Veja como funciona o quadro digital para aulas online

lousa digital ensino híbrido

A pandemia da Covid-19 em 2020 transformou a rotina dos alunos e professores de todo o mundo. Eles tiveram que transformar o ambiente dos encontros presenciais em aulas online no ambiente virtual. No último ano, os educadores buscaram informações sobre como montar aulas que engajem digitalmente e ferramentas que potencializam o processo de aprendizagem.

Entre as principais ferramentas usadas pelas escolas em todo o mundo está o quadro digital. A solução pode potencializar o aprendizado com os alunos por despertar o interesse, proporcionar novas oportunidades e garantir a autonomia para o professor.

E neste artigo, você vai conhecer o quadro digital que é uma solução tecnológica que pode ser usada durante a pandemia para vídeo aula, aulas online ou para tornar o ensino mais interativo. Além disso, você terá todas as informações sobre o quadro digital, como benefícios, vantagens e particularidades da MOVPLAN.

Quadro digital escolar e interativo: o que é?

Lousa ou quadro digital é como pode ser chamado o equipamento usado no ambiente escolar como um recurso tecnológico e interativo. Diferente das lousas brancas convencionais, o quadro digital funciona com um celular, com o reconhecimento da escrita, com o toque dos dedos, com a tecnologia do touchscreen.

A solução educacional suporta arquivos multimídia em forma de texto, imagem, áudio e vídeo. Mas as funcionalidades não param por aí, é possível gravar aulas e utilizar ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem.

Benefícios do quadro digital

Você sabe quais são os benefícios do quadro digital no dia a dia das instituições de ensino? Por ser interativa, o quadro digital pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos por despertar o interesse em sala de aula. Isso é possível pois o recurso se assemelha com os equipamentos já utilizados pelos estudantes, como o celular e o notebook.

lousa-digital-movplan

O quadro digital ainda atrai interesse pela facilidade de buscar informação em vídeo, texto ou imagem em tempo real. Por exemplo, é possível visitar as pirâmides do Egito, ver vídeos sobre o comportamento dos animais, ver a anatomia humana e tudo o que a criatividade permitir. Parece incrível e é! Pois as aulas deixam de ser monótonas para serem muito mais interativas e engajadas.

[+ LEIA MAIS] O que é e quais os 5 tipos de ensino híbrido na pandemia para 2021

Outra vantagem do uso do quadro digital é a autonomia dos professores, que terão a possibilidade de criar aulas mais atrativas e ricas em conteúdo audiovisual. E ainda conseguem salvar as aulas e tornar a vida dos alunos mais fáceis, porque eles poderão revisitar os conteúdos abordados na aula. Ou seja, o uso do quadro digital torna o aprendizado mais inclusivo para ser mais dinâmico e interativo para que os alunos tenham mais interesse.

Qual é a história e quem inventou o quadro digital?

Muita coisa mudou desde a primeira lousa da história, o processo de criação do quadro digital contou com vários agentes propagadores de tecnologia. A humanidade utilizou o quadro-negro como uma ferramenta de baixo custo para propagar o estudo; a lousa verde que possui a cor que melhor contrasta com as demais; e a lousa branca que deixou o giz de lado para abrir horizontes para o uso de marcadores.

A evolução ainda possui a lousa de vidro que possui design moderno; e o quadro digital que permite unir estética, funcionalidades e muita tecnologia. Clique aqui para conhecer a evolução das lousas.

Como funciona o quadro digital para vídeo aula ou aulas online?

Dados do Instituto DataSenado apontam que 58% dos 56 milhões de alunos matriculados na educação básica e superior no Brasil passaram a ter aulas remotas por causa da pandemia. A pesquisa foi realizada por telefone com 2,4 mil brasileiros com 16 anos ou mais em julho de 2020.

Ou seja, metade dos estudantes brasileiros precisaram se adaptar para assistir às aulas em casa e os professores também vivem o desafio de preparar aulas online por vídeo aula. Afinal, como funciona o quadro digital no ensino remoto?

[+ LEIA MAIS] 5 (bons) motivos para você utilizar tecnologia em suas aulas

Por exemplo, o quadro digital da empresa brasileira MOVPLAN possui o recurso do Software Educacional QUADRIBOOK, que tem a funcionalidade de gravar vídeo aula e ainda possibilita o preparo de aulas com alto impacto visual. Não pense que é difícil! A equipe MOVPLAN preparou um vídeo para te provar como funciona e como é fácil gravar aulas com o quadro digital, clique aqui para assistir.

Quadro digital: funcionalidades do QUADRIBOOK

O Software Educacional QUADRIBOOK está presente nos quadros digitais da MOVPLAN e é exclusivo da marca. Com o recurso, os professores possuem ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem. Confira todas as funcionalidades do quadro digital:

  • Ferramentas de escrita e desenho para uso geral e criação de apresentações;
  • Gráficos e ferramentas matemáticas;
  • Captura de imagem e gravação de tela com áudio;
  • Ferramenta de reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen;
  • Reprodução de vídeos;
  • Conexão com a internet;
  • Sistema de áudio integrado;
  • Superfície impermeável exclusiva no Brasil.

Quadros digitais da MOVPLAN

A qualidade e tecnologia podem ser encontradas nos quadros digitais da MOVPLAN que podem ser encontrados nas versões de 65, 77, 82, 87 e 94 polegadas para as duas superfícies: aço magnético e aço cerâmico. Conheça as diferenças dos quadros digitais:

  • Superfície em aço magnético: tem tecnologia de baixa reflexão, mas não tem a possibilidade de escrita com marcador de quadro branco convencional.
  • Superfície em aço cerâmico: tem tecnologia de baixa reflexão de luz com a possibilidade de escrita com o marcador de quadro branco.

Além disso, o quadro digital da MOVPLAN possui diversas vantagens quando comparadas com as concorrentes. Por exemplo, usa sensor com câmeras com menos componentes e que são fáceis de trocar e ficam protegidos para diminuir o risco de defeito ou quebra. Já os concorrentes usam barras de LED com centenas de componentes pequenos que dificultam o reparo.

[+ LEIA MAIS] Sala de aula digital: o que é e como criar?

Outro destaque do quadro digital é o índice de assistência técnica de 0,2% com dois anos de uso, precisão do touch de menos de 1 mm e tempo de resposta de menos de 6 ms. E não podemos esquecer de destacar que como a MOVPLAN é fábrica, a empresa possui estoque pronta entrega para todos os componentes dos produtos.

Como transformar o seu quadro branco em lousa digital?

A MOVPLAN ainda possui a Lousa QuadriLine TouchPro que é uma solução tecnológica desenvolvida para unir o quadro branco convencional com a digital. Ou seja, é possível que uma lousa branca se transforme em um quadro digital.

Como montar um quadro digital?

Se o seu quadro digital for da MOVPLAN, a montagem fica sob a responsabilidade de uma equipe exclusiva e capacitada para instalar o equipamento como você precisa. Ou seja, você não precisa saber como montar um quadro digital, pois fazemos isso para você. E não é só isso: nossa equipe prepara uma capacitação completa para que você e sua equipe possam aproveitar todos os benefícios da solução educacional.

Quadro digital: conheça a MOVPLAN

São mais de 20 anos de história para a empresa brasileira MOVPLAN e diversos produtos projetados para o mercado educacional com exportações para toda América Latina. Além de ter tecnologia própria para o desenvolvimento das soluções, a marca possui uma equipe preparada para a fabricação, instalação dos equipamentos e capacitação para os clientes que irão usar as tecnologias.

comparativo concorrencial da lousa digital

Soluções tecnológicas para o mercado educacional

A empresa brasileira MOVPLAN desenvolveu o quadro digital e outros recursos para a implementação de soluções educacionais e tecnológicas para otimizar os processos de aprendizagem dos alunos e potencializar a presença do professor. Conheça mais informações sobre o software e sobre o gabinete de recarga:

  • Software Educacional QUADRIBOOK: presente em todos os quadros digitais, o recurso permite a gravação de vídeo aulas e criação de apresentações com alto impacto visual. Mas as vantagens não param por aqui: a solução educacional possui ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
  • Gabinete de Recarga: instituição de ensino com notebooks, netbooks, tablets e outros devices? Já pensou em como transportar, carregar e organizar com facilidade? O Gabinete de Recarga Charge Mate é uma solução tecnológica que transporta, carrega e organiza os devices.

Cases de sucesso da MOVPLAN

A qualidade MOVPLAN já está presente em mais de 18 mil salas de aula, 3.900 clientes atendidos e mais de 400 produtos tecnológicos desenvolvidos. A trajetória é marcada por diversas instituições de ensino do ramo educacional, entre elas estão COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e Grupo SEB.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar?

Os impactos positivos do uso das soluções educacionais da MOVPLAN, como o quadro digital, proporcionou engajamento dos alunos e mais recursos para os professores no Colégio Liceu Monteiro Lobato de Araraquara (veja aqui); com facilidade para transportar e carregar devices na Avenues de São Paulo (veja aqui); e com o dinamismo e interativa com a lousa eletrônica no Colégio Renascença de São Paulo (veja aqui).

Quadro digital: quanto custa e onde encontrar?

Você deseja adquirir um quadro digital para a sua escola e quer saber qual é o preço dessa solução educacional? Você pode conferir todas as informações sobre diversas soluções tecnológicas da MOVPLAN com um time preparado para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com a gente!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email

×