Tudo o que você precisa saber sobre a lousa eletrônica: o que faz e como utilizar

Sumário

Você já pensou em se comunicar por cartas e aguardar semanas ou meses por uma resposta importante? A tecnologia transformou diversos aspectos da sociedade e, atualmente, temos a possibilidade de conversar em tempo real com pessoas de todo e qualquer lugar do mundo. É só ter um celular ou um notebook com acesso à internet que você consegue se conectar com as outras pessoas com apenas um toque.

Nos últimos anos, a tecnologia transformou os meios de comunicação e a educação também possui diversos recursos ainda mais eficientes. Nas lousas eletrônicas, por exemplo, podemos fazer a seguinte comparação: quadros verdes e negros são as cartas e as lousas eletrônicas são os celulares, notebooks e outros devices. Outro exemplo é o Google for Education criado para ser uma sala virtual para alunos e professores.

Ou seja, rapidez, interatividade e tecnologia podem descrever as novas soluções que temos disponíveis no mercado educacional. Continue a leitura deste artigo para entender tudo sobre lousa eletrônica, por exemplo: como funciona, qual a melhor, qual o valor, o que faz, como utilizar e muito mais.

Lousa eletrônica, lousa virtual ou lousa digital: o que fazem e como funciona?

Também conhecida como lousa digital, a lousa eletrônica é uma solução tecnológica usada em escolas, universidades ou centros de aprendizagem. Ao contrário dos quadros escritos com giz, o recurso utiliza tecnologia touch screen com acesso à internet, possui ferramentas de desenho, suporta materiais multimídia e ainda auxilia na criação de apresentações para aulas com alto impacto visual.

A lousa eletrônica revoluciona a educação ao combinar inovação e interatividade. Além das funções mencionadas, ela permite salvar o conteúdo apresentado, possibilitando a revisão posterior. Sua adaptabilidade a diferentes estilos de aprendizado e a capacidade de envolver os alunos através de recursos dinâmicos a tornam uma aliada poderosa para educadores.

Sala de aula infantil

Através da lousa eletrônica, os conceitos ganham vida por meio de gráficos, vídeos e animações, estimulando o engajamento e a compreensão profunda. Essa ferramenta representa um salto significativo rumo a uma educação mais conectada e eficaz, preparando os estudantes para os desafios do século XXI.

Benefícios da lousa eletrônica para salas de aula e empresas

A tecnologia nos insere em um mundo cada vez mais dinâmico, interativo e online. Essa realidade não poderia ser diferente nas escolas, universidades e centros de ensino. Recursos como a lousa eletrônica dão espaço para a modernização da sala de aula, além de potencializar o estudo dos alunos e o trabalho em empresas.

A experiência do aprendizado com uma lousa eletrônica é pautada pela interatividade, estimulando o multimídia. Os professores ganham recursos inovadores para ensinar com ainda mais assertividade. Dessa forma, os alunos ficam mais estimulados para se concentrar no aprendizado.

A lousa eletrônica ou digital suporta a exibição de diversas mídias, como fotos, gráficos, mapas, ilustrações e vídeos. E quando isso é adicionado ao fato de ter acesso à internet, os educadores ganham ainda mais possibilidades. Essa conectividade facilita a busca instantânea de fontes de informação em artigos, vídeos e imagens para construção do conhecimento em sala de aula. Mas não é só isso, o uso da internet também permite que professores usem ferramentas como Google Earth para viajar para qualquer lugar do mundo em um único clique.

Já para empresas, é hora de trocar a televisão pela lousa eletrônica na hora de fazer brainstorming, videoconferências e apresentações impactantes. Com o equipamento, é possível ainda utilizar PowerPoint, leitura de PDFs, pen drives e Skype.

Seja nas salas de aula modernas ou em empresas, há outra vantagem primordial: zero preocupação com sujeira de giz. A lousa eletrônica não suja como um quadro verde ou negro tradicional e nem causa alergia para os usuários. Afinal, a “lousa mágica” executa as ações que você deseja com apenas um toque de dedos.

Como desenhar na lousa eletrônica? Saiba mais!

Você deseja usar a lousa eletrônica para garantir o dinamismo que os alunos tanto pedem? A lousa eletrônica pode ser o recurso ideal quando o assunto é oferecer a tecnologia que vai despertar o interesse dos alunos. Neste sentido, um dos recursos mais procurados é fazer desenhos nas lousas eletrônicas.

Os desenhos podem ser feitos na lousa eletrônica da empresa MOVPLAN por causa do exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK. Entre os recursos estão as diversas ferramentas para desenhos, gráficos, símbolos e apresentações. Confira como utilizar a lousa eletrônica e as funcionalidades do Software.

Como utilizar software na lousa eletrônica para aulas online em casa?

A lousa eletrônica da empresa brasileira MOVPLAN, que é chamada de Lousa Digital, possui a ferramenta de captura de imagem e gravação de tela com áudio para professores darem aulas online. A funcionalidade integra o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que foi desenvolvido para o ambiente educacional.

Confira algumas funcionalidades do Software presente na lousa eletrônica da MOVPLAN:

  • Ferramentas de escrita e desenho para uso geral e criação de apresentações;
  • Gráficos e ferramentas matemáticas;
  • Captura de imagem e gravação de tela; e o melhor: com áudio;
  • Ferramenta de reconhecimento de escrita e bloqueio do touch screen;
  • Reprodução de vídeos;
  • Conexão com a internet;
  • Sistema de áudio integrado;
  • O melhor sistema touch screen disponível;
  • Superfície impermeável exclusiva no Brasil.

