Lousa digital para vídeo aula: conheça os tipos e saiba como funciona

Sumário

O fechamento das escolas de todo o país por causa da pandemia do novo coronavírus aumentou o debate sobre a interatividade na educação. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Península, oito em cada dez professores não se sentem preparados para ensinar online.

Ainda de acordo com o estudo, 90% dos educadores relataram que nunca tiveram experiência com o ensino à distância e 55% não receberam suporte ou treinamento para trabalhar com o ambiente virtual.

Além de aumentar o debate sobre a tecnologia na educação, o fechamento das escolas apontou o despreparo da educação para se adequar e se reinventar. Neste cenário, a lousa digital para vídeo aula é um dos principais recursos inovadores para o mercado educacional.

Dados do uso de tecnologia nas salas de aula no Brasil!

O estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ revelou que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil. A pesquisa do Todos Pela Educação conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.

Cerca de 17% dos 4.000 professores entrevistados no primeiro semestre de 2017 apontam que o uso de tecnologias melhora as habilidades cognitivas e a capacidade dos estudantes procurarem informação. Além disso, 34% dos educadores acredita que o maior impacto positivo está na motivação dos alunos.

Lousa interativa que não requer uso de projetor

O que é a lousa digitalizadora ou lousa digital para vídeo aula nas escolas?

A lousa digital para vídeo aula, frequentemente denominada como smart board ou lousa digitalizadora, representa uma revolução na maneira como o ensino e a aprendizagem são conduzidos. Sua capacidade de reconhecer a escrita por toque dos dedos é apenas uma das muitas funcionalidades que a tornam uma ferramenta incrivelmente versátil para educadores e alunos.

A principal característica que distingue a lousa digital é a interatividade. Ela permite que o professor não apenas projete conteúdo multimídia, como texto, imagens, áudio e vídeo, mas também interaja diretamente com esse conteúdo. Isso significa que os educadores podem criar aulas dinâmicas e envolventes, nas quais podem desenhar, escrever, destacar e manipular elementos na tela com facilidade. Isso torna o processo de aprendizado mais interativo e participativo.

Além disso, a lousa digital para vídeo aula oferece a capacidade de salvar o conteúdo da aula, permitindo que os estudantes acessem ou revisitem as informações posteriormente. Essa funcionalidade é valiosa para a revisão de conceitos e também para alunos que podem ter perdido uma aula.

A tecnologia smart board também proporciona maior acessibilidade, uma vez que pode ser utilizada por alunos com diferentes estilos de aprendizado. Aqueles que aprendem melhor de forma visual podem se beneficiar das representações gráficas, enquanto os alunos auditivos podem se concentrar no áudio e no vídeo incorporados.

A lousa digital para vídeo aula, com sua capacidade de reconhecer o toque dos dedos e suportar materiais multimídia, é uma ferramenta inestimável para o ensino moderno. Ela torna as aulas mais envolventes, interativas e acessíveis, proporcionando uma experiência de aprendizado mais rica e personalizada para os estudantes, ao mesmo tempo em que simplifica o trabalho do professor na criação e apresentação de conteúdo educacional.

Entre as funcionalidades está a possibilidade de gravar aulas, por isso muitas instituições e educadores procuram a lousa digital para vídeo aula. Na MOVPLAN, o equipamento possui o Software Educacional QUADRIBOOK, que possibilita o preparo de aulas com alto impacto visual.

Quais são os tipos de lousa digital para vídeo aula que existem?

Exemplo de Lousa Interativa que requer projetor

A lousa digital para vídeo aula da MOVPLAN possui diversas funções como ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações e captura de imagem. Além disso, tem reconhecimento de escrita, gravação de tela e áudio, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

A superfície da lousa digital para vídeo aula da MOVPLAN pode ser de aço magnético, que tem tecnologia de baixa reflexão, mas não tem a possibilidade de escrita com marcador de quadro branco convencional.

