Como usar a tela projeção retrátil e qual a diferença para a tradicional

Sumário

O setor educacional passou por mudanças nos últimos anos e a busca por soluções tecnológicas virou pauta frequente nas instituições de ensino. Entre os principais recursos disponíveis está a tela projeção retrátil, que é uma lousa com painel deslizante que protege quadro de projeção ou digital.

Continue a leitura para entender como usar a tela projeção retrátil, além de como funciona, quais os seus benefícios, quais as vantagens para o ensino, qual a diferença para a tradicional, qual a melhor, como implementá-la, como escolher a ideal e onde encontrar.

Como usar e como funciona a tela projeção retrátil?

A tela projeção retrátil é uma lousa com painel deslizante que permite a inserção de um quadro que fica protegido ao ser coberto com uma face da própria lousa. O quadro pode ser tanto de projeção que possui baixa reflexão ou digital que possui acesso à internet e diversas ferramentas.

Na opção de projeção, os professores podem inserir recursos visuais na sala de aula. Já na lousa digital é possível ter acesso à internet; exibir materiais multimídia, como vídeo, áudio e imagem; ferramentas para melhorar o impacto das aulas, entre outros. A vantagem de ser retrátil está na segurança e na preservação ao ficar fechada ou trancada, contribuindo com a durabilidade do equipamento.

Lousa retrátil

A solução educacional de tela projeção retrátil pode ser usada em escolas, universidades, centros de ensino e ambiente empresarial de treinamento ou de reuniões de planejamento. Ou seja, pode ser usada por pessoas que desejam criar um ambiente mais inovador e dinâmico voltado para aprendizado e de ideias.

Quais os seus benefícios e quais as vantagens para o ensino da tela projeção retrátil?

A tela projeção retrátil é uma solução educacional que pode proporcionar benefícios aos estudantes e ser vantajosa no processo de aprendizagem. Afinal, as tecnologias contribuem para o aumento da motivação e do engajamento dos estudantes que terão contato com um ambiente educacional mais atualizado e inovador.

Além da projeção, já existem opções de tela projeção retrátil com lousa digital que oferecem o benefício de ter acesso à internet, ferramentas diversas para aulas, jogos digitais e suporte à vídeo, texto, imagem e som. Dessa forma, é possível que o professor explore diversas possibilidades de aprendizado, incentivando o desenvolvimento de habilidades, atividades em grupo, senso crítico, comunicação e criatividade.

Tela projeção retrátil: qual a diferença para a tradicional?

Se voltarmos no tempo sobre como era a vida antes da tecnologia, podemos ver quantas transformações essa inovação nos proporcionou, como: facilidade de acesso à informação, de comunicação tanto profissional como pessoal e de conhecer outras culturas. Ou seja, avançamos em inovação e a educação também pode contar com a tecnologia como a tela projeção retrátil.

Por exemplo, a tela projeção retrátil pode unir tanto a lousa tradicional com a projeção, que adiciona o recurso audiovisual; e até a lousa digital, que integra acesso à internet e recursos multimídia. Ou seja, é possível encontrar soluções no mercado que unem o melhor do universo que já conhecemos com o futuro tecnológico que queremos construir.

Tela projeção retrátil: como implementá-la?

As soluções educacionais, como a tela projeção retrátil, devem atender aos objetivos de aprendizagem dos estudantes. Ou seja, precisam ser utilizadas de forma integrada e, por isso, devem ser incluídas no plano de aula para definir como e os motivos do uso nas atividades em sala de aula.

Tela interativa touch screen

Por exemplo, a tela projeção retrátil com lousa digital pode ser usada de inúmeras formas e o plano de aula deve especificar se o professor irá usar recursos em vídeo ou se haverá um jogo virtual educativo. Assim, é possível que a tecnologia seja inserida de forma planejada e integrada com as atividades que estão fora dos elementos tecnológicos.

Tela projeção retrátil: como escolher a ideal?

Nós sabemos que a escolha da tela projeção retrátil ideal para a sua instituição de ensino é um momento importante. Afinal, é hora de definir os investimentos em uma opção com ótimo custo-benefício. Por isso, selecionamos dicas para você que está pensando em adquirir a tela projeção retrátil, veja quais são:

  • Objetivo e necessidade: tenha clareza de quais são os objetivos e as necessidades da sua instituição de ensino com o uso da tela projeção retrátil, pois isso te ajudará a entender qual opção irá atender às suas expectativas.
  • Aspectos técnicos do produto: pesquise sobre a matéria-prima utilizada, como: qualidade e durabilidade. Além de taxa de defeito com o uso e de assistência técnica.
  • Fornecedor e fabricante: investigue sobre o fornecedor e fabricante, como: tempo de atuação no mercado, contato no pós-venda, treinamento para uso da tela projeção retrátil, montagem e instalação, entre outros.

Tela projeção retrátil: quais cuidados devo ter?

Assim como qualquer produto que adquirimos, a tela projeção retrátil possui recomendações para higienização e cuidados diários. Mas não existe uma regra única para todos os fabricantes, pois há alterações em relação aos materiais utilizados. Dessa forma, é preciso conhecer quais são as instruções do produto que será ou foi comprado.

Tela projeção retrátil: qual a melhor?

Entre as principais opções do mercado educacional para tela projeção retrátil está a Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN S.E., que é conhecida como a evolução da lousa. A solução integrada possui quadro branco tradicional e toda a tecnologia e inovação da lousa digital no mesmo produto.

Ou seja, as opções da tela projeção retrátil da empresa envolve a projeção lateral ou central, sendo que em todas as versões a lousa digital com a projeção tem um sistema retrátil de fechamento com uma face do quadro branco. O resultado é mais segurança de proteção da lousa digital e mais possibilidades de aprendizagem para os alunos, que podem ter acesso ao uso de tecnologia na educação

MOVPLAN_Tipos de lousa digital_Aluno

O painel deslizante da tela projeção retrátil ainda possui a vantagem de ter um deslizamento suave, escrita no mesmo plano. Além disso, a projeção é de curta distância com um projeto de resolução Full HD para exibição de imagens em alta resolução.

Mas os benefícios não param por aqui, conheça outros três destaques da tela projeção retrátil:

  • A tela projeção retrátil é equipada com sistema integrado de dois alto falantes de 300 watts acoplados no superior das colunas com possibilidade de uso em salas com até 100 alunos.
  • A tela projeção retrátil possui amplificador compacto de alta tecnologia.
  • A tela projeção retrátil é uma solução com módulo processador integrado e dedicado com processador Intel.

Dimensões e superfície

As superfícies da tela projeção retrátil podem ser encontradas nas opções laminado estrutural e aço cerâmico. Sendo que a primeira possui alta apagabilidade, durabilidade, projeção com menos brilho e facilidade para escrita em um material que é diferente do usado no setor de móveis. É possível escolher a versão branca e branca diagramada. Já a superfície da tela projeção retrátil possui baixa reflexão e possibilidade de escrita com marcador branco em uma superfície branca.

Outro ponto importante da tela projeção retrátil da MOVPLAN S.E. são as opções de dimensões, que vão de 3,48 m até 7 metros, veja quais são elas:

  • Projeção Lateral: 65 polegadas com 3,48 m x 1,37 m; 77 polegadas com 4,02 m x 1,53 m; 82 polegadas com 4,40 m x 1,53 m; 87 polegadas com 4,60 m x 1,53 m; e 94 polegadas com 4,90 m x 1,53 m.
  • Projeção Central: 65 polegadas com 4,87 m x 1,37 m; 77 polegadas com 5,68 m x 1,53 m; 82 polegadas com 6,25 m x 1,53 m; 87 polegadas com 6,55 m x 1,53 m; e 94 polegadas com 7,00 m x 1,53 m.

Conheça a MOVPLAN S.E.

Além da tela projeção retrátil, a MOVPLAN S.E. fabrica outras soluções educacionais, como:

  • Lousa Escolar, que são quadros brancos minimalistas de alta qualidade;
  • Gabinete de Recarga Chage Mate, que permite recarregar, transportar e armazenar diversos devices simultaneamente;
  • Projetores com venda das marcas BenQ e da Optoma;
  • Pentel com venda de canetas para quadro branco e apagador;
  • Componentes relacionados, como: Audio System, Sound Bar, módulo processador, suporte para projetor, cabo HDMI e cabo elétrico.
Lousa digital

Entre os diferenciais da empresa brasileira está o desenvolvimento e fabricação própria das soluções educacionais, como a tela projeção retrátil. Além de comprometimento com os clientes ao oferecer treinamento para os usuários, instalação com equipe capacitada, suporte técnico e atendimento nos canais de atendimento por e-mail, site, telefone, WhatsApp e redes sociais.

São mais de 22 anos de trajetória e presença em mais de 18 mil salas de aula em grandes nomes do setor educacional, como: Avenues São Paulo; COC by Pearson; Senac; UniToledo; Rede Salesiana; Grupo Marista; Colégio Queiroz Brunelli; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; e Grupo SEB.

Tela projeção retrátil: onde encontrar?

Se você deseja adquirir uma tela projeção retrátil como a Lousa QuadriLine TouchPro da MOPLAN S.E. ou tem dúvidas sobre o processo de escolha, saiba que temos um time altamente capacitado para te ajudar na escolha da melhor opção para a sua instituição.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email