Tela retrátil interativa: o que é, como usar e como funciona

Você já parou para pensar em como a tecnologia está presente no ambiente escolar? O ensino está passando por uma transformação digital com soluções e ferramentas que potencializam a forma de aprender, a produtividade e até a organização.

Os recursos tecnológicos podem promover a autonomia do professor para a incorporação de estratégias mais eficientes e atrativas para o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens. E os benefícios são diversos quando colocamos o aluno como foco da chegada da tecnologia, proporcionando e incentivando o protagonismo e a motivação para aprender, por exemplo.

A lousa é uma das principais ferramentas presentes na sala de aula e muito comentada quando o assunto são as soluções tecnológicas. Afinal, com a evolução da lousa, que passou de verde para digital, deixamos de usar o giz e passamos a escrever em tela retrátil e interativa com o toque das nossas mãos.

Pode parecer uma realidade distante, mas o uso de lousas modernas e tecnológicas está cada vez mais próximo com as telas retráteis e interativas. Neste artigo, você vai entender o que é, como usar e como funciona a tela retrátil nas lousas escolares. Além disso, vai entender como a rotina escolar para o professor pode ser mais prática sem a montagem do data show e com a tela retrátil.

Continue a leitura e saiba como a tecnologia da tela retrátil pode ser adotada na sua instituição de ensino.

O que é e como funciona a tela retrátil ou tela retrátil elétrica?

A tela retrátil ou tela retrátil elétrica são lousas que possuem um painel deslizante para proteger uma lousa digital, tela de projeção ou até mesmo uma televisão que fica embutida. Além de oferecer a possibilidade de criar aulas mais dinâmicas com recursos visuais, é possível fechar e trancar a tela retrátil para diminuir a exposição e aumentar a proteção da lousa digital, tela de projeção ou televisão.

[+ LEIA MAIS] Veja como funciona o quadro digital para aulas online

Algumas marcas, por exemplo, possuem um painel deslizante feito sem angulação e sem quebra de escrita. Neste caso, o recurso tecnológico torna a experiência dos professores e alunos ainda melhor por garantir que a escrita na lousa branca continue igual quando a tela retrátil está fechada.

Tela retrátil: projeção ou data show?

Nós sabemos o quanto pode ser desafiador montar um aparelho de projeção ou um data show para a aula. Mas essa não precisa ser uma preocupação na sua instituição de ensino, porque a tela retrátil já possui o local preparado para receber a tecnologia da projeção. Sendo assim, o projetor terá um suporte no local adequado, proporcionando mais autonomia para que os professores usem de forma simples mais recursos atrativos para os estudantes.

Como usar a tela retrátil com lousa digital e tela de projeção embutida?

Se a sua preocupação é sobre o como usar a tela retrátil, podemos dizer que o painel deslizante torna esse processo muito mais fácil. Além da possibilidade de abrir para ver a tela de projeção ou a lousa digital embutida, é possível fechar e trancar para que não haja exposição desses equipamentos internos.

Onde instalar e como instalar a tela retrátil?

A tela retrátil pode ser instalada no local mais adequado e que atende as necessidades da instituição de ensino, professores e alunos. E o “como instalar” pode mudar de acordo com a marca adquirida. Na MOVPLAN, por exemplo, você tem uma equipe capacitada e preparada para fazer a montagem de forma adequada e que garante a durabilidade da tela retrátil.

Medida ideal da tela retrátil: como escolher?

A medida da tela retrátil é diferente pode variar de 65 até 120 polegadas.  Já a escolha do tamanho ideal varia de acordo com o ambiente que a instituição de ensino possui, por isso é importante conhecer o espaço para que você e a equipe de vendas possam escolher juntos a melhor opção de investimento.

TouchPro_Lousa_MOVPLAN

Confira a medida dos três modelos de tela retrátil da MOVPLAN com projeção lateral:

  • Projeção Lateral 65” de 3,48 m x 1,37 m
  • Projeção Lateral 77” de 4,02 m x 1,53 m
  • Projeção Lateral 82” de 4,40 m x 1,53 m
  • Projeção Lateral 87” de 4,60 m x 1,53 m
  • Projeção Lateral 94” de 4,90 m x 1,53 m

[+ LEIA MAIS] Tudo que você precisa saber sobre a lousa eletrônica: o que faz e como utilizar

Confira a medida dos três modelos de tela retrátil da MOVPLAN com projeção central:

  • Projeção Central 65” de 4,87 m x 1,37 m
  • Projeção Central 77” de 5,68 m x 1,53 m
  • Projeção Central 82” de 6,25 m x 1,53 m
  • Projeção Central 87” de 6,55 m x 1,53 m
  • Projeção Central 94” de 7,00 m x 1,53 m

Opções de tela retrátil da MOVPLAN

A empresa brasileira MOVPLAN possui três soluções exclusivas de tela retrátil: Lousa QuadriLine TouchPro, Lousa QuadriLine AudioPro e Lousa QuadriLine Retrátil. Os três modelos de soluções tecnológicas possuem tela retrátil para integração da lousa digital, televisão ou tela de projeção. Esse painel deslizante é feito sem angulação e sem quebra de escrita para que os professores e alunos tenham a melhor experiência dentro do ambiente escolar. Confira as particularidades de cada uma das opções de tela retrátil:

Tela retrátil: Lousa QuadriLine TouchPro

A tela retrátil Lousa Quadriline TouchPro é a evolução da lousa. Afinal, a invenção exclusiva da MOVPLAN une o melhor do mundo analógico e digital, porque é possível escrever na lousa digital com touchscreen e ter o apoio da lousa branca com pincel ao mesmo tempo. Mas se o professor optar por não usar a lousa digital e a projeção em algum momento da aula, é simples: é só deslizar para fechar a tela retrátil e ter uma linda lousa branca para transmitir conhecimento e construir o aprendizado.

TouchPro_Queiroz_Brunelli_MOVPLAN

Além de todos esses benefícios, a solução tecnológica deste modelo de tela retrátil ainda tem sistema de som integrado para ampliar a voz dos professores e módulo processador integrado Intel para ser tudo o que você precisa em uma só ferramenta.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar?

Tela retrátil: Lousa QuadriLine AudioPro

A empresa brasileira ainda tem outra opção de tela retrátil: a Lousa QuadriLine AudioPro. A opção possui todo o sistema de áudio integrado e espaço para você inserir uma lousa digital, tela de projeção ou televisão.

Tela retrátil: Lousa QuadriLine Retrátil

Já a Lousa QuadriLine Retrátil da MOVPLAN é preparada para você que quer incorporar todas as tecnologias da TouchPro no futuro. Ou seja, você que deseja ter um material de qualidade e deseja inserir a lousa digital ou a tela de projeção para potencializar o ensino.

Soluções tecnológicas: além da tela retrátil

A empresa brasileira MOVPLAN desenvolveu diversas soluções tecnológicas além da tela retrátil, conheça:

  • Lousa Digital: que possui o Software Educacional QUADRIBOOK para os professores criaram aulas com grande impacto visual. A solução tecnológica funciona com o touchscreen e ainda possui a possibilidade de gravar a tela e áudio para videoaulas. É ter uma lousa multimídia para potencializar o aprendizado dos alunos e dar mais autonomia para os professores.
  • Software Educacional QUADRIBOOK: desenvolvido pela MOVPLAN, a ferramenta está presente na lousa digital da marca e tem recursos que permitem a gravação de videoaulas e criação de apresentações em diversos formatos como vídeo, imagem, som e texto. Ou seja, a solução educacional possui ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
  • Gabinete de Recarga: solução educacional ideal para escolas e instituições de ensino com notebooks, netbooks, tablets e outros devices. O Gabinete de Recarga Charge Mate é um recurso tecnológico que transporta, carrega, protege e organiza os devices de forma prática e fácil.

Sobre a MOVPLAN

São 22 anos no mercado educacional atuando com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que buscam aprimorar a aprendizagem dos alunos e proporcionar ainda mais recursos para o professor transmitir o conhecimento de diversas formas. Entre os destaques da marca está a política rigorosa que garante qualidade com capacitação frequente dos colaboradores para desenvolver, fabricar, instalar e treinar sobre o uso dos equipamentos.

Escola Crescimento - Lousa QuadriLine Touch Pro - G1

Com forte presença em todo o território nacional, a MOVPLAN já exporta para toda América Latina, presente em mais de 18 mil salas de aula e com 3.9 mil clientes atendidos. Na fábrica da empresa brasileira são produzidas diversas soluções, como: lousas digitais, lousas brancas, soluções integradas, telas retráteis, carrinhos de recarga, entre outras.

Cases de sucesso da MOVPLAN

Com mais de 400 produtos tecnológicos desenvolvidos, a história da MOVPLAN conta com cases de sucesso em diversas instituições de ensino do ramo educacional. Alguns exemplos são COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e Grupo SEB.

Quer conhecer o depoimento das escolas que contam com a tecnologia das soluções educacionais da MOVPLAN? Confira exemplos que mostram como a tela retrátil e o quadro digital podem se tornar um diferencial na sala de aula, despertando o engajamento dos alunos:

Tela retrátil: quanto custa e onde encontrar?

Você deseja adquirir uma tela retrátil para a sua escola e quer saber qual é o preço dessa solução educacional? Você pode conferir todas as informações sobre diversas soluções tecnológicas e sobre as opções de tela retrátil da MOVPLAN com um time preparado para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email

×