Lousa eletrônica: como montar, logística, treinamento e suporte

Uma das suas preocupações é com o como montar a lousa eletrônica? A MOVPLAN Soluções Educacionais possui um time próprio e altamente capacitado para deixar tudo pronto para o uso. Além disso, os equipamentos são entregues por uma equipe de logística ou pelas melhores transportadoras do Brasil.

Em relação ao treinamento é simples: oferecer capacitação completa para os usuários usarem as soluções tecnológicas de forma eficiente, explorando todas as ferramentas. Em relação ao suporte técnico, a empresa possui um time de especialistas disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, para todos os clientes. Além disso, o grupo atende em diversos canais de atendimento, como e-mail, WhatsApp, chat no site e telefone fixo.

Qual a melhor lousa eletrônica e como escolher? Veja dicas

Agora que você já conhece todos os benefícios da lousa eletrônica, precisa saber que a escolha da solução tecnológica é um investimento e, por isso, pensar em qualidade e durabilidade é muito importante para o custo-benefício. Neste caso, é preciso entender as ferramentas e especificações, como material usado e baixa reflexão.

Você ainda precisa verificar se o equipamento funciona de forma adequada, ou seja, se a lousa eletrônica possui um tempo de resposta no touch screen. Além disso, é preciso conhecer a empresa e como é feito o suporte em casos de defeito ou quebra de alguma peça. Certificar-se de que a lousa eletrônica oferece todas as vantagens é apenas o primeiro passo.

Para garantir um investimento inteligente, é crucial considerar a qualidade e durabilidade da solução tecnológica. Avalie cuidadosamente as especificações, incluindo os materiais empregados e a redução de reflexos. Verifique também se o equipamento apresenta resposta ágil ao toque, essencial para interatividade. Não se esqueça de investigar o suporte pós-compra, entendendo como a empresa lida com defeitos ou danos.

Uma vez escolhido o produto e marca ideais, dimensionar a lousa eletrônica conforme o espaço da sala de aula assegura uma integração perfeita da tecnologia ao ambiente de aprendizado. Agora que você já definiu qual é o produto e marca, é hora de escolher o tamanho ideal da lousa eletrônica de acordo com a física da sala de aula.

Conheça as lousas eletrônicas da MOVPLAN SE!

A lousa eletrônica da MOVPLAN, que é chamada de Lousa  Digital, pode ser encontrada nas seguintes opções de tamanho:

  • Projeção em tela de 55 polegadas
  • Projeção em tela de 65 polegadas
  • Projeção em tela de 75 polegadas 
  • Projeção em tela de 85 polegadas

Além disso, a lousa eletrônica pode ser encontrada com dois tipos de materiais. O aço projeção, que possui baixa reflexão da luz projetor e não tem possibilidade de escrita com marcador de quadro branco, e touch cerâmico, que também possui baixa reflexão com o adicional de possibilitar a escrita com o marcador de quadro branco.

Conheça a MOVPLAN SE!

A MOVPLAN Soluções Educacionais tem mais de 20 anos no mercado educacional, 18 mil salas de aula equipadas, 3.900 clientes e mais de 400 produtos. A empresa brasileira, que tem atuação em toda América Latina, desenvolve soluções tecnológicas focadas em potencializar o aprendizado e a educação.

Com fabricação própria, a marca possui lousas eletrônicas, convencionais e carros de recarga para devices. Confira alguns equipamentos projetados, produzidos e comercializados pela MOVPLAN:

  • Gabinete de Recarga: projetado para organizar, transportar e recarregar notebooks e tablets com praticidade e segurança.
  • Lousa Retrátil MOVPLAN TouchPro: une a lousa digital e a convencional em um único produto.
  • Lousa MOVPLAN Panorâmica: Design aplicado à função! A Lousa MOVPLAN Panorâmica tem melhor impacto visual, pois sua curvatura foi planejada para manter boa visão das extremidades da lousa em todos os pontos da sala de aula. Além disso, possui baixa formação de reflexo, alta apagabilidade e alta durabilidade.

Parceiros e cases de sucesso:

Quer saber quem já possui as lousas eletrônicas e outros equipamentos da MOVPLAN na sala de aula? Entre os clientes do setor educacional estão Senac, Escola Crescimento, Grupo SEB, GRADED, Grupo Marista, Escola Internacional Alphaville, Skill Idiomas, Avenues, Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, Colégio Renascença, Colégio Queiroz Brunelli, FAAP e Liceu Albert Sabin.

Além disso, as soluções tecnológicas da MOVPLAN estão presentes em grandes empresas, como Pearson, Pepsico, Suzano Papel e Celulose, Bayer, Chiquinho Sorvetes, Tracan e Passalacqua.

O que acha de ouvir o depoimento dos nossos parceiros que possuem lousa eletrônica e outros equipamentos? Veja só:

Qual o valor da lousa eletrônica da MOVPLAN SE?

Quer saber mais informações e qual é o valor da lousa eletrônica? Solicite já um orçamento para sua lousa eletrônica e converse com uma equipe qualificada para esclarecer suas dúvidas. E não esqueça! Nós somos credenciados pelo BNDES e temos opções de parcelamento em até 48 vezes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan