Blended Learning: o que é, vantagens e como aplicar

Sumário

blended_learning_ensino_hibrido_movplan

Os últimos anos foram marcados por diversas transformações na sociedade. Neste cenário, a educação é um dos principais setores que viveram mudanças no âmbito da inovação com inclusão de novas tecnologias e formatos de aprendizado.

Entre os fatores que potencializaram a chegada da inovação está a pandemia de covid-19, que exigiu alterações na rotina escolar para manutenção das atividades. Um exemplo é o blended learning que ganhou muito destaque e especialistas já apontaram que a metodologia é uma alternativa que mudará a educação.

Continue a leitura para entender o que é blended learning e conhecer as vantagens e desvantagens do modelo de aprednizagem.

Blended learning: o que é, significado e modelos da metodologia

Também conhecido como educação híbrida ou ensino híbrido, o blended learning é uma metodologia ativa que tem como principal objetivo unir elementos presenciais e online. Entre os principais diferenciais do blended learning está a valorização do aluno como protagonista, ou seja, o estudante recebe autonomia e pratica o aprendizado colaborativo.

Nesta metodologia, é preciso que o plano de ensino seja construído de uma maneira que irá unificar o aprendizado obtido no online e no offline. Um exemplo de modelo de aplicação do blended learning é o ensino semipresencial, que o estudante realiza a maior parte das atividades no ambiente virtual, mas ainda possui aulas presenciais para dúvidas.

Além disso, o blended learning híbrido possui duas principais categorias de modelos:

  • Sustentado: mantém as características do ensino tradicional
  • Disruptivo: rompe totalmente com o ensino tradicional

gestao_escolar_pandemia_movplan

Quais são as vantagens e desvantagens do blended learning no aprendizado?

Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens do blended learning? Para adotar a metodologia no ambiente escolar, é preciso conhecer os pontos positivos e negativos para os alunos e professores.

Entre as principais vantagens do blended learning está a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, pois incentiva a interação com outros alunos e com os professores por debates, espaço para resolução de dúvidas e até fóruns virtuais.

Além disso, o blended learning aproxima a tecnologia em sala de aula, que pode aumentar o interesse dos alunos, auxiliar no desenvolvimento da criatividade e potencializar o contato com diversas culturas.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual é o papel, aplicação na prática e como utilizar?

Os principais desafios são integrar o corpo docente e os gestores para criar uma forma assertiva de adotar o blended learning. Dessa forma, o engajamento dos profissionais deve ser algo tratado como essencial para a metodologia.

Como montar o plano de aula com blended learning na prática

O blended learning deve estar presente no plano de aula para que todas as ações feitas pelo aluno no online e no offline sejam integradas. Dessa forma, no planejamento precisa constar a metodologia de ensino que será usada além dos objetivos e qual é o conteúdo que será trabalhado pelos professores com os alunos.

lousa digital interativa

Outras informações que devem ser incluídas no plano de aula para uso do blended learning são os recursos que serão utilizados, como explicitar que o estudante precisará de um computador, acesso à internet ou de um livro. Além disso, é preciso definir qual é o papel do professor e do aluno nas atividades, ou seja, definir as ações de cada agente participante.

Além disso, o plano de aula deve prever qual será o modelo de blended learning adotado pela instituição de ensino. Afinal, há diferentes formas de unir tecnologia e o ensino presencial na aprendizagem, seja com o rompimento total com os aspectos tradicionais ou com a manutenção das características do ensino.

Confira exemplos de modelos para montagem do plano de aula baseado no blended learning:

  • Sala de aula invertida: é um dos modelos mais utilizados e baseia-se em uma estrutura que inverte a forma de aprendizado convencional. A dinâmica funciona com o estudante que estuda em casa com direcionamentos do professor e já chega para aula presencial com dúvidas e realiza exercícios.
  • À La Carte: prevê que o estudante cumpra disciplinas básicas obrigatórias, mas que escolha matérias extras que irão complementar ou reforçar o conhecimento em áreas de interesse ou que sejam necessárias para os objetivos individuais. Além disso, podem ser oferecidas tanto no âmbito virtual como no presencial.
  • Laboratório rotacional: consiste na divisão da turma e alternâncias em dois momentos, sendo um deles com o professor em sala de aula para fazer exercícios e tirar dúvidas. Já a outra metade tem acesso às atividades virtuais e contam apenas com o suporte do docente.
  • Rotação por estações: outra forma de rotação dos estudantes é com a criação de estações com atividades distintas, mas que buscam complementar o conhecimento o desenvolvimento de habilidades. Assim, os estudantes vão alternando entre os ambientes com o apoio do professor como mediador.

Tecnologias para o blended learning

O estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ revelou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil. A pesquisa do Todos Pela Educação conta com a parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.

Mas como unir as tecnologias com a educação híbrida? A empresa brasileira MOVPLAN S.E. desenvolveu diversas soluções tecnológicas que podem ajudar na adoção do blended learning na educação.

Confira alguns produtos que podem facilitar o uso de tecnologia, usando a metodologia do blended learning.

Lousa Digital no blended learning

Lousa Digital da MOVPLAN S.E. possui o Software Educacional QUADRIBOOK, que permite gravar videoaula com grande impacto visual. A ferramenta é exclusiva MOVPLAN S.E. e possui diversas funções, como ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem. Além disso, tem reconhecimento de escrita, gravação de tela e áudio, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

Veja o depoimento de professores que utilizam a lousa digital no dia a dia.

Lousa QuadriLine TouchPro no blended learning

Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN S.E. é a integração da lousa convencional com a digital. Ou seja, você possui todos os recursos do  Software Educacional QUADRIBOOK da Lousa Digital com o apoio da Lousa Branca na mesma solução.

banner-touchpro

Gabinete de Recarga no blended learning

A volta às aulas no pós-pandemia exigirá cuidados com os devices nas escolas e o Gabinete de Recarga Charge Mate pode ser um diferencial para evitar o contágio com o novo coronavírus. E o melhor: com o uso da tecnologia, que é essencial para o blended learning. O produto é compatível com Notebooks, UltraBooks, MacBook Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Com a função de organizar, transportar e recarregar, o Charge Mate pode ser usado no protocolo de cuidados na higienização dos devices. Após desinfectar a superfície dos equipamentos com soluções adequadas, os devices podem ser armazenados no carrinho como parte de um processo em que todos saberão que os aparelhos presentes no Charge Mate estão higienizados!

Clique aqui e entenda como o Gabinete de Recarga Charge Mate pode ajudar na organização e mobilidade dos seus devices. 

Outras tecnologias para o blended learning

Entre as ferramentas para aplicar o blended learning nas escolas estão aquelas que permitem a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço online que armazena arquivos na nuvem e cria a opção de interação entre estudantes e professores.

[+ LEIA MAIS] O que é e como usar o Google For Education: veja como aplicar na instituição

Além disso, a instituição de ensino que deseja aplicar o blended learning pode utilizar ferramentas digitais para a comunicação entre os participantes do processo, como alunos, educadores, responsáveis pelos estudantes e gestores.

Blended learning: nós acreditamos!

A MOVPLAN S.E. possui mais de 20 anos de atuação no mercado educacional com soluções tecnológicas que buscam potencializar a eficiência e dinamismo na educação. Assista o depoimento do CEO da MOVPLAN S.E., Esdras Santana, e veja como o blended learning já é um conceito discutido na empresa.

Conheça a MOVPLAN S.E.

A MOVPLAN S.E., que tem atuação em toda América Latina, desenvolveu produtos que têm como objetivo facilitar a rotina de professores e estudantes, além de potencializar o aprendizado.

Um dos principais diferenciais da marca é a fabricação própria de lousa digital para vídeo aula. Além de outras soluções educacionais como o Gabinete de Recarga Charge Mate, que permite o transporte, armazenamento e carregamento seguro e simultâneo de devices.

Você quer saber como adquirir soluções que vão contribuir para adoção do blended learning na sua escola? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email