Soluções integradas na educação: quais tipos existem e como aplicá-las

As soluções integradas na educação podem ser sinônimo de otimização e praticidade, sendo usadas como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem como na organização da gestão escolar.

MOVPLAN_Soluções Integradas na Educação_Lousa Retráti Touchled

Neste artigo, você vai entender o que são as soluções integradas além de saber como usar, quais tipos existem, quais são as vantagens e desvantagens, quais os impactos da rotina escolar, como aplicá-las e qual a sua importância.

Boa leitura! 

O que são soluções integradas na educação, quais tipos existem e qual a sua importância?

As soluções integradas na educação são aquelas que buscam facilitar diversas atividades em uma única solução educacional. Ou seja, são inovações que unem diversas funcionalidades em um mesmo produto ou sistema com o objetivo de dar mais praticidade para alunos, professores e todos os funcionários de uma instituição de ensino.

Entre os exemplos de soluções integradas estão: lousas que unem o digital e o analógico, ferramentas de integração de dados dos alunos, mecanismo de gestão escolar e até ambientes virtuais de aprendizagem que estão integrados com as atividades presenciais.

Como usar soluções integradas no ambiente educacional?

Há diversos tipos de soluções integradas para escolas disponíveis no mercado, que vão de lousas inovadoras até sistemas que auxiliam no administrativo. Isso significa que cada solução integrada deve ser usada de acordo com a sua funcionalidade e objetivo, que deve atender às necessidades dos estudantes e dos professores.

Por exemplo, a empresa brasileira MOVPLAN S.E. desenvolveu a Lousa QuadriLine TouchPro, uma solução integrada que une a lousa digital e a tradicional em um único produto e que torna o aprendizado tecnológico mais prático. A inovação pode ser usada durante as salas de aula com exibição de arquivos multimídia, como vídeo e áudio; busca na internet em tempo real e funcionalidades para aumentar o impacto visual das aulas.

Quais as vantagens das soluções integradas?

Além das otimizações e das praticidades proporcionadas pelo uso das soluções integradas, há ainda uma grande lista de vantagens que vai depender da tecnologia adotada pela escola.

MOVPLAN_Soluções Integradas na Educação_Lousa Retrátil Touchled_Aula

Veja três exemplos de uso de soluções integradas na educação:

  • Ambiente virtual de aprendizagem: a adoção de uma solução integrada que une as aulas presenciais com atividades remotas pode contribuir para o avanço do ensino híbrido, aumento da autonomia dos estudantes e ampliação das ferramentas com reunião virtual, envio de link para leitura, criação de arquivos compartilhados, acesso à vídeos e áudios, entre outros.
  • Software de gestão escolar: a implantação de uma solução integrada pode contribuir para a organização da escola. Afinal, as ferramentas normalmente contribuem para acompanhamento de pagamentos, inscrições, notas, frequência escolar e envio de comunicados.
  • Lousas: o uso de lousa escolar como uma solução integrada pode ser muito benéfica, já que torna a aula mais atrativa e, consequentemente, chama a atenção dos estudantes. Além disso, pode facilitar a rotina para uso das tecnologias por já ter um sistema preparado, ou seja, não é necessário que o profissional de TI tenha sempre que preparar o equipamento na sala de aula pois ele já está lá montado. Sem contar as inúmeras vantagens da tecnologia na educação.

De acordo com 4 mil professores brasileiros entrevistados na pesquisa O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?, o uso de tecnologias pode contribuir com o processo de aprendizagem. Cerca de 55% dos entrevistados utilizam regularmente novas tecnologias na educação, 34% acreditam que o maior impacto positivo está na motivação dos alunos e 17% apontam melhora das habilidades cognitivas e da capacidade dos estudantes procurarem informação.

Entre os desafios de ter soluções integradas está a necessidade de capacitação e adaptação para a nova realidade. Mas é algo que pode ser solucionado com a disponibilização de cursos sobre a importância da tecnologia, treinamento sobre uso da solução integrada e até acompanhamento para que os usuários possam dar feedback sobre as percepções durante o uso das ferramentas.

Nesse sentido, as instituições de ensino podem estar atentas na busca de empresas de soluções integradas que ofereçam treinamento e suporte. Assim, minimiza possíveis problemas durante o uso e ainda terá apoio em caso de dúvidas na hora de colocar a mão na massa.

MOVPLAN_Soluções Integradas na Educação_Engajamento

Soluções integradas: quais são seus impactos na rotina escolar?

Como o nome já diz, as soluções integradas possuem o objetivo de oferecer mecanismos para dar mais praticidade ao incorporar diversas funcionalidades. Por isso, ao incluir na rotina escolar, o impacto é o de otimizar o trabalho de diversas equipes.

Por exemplo, a internet já é uma ferramenta presente na nossa vida e no ambiente escolar não pode ser diferente. Agora imagine a situação: toda vez que o professor prepara uma aula que vai usar a internet, precisa chamar a equipe de TI para a montagem e configuração dos recursos. Isso pode ser muito complicado, tanto no quesito disponibilidade quanto em praticidade.

Agora imagine um novo cenário: outra escola adquiriu uma solução integrada que une a lousa digital com a branca. E, ao ter uma aula que precisa de acesso à internet ou arquivos multimídia, o professor já terá na própria sala o projeto e todos os recursos instalados. O resultado é mais praticidade no trabalho de todos os colaboradores, recurso disponível rapidamente aos professores e 100% de usabilidade.

Já quando o assunto é soluções integradas em forma de software, o uso pode ter impacto relevante no monitoramento da gestão escolar. Afinal, é possível acompanhar diferentes dados em uma única plataforma, dando mais agilidade na tomada de decisão e aumentando o controle sobre informações importantes na rotina escolar.

MOVPLAN_Soluções Integradas na Educação_Professor

Soluções integradas: como aplicá-las?

A aplicação das soluções integradas envolve o entendimento das necessidades da instituição de ensino. A segunda etapa é a busca pelas inovações disponíveis no mercado e os gestores devem ter clareza para fazer o investimento, entendendo sobre a qualidade, durabilidade e atendimento da empresa que comercializa a solução integrada.

Além disso, as soluções integradas que irão agir diretamente no processo de aprendizagem, como as lousas, precisam estar completamente alinhadas no plano de cada turma. Por exemplo, o recurso vai ser usado na aula de história para desenvolver a habilidade de pesquisa em fontes seguras e construção do pensamento crítico para alunos do sétimo ano.

Soluções integradas para o ensino à distância ou híbrido

Seja no ensino à distância ou no híbrido, as soluções integradas podem contribuir para mais agilidade e otimização do aprendizado e dos professores. Afinal, há diversas plataformas com funcionalidades que facilitam as interações, como: salas virtuais, lousas e softwares.

Entre os exemplos está o Google Sala de Aula que é uma sala de aula virtual com diversas ferramentas para promover a comunicação entre a turma e com o professor, envio de tarefas e atividades, desenvolvimento de trabalhos e gerenciamento do desempenho estudantil. Pode ser considerada uma solução integrada por unir aspectos práticos da rotina escolar até monitoramento das atividades. Já as soluções integradas em lousas, que unem aspectos tecnológicos e tradicionais, podem ter ferramentas para gravar aulas. 

Soluções integradas da MOVPLAN S.E.

A empresa brasileira MOVPLAN S.E. desenvolveu a linha Soluções Integradas com três inovações para o setor educacional. Veja quais são:

Lousa QuadriLine TouchPro: a solução integrada possui uma lousa digital e apoio da lousa branca e sistema de áudio integrado com entrada para microfone. Além disso, é retrátil para que o professor tenha a opção de usar apenas a superfície branca com caneta.

MOVPLAN_Lousa_Quadriline_AudioProLousa QuadriLine AudioPro: a solução integrada que oferece um sistema de som integrado na própria lousa; é preparada para receber uma lousa digital, televisão ou tela de projeção; e com o design clean que é característico da MOVPLAN S.E..

MOVPLAN_LOUSA QUADRILINE SLIMPROJLousa QuadriLine SlimProj: a solução integrada é uma lousa que também funciona como uma grande tela para o seu projeto interativo. Entre os diferenciais estão: alta durabilidade, design clean, maior área de escrita e segurança com quinas abauladas. 

A MOVPLAN S.E., tem mais de 22 anos de história, e é referência no setor de soluções educacionais por ter tecnologia e fabricação própria, equipe de treinamento para os clientes, instalação própria com profissionais qualificados e canais de atendimento e suporte técnico.

Outros produtos

Além da linha Soluções Integradas, a marca possui Lousa Escolar com quadros brancos de alta durabilidade, Lousa Digital com tecnologia voltada para potencializar o aprendizado e Gabinete de Recarga Chage Mate com carros para carregamento, transporte e armazenamento de notebook e outros devices.

Cases de sucesso

A MOVPLAN S.E. está presente em mais de 21 mil salas de aula em mais de 3.900 clientes em toda a América Latina. Entre eles estão: Avenues São Paulo; COC by Pearson; Senac; UniToledo; Rede Salesiana; Grupo Marista; Colégio Queiroz Brunelli; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; e Grupo SEB.

Quer saber o que eles dizem sobre as tecnologias? Veja o depoimento dos nossos clientes:

Se você deseja conhecer mais informações sobre as soluções integradas da MOVPLAN S.E., entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores opções para a sua instituição de ensino.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email