Tudo o que você precisa saber sobre lousa escolar: quais os tipos, quais os principais tamanhos

Sumário

É impossível descrever um ambiente de ensino sem mencionar a lousa como recurso para transmitir informações e conhecimentos na sala de aula. Do uso do giz até o touch screen para escrever, a solução educacional abre as possibilidades e tornou-se uma ferramenta indispensável.

Continue a leitura para entender o que é, para que serve, quais os tipos, quais os principais tamanhos, porque ter uma, como usar, como limpar, quando devo trocar e quanto custa a lousa escolar.

O que é e para que serve a lousa?

A lousa é um dos itens mais utilizados nas escolas e universidades por ser um apoio para os professores, pois é uma grande placa que funciona como um caderno visível por todos os alunos da sala. Isso significa que é possível utilizar para anotações, esquemas e fluxogramas, desenhos, equações, gráficos, tabelas, entre outros.

Entre as opções mais tradicionais estão a lousa verde com escrita em giz, branca com marcadores específicos e a digital, que oferece diversas possibilidades com acesso à internet e recursos multimídia.

Além disso, há soluções integradas que unem a lousa tradicional e digital e sistema de áudio em um único equipamento. Ou seja, o mercado de soluções educacionais desenvolve diversas versões da lousa digital para atender as demandas das escolas, universidades e outros centros de ensino.

Por que ter uma e como usar?

A lousa é um recurso muito interessante de suporte para o professor durante as aulas e pode ainda ser um objeto de interação e engajamento. Por exemplo, se o professor deseja passar uma tarefa, não precisa ditar ou passar por cada aluno para explicar a atividade. Ele pode escrever e explicar para toda a sala de uma única vez.

Já quando falamos de lousa digital, os benefícios vão além com acesso à internet, ferramentas para aprimorar o impacto visual das aulas e ainda a possibilidade de exibir arquivos em texto, áudio e vídeo. Ou seja, mais motivação, engajamento e possibilidades.

O como usar vai depender do tipo de lousa escolhida, mas a verde é com escrita em giz, a branca com marcadores próprios, digital com o toque dos dedos e a solução integrada mistura a branca com digital. O interessante é que empresas como a MOVPLAN S.E. oferecem treinamento para os usuários utilizarem as opções tecnológicas da lousa com toda a potencialidade.

Lousa digital

Quando foi criada e qual é a evolução da lousa?

A história da criação da lousa está intimamente ligada ao avanço da comunicação, por isso especialistas consideram que uma das primeiras lousas foram as paredes das cavernas há mais de 30 mil anos. Na época, os seres humanos desenhavam a sua rotina para tratar a história do seu povo.

Com o passar dos anos, a criação das escolas e a origem da linguagem escrita permitiu o avanço dos antecessores da lousa que conhecemos hoje em dia. Por exemplo, uma das primeiras versões foi a lousa em argila, usada há aproximadamente 2 mil anos A.C., que o professor escrevia e o aluno copiava e os escritos podiam ser apagados diversas vezes já que a argila era usada molhada. Já na década de 1750 surgiu a lousa de ardósia que era como um caderno individual para cada estudante.

Uma das grandes evoluções foi no início do século 19 quando surgiu a famosa lousa ou quadro negro. Ao contrário das versões anteriores, a lousa negra era grande para que todos os alunos pudessem ler e copiar o conteúdo de uma única vez. A próxima evolução da lousa foi em 1950 com a lousa verde, que permitiu ampliar o uso das cores de giz já que antes era restrito para a cor branca.

Após a lousa verde, surgiu a lousa branca em 1960 que permitiu deixar de usar o giz, ou seja, sem pó para causar sujeira e alergia. Já em 1990 foram desenvolvidas as primeiras lousas digitais, que permitiram ampliar a interação dentro da sala de aula.

Quais os tipos de lousa?

São diversas inovações que marcam a história da educação e as lousas permitiram o aumento de possibilidades para potencializar e diversificar o aprendizado, atendendo diversas necessidades.

Veja quais os tipos de lousa são mais comuns atualmente:

  • Lousa verde: é uma opção de lousa tradicional com uso de giz de qualquer tonalidade.
  • Lousa branca: apesar de ser uma opção tradicional, é mais moderna que a lousa verde por deixar de lado o uso do giz, que gera pó e pode provocar sujeira e alergias. Para escrever na lousa branca é necessário ter um marcador específico que, normalmente, é encontrado em diversas cores, como: preto, verde, azul e vermelho.
  • Lousa branca para projeção: são as características da lousa branca, mas com superfície com menos reflexo na hora da projeção.
  • Lousa digital: é como ter um grande computador na frente da sala de aula, ou seja, diversas opções como: acesso à internet, suporte para materiais multimídia, acesso com touch screen, entre outros.
  • Solução integrada: lousa branca e digital em uma única solução com sistema de áudio para amplificar a potência vocal dos professores.

Qual o melhor tipo de lousa?

Por ter diversas opções, é normal ficar com a dúvida de qual o melhor tipo de lousa. Mas saiba que não há uma resposta única para todas as instituições de ensino, pois a escolha vai depender da necessidade dos estudantes e dos professores. Por isso, o processo de compra deve envolver algumas etapas:

  • Entender quais são as necessidades que precisam ser atendidas com o uso da lousa
  • Conhecer a qualidade do produto e quais são as dimensões adequadas para o espaço da sala de aula
  • Pesquisar a reputação da empresa quanto ao produto, serviço de pós-venda e assistência técnica

Se você precisa de ajuda para saber em qual tipo de lousa investir, converse com a nossa equipe e tire suas dúvidas sobre as soluções educacionais.

Quais os principais tamanhos de lousa?

O tamanho da lousa vai depender do fabricante e do tipo escolhido. Confira quais são as opções de dimensão da MOVPLAN S.E.:

MOVPLAN_O que é sala de aula_Touchscreen

Lousa branca, verde e preta

Entre as opções de lousa branca da empresa brasileira MOVPLAN S.E. estão a Lousa QuadriLine Slim, que tem design minimalista, e a Lousa QuadriLine Panorâmica, que é perfeita para grandes salas.

  • Lousa QuadriLine Slim: 1,5 m x 1,2 m; 2,0 m x 1,2 m; 2,5 m x 1,2 m e 3,0 x 1,2 m
  • Lousa QuadriLine Parorâmica: 4,87 m x 1,37 m e 6,36 m x 1,37 m

O interessante da linha de Lousa Escolar da MOVPLAN S.E. é que é possível ir além do branco para a superfície. As opções também passam pelo verde, verde diagramado, preto e branco diagramado.

Lousa branca para projeção

A Lousa QuadriLine SlimProj, que é da linha Soluções Integradas, é ideal para receber projeção e pode ser encontrada em diversos tamanhos com projeção central e lateral. Varia de 3,6 até 9 metros de comprimento por 1,2 metros de largura.

Lousa digital

A Lousa Digital pode ser encontrada em opções que variam de 65 até 94 polegadas.

Solução integrada : lousa branca e digital

Já a Lousa QuadriLine TouchPro é a união da lousa branca com a digital e possui vários tamanhos, veja:

  • Projeção lateral de 65 polegadas com 3,48 m x 1,37 m
  • Projeção lateral de 77 polegadas com 4,02 m x 1,53 m
  • Projeção lateral de 82 polegadas com 4,40 m x 1,53 m
  • Projeção lateral de 87 polegadas com 4,60 m x 1,53 m
  • Projeção lateral de 94 polegadas com 4,90 m x 1,53 m
  • Projeção central de 65 polegadas com 4,87 m x 1,37 m
  • Projeção central de 77 polegadas com 5,68 m x 1,53 m
  • Projeção central de 82 polegadas com 6,25 m x 1,53 m
  • Projeção central de 87 polegadas com 6,55 m x 1,53 m
  • Projeção central de 94 polegadas com 7,00 m x 1,53 m

Como devo limpar e quando devo trocar a lousa?

A limpeza e durabilidade da lousa devem seguir as recomendações feitas pelo fabricante já que há variação do material utilizado. Além disso, cada tipo de lousa exige um cuidado adequado para garantir que a solução educacional dure pelo máximo de tempo possível.

Quais as principais vantagens das lousas da MOVPLAN S.E?

A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira com desenvolvimento e fabricação própria de soluções educacionais que buscam potencializar o processo de aprendizagem dos alunos. Entre as principais vantagens de investir em um produto da marca é instalação por equipe exclusiva, treinamento para usuários, suporte técnico e canais de atendimento por e-mail, site, telefone, WhatsApp e redes sociais.

Entre os principais cases de sucesso estão: Avenues São Paulo; COC by Pearson; Senac; UniToledo; Rede Salesiana; Grupo Marista; Colégio Queiroz Brunelli; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; e Grupo SEB.

Quanto custa uma lousa da MOVPLAN S.E.?

O valor da lousa varia de acordo com o tipo e tamanho. Se você deseja saber mais informações e quanto custa uma lousa da MOVPLAN S.E., entre em contato com a equipe e converse com um time altamente capacitado em soluções educacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email