Como equipar salas de aula modernas e inovadoras?

Sumário
movplan-lousa-retratil-touchled-sala-de-aula-moderna

Vamos falar sobre as salas de aula modernas? A tecnologia nos oferece um mundo de oportunidades quando o assunto é a potencialização da aprendizagem na educação. Se você acredita na importância da transformação tecnológica para o setor, precisa conhece-las. Afinal, cada vez mais vemos ferramentas inovadoras que podem ser aplicadas na educação infantil, fundamental, médio e até superior.

Esses recursos tecnológicos podem dar mais autonomia para professores, afinal, abre um leque de oportunidades com diversidade nas formas de transmissão de conhecimento. Por exemplo, as escolas podem adotar o uso de fóruns, sala de aula invertida, ensino híbrido e até Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para os alunos, o benefício vem em forma de motivação, dinamismo e diversão.

 Continue a leitura para entender o que são as salas de aula modernas, como devem ser equipadas e como deve ser feita a organização e posicionamento.

O que são salas de aula modernas e como devem ser equipadas?

Carteiras enfileiradas de alunos sentados com lousa e professor na frente da sala. Essa é uma descrição simples que caracteriza grande parte das escolas do Brasil há muitos anos. Bem diferente dessa realidade, as salas de aula modernas são ambientes com uso de recursos tecnológicos para auxiliar no aprendizado dos estudantes. Ou seja, é um local mais atrativo e com interatividade na hora da aprendizagem.

Ao contrário do modelo tradicional que foca no aprendizado via comunicação oral e escrita, as salas modernas estimulam os alunos de diversas maneiras para que possam assimilar o conteúdo de forma eficiente. De acordo com a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser, a pessoa que faz leitura tem retenção de 10% do conteúdo, ao ouvir sobe para 20% e ao observar aumenta para 30%.

O interessante é que quando vê e ouve, o aluno adquire a capacidade de retenção de 50%. E quando experimenta o conteúdo apresentado, a retenção sobe para 80%. Ou seja, para garantir um aprendizado eficiente, as instituições de ensino devem estar atentas aos preceitos das salas de aula inovadoras e permitir as diversas formas de interação do estudante.

Entre os principais exemplos de recursos tecnológicos usados nessas salas estão as lousas digitais, computadores, tablets e notebooks. Essas soluções devem ser incorporadas como uma metodologia de ensino para serem eficientes e proporcionar uma ótima retenção de aprendizado aos alunos. Além delas, o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) podem ser ótimas ferramentas para o desenvolvimento nas salas de aula modernas.

A Pirâmide de William Glasser ainda aponta que a retenção sobe para 95% quando ensinamos uns aos outros. Neste sentido, o AVA pode auxiliar com o uso de fóruns de dúvidas em que os alunos devem entre si além do professor. É desta maneira que os estudantes podem aproveitar os recursos das salas de aula modernas para construir o aprendizado.

Organização e posicionamento das salas de aula modernas

Esqueça os modelos tradicionais para pensar na organização e posicionamento das salas de aula modernas. Feche os olhos e imagine uma sala multifuncional com design inovador que desperta a criatividade dos alunos.

Você imaginou uma sala colorida, inclusiva e extremamente interativa? Se sim, está no caminho certo para pensar na organização de uma salas de aula mais moderna. Especialistas em arquitetura educacional apontam que os principais tópicos para a organização das salas de aula modernas são:

  • Estímulo da criatividade;
  • Desenvolvimento das habilidades com tecnologia, e;
  • Possibilidade de trabalhar de forma individual e coletiva.

Tecnologia e salas de aula modernas: quais são os benefícios?

Com o recurso tecnológico, as aulas se tornam mais atraentes para os alunos por terem equipamentos que já estão inseridos na rotina dos estudantes.

Outro ponto positivo da adoção desse tipo de sala de aula é o desenvolvimento da criatividade. Afinal, os equipamentos tecnológicos permitem mais engajamento entre os alunos e possibilidade de estar em contato com recursos audiovisuais.

movplan-tecnologias-educacionais-sala-de-aula

A internet também abre um universo de possibilidades para conhecer novas realidades. Assim, os alunos podem sair da sua zona de conforto e se colocarem no lugar de outras culturas. Além de despertar a empatia, amplia a noção de mundo e estimula a criatividade.

Salas de aula modernas e a educação infantil

Os nativos digitais, pessoas que já nascem imersas no mundo tecnológico, chegaram nas escolas e agora precisam de instituições que encarem os recursos tecnológicos como aliados e não como inimigos. Por exemplo, o celular era um grande inimigo das instituições de ensino há alguns anos, mas hoje pode ser uma ferramenta para potencializar o processo de aprendizagem.

Na educação infantil, as ferramentas tecnológicas podem ampliar o engajamento dos alunos na aula. As crianças podem se tornar protagonistas no aprendizado com a inserção de equipamentos como celular e notebooks nas salas de aula modernas.

Escolas inovadoras tem salas de aula modernas!

Se você quer saber mais sobre salas de aula modernas, também vai adorar se inspirar nas instituições de ensino mais inovadoras e que são tendências do Brasil e do mundo. Por isso, fizemos uma lista com quatro escolas que você precisa conhecer:

AltSchool nos Estados Unidos da América (EUA)

Já pensou uma escola que coloca os alunos brinquem de construir objetos numa impressora 3D? Pois é, as crianças da AltSchool nos Estados Unidos da América (EUA) vivem diversas situações que permitem o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e o pensamento para as mudanças do mundo.

Quest to Learn nos Estados Unidos da América (EUA)

O ensino é bem tecnológico nas salas de aula modernas desta escola pública americana, pois os alunos aprendem através de jogos.

Núcleo Avançado em Educação (NAVE) no Brasil

Com foco na educação profissional e desenvolvimento da criatividade, os alunos da NAVE unem ferramentas tecnológicas ao ensino e os estudantes do ensino médio podem ter uma formação técnica alinhada com as necessidades do mundo digital. 

movplan-estudo-híbrido-flex

Steve Jobs School na Holanda

Com salas de aula modernas, a escola foca na tecnologia e os alunos possuem um tablet para interagir com os conteúdos através do universo digital.

Conheça a MOVPLAN S.E. e saiba como ter salar de aula modernas

Potencializar a educação com soluções tecnológicas é o objetivo da MOVPLAN S.E. há mais de 20 anos. A empresa brasileira atua em toda a América Latina possui fabricação própria para lousas digitais e outros equipamentos muito importantes para a organização de uma sala de aula digital. Entre eles o Gabinete de Recarga Charge Mate projetado para organizar, transportar e recarregar notebooks e tablets com praticidade e segurança.

Um dos principais valores que impulsiona a empresa é o ensino ser o primeiro passo para a realização dos sonhos. Sendo assim, a MOVPLAN S.E. busca criar pontes para tornar o ensino mais integrado entre professor, aluno e tecnologia.

Além de usar tecnologia própria, a empresa possui equipe capacitada para instalar os produtos e um time de especialistas para oferecer suporte técnico. Além disso, também oferece treinamentos para os clientes aprenderem a usar todas as funcionalidades dos produtos.

Com tanta experiência no mercado educacional, a MOVPLAN S.E. tem orgulho de ser responsável pela incorporação de soluções educacionais e tecnológicas em diversos clientes. Já são mais de 21 mil salas de aula modernas, equipadas com soluções tecnológicas e inovadoras. São 3,9 mil clientes e mais de 400 produtos.

Entre os clientes já atendidos pela MOVPLAN estão: SenacGrupo SEBGrupo Marista, Escola Internacional Alphaville, Skill Idiomas, Avenues, Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, Colégio Renascença, FAAP e Liceu Albert Sabin

Confira o depoimento de alguns deles:

Como a MOVPLAN S.E. pode ser parceira na criação de salas de aula modernas?

Você já sabe o que são as salas de aula modernas e como equipar esse ambiente. Confira alguns produtos da MOVPLAN S.E. para tornar o ensino mais tecnológico:

Lousa Digital e salas de aula modernas

Salas de aula modernas podem ser equipadas com as Lousas Digitais da MOVPLAN S.E. que possuem o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK. Ele permite a gravação de videoaula com grande impacto visual. Entre as principais funcionalidades estão ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem. Além disso, tem reconhecimento de escrita, gravação de tela e áudio, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

movplan-lousa-esolar-lousa-digital

Lousa QuadriLine TouchPro e salas de aula modernas

A Lousa QuadriLine TouchPro nasceu da vontade da MOVPLAN S.E. de transformar o ambiente educacional. Já pensou em unir o tradicional ao tecnológico nas salas de aula modernas? A Lousa QuadriLine TouchPro é a integração da lousa convencional com a digital. Ou seja, você possui todos os recursos do Software Educacional QUADRIBOOK da Lousa Digital com o apoio da Lousa Branca na mesma solução.

Gabinete de Recarga no ensino híbrido e salas de aula modernas

Salas de aula modernas com dispositivos móveis? O Gabinete de Recarga Charge Mate é para esse ambiente. O objetivo dessa solução é organizar, transportar e recarregar devices. Além disso, é compatível com Notebooks, UltraBooks, MacBooks Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Você também quer ter salas de aula modernas na sua instituição? Entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os equipamentos para salas de aula modernas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email