Entenda a importância da tecnologia em sala de aula

Sumário

tecnologia em sala de aula
Você imaginava que o mundo passaria por tantas transformações tecnológicas? Uma das inovações mais utilizadas hoje em dia é o celular. O aparelho permite ver quem está longe por videochamadas e até nos oferece acesso à uma das maiores enciclopédias do mundo: o Google.
Assim como a evolução dos equipamentos, as escolas e universidades também buscam constantemente recursos tecnológicos para criar um ambiente mais dinâmico para os alunos e professores. Entre as maneiras de proporcionar um ambiente mais atrativo está a inclusão da tecnologia em sala de aula.
Existem muitas formas de inserir a tecnologia em sala de aula como, por exemplo, a adoção de ambientes virtuais, ferramentas de comunicação e equipamentos como lousa digital, computadores e tablets. Estudos já apontam que a inovação tecnológica inserida de forma contextualizada e alinhada com as expectativas dos estudantes e educadores pode ter benefícios importantes no desenvolvimento educacional.
Você quer saber como inserir a tecnologia em sala de aula? Continue a leitura para conhecer as vantagens e desvantagens, encontrar dicas de como implantar tecnologia em sala de aula e ainda ler sobre as dúvidas mais comuns!

Dados da tecnologia em sala de aula no Brasil

O estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ revelou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017 com 4.000 professores de todas as regiões do Brasil.
O estudo, que é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, abrange dados como infraestrutura no Brasil. E conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.
Ainda de acordo com a pesquisa, 34% dos professores participantes acredita que o maior impacto positivo está na motivação dos alunos. Com 17% das respostas, as entrevistas apontaram também a melhora das habilidades cognitivas e da capacidade dos estudantes procurarem informação.

Vantagens e desvantagens do uso de tecnologia em sala de aula

Você já parou para pensar quais são as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia em sala de aula? Para inserir recursos tecnológicos no ambiente escolar, é preciso conhecer os pontos positivos e negativos e, assim, proporcionar a melhor experiência para alunos e professores.
https://www.youtube.com/watch?v=KQs2XIU5aMI
Conheças as vantagens e desvantagens da tecnologia em sala de aula.

Vantagens da tecnologia em sala de aula

A tecnologia em sala de aula pode impactar de forma muito positiva nos 4 pilares da educação. Existem inúmeros benefícios da tecnologia em sala de aula, conheça três vantagens do uso de recursos tecnológicos no ambiente educacional.
Lousa digital em sala de aula

Interesse dos alunos

A tecnologia em sala de aula é atraente para os alunos por ser algo muito utilizado no dia a dia deles. Ou seja, a proximidade com ferramentas utilizadas constantemente desperta a atenção. Por exemplo, uma lousa digital possui touchscreen como o celular!

Desenvolvimento da criatividade

Os diversos recursos, como apresentação em PowerPoint e criação de vídeos, estimulam a criatividade de estudantes de todas as faixas etárias. Já a internet é uma importante ferramenta para despertar a criatividade.

Contato com diversas culturas

A tecnologia em sala de aula permite o acesso à internet, que exclui as fronteiras físicas e dão espaço ao contato com pessoas de diferentes culturas. A oportunidade de conhecer outros seres humanos com outras tradições, crenças e hábitos permite ampliar a visão de mundo. Por consequência, desperta a criatividade dos estudantes.

Desvantagens da tecnologia em sala de aula

Os pontos negativos do uso da tecnologia em sala de aula te preocupam? Conheça três desvantagens da inserção de recursos tecnológicos e saiba como solucionar.

Pouco contato com o mundo físico

A tecnologia na educação pode contribuir para o isolamento das relações físicas. Dessa forma, as instituições educacionais precisam incentivar a interação entre os estudantes. Por exemplo, incluir esportes de prática coletiva como futebol e vôlei, formar grupos de leitura e até voluntariado.

