fbpx

Lousa digital para vídeo aula: conheça os tipos e saiba como funciona

lousa digital para video aulaO fechamento das escolas de todo o país por causa da pandemia do novo coronavírus aumentou o debate sobre a interatividade na educação. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Península, oito em cada dez professores não se sentem preparados para ensinar online.
Ainda de acordo com o estudo, 90% dos educadores relataram que nunca tiveram experiência com o ensino à distância e 55% não receberam suporte ou treinamento para trabalhar com o ambiente virtual.
Além de aumentar o debate sobre a tecnologia na educação, o fechamento das escolas apontou o despreparo da educação para se adequar e se reinventar. Neste cenário, a lousa digital para vídeo aula é um dos principais recursos inovadores para o mercado educacional.

+ LEIA MAIS: Conheça as vantagens do quadro interativo

Dados do uso de tecnologia nas salas de aula no Brasil

O estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ revelou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil. A pesquisa do Todos Pela Educação conta com a parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.
Cerca de 17% dos 4.000 professores entrevistados no primeiro semestre de 2017 apontam que o uso de tecnologias melhora as habilidades cognitivas e a capacidade dos estudantes procurarem informação. Além disso, 34% dos educadores acredita que o maior impacto positivo está na motivação dos alunos.

Lousa Interativa Tecnologia

O que é a lousa digitalizadora ou lousa digital para vídeo aula?

A lousa digital para vídeo aula, que também é conhecida como smart board ou lousa digitalizadora, é capaz de reconhecer a escrita pelo toque dos dedos. A tecnologia ainda suporta materiais multimídia em forma de texto, imagem, áudio e vídeo.
Entre as funcionalidades está a possibilidade de gravar aulas, por isso muitas instituições e educadores procuram a lousa digital para vídeo aula. Na MOVPLAN, o equipamento possui o Software Educacional QUADRIBOOK, que possibilita o preparo de aulas com alto impacto visual.

Quais são os tipos de lousa digital para vídeo aula?

A lousa digital para vídeo aula da MOVPLAN possui diversas funções como ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem. Além disso, tem reconhecimento de escrita, gravação de tela e áudio, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
A superfície da lousa digital para vídeo aula da MOVPLAN pode ser de aço magnético, que tem tecnologia de baixa reflexão, mas não tem a possibilidade de escrita com marcador de quadro branco convencional.
Já a lousa digital para vídeo aula com a superfície em aço cerâmico une a baixa reflexão de luz com a possibilidade de escrita com o marcador de quadro branco.
Além disso, o equipamento pode ser encontrado em 65, 77, 82, 87 e 94 polegadas para as duas superfícies disponíveis na MOVPLAN.
Ferramentas da lousa digital para vídeo aula: zoom, touchscreen e outras funcionalidades
Com o objetivo de levar tecnologia e interatividade para a educação brasileira, a lousa digital para vídeo aula da MOVPLAN possui diversas ferramentas para aprimorar a experiência do usuário. Entre elas está o touchscreen e o zoom, confira outras funcionalidades da lousa digital para vídeo aula:
>> Ferramentas de escrita e desenho para uso geral e criação de apresentações;
>> Gráficos e ferramentas matemáticas;
>> Captura de imagem e gravação de tela com áudio;
>> Ferramenta de reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen;
>> Reprodução de vídeos;
>> Conexão com a internet;
>> Sistema de áudio integrado;
>> Superfície impermeável exclusiva no Brasil.

Benefícios do ambiente virtual e do ensino interativo

O estudo mundial divulgado pela Future Source em 2015 apontou que apenas 2% das instituições de ensino brasileiras são equipadas com lousa digital para vídeo aula. Apesar da baixa adesão, a lousa digital para vídeo aula oferece diversos benefícios para o ensino de qualidade.
A modernização da lousa digital para vídeo aula atrai os estudantes por causa da proximidade com os equipamentos do cotidiano, como o celular. O recurso permite a criação de aulas mais amplas e dinâmicas, que pode ser fundamental para a retenção de conteúdo.
É o que prova a Pirâmide do Aprendizado, de William Glasser, que mostra que o índice de absorção pode aumentar 50% quando existe uma atividade audiovisual interativa com os alunos.

Como organizar a inserção da lousa digital para vídeo aula no ensino?

Para inserir a lousa digital para vídeo aula é necessário entender quais são as particularidades e necessidades dos alunos. Por exemplo, o ensino fundamental tem um longo período e afeta crianças de diferentes idades. Dessa forma, é preciso de um planejamento pedagógico adequado.

lousa digital interativaLousa digital para vídeo aula: como escolher, custo-benefício e preço

Escolas e outros centros de ensino já buscam a lousa digital para vídeo aula com o objetivo de tornar o ambiente educacional mais dinâmico e interativo. Mas como escolher o equipamento ideal para a sua escola?
O investimento na lousa digital para vídeo aula deve ser direcionado para um produto de qualidade. Ou seja, o ideal é analisar preços e a durabilidade do equipamento que você possui para garantir o melhor custo-benefício na hora da compra.
Além disso, é necessário verificar a estrutura física da sala de aula para a escolha do tamanho ideal. O segundo passo é conhecer as especificações, como a baixa reflexão da lousa digital para vídeo aula.
As ferramentas e funcionalidades também precisam ser levadas em consideração. Por exemplo, lousa digital para vídeo aula possui conexão com a internet, captura de imagem e gravação de tela com áudio, reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen.

+ LEIA MAIS: A importância da tecnologia nos 4 pilares da educação 

Diferenciais da MOVPLAN

A MOVPLAN é uma empresa brasileira, que está há mais de 20 anos no mercado educacional. Com atuação em toda América Latina, os produtos foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar a rotina de professores e estudantes, além de potencializar o aprendizado.
Um dos principais diferenciais da marca é a fabricação própria de lousa digital para vídeo aula. Além de outras soluções educacionais como o Gabinete de Recarga Charge Mate, que permite o transporte, armazenamento e carregamento seguro e simultâneo de devices.
Você quer saber como adquirir a lousa digital para vídeo aula? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email