Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar?

Lousa_Digital_MOVPLAN

O futuro da tecnologia educacional foi antecipado com a pandemia, pois escolas e instituições de ensino precisaram transformar rapidamente os ambientes escolares para garantir que a educação continuasse mesmo com as recomendações de isolamento social. A nova realidade é um grande legado transformador e deve continuar nos próximos anos com a popularização do ensino híbrido, lousas digitais e sala de aula digital, por exemplo.

Você já pensou em proporcionar um ambiente escolar mais tecnológico para estudantes e professores? A tecnologia educacional é o termo usado para todas as soluções usadas com o objetivo de ensinar, ou seja, para fins pedagógicos. Entre os principais exemplos estão metodologias e ferramentas que podem inovar o ambiente escolar.

[+ LEIA MAIS]: Como devem ser equipadas as salas de aula modernas e inovadoras?

Se você se preocupa com obstáculos da tecnologia educacional e deseja conhecer soluções, continue a leitura. Neste texto, você vai entender qual o papel, qual a função, vantagens e desvantagens, como utilizar, como incentivar, quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na educação, qual a função da tecnologia na educação e muito mais.

Tecnologia educacional: porque é fundamental nas escolas e o que é esperado no ramo educacional

Ensino híbrido, sala de aula digital, computadores e outros devices, lousa digital e ambiente virtual de aprendizagem são exemplos de tecnologias educacionais. E as instituições de ensino precisam adotar esses recursos se desejam criar um espaço inovador, atrativo e criativo para estudantes e professores.

Além disso, as tecnologias educacionais contribuem para a otimização da comunicação entre educador e aluno, e entre os próprios alunos; incentivar o protagonismo dos alunos; promover autonomia de sair do tradicional aos professores; e atrair o interesse dos estudantes.

Qual o papel e qual a função da tecnologia na educação?

Antes de abordar qual o papel e qual a função da tecnologia educacional, vamos conhecer como era a visão de 4 mil professores sobre o uso de ferramentas tecnológicas no primeiro semestre de 2017. O estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ revelou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia educacional no Brasil.

Lousa_Digital_Colégio_MOVPLAN

Outro resultado da pesquisa é que 34% dos professores participantes apostam que o maior impacto positivo do uso de tecnologia educacional é a motivação dos alunos. O aumento do interesse dos alunos é um reflexo da proximidade das soluções com os devices usados frequentemente por crianças, adolescentes e jovens, como celular, tablets e notebook. Ou seja, uma lousa digital que possui touchscreen é uma ótima forma de aproximar os alunos com tecnologia educacional.

[+ LEIA MAIS]: A importância da tecnologia na educação durante e depois da pandemia

Além disso, 17% dos professores entrevistados disseram perceber melhora das habilidades cognitivas e da capacidade dos estudantes procurarem informação. Essa realidade realmente pode influenciar nesses aspectos, porque, afinal, a tecnologia educacional pode proporcionar mais autonomia e protagonismo aos estudantes.

Outro ponto positivo é o acesso à internet para despertar a criatividade e para aproximar culturas. Por excluir as fronteiras físicas, abre espaço ao contato com pessoas de diferentes culturas com outras tradições, crenças e hábitos para ampliar a visão de mundo.

A iniciativa para o desenvolvimento do estudo é do movimento Todos Pela Educação em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.

Vantagens e desvantagens da tecnologia educacional

A tecnologia educacional possui diversas vantagens e desvantagens para escolas, estudantes e professores. Confira quatro pontos positivos do uso da tecnologia educacional:

  • Aumento do interesse dos alunos;
  • Protagonismo dos alunos;
  • Autonomia para os professores;
  • Potencializa o processo de aprendizagem.

Apesar das inúmeras vantagens, a tecnologia educacional possui desafios que podem ser vencidos pelos gestores, como a necessidade de criar um planejamento estruturado para inserir soluções inovadoras no plano de aula. Já quando o assunto é infraestrutura, é necessário preparar o ambiente com instalação da rede elétrica e de internet para receber soluções, como computadores e lousas digitais.

[+ LEIA MAIS]: Comparativo concorrencial: conheça os diferenciais da Lousa Digital QuadriLine da MOVPLAN

O que é ferramenta educacional e quais tecnologias são esperadas no ramo educacional

As ferramentas educacionais são todos os recursos usados em prol da educação, independente do fator tecnológico. Por exemplo, livros e cadernos são considerados recursos analógicos e lousas digitais e devices são consideradas tecnologias educacionais.

Lousa_Digital_TouchPro_Colégio_MOVPLAN

E, afinal, quais tecnologias são esperadas no ramo educacional? Você pode mesclar ferramentas educacionais analógicas e tecnologias. No próximo item você poderá descobrir quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na educação.

Quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na educação: conheça as soluções da tecnologia educacional

As ferramentas tecnológicas podem ser muito eficientes para um ambiente com tecnologia educacional. A sala de aula ou Google Classroom do Google é um recurso completo com ferramentas como comunicação entre os alunos, fazer reuniões em chamada de vídeo, espaço colaborativo e muito mais. Computadores e devices também são recursos da tecnologia educacional, pois permitem que o aluno tenha acesso à internet em tempo real.

A empresa MOVPLAN desenvolve soluções educacionais há mais de 20 anos, conheça algumas das ferramentas que integram a tecnologia educacional da marca:

  • Lousa Digital: possui o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que é ideal para gravar vídeo aulas e fazer apresentações com grande impacto visual. Além disso, possui as seguintes funcionalidades: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
  • Lousa QuadriLine TouchPro: a tecnologia educacional é a integração da lousa convencional com a digital. Sendo assim, além de ter todos os recursos do Software Educacional QUADRIBOOK com a Lousa Digital, você possui o apoio da Lousa Branca.
  • Gabinete de Recarga: a solução ideal para organizar, transportar e recarregar devices, como notebooks, tablets, etc.

Aplicação na prática: como incentivar e utilizar soluções na tecnologia educacional

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens da tecnologia educacional e quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na educação, vamos entender como utilizar soluções na tecnologia educacional. Para adotar soluções, é preciso estabelecer o diálogo com alunos e professores para que todos entendam a importância de recursos que irão favorecer a colaboração e otimizar o processo de aprendizagem.

google-classroom-movplan

Outro ponto que merece muito destaque é a busca por tecnologias educacionais confiáveis, porque vai minimizar casos de falha ou erro. Além disso, é necessário incluir todas as ferramentas no plano pedagógico de cada etapa para ser usada de forma contextualizada.

E quando o assunto é “como incentivar” os professores? Converse sobre as tecnologias educacionais, permitindo que eles contribuam com as suas percepções e novas ideias. Além disso, incentivar a realização de cursos pode proporcionar mais segurança e conhecimento sobre a aplicação na prática.

Por exemplo, a certificação Google for Education é uma ótima opção para entender como adotar salas de aula digitais. São diversas aulas sobre o uso de todas as ferramentas da tecnologia educacional da plataforma, como Google Meet, Google Forms, Google Docs, Agenda, etc. Além disso, podem receber certificações válidas por três anos.

[+ LEIA MAIS]: O que é e como usar o Google for Education: veja como aplicar na instituição

Tecnologia educacional: por que continuar investindo em tecnologias no ambiente escolar?

Mesmo após a pandemia, as escolas e instituições de ensino devem continuar investindo em tecnologias, confira alguns motivos:

  • Aumentar a interação entre os alunos;
  • Despertar o interesse dos estudantes;
  • Integrar ferramentas usadas no cotidiano, como celular e computadores;
  • Aumentar as possibilidades de métodos educacionais.

Como será a tecnologia educacional na escola após a pandemia?

A pandemia exigiu uma rápida transformação das escolas e instituições de ensino para um ambiente com tecnologia educacional. Foi preciso modificar o tradicional modelo para que professores e estudantes continuassem o processo de aprendizagem. As mudanças se tornaram um legado para além da pandemia.

[+] LEIA MAIS: O que é e quais os 5 tipos de ensino híbrido na pandemia para 2021

Afinal, como será a tecnologia educacional na escola após a pandemia? O modelo do ensino híbrido, que é um dos grandes protagonistas atuais, tem o intuito de unir elementos do presencial e do online. Isso significa que, apesar da vivência presencial, os alunos podem ir além com participação em fóruns virtuais de discussão, assistir filmes, estudar com apoio da internet e criar trabalhos com amigos, por exemplo.

MOVPLAN_Lousa_Digital_Colégio

A tecnologia está ao alcance das escolas: conheça a MOVPLAN

A empresa brasileira MOVPLAN está entre as principais do Brasil no mercado educacional e exporta para toda América Latina. Cada produto da marca está ao alcance das escolas com tecnologias educacionais que facilitam o dia a dia dos educadores e alunos, potencializando a aprendizagem e tornando a experiência produtiva, dinâmica e com muita tecnologia educacional.

Entre os diferenciais da marca está a fabricação própria de lousa digital e diversas soluções educacionais como o Gabinete de Recarga Charge Mate, que permite o transporte, armazenamento e carregamento seguro e simultâneo de devices.

Diversos são os cases de sucesso que contam com os produtos desenvolvidos pela MOVPLAN. Além de escolas, a marca está presente em universidades e empresas de todo Brasil e América Latina. Confira alguns exemplos de clientes com tecnologia educacional MOVPLAN: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e Grupo SEB.

Quer saber como as tecnologias educacionais podem ser aplicadas na sua escola ou instituição de ensino? Saiba mais sobre as soluções tecnológicas da MOVPLAN com um time preparado para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email

×