Entenda como funciona as lousas digitais

Sumário

Aluno-interagindo-tablet

Entenda como funciona as lousas digitais

Como sabemos, a tecnologia tem avançado durante os anos e está presente em nosso dia a dia em quase tudo o que fazemos. Seja no seu smartphone, notebook, tablet ou em lousas digitais.

E agora a tecnologia chegou nas salas de aulas e muitos professores têm dúvidas de como funciona a lousa. Este post vai esclarecer todas essas dúvidas.

lousa digital QuadriLine QL-700 funciona como um dispositivo de entrada para o seu computador, assim como um mouse, permitindo que você trabalhe em qualquer aplicativo disponível no seu computador a partir da tela da lousa.

+ LEIA MAIS: Por que utilizar lousa digital?

Quando você toca na tela da lousa, ela detecta as coordenadas horizontal e vertical (ou x,y) do contato. O driver da lousa digital instalado no computador interpreta essas coordenadas e move o ponteiro para o ponto correspondente na tela.
Para utilizar a QuadriLine é necessário um computador e um projetor digital.

Estes equipamentos trabalham juntos formando o que chamamos de ciclo da interatividade:

  • O computador executa um aplicativo e, então, envia a imagem ao projetor
  • O projetor lança a imagem na lousa QuadriLine
  • A lousa QuadriLine age como monitor do seu computador e como seus dispositivos de entrada, ou seja, mouse e teclado, permitindo que você controle qualquer aplicativo, simplesmente tocando na tela
tecnologia lousa digital

Quando você instala em seu computador os drivers da lousa QuadriLine, o toque do seu dedo na tela se transforma em um clique de mouse, permitindo que você controle o computador a partir da lousa.

Ao tocar com os dedos a superfície da lousa, os sensores detectam a intensidade e por quanto tempo você está tocando na lousa. Assim você conseguirá arrastar, ampliar, movimentar os objetos projetados na tela da lousa sendo possível acionar até o clique direito do mouse para funções especiais do sistema.

Software Educacional QUADRIBOOK

Você também pode usufruir do gerenciador de aulas, o Software Educacional QuadriBook, que lhe oferece diversos recursos para criação e edição de aulas. Ele foi especialmente desenvolvido com ferramentas e recursos que auxiliam o professor na criação de aulas com alto impacto visual.

O software possibilita a inserção de expressões matemáticas, desenhos com auxílio de transferidor e réguas, imagens, conteúdos multimídias, objetos 3D e diversos outros recursos extremamente úteis para o dia a dia em instituições educacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email