Gestão escolar: o que é e como implantar na pandemia

Sumário

gestao_escolar_movplan_1

A qualidade do ensino é uma das questões mais importantes para o setor educacional e a gestão escolar é a base para se certificar que todos os processos vão garantir o aprendizado dos estudantes. O profissional responsável pela gestão escolar coordena pilares importantes, são eles: pedagógico, financeiro, material e de recursos humanos.

Você quer entender o que é, qual o papel, como implantar na pandemia, qual o desafio da gestão escolar e o que esperar dos cursos online e presenciais sobre o assunto? Continue a leitura! Além disso, o nosso texto aborda qual é a importância da tecnologia para a gestão escolar e quais são as principais soluções disponíveis no mercado.

O que é gestão escolar e quais são as concepções?

A gestão escolar envolve o planejamento, estratégia e organização dos processos da educação nas escolas com o objetivo de garantir aprendizagem dos alunos e a motivação dos colaboradores. Isso significa dar sentido e oferecer caminhos para a associação dos recursos materiais e humanos de uma instituição de ensino.

Entre as principais características da gestão escolar está a liderança com o objetivo de incentivar o engajamento dos professores e motivar a continuidade dos estudos dos educadores. É função da gestão escolar ter um profissional que promova a comunicação, crie planos educacionais de acordo com o perfil da instituição e estabeleça conteúdo pedagógico focado na aprendizagem.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar?

Em 1996, foi publicada a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) que define e regulariza a organização da educação no Brasil com base na Constituição do país. A legislação brasileira estabelece que o ensino público deve ter uma gestão escolar democrática, abordando ainda a autonomia pedagógica e administrativa nas escolas com a gestão escolar democrática planejando ações com a participação da comunidade.

Conheça o perfil da gestão escolar na educação básica brasileira

planejamento_escolar_movplan

Considerada a maior pesquisa estatística educacional brasileira, o Censo Escolar na Educação Básica 2019, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que mais de 80% da gestão escolar é realizada por mulheres no Brasil.

Em 2020, os resultados do Censo Escolar na Educação Básica apontaram que apenas 1 em cada 10 diretores no país possui curso de formação continuada em gestão escolar com, no mínimo, 80 horas. Além disso, 88,2% dos diretores têm formação em nível superior. Vale destacar que o estudo é realizado na educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e educação profissional.

Qual o papel da gestão escolar e como funciona?

O conceito de gestão escolar é diferente da administração escolar, que é caracterizada pela gestão dos recursos materiais e financeiros das instituições de ensino. Já a gestão escolar é um termo amplo que abrange todos os processos dentro da escola para otimizar o aprendizado dos alunos e motivar os colaboradores, por exemplo. Mas qual o papel da gestão escolar?

[+ LEIA MAIS] A importância da tecnologia na educação durante e depois da pandemia

É fazer a coordenação dos recursos humanos e físicos com liderança, motivação e promoção da comunicação e engajamento. A gestão escolar costuma ser responsabilidade do diretor da escola, que é responsável por liderar o financeiro, recursos materiais e recursos humanos da instituição.

Importância dos cursos online e presenciais sobre gestão escolar

Administradores de escolas e pedagogos podem se especializar em cursos online ou presenciais sobre gestão escolar para garantir a otimização dos processos internos com o objetivo de melhorar o rendimento escolar dos alunos.

Por exemplo, os cursos de MBA costumam abordar o planejamento do trabalho pedagógico e estratégico, uso de tecnologias, saúde escolar e políticas na educação. Os cursos de MBA e especialização podem auxiliar no desenvolvimento de diversas capacidades para gestão escolar, como:

  • Liderança;
  • Coordenação de equipes;
  • Gestão de pessoas e recursos;

Gestão escolar e tecnologia: como implantar na pandemia

gestao_escolar_pandemia_movplan

A pandemia da covid-19 provocou mudanças nas salas de aula brasileiras com o fechamento das escolas e necessidade de criar métodos e processos para a manutenção do aprendizado. Neste momento, muitos diretores de escola que são responsáveis pela gestão escolar se perguntam “como implantar na pandemia?”. É preciso definir métodos e ferramentas para o ensino através de videoaulas, envio online de arquivos e comunicação digital.

