Uso das tecnologias na educação: tendências, importância e perspectiva

Sumário

O uso das tecnologias na educação pode proporcionar um ambiente mais engajado, dinâmico e atrativo para os estudantes. Afinal, é possível aumentar os estímulos com ferramentas próximas da realidade das crianças e jovens que nasceram já utilizando as tecnologias.

Neste artigo, você entenderá quais são as tendências no uso das tecnologias na educação, como soluções integradas, ambiente virtual de aprendizagem, entre outros. Além disso, vai conhecer quais os desafios da inclusão das soluções e como superá-los, qual é a importância e as perspectivas do uso das tecnologias na educação e como integrar o uso das soluções inovadoras no ensino.

Qual é a importância, quais as perspectivas e quais os resultados possíveis quando há o uso das tecnologias na educação?

Especialistas já apontam que o uso das tecnologias na educação é uma tendência que fará parte do futuro das escolas, como mostra a pesquisa School in de 2030 da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar. Os resultados do estudo apontam que mais de 90% dos experts em educação entrevistados indicam que as escolas devem passar por uma inovação social, tecnológica e pedagógica em 2030. E que tal começar agora para estar mais preparado para o futuro?

Afinal, o uso das tecnologias na educação pode proporcionar benefícios importantes para o aprendizado dos estudantes. Por exemplo, os recursos oferecem maior interação e aumentam a dinamicidade das aulas com itens tecnológicos que já fazem parte da rotina das crianças e jovens.

Além disso, com o uso das tecnologias na educação é possível ampliar as possibilidades e desenvolver habilidades cognitivas e não cognitivas com ferramentas que mostram novas culturas, que estimulam o desenvolvimento da criatividade e ainda permite despertar o senso crítico e a capacidade de solucionar problemas.

Tecnologia interativa

Mas os benefícios não param por aí, já que o uso das tecnologias na educação abre a perspectiva de maior autonomia dos estudantes e personalização do ensino. Isso pode acontecer em diversos contextos como quando eles estudam em casa conteúdos complementares enviados pelos professores no meio digital, quando eles desenvolvem trabalhos que exigem argumentação como nos fóruns, entre outras situações.

Além das vantagens para os estudantes, os professores podem se beneficiar com o aumento de ferramentas disponíveis para a prática do ensino e com o uso das tecnologias na educação que aprimoram a gestão, avaliação e acompanhamento do desempenho dos estudantes.

Quais os desafios do uso das tecnologias na educação? Como superá-los?

Você já sabe que o uso das tecnologias na educação traz inúmeros benefícios, como: motivação e engajamento dos estudantes, possibilidade de oferecer o conteúdo em diversos formatos e até gerenciamento do desenvolvimento e das atividades. Mas as escolas também precisam estar preparadas para lidar com os desafios que envolvem o uso das tecnologias na educação.

Entre eles está a capacitação dos professores para entender a importância, abrir as perspectivas e saber como fazer uso das tecnologias na educação. Ou seja, seu time de profissionais precisa estar preparado para montar planos de aula que integram soluções com o ensino, explorando o melhor da tecnologia para favorecer o avanço do conhecimento.

A capacitação dos professores sobre o uso das tecnologias na educação pode ser com motivação e incentivo financeiro ou até com sugestões de opções gratuitas. Como: Tecnologias para a Educação no Sebrae que é voltado para adaptação e formação continuada e certificações do Google for Education que é voltado para profissionais que desejam trabalhar com tecnologia e inovação.

Por fim, as escolas precisam estar atentas na hora de investir nas soluções para o uso das tecnologias na educação para adquirir produtos de qualidade e duráveis. O primeiro passo é entender quais são as necessidades e os objetivos para escolha do melhor equipamento, depois é preciso conhecer o material utilizado no produto e quais são os diferenciais concorrenciais.

Além disso, o investimento deve levar em consideração o atendimento prestado pela empresa contratada. Por exemplo, se a empresa oferece treinamento para uso das tecnologias na educação, se faz a configuração correta para o uso e se tem atendimento para suporte técnico.

Quais são as tendências no uso das tecnologias na educação? Como funciona e como utilizar as soluções educacionais?

Há diversas opções de soluções no mercado quando o assunto é uso das tecnologias na educação, causando confusão para quem está decidindo em qual tendência investir. Mas nós vamos te ajudar com uma seleção de cinco soluções educacionais que podem ser incríveis para o aprimoramento do ambiente escolar.

flipped classroom

Veja quais são as tendências no uso das tecnologias na educação:

Computadores, notebooks e tablets

Já presente na rotina de muitas profissões, os devices são soluções que podem contribuir com o setor educacional com funções diversas, como: acesso à internet, jogos digitais, buscas e pesquisas, suporte para recursos multimídias, entre outros. Na prática, os estudantes podem usar notebooks, tablets e outros devices para estudos complementares, desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo e até para fazer outras atividades.

Se você utiliza notebooks e tablets como uso das tecnologias na educação pode sentir a necessidade de ter um único lugar para carregar bateria, além de transportar e organizar os equipamentos. Neste caso, os gabinetes de recarga podem ser uma ótima opção para dar mais praticidade na rotina escolar.

Entre os principais produtos do mercado está o Gabinete de Recarga Charge Mate da empresa brasileira MOVPLAN S.E. que suporta até 48 devices de até 16 polegadas. Também são compatíveis com Notebooks, UltraBooks, MacBook Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Ambiente virtual de aprendizagem

Você ainda tem a possibilidade de criar uma sala de aula no ambiente digital como parte do uso das tecnologias na educação. O recurso possibilita o uso de ferramentas de comunicação nos chats e e-mail; de dúvidas e debates nos fóruns e de interação em aulas ao vivo e remota. Além disso, é possível fazer trabalhos e atividades em documentos compartilhados, inserir as tarefas no sistema e o professor ainda consegue atribuir notas e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.

Lousa Retrátil Touchled

Entre os principais exemplos de ambiente virtual de aprendizagem está o Google Sala de Aula que permite a criação de turmas de alunos com os docentes. Assim, cria recursos para aumentar as possibilidades de estímulo dos estudantes, seja na realização de atividades virtuais ou para aumentar o senso crítico nos fóruns de debates. Por outro lado, o professor consegue ter organização no acompanhamento do desempenho da turma.

Lousa digital

Se você busca ampliar os estímulos de aprendizado dos estudos, a lousa digital pode ser uma ótima opção como uso das tecnologias na educação. Entre as principais funcionalidades estão a motivação e o engajamento nas aulas, acesso à internet, além de conseguir abrir materiais em texto, áudio, imagem e vídeo e ferramentas para criar aulas com alto impacto visual.

Entre os principais produtos do mercado está a Lousa Digital da MOVPLAN S.E. que possui alto custo-benefício com qualidade do material, precisão e tempo de resposta do touchscreen, índice de defeito baixo após dois anos de uso, por exemplo. Além disso, já vem com o Software Educacional QUADRIBOOK que é um item exclusivo da marca com 18 ferramentas diretamente relacionada com aulas mais atrativas e estimulantes do aprendizado.

Soluções integradas

Algumas escolas preferem soluções integradas para aumentar o leque de possibilidades na hora de construir o aprendizado. Entre as principais soluções para o uso das tecnologias na educação está a Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN S.E. que é exemplo de equipamento que integra a lousa digital com a branca tradicional, que funciona como um apoio para professores que gostam de manter itens tradicionais do ensino.

A TouchPro ainda possui sistema de som com entrada para microfone, módulo processador, itens de segurança como quinas abauladas, painel deslizante, design moderno e chave para fechamento do painel de lousa branca que cobre a lousa digital. Clique aqui para conhecer outros itens da MOVPLAN S.E. e incluir o uso das tecnologias na educação.

Como integrar o uso das tecnologias na educação?

A integração da tecnologia na educação deve envolver a criação de um plano de aula que contemple todas as ferramentas que serão utilizadas e o objetivo que deve ser alcançado. Para isso, os professores devem levar em consideração quais atividades podem ser substituídas pelo uso de soluções tecnológicas e como tornar essa participação mais ativa para dar mais autonomia aos estudantes. Por exemplo, jogos digitais para resolução de problemas e exibir trechos de séries e filmes que contextualizam o tema.

Lousa digital

Ou seja, os professores são fundamentais para a construção do planejamento, execução das atividades e ainda são mentores dos estudantes por serem suporte tanto para dúvidas relacionadas com a tecnologia, manutenção da seriedade para o uso das tecnologias na educação e para a aplicabilidade das ferramentas.

Onde encontrar soluções educacionais para o uso das tecnologias na educação?

Você pode encontrar soluções educacionais para uso das tecnologias na educação na empresa brasileira MOVPLAN S.E., que tem mais de 22 anos de expertise e presença em mais de 18 mil salas de aula de grandes players do setor, como: Senac; COC by Pearson; Rede SalesianaGrupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e  Grupo SEB.

Entre os diferenciais da empresa está o desenvolvimento para o uso das tecnologias na educação, fabricação própria, instalação e treinamento para os usuários, atendimento nos principais canais de comunicação (e-mail, website, telefone, WhatsApp e redes sociais); e suporte técnico.

Se você deseja incluir ou ampliar o uso das tecnologias na educação, entre em contato com o time de consultores e tire todas as dúvidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email