Google Sala de Aula: o que é, como funciona, como acessar

Sumário

google-classroom-movplan

Você já parou para pensar sobre como o mundo evoluiu com tecnologias? Hoje, tudo que fazemos envolve inovação: acordamos com o celular na mão, abrimos nosso notebook, assistimos televisão, dirigimos nosso carro e tantas outras tarefas diárias que dependem de um dispositivo tecnológico.

Apesar de já estar na nossa rotina, o universo educacional precisa inovar para acompanhar as inúmeras transformações tecnológicas mundiais. Por exemplo, a integração do ambiente virtual e do presencial já é usada por escolas do mundo que adotam metodologias de ensino híbrido que buscam garantir um processo de aprendizagem mais motivador e eficiente para alunos e professores.

Se você busca por “Google Sala de Aula” está no grupo de educadores e administradores preocupados com o futuro da educação e que apoiam métodos e recursos mais inovadores para contribuir com a evolução do setor. Neste artigo, você vai saber tudo o que precisa sobre o Google for Education e Google Sala de Aula, que são inovadoras plataformas usadas pela educação. Continue a leitura para saber o que é, como funciona, como acessar, como entrar pelo celular, como instalar e como os alunos acessam o Google Sala de Aula.

Google Sala de Aula: o que é?

Se você busca por “Google Sala de Aula” no Google está procurando informações sobre um dos recursos mais incríveis criados pelo Google: o Google for Education, ou Google Workplace for Educacation, que integram diversas ferramentas como o Google Classroom ou Google Sala de Aula.

[+ LEIA MAIS] O que é e como usar o Google For Education: veja como aplicar na instiuição

Mas, o que é essa plataforma? O Google Sala de Aula é uma sala de aula virtual para instituições de ensino, professores e alunos que desejam integrar tecnologia no aprendizado. Com o recurso Google Sala de Aula é possível acessar ferramentas com o objetivo de ensinar, aprender e se conectar com opções que envolver a gestão, comunicação e organização do setor educacional. Entre os serviços oferecidos estão: Meet, Sala de Aula, ou Google Classroom, ou Google Sala de Aula, Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, etc.

Quando foi criado?

O Google Sala de Aula é uma ferramenta do Google for Education, que foi criado há 15 anos com o nome de G Suite for Education. A iniciativa tem o objetivo de atender as necessidades do setor educacional desde a escola primária, ensino fundamental e médio até o aprendizado nas universidades.

g-suite-movplan

Quais são as vantagens do Google Sala de Aula?

Muito conhecido por Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), o Google Sala de Aula é um recurso tecnológico que leva a sala de aula física para o meio digital. E uma das maiores vantagens está o incentivo à comunicação através dos fóruns e chats que proporciona um espaço para discussões entre alunos e educadores.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia educacional: qual o papel, aplicação na prática e como utilizar

Outro ponto de destaque é a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Afinal, o Google Sala de Aula possui um espaço colaborativo através de ferramentas, como Google Docs, que permite a criação colaborativa de trabalhos. A adoção do Google Sala de Aula pode ser vantajosa e ideal para promover o senso crítico com atividade de colaboração e feedback imediato.

Google sala de aula: como funciona?

O uso do Google Sala de Aula é também uma forma de armazenar dados em segurança e na nuvem, ter a possibilidade de acessar a plataforma de qualquer equipamento ou localização e ainda possuir ferramentas voltadas para as habilidades do futuro. Incrível como, além de ser o site mais acessado do mundo, o Google Sala de Aula consegue ter inúmeros benefícios.

Afinal, como funciona na prática? Confira as ferramentas que estão presentes no Google Sala de Aula:

  • Meet: reuniões virtuais que podem ser realizadas via computadores ou dispositivos móveis com recurso de áudio e vídeo.
  • Google Sala de Aula ou Google Classroom: é aqui que o professor consegue distribuir atividades para os alunos além de enviar nota e feedbacks.
  • Gmail: estabeleça a comunicação com o serviço de webmail do Google;
  • Agenda: compromissos, eventos e atividades ficam salvos em uma agenda personalizável pelo usuário.
  • Drive: todas as fotos, vídeos, documentos e arquivos disponibilizados na nuvem para mais segurança e evitar perda.
  • Documentos: ideal para criação de arquivos em texto.
  • Planilhas: ferramenta para criação de planilha completas.
  • Apresentação: precisa fazer uma apresentação? Essa é a ferramenta ideal.

 

Já para as habilidades do futuro, professores e alunos podem usar o Google Sala de Aula para diversos objetivos:  Tilt Brush, que permite a criação de pintura de elementos em 3D com realidade virtual; Expedições, que permite ver através de 900 tours de realidade virtual e mais de 100 tours de realidade aumentada; Google Earth Engine, experimentar a mesma tecnologia que os pesquisadores usam para ver imagens de satélite; e Science Journal, possibilidade de realizar experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.

Google sala de aula: como acessar?

O acesso no Google Sala de Aula pode ser dividido em conta escolar, conta pessoal e do workspace, veja:

  • Conta escolar: é criada pela escola credenciada no Google for Education;
  • Conta pessoal: é criada pelo aluno ou pelos pais ou responsáveis e é usada fora do ambiente escolar;
  • Conta do Wokspace: é criada pelo administrador da organização ou pela instituição de ensino.

Confira como acessar o Google Sala de Aula via computador, android, iPhone ou iPad neste link.

Google sala de aula: como instalar

Já parou para pensar como pode ser fácil usar o Google Sala de Aula ou Google Classroom? Apesar de ser igual, o como instalar varia para dispositivos do Chrome, celular Android ou iPhone ou Ipad, confira:

  • Google Sala de Aula no Chrome

Você não precisará instalar o aplicativo do Google Sala de Aula se você for usar o recurso no navegador Chrome.

  • Google Sala de Aula no Android

Para instalar o Google Sala de Aula ou Google Classroom é preciso ter o Android 5.0 Lollipop ou versões mais recentes. Para baixar, é necessário buscar Google Sala de Aula ou Google Classroom no aplicativo Play Store e fazer a instalação.

  • Google Sala de Aula no iPhone ou Ipad

Para instalar o Google Sala de Aula ou Google Classroom é preciso ter o iOS 11 ou versões mais recentes. Para baixar, é necessário buscar Google Sala de Aula ou Google Classroom no App Store e fazer a instalação.

Google sala de aula: como entrar pelo celular?

A tecnologia oferece inúmeras vantagens, como acessar o Google Sala de Aula com o toque das mãos em um celular. O aplicativo do Google Sala de Aula ou Google Classroom pode ser instalado em aparelhos com sistema Android, buscando no Play Store, ou iOS, buscando no App Store.

Google sala de aula: como os alunos acessam?

É muito mais simples do que você imagina, é possível entrar por um link do Google Sala de Aula enviado pelo professor, por um código, que também é enviado pelo professor, ou um convite do professor pelo e-mail. Após estar no Google Sala de Aula, o aluno recebe todas as notificações de trabalhos e também poderá usar as ferramentas de comunicação com o professor e com outros alunos.

Como cadastrar as escolas no Google Sala de Aula?

Para usar o Google Sala de Aula, dentro do Google for Education, é preciso cadastrar a instituição de ensino, que deve ser credenciada e reconhecida pelo governo para emitir diplomas de nível fundamental, médio ou superior em âmbito nacional ou internacional.

[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça a lei brasileira para escolas públicas

Sendo assim, a administração escolar deve iniciar a inscrição com a solicitação e confirmação do domínio da instituição. Em seguida, o cadastro passa por uma etapa de análise pelo Google e pode demorar até 14 dias úteis. Se a instituição de ensino for aprovada, poderá adicionar usuários, configurar aplicativos e acessar os recursos avançados do Google for Education e do Google Sala de Aula.

Google Sala de Aula: como os professores podem ser certificados?

A ferramenta Google for Education, que integra o Google Sala de Aula e outros recursos, oferece certificações para professores. Válida por três anos, a certificação tem como objetivo habilitar para o uso de todas as ferramentas da plataforma, como o Google Sala de Aula.

