O que é, como funciona, quais os principais usos e qual a melhor lousa quadro branco?

Sumário

Há ferramentas que não podem faltar quando o assunto é ambiente escolar e aprendizagem, como cadernos, tecnologias educacionais e lousa quadro branco. Por exemplo, a lousa quadro branco auxilia os estudos ao permitir organizar a rotina, fazer anotações, anotar pontos importantes, fazer desenhos, esquemas, gráficos e planilhas.

Além disso, o recurso educacional pode ser uma opção mais vantajosa pois retira o uso do giz, que provoca a formação de pó que faz sujeira e ainda pode causar alergias. Ou seja, os professores e os estudantes possuem mais qualidade no uso da lousa quadro branco quando comparamos com outras opções tradicionais.

Caneta para lousa branca

Continue a leitura para entender o que é, como funciona, quais as suas vantagens, quais seus principais usos, como escolher, quais cuidados devo ter, como instalar, qual a melhor, qual a melhor caneta para usar e onde encontrar a lousa quadro branco.

O que é lousa quadro branco e como funciona?

A lousa quadro branco é usada principalmente no ambiente escolar, mas também pode ser utilizada em casa ou em empresas. Afinal, o objetivo do uso é exibir informações em diversos formatos com o objetivo de aprendizagem e até de planejamento ou discussão de ideias. Isso é possível pois a lousa quadro branco fica bem visível para todos e permite manusear marcadores específicos fazer escritas, desenhos, esquematizações, gráficos, entre outros.

Atualmente, há diversas opções de lousa quadro branco disponíveis no mercado de soluções educacionais que se diferenciam pelo tamanho, material da superfície, estética, design, entre outros. Ou seja, os modelos buscam atender as necessidades do espaço físico e dos usuários, sejam eles do meio educacional ou empresarial.

Lousa quadro branco: quais seus principais usos?

Muito comum nas escolas e em outras instituições de ensino, a lousa quadro branco é utilizada nestes cenários como um grande caderno visível para toda a turma. Assim, o professor consegue destacar quais são os principais pontos dentro do conteúdo, faz equações matemáticas e ainda pode fazer gráficos informativos.

Já em casa, os estudantes podem usar a lousa quadro branco para anotar prazos de trabalhos, datas de provas e lembretes de tópicos para estudo. Além disso, pode organizar a vida de estudante com outras atribuições pessoais com desenho de semanas ou até do mês todo igual aos calendários.

Também é possível inserir lousa quadro branco nas empresas em locais de grande circulação para avisos e mensagens importantes, em espaços de treinamento para auxiliar na transmissão do conteúdo e até salas de reunião para a discussão de ideias e desenvolvimento do planejamento.

Lousa quadro branco: quais as suas vantagens

O uso da lousa quadro branco pode ser muito vantajoso em relação aos outros tipos de lousa tradicionais. Por exemplo, a lousa verde exige escrita com giz que ao ser pressionada para escrita solta pequenas partículas que causam sujeira e ainda pode provocar alergias. Ou seja, a lousa quadro branco pode auxiliar tanto na manutenção das salas de aula e ainda evita que os alunos e os professores tenham reações do pó solto pelo giz.

Quadros Brancos

Além disso, pode ser encontrada em superfícies coloridas além do branco, como verde e até preta. Outra vantagem é da superfície quadriculada que contribui para escrever reto, fazer desenhos, esquemas, gráficos, entre outros.

Como escolher a lousa quadro branco?

A escolha da lousa quadro branco deve levar em consideração a necessidade do usuário, seja do setor educacional ou empresarial. Por isso, é preciso entender como o recurso será utilizado e qual é o espaço que ele deve ficar para definir o modelo e o tamanho adequado em cada situação.

Já a qualidade da lousa quadro branco é outro ponto que o cliente deve sempre estar atento. Afinal, o material utilizado é responsável pela durabilidade do recurso que você irá adquirir seja do ponto de vista de cuidados, manchas na superfície, resistência e formato das quinas, entre outros.

Isso significa que você precisa tirar todas as dúvidas e ter as informações completas com o vendedor para analisar quais são as opções que mais se adequam à qualidade desejada, aos objetivos do recurso e o custo-benefício do investimento.

Quais cuidados devo ter e como instalar a lousa quadro branco?

As duas respostas variam muito em cada fabricante e vendedor. A instalação é específica para cada tipo de lousa quadro branco e, por isso, você deve alinhar a questão durante a negociação de compra.

Já os cuidados em relação à limpeza e uso devem seguir as recomendações descritas por quem produz para que você evite manchas na lousa quadro branco e tenha durabilidade. Por exemplo, o produto de limpeza e o uso da caneta e apagador específico para cada lousa quadro branco também é uma medida que auxilia na manutenção.

Qual a melhor caneta para escrever na lousa quadro branco?

A escolha da caneta e do apagador para lousa quadro branco é importante, pois está diretamente relacionada com a limpeza e pode contribuir para evitar as temidas manchas escuras. Entre as principais marcas está a marca japonesa Pentel, veja quais são os produtos disponíveis relacionadas a lousa quadro branco:

Lousa branca
  • MaxiFlo: é uma caneta para lousa quadro branco que dura três vezes mais que as convencionais com capacidade de escrita de até 1.100 metros, além de sistema de pressão de tinta, ponta redonda e está disponível nas cores preta, azul, vermelha e verde.
  • EasyFlo: é uma caneta para lousa quadro branco recarregável que escreve até 800 metros com fluxo contínuo de tinta, ponta redonda e está disponível nas cores preta, azul, vermelha e verde.
  • Apagador: o apagador de lousa quadro branco da Pentel possui seis camadas de feltro que busca evitar as sombras na superfície branca. Além disso, é leve e permite o encaixe de duas canetas.

Qual a melhor lousa quadro branco?

Entre as principais marcas fabricantes de lousa quadro branco está a MOVPLAN S.E., que é uma empresa brasileira especialista no desenvolvimento e produção de soluções educacionais. A marca possui dois modelos, veja quais são:

  • Lousa QuadriLine Slim: é o modelo de lousa quadro branco minimalista com design clean
  • Lousa QuadriLine Panorâmica: é o modelo de lousa quadro branco voltado para salas de aula grandes pelo tamanho e formato panorâmico que permite que toda a sala veja o que está escrito na lousa quadro branco.
Quadro branco grande

Os dois modelos de lousa quadro branco possuem dois tipos de materiais na superfície, veja quais são:

  • Laminado estrutural: a lousa quadro branco com essa superfície é diferente do material usado no setor moveleiro e possui durabilidade, alta apagabilidade, projeção com menos brilho e facilidade para escrita. Entre as opções de cores estão: branca, branca diagramada, verde, verde diagramada e preta.
  • Aço cerâmico: a lousa quadro branco com essa superfície branca possui baixa reflexão e permite escrita com marcador de quadro branco.

Entre os destaques da lousa quadro branco da MOVPLAN estão as quinas abauladas, que garantam mais segurança para os estudantes e professores; grande área de escrita com sistema V-invisível; resistência contra toque manual, corrosão, produtos de limpeza, situações do meio ambiente, entre outros.

Sobre a MOVPLAN S.E.

Com mais de 22 anos de história, a MOVPLAN S.E. atua no desenvolvimento e fabricação de soluções educacionais com diferencial de oferecer capacitação aos usuários, ter instalação própria, diversos canais de atendimento e suporte técnico com time de especialistas.

Além da lousa quadro branco, o portfólio da empresa conta com Lousa Digital, que funcioca com touch screen e tem acesso à internet; Lousa QuadriLine TouchPro, que une a lousa quadro branco com a digital para garantir interação e apoio da tela tradicional; Gabinete de Recarga Charge Mate, que permite recarregar, transportar e armazenar notebooks, tablets simultaneamente, entre outros.

Lousa digital

Ainda conta com a venda de projetores, marcadores e apagador para quadro branco da marca japonesa Pentel e componentes relacionados, como: Audio System, Sound Bar, módulo processador, suporte para projetor, cabo HDMI e cabo elétrico.

As soluções educacionais, como a lousa quadro branco, estão presentes em mais de 21 mil salas de aula em toda a América Latina. Entre os 3.900 clientes estão: SenacBarão de MauáRede Salesiana;  Avenues São PauloLiceu Albert Sabin; Skill; COC by Pearson; FAAP; Grupo Marista e Grupo SEB.

Quais os tamanhos da lousa quadro branco da MOVPLAN S.E.

Para atender às diversas necessidades dos clientes, a MOVPLAN S.E. fabrica lousa quadro branco em tamanhos diferentes que podem ser instalados em salas de aula, de reunião, de capacitação e até em casa.

Veja as dimensões da lousa quadro branco da MOVPLAN:

  • Lousa QuadriLine Slim: é uma lousa quadro branco disponível nas dimensões: 1,5 m x 1,2 m; 2,0 m x 1,2 m; 2,5 m x 1,2 m e 3,0 m x 1,2 m
  • Lousa QuadriLine Panorâmica: é uma lousa quadro branco disponível nas dimensões: 4,87 m x 1,37 m e 6,36 m x 1,37 m

Onde encontrar a lousa quadro branco da MOVPLAN S.E. e a caneta para quadro branco?

Se você busca por uma das opções de lousa quadro branco da MOVPLAN S.E. ou das canetas e apagador da Pentel ou deseja tirar dúvidas, entre em contato com a equipe comercial da MOVPLAN que é altamente capacitada para te auxiliar na melhor opção para cada cliente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email