[+ LEIA MAIS] O que é e quais os 5 tipos de ensino híbrido na pandemia para 2021

Alguns profissionais de gestão escolar fizeram adoção de metodologias, como o ensino híbrido que une o tradicional ao tecnológico. Um exemplo prático é o ensino semipresencial que permite o acesso a aulas e livros no ambiente virtual com aulas presenciais para o esclarecimento de dúvidas na modalidade presencial. A metodologia já é muito usada por universidades que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

Tecnologia e o desafio da gestão escolar

A gestão escolar deve estar atenta às mudanças do mundo para acompanhar tendências e modernizar processos. O caráter dinâmico pode ser um desafio para os diretores de escola que devem encontrar as melhores estratégias para garantir a otimização do processo de aprendizagem.

Um dos maiores desafios para a gestão escolar na pandemia foi a inserção de tecnologias para garantir a continuidade do aprendizado mesmo com a privação do ambiente escolar. Apesar de ser um desafio, já foi comprovado o aumento da retenção de conteúdo com o uso de soluções educacionais por William Glasser, com a Pirâmide do Aprendizado, que mostra que o índice de absorção pode aumentar em 50% quando existe uma atividade audiovisual interativa com os alunos. Sendo assim, para adotar ferramentas tecnológicas é preciso capacitar o corpo docente e aumentar a comunicação entre a equipe e os alunos.

[+ LEIA MAIS] O que é e como usar o Google for Education: Veja como aplicar na instituição

E como é o uso das soluções tecnológicas nas salas de aula brasileiras? O estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ mostrou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil.

Os resultados ainda revelam que 34% dos professores participantes acredita que o maior impacto positivo está na motivação dos alunos. Outro destaque é que 17% das respostas apontaram a melhora das habilidades cognitivas e da capacidade dos estudantes procurarem informação.

A pesquisa do Todos Pela Educação conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2017 com 4 mil professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, e Educação de Jovens Adultos (EJA) de todas as regiões do Brasil. Os resultados foram ponderados de acordo com a distribuição de docentes, seguindo dados do Censo de Educação Básica 2015 do INEP.

Como incluir soluções tecnológicas na gestão escolar?

A gestão escolar pode contar com a implementação de soluções educacionais e tecnológicas para otimizar os processos de aprendizagem dos alunos e potencializar a presença do professor na sala de aula.

[+ LEIA MAIS] Como devem ser equipadas as salas de aula modernas e inovadoras?

Confira algumas soluções educacionais e tecnológicas da empresa brasileira MOVPLAN que podem ser usadas na gestão escolar:

  • Lousa Digital: é uma ótima ferramenta para quem possui uma gestão escolar que valoriza a potencialidade da tecnologia. A lousa da MOVPLAN possui o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK que permite a gravação de videoaulas e criação de apresentações com alto impacto visual. Mas as vantagens não param por aqui: a solução educacional possui ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
  • Lousa QuadriLine TouchPro: solução tecnológica que une a lousa convencional com a digital. Isso significa que além de ter o apoio de uma lousa branca com uso de canetas para quadro branco, é possível contar com todos os recursos do Software Educacional QUADRIBOOK e da Lousa Digital.
  • Gabinete de Recarga: se a sua escola tem uma gestão escolar que aposta em tecnologia, deve contar com notebooks, netbooks, tablets e outros devices. Mas como transportar, carregar e organizar? O Gabinete de Recarga Charge Mate faz tudo isso!

Conheça a MOVPLAN

A empresa brasileira MOVPLAN possui mais de 20 anos de história no mercado educacional com exportações para toda América Latina. Somamos mais de 18 mil salas de aula equipadas, 3.9 mil clientes e mais de 400 produtos.

Vale destacar que a MOVPLAN tem tecnologia própria no desenvolvimento de todas as soluções educacionais. É isso mesmo, toda a concepção e fabricação é própria da empresa. Além disso, nossa equipe está preparada para a instalação dos equipamentos e capacitação sobre o uso para os clientes.

[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça a lei brasileira para escolas públicas

Se você tiver qualquer problema com as nossas ferramentas, não se preocupe. Temos um time de especialistas disponível em horário comercial para atendimento via WhatsApp, chat do site, e-mail ou telefone fixo.

lousa-digital-movplan-quadriline-touchpro

Entre os principais clientes do ramo educacional estão COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e Grupo SEB. Para que você conheça em profundidade todos os benefícios das soluções MOVPLAN para a gestão escolar da sua instituição de ensino, preparamos depoimentos dos nossos parceiros que usam os equipamentos, confira:

Gestão escolar: onde encontrar soluções educacionais para escolas?

Quer saber como as tecnologias educacionais podem ser aplicadas na gestão escolar da sua instituição de ensino? Saiba mais sobre as soluções tecnológicas da MOVPLAN com um time preparado para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email