O que é e como utilizar o painel touch ou a tela interativa?

Sumário
lousa-digital-movplan-quadriline-touchpro Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil está entre as 20 nações com pior desempenho em ensino básico no mundo. O resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), faz com que profissionais da educação busquem maneiras de elevar a qualidade do ensino no país. Uma das maneiras de potencializar a educação é a inserção de tecnologias e soluções inovadoras na sala de aula. Além disso é um desejo dos alunos como é possível comprovar na pesquisa Nossa Escola em Reconstrução em que mais de 260 mil jovens entre 13 e 21 anos apontaram que não poderia faltar tecnologia além do laboratório de informática. O estudo com dados de 2019 foi feito com participantes de todas as regiões do Brasil e é uma iniciativa realizada pela Porvir e Rede Conhecimento Social. A tecnologia na educação está presente no uso de computadores, tablets e notebooks e também no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) com fóruns de dúvidas e outros recursos online de interação. Outro exemplo de recurso tecnológico é o painel touch que proporciona aprendizagem mais atrativa, interativa e inclusiva com um diferencial para ampliar o aprendizado. Vamos conhecer mais informações sobre o painel touch? Continue a leitura para saber o que é, como funciona e quais são os benefícios do painel touch.

O que é painel touch, tela interativa e lousa digital?

Painel touch, tela interativa e lousa digital são sinônimos e significam mais interatividade na educação. A solução tecnológica é caracterizada por ser touch screen e suportar materiais multimídia, ou seja, é capaz de transmitir texto, imagem, áudio e vídeo com um único equipamento. Apesar de ser comumente usada em escolas, o painel touch também é ideal para espaços de treinamentos e capacitações em empresas. O touch screen, que é usado em aparelhos tecnológicos do cotidiano como celular e tablet, facilita o engajamento dos alunos por ter uma tela e moldura em touch screen e ser fácil de usar. Com o painel touch, é possível destacar, anotar e escrever em todos os espaços da lousa com o toque dos dedos, além da possibilidade de criar apresentações impactantes e criativas com recursos visuais e de áudio. Outras funções presentes são: captura de imagem, gravação da tela, gráficos, desenhos, escrita, etc.

Dados do uso do painel touch no Brasil

O uso do painel touch no Brasil foi um dos dados obtidos pelo Censo Escolar na Educação Básica 2020, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo aponta que a região com maior número de painel touch é o Sul, seguida por Sudeste e Centro-Oeste. Considerada a maior pesquisa estatística educacional brasileira, os índices no ensino fundamental são: 4,7% das escolas no Norte têm painel touch; 6,8% no Nordeste; 19,8% no Sudeste; 29,2% no Sul e 22,4% no Centro-Oeste. Já no ensino médio, os dados são: 16,9% das escolas têm painel touch no Norte; 19,9% no Nordeste; 30,9% no Sudeste; 43,6% no Sul e 34,1% no Centro-Oeste.

Quais são os benefícios do uso do painel touch na educação?

As soluções tecnológicas, como o painel touch, podem proporcionar inúmeros benefícios para alunos e professores. A interatividade proporcionada pelo recurso educacional pode significar um despertar de interesse pela sala de aula, afinal, os alunos terão uma ferramenta bem semelhante aos aparelhos utilizados diariamente, como celular e tablet. [+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação e como utilizar? De acordo com a Pirâmide do Aprendizado, de William Glasser, o índice de absorção do conteúdo pode aumentar 50% quando existe uma atividade audiovisual interativa com os alunos, como é o caso do painel touch. Confira:
  • Ler: 10% de retenção de conteúdo;
  • Ouvir: 20% de retenção de conteúdo;
  • Observar: 30% de retenção de conteúdo;
  • Ver e ouvir: 50% de retenção de conteúdo;
  • Experimentar: 80% de retenção de conteúdo;
  • Ensinar: 95% de retenção de conteúdo.
Diferente da lousa tradicional, o painel touch é um atrativo em dose tripla. É isso mesmo, você não terá apenas o recurso de texto com a escrita, terá também a possibilidade de atrair os alunos com vídeo e imagem. Você deve estar se perguntando: “como usar o painel touch nas aulas?” e a resposta é simples, com ele você vai poder conhecer grandes planícies e planaltos, ver a estrutura do corpo humano e até dar um passeio pelas 7 maravilhas do mundo. Para os professores, a vantagem principal é a autonomia para criar aulas mais atrativas e ricas com conteúdo audiovisual. Além disso, é possível salvar aulas para que os alunos possam revisar o conteúdo abordado, acesso à internet, ferramentas de desenho e animações gráficas. lousa-digital-movplan-touchpro

Como inserir o painel touch nas escolas?

Para um uso eficiente, é importante que o painel touch seja um recurso incluído no planejamento pedagógico de cada turma. Sendo assim, os professores e as escolas devem considerar aspectos como idade e atividades desenvolvidas em cada etapa do aprendizado. Além disso, o educador é parte importante e central na hora de adotar novas tecnologias, porque são eles que vão aplicar o recurso no cotidiano das aulas e precisam conhecer todas as ferramentas e funcionalidades das soluções.

Como escolher o painel interativo touch screen?

As diversas opções de painel interativo touch screen do mercado podem dificultar a escolha da melhor solução. Neste sentido, é necessário refletir e analisar alguns aspectos na hora de fazer o investimento, como:
  • Qualidade dos materiais do painel touch;
  • Durabilidade do produto;
  • Disponibilidade de peças em caso de quebra ou defeito;
  • Instalação;
  • Capacitação e configuração do painel touch.

Preciso de um monitor ou computador para usar o painel touch?

Não, todos os recursos da lousa digital podem ser acessados através da própria tela, ou seja, o monitor é o próprio painel touch.

Conheça o painel touch da MOVPLAN

Você sabia que apenas 0,2% dos painéis touch da MOVPLAN apresentaram defeito em dois anos de uso? Já nas empresas concorrentes, a porcentagem sobe para 10%. Mas as vantagens não param neste tópico, porque o produto ainda possui o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que está presente no painel touch e tem 18 funcionalidades:
  • Ferramentas de escrita;
  • Ferramentas de desenho;
  • Ferramentas de gráficos;
  • Ferramentas de matemática;
  • Reconhecimento de escrita;
  • Ferramenta de apresentações;
  • Interação com qualquer outro software;
  • Caneta inteligente e caneta de objetos;
  • Criação de atalhos para documentos e mídias;
  • Ferramentas de captura de imagem;
  • Gravação de tela e áudio;
  • Bloqueio do Touch;
  • Vídeo Player;
  • Gravação de página;
  • Internet, aplicativos e recursos presentes em um computador;
  • Criação de animação gráficas;
  • Zoom, régua, compasso, highlight, entre outros.
Por ser fábrica, a MOVPLAN comercializa o painel touch em diversos tamanhos, como 65, 77, 82, 87 e 94 polegadas. Além disso, possui dois tipos de superfícies: em aço magnético, que tem tecnologia de baixa reflexão, mas não tem a possibilidade de escrita com marcador de quadro branco convencional; e em aço cerâmico, tem tecnologia de baixa reflexão de luz com a possibilidade de escrita com o marcador de quadro branco. lousa-digital-movplan-quadriline-touchpro

Comparativo concorrencial do painel touch

É incrível como o painel touch da MOVPLAN tem inúmeros diferenciais quando comparada com as concorrentes. Confira alguns pontos:
  • Tipo de sensor: o painel touch da MOVPLAN utiliza menos componentes para o sensor com câmeras, protegendo e diminuindo a chance de apresentar defeitos. Já as concorrentes, possuem componentes pequenos que podem dificultar a troca e comprometer o uso do equipamento.
  • Precisão do Touch: o painel touch da MOVPLAN possui precisão de <1mm e as concorrentes de 5mm.
  • Tempo de Resposta do Touch: nossos clientes pediram dinamicidade e é isso que oferecemos com o painel touch que tem um tempo de tempo de resposta do touch de <6ms, diminuindo a chance de acontecer aqueles pequenos trancos. Já as concorrentes são mais lentas com 20ms de tempo de resposta.
  • Velocidade de reposição das peças: por ser fábrica, a MOVPLAN possui estoque pronta entrega para 100% dos componentes de todos os produtos. Já os concorrentes não costumam ter estoque.
[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça brasileira para as escolas públicas

Instituições com painel touch

O uso do painel touch é um diferencial em diversas instituições de ensino brasileiras, confira o depoimento de dois clientes da MOVPLAN: Colégio Liceu Monteiro Lobato de Araraquaraveja aqui e Colégio Renascença de São Pauloveja aqui.

Sobre a MOVPLAN

São mais de 20 anos de história e 18 mil salas de aula equipadas com painel touch e outras soluções tecnológicas e educacionais da MOVPLAN. Com fábrica própria, a empresa preza pela qualidade do atendimento, realiza treinamento para os usuários dos produtos, instala os equipamentos e capacita o suporte técnico. A excelência da produção é o principal diferencial do portfólio que conta com o painel touch; lousa branca resistente e disponível em diversos tamanhos; gabinete de recarga charge mate para transportar, armazenar e recarregar devices, como tablets e notebooks; e a Lousa QuadriLine TouchPro que é a união da lousa virtual com o apoio da lousa branca, representando o melhor do universo inovador e tradicional. A trajetória da MOVPLAN é marcada por cases de sucesso em instituições de ensino e em corporações, como COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Como comprar um painel touch?

Se você busca mais informações sobre o painel touch, entre em contato com nossa equipe que é capacitada para te ajudar a tomar a melhor decisão.

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan