O quadro negro escolar ainda é uma opção viável?

Sumário
MOVPLAN_Quadro_Negro_Escolar_Ultrapassado

O quadro negro escolar é usado há muitos anos como uma ferramenta para anotações, escritas e desenhos durante as aulas. Mas as inovações proporcionaram o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendem todas as necessidades dos educadores.

Apesar da evolução dos recursos para as salas de aula, muitas instituições de ensino ainda usam o quadro negro escolar.

Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o quadro negro escolar. Passando por quando e onde foi criado, quanto pesa, como cuidar e se ainda é viável.

Quando foi criado e onde foi criado quadro escolar?

A lousa surgiu há muitos anos como uma inovação no processo de aprendizagem nas escolas.

Entre os primeiros registros de ferramentas para escrita nas instituições de ensino está o tablete de argila individual, na Babilônia. O recurso era usado úmido para dar a possibilidade de reescrever quantas vezes fossem necessárias, e depois queimado para registrar o conteúdo ali escrito.

Após a argila, surgiu a lousa de pedra de ardósia usada em versões individuais e, depois, foi o quadro negro escolar, que representou uma grande inovação dos anos de 1800.

O quadro negro era uma pedra de ardósia grande na frente de todos os alunos, ou seja, o professor não precisava passar o conteúdo individualmente mais.

De 1800 para cá, a sociedade vivenciou a lousa verde, branca, digital e diversas outras soluções integradas que potencializam o ensino.

O modelo pode variar de acordo com as preferências do professor e das instituições, mas as inovações digitais tornaram o ensino mais tecnológico, motivador e engajador.

Existe diferença entre quadro negro escolar e lousa branca?

Além da cor, o quadro negro e a lousa branca são opções de lousa escolar com diferenças quanto ao material da superfície.

No caso do quadro negro escolar a escrita deve ser feita com giz, e isso acaba resultando em muita sujeira, por causa do pó do giz quando a escrita é apagada, e crises alérgicas em professores e alunos pelo mesmo motivo!

A lousa branca escolar feita pela MOVPLAN S.E. tem dois tipos de superfície:

Laminado estrutural: não é igual ao utilizado no ramo moveleiro! Ele é pensado especialmente para o segmento educacional, com alta apagabilidade, durabilidade incomparável, projeção com menos brilho e facilidade para escrita.

Aço Cerâmico: A união entre a baixa reflexão do projetor e a possibilidade da escrita com o marcador de quadro branco.

Isso garante praticidade aos professores porque eles podem escrever com marcadores para quadro branco evitando sujeira e problemas de saúde.

Levando tudo isso em consideração, é necessário conversar com toda equipe e entender as reais necessidades dos professores para o dia a dia da sala de aula. Assim, é possível investir os seus recursos de forma assertiva em uma solução educacional que não seja ultrapassada.

movplan-lousa-quadriline-slim

Principais qualidades do quadro negro escolar

Qualidade não é a melhor palavra par se usar quando estamos falando do quadro negro escolar. “Mas por que?”, porque ele está ultrapassado! O quadro negro escolar ainda pode ser o recurso mais comum em salas de aula por ter baixo custo, mas isso não é um argumento para citar como qualidade, lembre-se do ditado “o barato sai caro”. 

Um quadro negro escolar limita o trabalho do educador. Ele não tem nenhum recurso além do uso do giz, que acaba fazendo muita sujeira por conta do pó na hora de escrever e, principalmente, na hora de apagar. Além isso esse pó de giz causa crises alérgicas nos professores e também nos alunos! 

Convenhamos, qual a vantagem nisso? Alunos e professores com crises de espirro e nariz coçando não é, nem de longe, algo que possamos apontar como qualidade, concordam? 

Qual cor é o quadro negro?

A partir do nome “quadro negro escolar” já conseguimos descobrir uma das possibilidades de cores de superfície que é o preto. Além do preto o quadro negro escolar também pode ser encontrado com superfícies de cor verde-escuro.

Ambas superfícies são difíceis para os professores na hora de escrever, como as lousas são escuras eles precisam colocar mais força na hora de escrever com o giz porque os alunos podem ter dificuldades para enxergar. 

 Além disso eles ficam limitados as cores claras dos gizes, então quando precisam fazer um desenho ou um gráfio para ilustrar alguma informação tem dificuldades para colorir o quadro, dessa foma o nível de retenção de conteúdo dos alunos fica prejudicado, já que não vão conseguir distinguir entre as cores usadas. E não é bom ter problemas de comunicação durante as aulas, não é mesmo?

Quadro negro escolar: quanto pesa e como é feito?

Antigamente, o quadro negro escolar era feito em folhas finas de ardósia preta ou cinza-escuro. Com o passar do tempo, passaram a ser confeccionados em madeira escurecida e cobertos com tinta à base de porcelana.

O quadro negro escolar também passou por modificações e, dentre elas, podemos destacar a alteração de cor. Os fabricantes começaram a fazer o quadro negro com tinta esmaltada de porcelana verde sobre uma base de aço.

A moldura do quadro negro escolar é geralmente feita de madeira, assim como o suporte para colocar os gizes e apagadores, o que tornou o produto extremamente pesado.

MOVPLAN_Quadro_Negro_Escolar_Inviável

Qual o melhor: quadro negro escolar ou lousa branca escolar?

Como especialistas na produção de soluções educacionais tecnológicas e inovadoras, nós não recomendamos o uso do quadro negro escolar. Porque se tornou ultrapassado! Já existem varias opções de lousas como as brancas, digitais e também soluções integradas que atendem as necessidades das instituições de ensino sem qualquer problema! 

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

MOVPLAN_Lousa_EscolarLousa Branca Escolar da MOVPLAN S.E. é projetada nos mínimos detalhes em termos de função e design. Existem dois modelos:

Lousa Quadriline Slim: maior área de escrita em um projeto clean e minimalista.
Lousa Quadriline Panorâmica: possui um grande campo de visão.

MOVPLAN_Lousa_DigitalLousa Digital é um quadro escolar que suporta materiais multimídia, ou seja, vídeos, áudio, texto e imagem. Além disso, possui acesso à internet e funciona sem uso de giz ou caneta por ser touchscreen. 

Existem cinco tamanhos com opções Full e Wide Screen para você escolher o que melhor se adapta as necessidades dos professores e alunos da sua instituição de ensino. 

MOVPLAN_Soluções_IntegradasAs Soluções Integradas desenvolvidas pela MOVPLAN S.E. consistem em um produto com duas lousas. Ou seja, tem a lousa branca tradicional e a digital no mesmo equipamento. Dessa forma é possível ter tecnologia sem deixar de usar aspectos tradicionais.

Atualmente existem três opções de soluções integradas no portfólio de soluções educacionais da MOVPLAN S.E.:.

Lousa QuadriLine TouchPro: Uma invenção exclusiva MOVPLAN S.E., presente nas melhores escolas do país.
Lousa QuadriLine AudioPro: Para quem não aguenta mais cabos de microfone quebrados.
Lousa Retrátil TouchLed: O SUPER LANÇAMENTO DA MOVPLAN S.E.

Qual o tamanho ideal pra um quadro negro escolar?

Em relação ao quadro negro escolar nós não indicamos nenhum tamanho! É um tipo de lousa escolar que já foi muito útil no passado, mas agora é a vez das soluções educacionais inovadoras!

Se a sua instituição de ensino ainda prefere opções mais convencionais as lousas brancas são ideais. Você pode escrever com os marcadores e vai evitar sujeiras na sua sala de aula. Confira abaixo os tamanhos das lousas brancas escolares produzidas pela MOVPLAN S.E.

Lousa QuadriLine Slim

  • 1,5 m x 1,2 m
  • 2,0 m x 1,2 m
  • 2,5 m x 1,2 m
  • 3,0 m x 1,2 m

Lousa QuadriLine Panorâmica

  • 4,87 m x 1,37 m
  • 6,36 m x 1,37 m

Quem vai estabelecer qual o melhor tamanho, ou qual o tamanho ideal é você. Analisando as necessidades dos seus educadores e também a estrutura física das suas salas de aula.

Como cuidar e como limpar um quadro negro escolar

Cuidar e limpar um quadro negro escolar parece simples, mas, na verdade, não é. A limpeza do quadro negro escolar pode ser feita de duas maneiras: pano com água ou apagador de madeira. 

Pano com água é uma opção mais simples, mas a longo prazo você acaba estragando o quadro negro escolar, lembra que ele tem um moldura de madeira? Madeira e água não combinam bem. 

Outra opção é o apagador, mas é nessa opção que o pó do giz aparece e como resultado você tem uma sala de aula suja, e professores e alunos com crises alérgicas. Venhamos e convenhamos, nenhuma das duas opções é viável, não é mesmo?

Quando você tem uma lousa branca escolar na sua sala de aula, você escreve nela com marcadores Pentel e pode apagar com um apagador simples de feltro. Não causa manchas na lousa, não causa sujeira na sala de aula, não prejudica a saúde de alunos e professores.

Além de produzirmos lousas brancas escolares, nós também somos representantes oficiais da Pentel no Brasil. Ou seja, você consegue garantir todos os produtos e equipamentos que você precisa para uma sala de aula completa em um só lugar. 

Conheça a MOVPLAN S.E.

Totalmente brasileira, a MOVPLAN S.E. é uma empresa com foco no desenvolvimento e fabricação de soluções para o setor educacional. Além da produção própria, a marca preza pela qualidade dos produtos e pelo atendimento ao cliente com capacitação e suporte técnico.

São mais de 20 anos de história e mais de 21 mil salas de aula que levam a marca MOVPLAN S.E. com produtos como o quadro negro escolar e das lousas branca e digital. O resultado é a presença em grandes nomes do setor educacional no Brasil e em toda a América Latina, como: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São PauloSkill; FAAP; e Grupo SEB.

Conheça o portfólio, que não possui o quadro negro escolar, mas possui as melhores soluções educacionais modernas  inovadoras para sua sala de aula:

Onde comprar quadro negro escolar e outras lousas?

Em relação ao quadro negro escolar, nós não vamos conseguir ajudar. Mas se você quer investir em soluções educacionais que realmente vão transformar o ensino da sua escola, facilitar a vida dos seus educadores e promover experiências únicas de aprendizado com os seus alunos, aí sim, a MOVPLAN S.E. é perfeita para isso!

Entre em contato com um time capacitado para buscar as melhores tecnologias para potencializar o processo de aprendizagem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan