Lousa interativa: qual a melhor e como saber se é a ideal par ao meu espaço e instituição

Sumário

A lousa interativa pode ser benéfica para aumentar o engajamento e interesse dos estudantes, além de ser um recurso importante para ampliar os estímulos durante o processo de aprendizagem. Por exemplo, é possível ter acesso à internet, utilizar vídeos e áudios, acessar jogos digitais, entre outros.

Continue a leitura do artigo para entender o que é lousa interativa e quais as suas vantagens, como instalar, qual a melhor e onde encontrar. Além disso, pode tirar dúvidas como: quais cuidados devo ter e como saber se é a ideal para o meu espaço e para a minha instituição.

O que é lousa interativa e quais as suas vantagens?

A lousa na sala de aula é uma ferramenta muito importante para compor o ambiente escolar e corporativo, pois possui funcionalidades que auxiliam no processo de aprendizado, nas apresentações e nas discussões de ideias. Quando o assunto é a lousa interativa é possível ter acesso a diversos recursos com o simples toque dos dedos.

Veja algumas ferramentas presentes na lousa interativa:

  • Desenho e esquematizações
  • Texto para resumos e anotações
  • Operações matemáticas
  • Gráficos
  • Acesso à internet para mecanismos de busca, mapas, jogos digitais, entre outros
  • Suporte para arquivos multimídia, como: foto, texto, vídeo e áudio
  • Criação de apresentação com alto impacto visual
Lousa interativa

Ou seja, a lousa interativa funciona como um grande computador nas salas de aula ou nos ambientes de treinamento nas empresas. Entre as principais vantagens está o aumento da interação, motivação e engajamento por causa do acesso à tecnologia, que possibilita maior contato com inovações e amplia as oportunidades de aprendizado.

Outro destaque da inclusão da lousa interativa e de recursos tecnológicos está o conhecimento sobre a cultura digital, que é uma competência prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento elaborado pelo Ministério da Educação, e que é exigido em diversas profissões da atualidade.

Lousa interativa: como saber se é a ideal para o meu espaço e para a minha instituição?

É comum ter dúvidas na hora de buscar por soluções tecnológicas como a lousa interativa, pois é necessário levar em consideração o tamanho do espaço, as necessidades com o uso do recurso tecnológico, a qualidade do material utilizado e a durabilidade. Para te ajudar nesse processo, selecionamos os principais itens que devem ser levados em consideração na hora da compra de uma tecnologia educacional, veja:

  • Quais são as necessidades e objetivos com o uso da tela interativa ou outra tecnologia – defina o motivo de incluir o recurso no dia a dia da sua instituição, veja um exemplo: precisamos tornar o ensino mais atrativo para os nativos digitais e a lousa interativa vai contribuir com os recursos de acesso à internet e suporte multimídia durante as aulas.
  • Qual é a qualidade da lousa interativa ou outra tecnologia – pergunte para os vendedores sobre o material usado na fabricação do equipamento e, no caso da tela interativa, qual é o índice de defeito e precisão do touch screen. Afinal, são pontos relevantes para optar pela opção com melhor custo-benefício.
Lousa retrátil
  • Qual é o tamanho da lousa interativa ou outra tecnologia ideal para minha instituição – o primeiro passo é medir o espaço em que a lousa interativa ou outra tecnologia será inserida. Com essa informação, peça ajuda ao vendedor para escolher qual o tamanho ideal, pois há variações entre os fabricantes.
  • Qual é o suporte no pós-venda – busque por empresas que darão suporte na instalação, no treinamento, configuração e atendimento em diversos canais.

Quais cuidados devo ter com a lousa interativa e como limpar?

O uso da lousa interativa envolve cuidados tanto durante as aulas como na limpeza, mas atualmente há uma grande diversidade de produtos no mercado que variam quanto aos produtos e especificações. Dessa forma, os usuários devem seguir as recomendações enviadas pelo fabricante para garantir a boa durabilidade do equipamento.

Lousa digital

Por exemplo, o material de limpeza deve ser apropriado para evitar manchas ou mal funcionamento do touchscreen e os usuários precisam ter capacitação para manusear adequadamente cada recurso da tela interativa. Para ajudar os clientes com os cuidados necessários, a empresa brasileira MOVPLAN S.E. oferece treinamento para os professores e outros funcionários que vão utilizar a solução tecnológica.

Como instalar a lousa interativa?

A instalação da lousa interativa também é um ponto variado entre os fabricantes, seja na forma de fixação na parede ou na configuração do sistema utilizado. Por isso, pesquise se o vendedor disponibiliza esses serviços para os clientes, como é o caso da MOVPLAN S.E. que realiza a instalação e treinamento para os usuários.

Qual a melhor lousa interativa?

Entre as principais marcas de lousa interativa do mercado está a MOVPLAN S.E., que é uma empresa totalmente brasileira com 22 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de tecnologias para o setor educacional com mais de 3.900 clientes em toda a América Latina.

O reconhecimento da MOVPLAN S.E. é fruto do trabalho pautado na qualidade dos recursos tecnológicos e com o avanço da educação. Por exemplo, a lousa interativa pode ser encontrada com duas opções de superfície, sendo elas:

  • Touch projeção: superfície branca com baixa reflexão do projetor
  • Touch cerâmico: superfície branca com baixa reflexão do projetor e possibilidade de escrita com marcador para quadro branco.

Outro destaque é que a lousa interativa é equipada com o Software Educacional QUADRIBOOK, que é uma exclusividade da MOVPLAN S.E., que possui 18 funcionalidades, como: escrita, desenho, gráficos, equações matemáticas, apresentações, captura de imagem e de ensino e aplicação, reconhecimento de escrita, interação com outros softwares, caneta inteligente e caneta de objetos, atalhos para documentos e mídias, gravação de tela e áudio e de página, vídeo player, acesso à internet, criação de animações, zoom, cortina, régua, compasso, highlight, entre outros.

flipped classroom

Quando comparada com os concorrentes, a lousa interativa da marca se sobressai em parâmetros ligados à qualidade. Veja alguns:

  • Apenas 0,2% das lousas interativas da MOVPLAN S.E. apresentam defeito após 2 anos de uso contra 10% das concorrentes.
  • Já o touch screen, a lousa interativa da MOVPLAN S.E. possui menos de 1mm de precisão e menos de 6ms de tempo de resposta contra 5mm de precisão e 24ms de tempo de resposta. Ou seja, mais naturalidade na escrita para auxiliar na adaptação dos professores e alunos.
  • Para facilitar a troca e proteção das peças internas, a lousa interativa da MOVPLAN S.E. possui menos componentes e as concorrentes usam barras de LED com centenas de componentes micro.

Além disso, a lousa interativa da marca possui estoque com pronta entrega durante todo o ano e é produzida com material resistente. Isso significa que os clientes possuem mais tranquilidade quanto à defeitos ou danos no equipamento.

Solução integrada com lousa interativa

Além da lousa interativa, o portfólio da MOVPLAN S.E. possui a Lousa QuadriLine TouchPro que é conhecida como a evolução das lousas por unir a lousa interativa e a branca no mesmo produto. Ou seja, o professor pode utilizar um recurso tecnológico e ainda contar com o apoio da tela tradicional, facilitando a adaptação do corpo docente.

Além disso, a lousa possui sistema de som com entrada para microfone, módulo processador, design característico da MOVPLAN S.E., porta pincel, quinas abauladas, fechadura e painel deslizante retrátil.

Conheça a MOVPLAN S.E.

Em busca de contribuir com o avanço da educação, a MOVPLAN S.E. desenvolveu um portfólio completo formado pela linha Lousa Escolar, que integra quadros brancos minimalistas e de alta qualidade; Gabinete de Recarga Charge Mate, que permite carregamento, armazenamento e transporte simultâneo de computadores e tablets; e a linha de Soluções Integradas para quem deseja soluções completas.

Além disso, comercializa projetores, marcadores e apagador para quadro branco da marca japonesa Pentel e componentes relacionados, como: Audio System, Sound Bar, módulo processador, suporte para projetor, cabo HDMI e cabo elétrico.

Entre os clientes da marca estão grandes nomes do setor educacional, como:

Quais tamanhos de lousa interativa da MOVPLAN S.E.?

A MOVPLAN S.E. é especialista no desenvolvimento e fabricação de soluções educacionais e, por isso, possui diversos tamanhos de lousa interativa para atender as diferentes necessidades dos clientes, como as instituições de ensino e empresas.

  • Projeção de 65 polegadas: Full Screen 4:3
  • Projeção de 77 polegadas: Full Screen 4:3
  • Projeção 82 polegadas: Wide Screen 16:9
  • Projeção 87 polegadas: Wide Screen 16:9
  • Projeção 94 polegadas: Wide Screen 16:9
Tecnologia interativa

Já a Lousa QuadriLine TouchPro, que une a lousa interativa e a tradicional, é encontrada nos seguintes tamanhos:

  • Projeção Lateral de 65 polegadas: 3,48 m x 1,37 m
  • Projeção Lateral de 77 polegadas: 4,02 m x 1,53 m
  • Projeção Lateral de 82 polegadas: 4,40 m x 1,53 m
  • Projeção Lateral de 87 polegadas: 4,60 m x 1,53 m
  • Projeção Lateral de 94 polegadas: 4,90 m x 1,53 m
  • Projeção Central de 65 polegadas: 4,87 m x 1,37 m
  • Projeção Central de 77 polegadas: 5,68 m x 1,53 m
  • Projeção Central de 82 polegadas: 6,25 m x 1,53 m
  • Projeção Central de 87 polegadas: 6,25 m x 1,53 m
  • Projeção Central de 94 polegadas: 7,00 m x 1,53 m

Onde encontrar lousa interativa da MOVPLAN S.E.?

A empresa brasileira MOVPLAN S.E. possui diversas opções de soluções educacionais para instituições de ensino e empresas, como a lousa interativa e Lousa QuadriLine Touch Screen, que une o quadro branco tradicional com o digital.

Se você busca mais informações sobre as vantagens e sobre o uso da lousa interativa, entre em contato com a MOVPLAN S.E. para conversar com uma equipe capacitada em tecnologias voltadas para o aprendizado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email