Entenda como o uso da informática na educação impacta nos resultados

Sumário

Uso, monitoramento e controle das tecnologias formam uma das habilidades do futuro para o mercado de trabalho presentes na pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2020. O tópico é tão importante que a cultura digital também está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma das 10 competências para o desenvolvimento de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Tendências educacionais

Por exemplo, o uso da informática na educação pode contribuir para o engajamento, interesse, autonomia e aprendizado com atividades planejadas e voltadas para o desenvolvimento de competências importantes para cada indivíduo.

O uso da informática na educação já permite promover a alfabetização, letramento digital, trabalho em equipe, entre outros. Se você deseja saber mais o que é, como aplicar, como impacta e quando se iniciou o uso da informática. Continue a leitura e entenda qual a sua importância e quais as vantagens e desvantagens do uso da informática na educação.

O uso da informática na educação: o que é?

O uso da informática na educação envolve a implementação de recursos, como o computador, alinhados com os objetivos pedagógicos de aprendizado aos estudantes. Afinal, a informática tornou-se um termo popular para as tecnologias e, por isso, pode significar uso de diversos equipamentos além do desenvolvimento de outras atividades, como criação de podcast em determinada disciplina para desenvolver as habilidades de comunicação e tecnologia além do aprendizado.

Veja exemplos de tecnologias e uso da informática na educação:

  • Lousa digital
  • Notebook, tablets e outros devices
  • Robótica
  • Realidade aumentada
  • Jogos eletrônicos
  • Inteligência artificial
  • Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou sala digital
  • Entre outros

O uso da informática na educação: qual a sua importância e como ele impacta?

Especialistas já consideram o ensino alinhado com a tecnologia como uma característica do presente e do futuro das instituições de ensino. É o que comprova a pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar sobre as escolas de 2030, que devem ter inovação social, tecnológica e pedagógica e predominância do ambiente virtual.

Entre os benefícios listados para o uso da informática na educação estão: protagonismo do estudante, possibilidade de personalização, motivação, engajamento, retenção de aprendizado e habilidade em comunicação.

MOVPLAN_O Uso da Informática Na Educação_Alunos

Qual as vantagens do uso da informática na educação

O uso da informática na educação pode ter muitos benefícios pela extensa variedade de atividades disponíveis. Por exemplo, um computador com acesso à internet permite que os estudantes leiam notícias e artigos, façam chamadas de vídeo, desenvolvam trabalhos em grupo em documentos compartilhados e até façam provas.

Isso significa que, além do benefício de aprender a utilizar a informática e outras tecnologias, o estudante fica mais independente pela possibilidade de acessar materiais complementares em texto, áudio ou vídeo. Também permite que os alunos façam atividade em grupo mesmo que à distância, seja por videochamada ou espaços colaborativos.

Outros benefícios envolvem o aumento do engajamento com o uso da informática na educação já que a tecnologia já faz parte da vida dos jovens estudantes e a oportunidade de conhecer novas realidades e culturas com poucos cliques.

Entre os desafios do uso da informática na educação está a transformação do papel do professor para mediador e curador de conteúdo. Mas a questão pode ser facilmente resolvida com o oferecimento de capacitação para os profissionais e a criação de estratégias alinhadas com os objetivos de cada turma.

Para o desafio, há muitos cursos disponíveis para profissionais da educação com o objetivo de treinar para o uso da informática na educação. Conheça algumas opções para os professores e gestores escolares:

  • Uso de recursos educacionais digitais do Ministério da Educação: curso de 60 horas que envolve instrumentos de ensino e aprendizagem tecnológicos e planejamento de aulas com suporte de recursos educacionais digitais.
  • Tecnologias para a educação do Sebrae: curso de 18 horas que envolve a adaptação e formação continuada para uso de tecnologias educacionais, abordando tópicos como: uso de TIC’s nas escolas de educação básica, Google Classroom, interação entre professor e aluno, ferramentas, educação híbrida e soluções tecnológicas.
MOVPLAN_O Uso da Informática Na Educação_Aula
  • Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado): cursos de introdução à educação digital, tecnologias da educação, elaboração de projetos e redes de aprendizagem.
  • Certificações do Google for Education: cursos de treinamento básico com introdução sobre histórico do uso de tecnologias, processo de aprendizagem, sala de aula digital, recursos de comunicação, ferramentas de organização, criação de aulas, entre outros. Já o curso avançado é voltado para o uso das ferramentas digitais, personalização do ensino, otimização do fluxo de trabalho, análise de dados, entre outros. 
  • Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia do Ministério da Educação: curso de 180 horas para professores da educação básica com cinco módulos: cultura maker; ensino híbrido: características, fundamentos e planejamento; recursos educacionais digitais; recursos para ensino de inglês e espanhol e ensino de arte com tecnologias.
  • Programa de desenvolvimento profissional do Google for Education: cursos para profissionais que buscam ser instrutoras, que é voltado para o desenvolvimento de lideranças, e inovadoras, que é voltado para o desenvolvimento de projetos transformadores.

Como aplicar o uso da informática na educação, quando devo fazer uso e qual é o foco do uso?

Para aplicar o uso da informática na educação é importante buscar as opções disponíveis de recursos tecnológicos no mercado. Neste ponto, é necessário estar atento à qualidade e durabilidade das ferramentas e a assistência técnica e de vendas das empresas ou fornecedores.

Além disso, os educadores podem usar para alunos de todas as idades desde que uma estratégia seja traçada e alinhada com os objetivos de cada faixa etária. Já que as ferramentas e as práticas vão variar entre as turmas do ensino fundamental e do ensino médio.

Já o foco do uso da informática na educação vai depender dos objetivos a serem atingidos. Por exemplo: alfabetização com jogos digitais para conhecer as letras e fazer identificações, disponibilização de internet e computador para acessar conteúdos complementares da disciplina e realidade aumentada para conhecer rochas em geografia.

Quando se iniciou o uso da informática na educação no Brasil?

A história do uso da informática na educação no Brasil começou no início da década de 1970, de acordo com a Cartilha Informática aplicada à educação em parceria da Universidade de Brasília (UnB) e Ministério da Educação. O primeiro registro foi uma discussão em um evento sobre uso da informática na educação em física na USP de São Carlos.

Além disso, o documento aponta que as instituições responsáveis pelos primeiros estudos sobre o uso da informática na educação foram as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sendo que a UFRJ é considerada a primeira entidade a utilizar o computador na rotina acadêmica.

Atualmente, as instituições de ensino estão mais preparadas para uso da informática na educação como aponta o Censo Escolar 2021, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que traz dados sobre uso de tecnologias na em escolas de todo o Brasil. 

Veja alguns dados:

Ensino Fundamental

MOVPLAN_O Uso da Informática Na Educação_Lousa Digital

Abaixo vamos incluir dado sobre a quantidade de computadores disponíveis nas escolas em cada região do país.

Sul

  • Computador de Mesa: 75,9% das escolas possui
  • Computador Portátil: 51,7% das escolas possui
  • Acesso a internet: 80,3% das escolas possui

Sudeste

  • Computador de Mesa: 71,1% das escolas possui
  • Computador Portátil: 38,3% das escolas possui
  • Acesso a internet: 72,4% das escolas possui

Centro-Oeste

  • Computador de Mesa: 68,7% das escolas possui
  • Computador Portátil: 41,9% das escolas possui
  • Acesso a internet: 72,6% das escolas possui

Nordeste

  • Computador de Mesa: 36,6% das escolas possui
  • Computador Portátil: 29,6% das escolas possui
  • Acesso a internet: 36,63% das escolas possui

Norte

  • Computador de Mesa: 25,4% das escolas possui
  • Computador Portátil: 14,4% das escolas possui
  • Acesso a internet: 17% das escolas possui

Ensino Médio

Tecnologia na educação

Abaixo vamos incluir dado sobre a quantidade de computadores disponíveis nas escolas em cada região do país.

Sul

  • Computador de Mesa: 87,7% das escolas possui
  • Computador Portátil: 59,8% das escolas possui
  • Acesso a internet: 87,7% das escolas possui

Sudeste

  • Computador de Mesa: 86,1% das escolas possui
  • Computador Portátil: 43,2% das escolas possui
  • Acesso a internet: 85,9% das escolas possui
 

Centro-Oeste

  • Computador de Mesa: 79,5% das escolas possui
  • Computador Portátil: 50,9% das escolas possui
  • Acesso a internet: 85,6% das escolas possui
 

Nordeste

  • Computador de Mesa: 67,1% das escolas possui
  • Computador Portátil: 45,2% das escolas possui
  • Acesso a internet: 64,7% das escolas possui

Norte

  • Computador de Mesa: 66,7% das escolas possui
  • Computador Portátil: 29,3% das escolas possui
  • Acesso a internet: 48,8% das escolas possui
 

Como a MOVPLAN S.E. pode contribuir para o uso da informática na educação

A MOVPLAN S.E. é uma empresa líder no mercado de tecnologias educacionais, que vão desde:

  • Lousa Escolar, que é uma linha de quadros brancos de alta qualidade e diversos tamanhos,
  • Lousa Digital, que é uma solução tecnológica com acesso à internet, touchscreen, recursos audiovisuais, entre outros.
  • Soluções Integradas, que é uma linha de equipamentos que unem o tradicional com a tecnologia.
  • Gabinete de Recarga Chage Mate, que é uma linha de equipamentos para carregar, transportar e armazenar notebook e outros devices
  • Software Educacional QUADRIBOOK, que é um software exclusivo da MOVPLAN S.E. com 18 funcionalidades para aulas mais impactantes.
  • Entre outros.

A qualidade e a tecnologia MOVPLAN S.E. está presente em mais de 21 instituições de ensino, como: UniToledo; COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Colégio Queiroz Brunelli; Avenues São Paulo; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; e Grupo SEB.

Os principais diferenciais da marca são: tecnologia exclusiva, fabricação própria, instalação com equipe capacitada, treinamento das soluções para os usuários, canais de atendimento e suporte técnico. Se você deseja fazer o uso da informática na educação, fale com a nossa equipe e saiba quais são as melhores opções de tecnologia para a sua necessidade.

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