Falta de infraestrutura

Uma das barreiras para a inclusão de tecnologia em sala de aula está na falta de infraestrutura. Por isso, é preciso preparar o ambiente com instalação da rede elétrica e de internet para receber computadores e lousas digitais, por exemplo.

Falta de formação do professor

Muitos professores têm receio de como usar a tecnologia em sala de aula, por isso é importante preparar a equipe de educadores. Outro ponto importante é que eles podem contar com a orientação das empresas de soluções educacionais como a MOVPLAN.
Tecnologia em sala de aula

Veja os benefícios do uso da tecnologia em sala de aula

Há muitos benefícios para o uso de tecnologia em sala de aula, como tornar a aprendizagem mais prática, lúdica e dinâmica. Além disso, permite o engajamento dos alunos com o conteúdo e desenvolvimento das habilidades criativas.
Entre os benefícios da tecnologia em sala de aula está o aumento da retenção de conteúdo que pode ser obtido pelo uso da lousa digital. O benefício foi comprovado por William Glasser, com a Pirâmide do Aprendizado, que mostra que o índice de absorção pode aumentar em 50% quando existe uma atividade audiovisual interativa com os alunos.

Quais são os desafios enfrentados na inserção da tecnologia em sala de aula?

Apesar dos diversos benefícios da tecnologia em sala de aula, as instituições de ensino encontram desafios como o medo da mudança. A realidade pode ser transformada com a capacitação dos educadores para a importância da tecnologia e para o uso da ferramenta em si.
Entres os desafios também está a falta de infraestrutura e a busca pelo melhor custo-benefício. Por isso, é preciso encontrar empresas sérias e consolidadas no mercado para oferecer o suporte necessário quando o assunto é tecnologia em sala de aula.

Saiba dicas de como incluir a tecnologia em sala de aula

Agora que você já conhece a importância da tecnologia em sala de aula, pode estar se perguntando: como inserir recursos tecnológicos na instituição de ensino? Há diversas formas de tornar o processo de inserção de tecnologia mais prazeroso para os estudantes e alunos.
Entre as principais dicas para implantar a tecnologia em sala de aula está diminuir a insegurança, proporcionar o diálogo e contar com empresas de soluções educacionais confiáveis. Confira três dicas da MOVPLAN para você que quer inovar no ambiente escolar.
Conheça nossas lousas digitais

Não tenha medo

É importante refletir com todos os professores sobre os benefícios que a tecnologia pode oferecer para o engajamento dos alunos. Além disso, criar um ambiente colaborativo e aberto para troca de experiências pode ser fundamental para a segurança dos educadores para o uso de tecnologia em sala de aula.

Crie ambiente colaborativo entre os alunos

A participação dos alunos pode ser um grande desafio para os professores. Por isso, ao inserir tecnologia em sala de aula, é necessário estabelecer um canal de comunicação horizontal com os estudantes, permitindo a construção de um ambiente democrático e dinâmico. Assim, os alunos podem ajudar a instituição de ensino na criação de aulas mais tecnológicas e modernas.

Lousa digitalProcure por soluções educacionais confiáveis

Além de preparar o ambiente entre professores e alunos, a tecnologia em sala de aula inclui a busca por soluções educacionais confiáveis e com custo-benefício. Ou seja, é preciso conhecer os recursos tecnológicos disponíveis no mercado e encontrar empresas com produtos de qualidade.
Tecnologia em sala de aula na educação infantil
É cada vez mais comum crianças de um ano demonstrarem habilidades surpreendentes com a tecnologia de celulares. Por exemplo, os nativos digitais conseguem navegar com facilidade no YouTube e encontram seu vídeo preferido sem ao menos saber ler ou escrever.
A importância de incluir a tecnologia em sala de aula na educação infantil está na inserção de estímulos para o aprendizado, mostrando que a inovação pode ser usada em prol da educação. Além disso, oferece mais modernidade para os métodos de aprendizagem e torna a escola mais atraente.
Vale lembrar da importância de incluir no planejamento pedagógico a inserção da tecnologia em sala de aula na educação infantil. Afinal, a inovação precisa ser utilizada de forma contextualizada para ter bons resultados para o aprendizado.
Conheça as lousas mais modernas

Tecnologia em sala de aula no ensino fundamental: saiba mais

Uma das maiores particularidades da inclusão da tecnologia em sala de aula no ensino fundamental é a duração de nove anos. Ou seja, o longo período exige um planejamento pedagógico que seja adequado para cada etapa da vida dos estudantes.
Os benefícios da tecnologia em sala de aula também envolvem aumentar o engajamento e despertar o interesse pelo aprendizado no ensino fundamental. Além disso, contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e capacidades criativas.

Dúvidas e soluções da inserção da tecnologia em sala de aula

Cada vez mais a tecnologia em sala de aula proporciona dinamicidade no ensino, mas é comum surgirem dúvidas sobre os impactos que a inclusão digital pode acarretar. Respondemos duas perguntas para você que deseja inserir a tecnologia em sala de aula:

1- Quais tecnologias em sala de aula podemos usar?

Para inserir tecnologia em sala de aula, as instituições de ensino podem adotar equipamentos como computadores e tablets. Além de acesso à internet e uso de lousa digital. A utilização de equipamentos como computadores e tablets nas salas de aula oferece um leque de oportunidades educacionais. Esses dispositivos permitem não apenas o acesso à vastidão da internet, mas também a interatividade através de aplicativos educativos e recursos audiovisuais. A lousa digital, por sua vez, possibilita uma abordagem mais dinâmica e visual do conteúdo, cativando a atenção dos alunos. Com essa combinação de ferramentas tecnológicas, as instituições de ensino enriquecem a experiência educativa, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais digital e inovador.

Lousa Interativa TecnologiaConheça a lousa digital

A lousa digital é uma tecnologia em sala de aula que suporta acesso à internet e materiais multimídia em forma de texto, imagem, áudio e vídeo. A MOVPLAN, que tem o propósito de contribuir para o avanço da educação de qualidade, já equipou mais de 20.000 salas de aula na América Latina com o recurso. Conheça as funcionalidades do equipamento:

  • Ferramentas de escrita e desenho para uso geral e criação de apresentações;
  • Gráficos e ferramentas matemáticas;
  • Captura de imagem e gravação de tela com áudio;
  • Ferramenta de reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen;
  • Reprodução de vídeos;
  • Conexão com a internet;
  • Sistema de áudio integrado;
  • Superfície impermeável exclusiva no Brasil

2- O que muda no papel do professor com a tecnologia em sala de aula?

O papel do professor era daquela aquela pessoa que apenas passava o conhecimento aos estudantes. Com a tecnologia em sala de aula, a informação pode ser facilmente encontrada pelos estudantes e o trabalho do educador é reinventado.
O professor tornou-se responsável pela união do ensino e do acesso à tecnologia em sala de aula. Ou seja, ele é responsável por mediar o compartilhamento de conhecimento e por incentivar o processo de aprendizado.

Conheça a MOVPLAN S E!

A empresa brasileira MOVPLAN, que está há mais de 20 anos no mercado educacional, está entre as principais do Brasil e exporta para toda América Latina. Os produtos são desenvolvidos para facilitar o dia a dia dos educadores e alunos, potencializando a aprendizagem e tornando a experiência produtiva e dinâmica.
Entre os diferenciais da marca está a fabricação própria do quadro interativo e diversas soluções educacionais como o Gabinete de Recarga Charge Mate, que permite o transporte, armazenamento e carregamento seguro e simultâneo de devices.
E aí, quer saber como incluir tecnologia interativa em sala de aula? Saiba mais sobre as soluções tecnológicas da MOVPLAN, entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan