A importância da tecnologia na educação durante e depois da pandemia

lousa-digital-movplan-quadriline-touchpro

As tecnologias estão cada vez mais frequentes na nossa vida e estamos cada vez mais próximos do mundo online. Durante a pandemia da covid-19, o uso de tecnologia na educação ganhou destaque após as suspensões das aulas com a exigência de distanciamento social.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, as instituições de ensino ganharam a oportunidade de transformar o método tradicional ao adotar soluções tecnológicas. Neste artigo, você pode ver dados da tecnologia na educação durante a pandemia, entender a importância e o papel da tecnologia na educação, ficar pode dentro de exemplos de soluções inovadoras e conhecer um pouco mais sobre ensino híbrido.

Dados do uso da tecnologia na educação durante a pandemia

A necessidade do uso da tecnologia na educação para manutenção das atividades escolares durante a pandemia é um dos maiores legados deste momento, pois é uma mudança que veio para ficar.  De acordo com dados de pesquisa do Instituto DataSenado sobre a educação na pandemia, apenas 4% dos alunos da rede privada e 26% da rede pública que estão com aula remota não possuem acesso à internet.

Além disso, o estudo revela outro dado importante para entender o uso de tecnologia na educação: o principal modo de acessar os materiais de estudo é o celular com 64%, seguido pelo computador com 24%. Entender qual é a ferramenta de acesso aos materiais de estudo é fundamental para traçar estratégias do plano de ensino com tecnologia na educação.

Sobre o uso de ferramentas tecnológicas, o estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ revelou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia na educação brasileira. A pesquisa do Todos Pela Educação conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.

Os dados reforçam a importância de professores e alunos se adaptarem ao universo online, pois a tecnologia na educação é uma tendência e o futuro da aprendizagem em todo o mundo. Afinal, as soluções tecnológicas podem contribuir com o protagonismo dos estudantes e proporcionam um papel de mentor para os professores.

Importância da tecnologia na educação

Esqueça as carteiras enfileiradas e o aluno sentado enquanto o professor explica todo o conteúdo da aula! O método tradicional de ensino perde muito espaço quando o assunto é tecnologia na educação. Além de mais atrativo e com interatividade, as inovações podem ser um grande amigo quando o assunto é a retenção de conteúdo. É o que comprova a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser, confira:

  • Ler: 10% de retenção de conteúdo;
  • Ouvir: 20% de retenção de conteúdo;
  • Observar: 30% de retenção de conteúdo;
  • Ver e ouvir 50% de retenção de conteúdo;
  • Experimentar: 80% de retenção de conteúdo;
  • Ensinar: 95% de retenção de conteúdo.

[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça a lei brasileira para escolas públicas

Como criar escolas mais inclusivas com tecnologia na educação para os alunos?

A tecnologia na educação pode contar com o uso de lousas digitais, computadores, tablets e notebooks alinhadas com a metodologia de ensino. Outro recurso interessante para as instituições de ensino é o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) que pode ter fóruns de dúvidas em que os alunos devem interagir entre si além do professor.

Isso significa que um modelo de ensino mais atrativo, interativo e inclusivo com tecnologia na educação pode ser um grande diferencial para expandir os limites da capacidade de aprender.

Inclusão de tecnologia na educação

A adoção de tecnologia na educação da sua instituição envolve o alinhamento com o Plano Político Pedagógico de cada ano escolar. A equipe pedagógica deve pensar em como incluir as inovações como um fator de favorecimento do aprendizado, desenvolvimento dos estudantes e liberdade para o professor construir o diálogo dentro da sala de aula.

MOVPLAN_Lousa_Digital_Colégio

Outro ponto que merece destaque é entender que a tecnologia na educação deve ser saudável com o uso consciente da internet e dos equipamentos tecnológicos. Confira três maneiras de adotar tecnologia na educação:

  • Câmeras fotográficas ou celulares e a tecnologia na educação: a fotografia é uma ótima estratégia para treinar o olhar das crianças e dos adolescentes sobre o mundo. A atividade pode ser considerada um objeto de arte, ou seja, os professores podem até fazer uma exposição online ou física com os cliques dos estudantes.
  • Produção de conteúdo e a tecnologia na educação: aqui o objetivo é deixar que os alunos falem sobre os assuntos que mais gostam: música, filme, série, futebol ou o universo geek. O professor pode incentivar a produção de trabalhos em áudio (podcast), vídeo e texto com temáticas que eles já dominam.
  • Espaço para fala e escuta e a tecnologia na educação: um dos principais recursos da tecnologia na educação é o Ambiente de Avaliação Virtual (AVA). Esse universo vitual é ideal para potencializar o espaço de fala e escuta entre os alunos com a participação em fóruns, chats e atividades colaborativas.

