfície lisa ou diagramada disponível em diversos tamanhos;
  • Charge Mate é o gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks;
  • Rack Multimídia para transporte e armazenamento de computador, além de servir como suporte de monitor;
  • Apagador e marcador para quadro branco Pentel: representante oficial da marca no Brasil.

A trajetória da empresa, que exporta para toda América Latina, conta com grandes cases de sucesso, como COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e Grupo SEB.

Assista ao depoimento de alguns clientes da MOVPLAN S.E.

Agora que você já tem todas as informações que precisa e sabe que pode confiar na MOVPLAN  S.E, vamos conversar sobre a tecnologia no aprendizado? Temos uma equipe capacitada para esclarecer todas as dúvidas!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email