O curso é classificado em duas etapas, sendo que a de nível 1, no valor de 10 dólares ,é voltada para o treinamento básico com apresentação das ferramentas, acesso, criação da própria rede de aprendizagem, etc.

Já o nível 2 tem o valor de 25 dólares para investimento em um treinamento avançado, abordando como estabelecer processos, curadoria de recursos, personalização das ferramentas, fluxo de trabalho, análise e interpretação do progresso dos alunos, etc.

Outras capacitações

Além das certificações de nível 1 e 2, o Google for Education permite um treinamento para o desenvolvimento de instrutores e inovadores. Além de aprender a usar o Google Sala de Aula, esses profissionais podem desenvolver habilidades de liderança ou/e de criação de projetos transformadores, desenvolvimento de habilidades de liderança e orientação personalizada.

Motivos para investir em tecnologia na educação

As escolas de hoje seguem o mesmo padrão das antigas salas de aula com alunos sentados em carteiras enfileiradas e o professor na frente ensinando o conteúdo do dia. Assim como o mundo mudou, as instituições de ensino podem ser mais tecnológicas e eficientes quando o assunto é aprendizado.

A tecnologia está cada vez mais presente, como mostra o estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ que apontou que 55% dos docentes utilizam regularmente tecnologia no Brasil. A pesquisa, que entrevistou mais de quatro mil professores em 2017, foi realizada pelo Todos Pela Educação e conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.

[+ LEIA MAIS] A importância da tecnologia na educação durante e depois da pandemia

Entre as tecnologias usadas pelas instituições de ensino estão o Google Sala de Aula, lousas digitais e devices. Mas são soluções que realmente auxiliam no processo de aprendizagem? Um dos principais motivos da tecnologia proporcionar benefícios está a possibilidade de expandir formas de aprender. Neste sentido, a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser aponta que a retenção do aluno é de apenas 10% quando o aluno lê, de 20% quando ouve, de 30% quando observa, 50% quando vê e ouve e 80% quando experimenta.

Com o uso do Google Sala de Aula e do Google for Education, é possível pôr em prática todas as habilidades para aumentar a retenção do conhecimento. Ou seja, é possível construir aprendizado com discussões dos conteúdos estudados e criação de trabalhos colaborativos.

blended_learning_ensino_hibrido_movplan

E quais são os benefícios de ferramentas tecnológicas como o Google Sala de Aula? Aulas mais atraentes e ferramentas práticas e muito conhecidas pelos alunos. Além disso, o desenvolvimento da criatividade é um ponto que deve ser levado em consideração, pois a comunicação livre de julgamentos permite que os alunos estejam abertos para pensar de forma criativa.

E por fim, o uso da internet é um mundo de oportunidades! É possível conhecer novas culturas e sair da zona de conforto, despertando a empatia, ampliando a noção de mundo e estimulando ainda mais a criatividade.

Sobre a MOVPLAN: soluções tecnológicas e educacionais

Agora que você já conhece o Google Sala de Aula, pode estar se perguntando quais outras soluções tecnológicas podem ser usados no ambiente educacional. E nós da MOVPLAN podemos te ajudar! Afinal, estamos há mais de 20 anos no mercado e presente em mais de 18 mil salas de aula, somando 3.9 mil clientes atendidos. O nosso portfólio conta com produtos como:

  • Lousa Digital: tudo com o toque dos dedos, conexão com a internet, sistema de áudio integrado, capacidade de receber projeção, possibilidade de gravar aulas, etc;
  • Lousa Branca: superfícies tecnológicas resistentes e na versão lisa ou diagramada disponível em diversos tamanhos;
  • Charge Mate: gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks;
  • Rack Multimídia: transporte e armazenamento de computador, além de servir como suporte de monitor;

A história da empresa ainda conta com cases de sucesso que envolvem as instituições de ensino: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; e Grupo SEB.

Nós somos amantes da tecnologia e estamos à disposição para conversar sobre educação e soluções tecnológicas! Temos uma equipe capacitada para esclarecer todas as suas dúvidas, entre em contato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email