Papel da tecnologia na educação: ensino híbrido com desafios e oportunidades

Uma forma de aplicar tecnologia na educação é com a metodologia do ensino híbrido ou blended learning. Com a união de elementos presenciais e online nasce a oportunidade de proporcionar autonomia aos estudantes.

[+ LEIA MAIS] 5 (bons) motivos para você utilizar tecnologia em suas aulas

Apesar dos desafios de integrar o corpo docente, o ensino híbrido é uma grande oportunidade quando o assunto é aprendizado e tecnologia na educação. Confira:

  • Autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem;
  • Incentivo da interação com outros alunos e com os professores através de debates e fóruns;
  • Aumento do interesse dos alunos;
  • Potencializa a criatividade e o contato com diversas culturas.

Escola infantil mais inclusiva com tecnologia na educação

Nascidos no meio tecnológico, as crianças de hoje são consideradas “nativos digitais”. Afinal, o celular é algo muito cotidiano para os pequenos alunos que aprendem a manusear o aparelho antes mesmo de falar. A tecnologia na educação infantil pode ser mais inclusiva com ferramentas que potencializam o engajamento dos alunos na aula.

Tecnologia na educação: exemplos de soluções educacionais

Escolas do Brasil e do mundo deletaram o método tradicional de ensino e vivem uma nova era de tecnologia na educação. Entre os principais exemplos estão a AltSchool Quest to Learn nos Estados Unidos da América; o Núcleo Avançado em Educação (NAVE) no Brasil; e o Steve Jobs School na Holanda.

[+ LEIA MAIS] Como devem ser equipadas as salas de aula modernas e inovadoras?

Você quer seguir essa tendência inclusiva na sua instituição de ensino? Confira algumas soluções educacionais desenvolvidas pela empresa brasileira MOVPLAN Soluções Educacionais.

Lousa Digital e Software Educacional QUADRIBOOK

Uma das principais formas de adotar tecnologia na educação é com a Lousa Digital da MOVPLAN que possui um exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK. Além de facilidade para gravação das aulas, os professores conseguem criar apresentações com grande impacto visual. Isso é possível com funcionalidades como: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem. Além disso, tem reconhecimento de escrita, gravação de tela e áudio, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

Lousa QuadriLine TouchPro

Mais conhecida como a evolução das lousas, a Lousa QuadriLine TouchPro foi desenvolvida pela missão da MOVPLAN de transformar o ambiente educacional. O produto une o melhor dos dois mundos: a lousa branca tradicional e a digital. Ou seja, você possui todos os recursos do Software Educacional QUADRIBOOK da Lousa Digital com o apoio da Lousa Branca na mesma solução.

Gabinete de Recarga Charge Mate: ainda mais vantagens na pandemia

A sua escola já possui tecnologia na educação com notebook e tablets? O Gabinete de Recarga Charge Mate é ideal para esse ambiente. A solução educacional da MOVPLAN é a escolha perfeita para organizar, transportar e recarregar devices.

Além disso, é compatível com Notebooks, UltraBooks, MacBook Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Conheça a MOVPLAN e adote tecnologia na educação

Entre os principais valores que motivam a equipe da MOVPLAN Soluções Educacionais é acreditar que o ensino é o primeiro passo para a realização dos sonhos. Por isso, a empresa tem o papel de construir pontes com o objetivo de integrar professor, aluno, pais e tecnologia na educação.

São 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções educacionais e apoio na transformação da aprendizagem com tecnologia na educação. A MOVPLAN é uma empresa brasileira com atuação em toda a América Latina e fabricação própria para lousas digitais e equipamentos que facilitam a dinâmica da sala de aula, como o Gabinete de Recarga Charge Mate.

[+ LEIA MAIS] Gabinete para notebook: como usar e onde comprar?

Com tanta experiência no mercado educacional, a MOVPLAN tem o orgulho de ser responsável pela incorporação de soluções educacionais e tecnológicas em diversos clientes. Já são mais de 18 mil salas de aula modernas, 3.900 clientes e 400 produtos.

Além de ter fabricação própria, a MOPLAN Soluções Educacionais possui equipe capacitada para instalar os produtos na criação de salas de aula modernas e um time de especialistas para oferecer suporte técnico.

Entre os clientes já atendidos pela MOVPLAN e que são cases de sucesso estão: Senac, Escola Crescimento, Grupo SEB, GRADED, Grupo Marista, Escola Internacional Alphaville, Skill Idiomas, Avenues, Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, Colégio Renascença, Colégio Queiroz Brunelli, FAAP e Liceu Albert Sabin. Além de grandes empresas, como Pearson, Pepsico, Suzano Papel e Celulose, Bayer, Chiquinho Sorvetes, Tracan e Passalacqua.

Tire todas as suas dúvidas sobre tecnologia na educação: saiba mais informações

Você quer aplicar tecnologia na educação da sua escola ou instituição de ensino? Entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os equipamentos para potencializar a tecnologia na educação.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email