Já a lousa digital para vídeo aula com a superfície em aço cerâmico une a baixa reflexão de luz com a possibilidade de escrita com o marcador de quadro branco.

Além disso, o equipamento pode ser encontrado em 65, 77, 82, 87 e 94 polegadas para as duas superfícies disponíveis na MOVPLAN.

Ferramentas da lousa digital para vídeo aula: zoom, touchscreen e outras funcionalidades
Com o objetivo de levar tecnologia e interatividade para a educação brasileira, a lousa digital para vídeo aula da MOVPLAN possui diversas ferramentas para aprimorar a experiência do usuário. Entre elas está o touchscreen e o zoom, confira outras funcionalidades da lousa digital para vídeo aula:

>> Ferramentas de escrita e desenho para uso geral e criação de apresentações;
>> Gráficos e ferramentas matemáticas;
>> Captura de imagem e gravação de tela com áudio;
>> Ferramenta de reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen;
>> Reprodução de vídeos;
>> Conexão com a internet;
>> Sistema de áudio integrado;
>> Superfície impermeável exclusiva no Brasil.

Benefícios do ambiente virtual e do ensino interativo nas escolas

Apenas 11,3% das instituições de ensino municipais brasileiras possuem lousa digital. O dado integra o censo escolar de 2022, do Inep (O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Apesar da baixa adesão, a lousa digital para vídeo aula oferece diversos benefícios para o ensino de qualidade.

A modernização da lousa digital para vídeo aula atrai os estudantes por causa da proximidade com os equipamentos do cotidiano, como o celular. O recurso permite a criação de aulas mais amplas e dinâmicas, que pode ser fundamental para a retenção de conteúdo.

É o que prova a Pirâmide do Aprendizado, de William Glasser, que mostra que o índice de absorção pode aumentar 50% quando existe uma atividade audiovisual interativa com os alunos.

Como organizar a inserção da lousa digital para vídeo aula no ensino

Lousa Interativa da MOVPLAN na Bett Brasil Educar

Para inserir o quadro interativo para vídeo aula é necessário entender quais são as particularidades e necessidades dos alunos. Por exemplo, o ensino fundamental tem um longo período e afeta crianças de diferentes idades. Dessa forma, é preciso de um planejamento pedagógico adequado.

Lousa digital para vídeo aula: como escolher, custo-benefício e preço. Saiba mais

Escolas e outros centros de ensino já buscam a lousa digital para vídeo aula com o objetivo de tornar o ambiente educacional mais dinâmico e interativo. Mas como escolher o equipamento ideal para a sua escola?

O investimento na lousa digital para vídeo aula deve ser direcionado para um produto de qualidade. Ou seja, o ideal é analisar preços e a durabilidade do equipamento que você possui para garantir o melhor custo-benefício na hora da compra.

Além disso, é necessário verificar a estrutura física da sala de aula para a escolha do tamanho ideal. O segundo passo é conhecer as especificações, como a baixa reflexão da lousa digital para vídeo aula.

As ferramentas e funcionalidades também precisam ser levadas em consideração. Por exemplo, lousa digital para vídeo aula possui conexão com a internet, captura de imagem e gravação de tela com áudio, reconhecimento de escrita e bloqueio do touchscreen.

Diferenciais da MOVPLAN SE

A MOVPLAN é uma empresa brasileira, que está há mais de 20 anos no mercado educacional. Com atuação em toda América Latina, os produtos foram desenvolvidos com o objetivo de facilitar a rotina de professores e estudantes, além de potencializar o aprendizado.

Um dos principais diferenciais da marca é a fabricação própria de lousa digital para vídeo aula. Além de outras soluções educacionais como o Gabinete de Recarga Charge Mate, que permite o transporte, armazenamento e carregamento seguro e simultâneo de devices.

Você quer saber como adquirir a lousa digital para vídeo aula? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

lousas digitais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan