Tipos de lousas digitais para sala de aula e como usar nas escolas

Lousas Digitais
Monitor Interativo na novela "Vai na Fé": Lousa Retrátil MOVPLAN Touchled

Consideradas as queridinhas das tecnologias inovadoras no setor educacional, as lousas digitais proporcionam uma experiência mais interativa em sala de aula. Ou seja, as aulas tornam-se ainda mais dinâmicas e interessantes para envolver os alunos em sua jornada de aprendizagem.

Para isso, as lousas digitais possuem diversas funcionalidades avançadas que auxiliam os professores na criação de apresentações, exibição de vídeos e imagens, acesso a internet, além de permitirem o salvamento de anotações e materiais utilizados em aula para acesso posterior. Dessa forma, as lousas digitais se apresentam como ferramentas de transformação do ambiente educacional, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e colaborativa.

Se você deseja saber mais sobre as lousas digitais e quer fazer parte do universo transformador da educação, continue a leitura para entender quais são as lousas digitais para sala de aula, os tipos de lousas digitais, como usar lousas digitais nas escolas, onde comprar lousas digitais e lousas digitais e seus preços.

Lousas digitais para sala de aula: por que tantas escolas as utilizam?

As lousas digitais para sala de aula, também chamadas de telas ou quadros interativos, são soluções tecnológicas cada vez mais utilizadas em ambientes educacionais. Com recursos como touch screen, acesso à internet, softwares educacionais e suporte a materiais multimídia, essas ferramentas permitem a criação de aulas visualmente impactantes.

Desde a sua invenção, nos anos 1990, a sociedade deu um grande passo na tecnologia do ambiente educacional com o surgimento de diversos softwares de apoio e metodologias interativas. Hoje, nem se fala. Essa tendência já domina as escolas que acreditam na modernização e no uso de tecnologia, e a tendência só cresce ano a ano.

Afinal, a lousa digital torna possível utilizar recursos únicos para compartilhar conhecimento diretamente da internet, com gráficos, vídeos, dentre outros; visivelmente para todos os estudantes e com interação em tempo real. Que professor ou aluno não preferiria ter esse recurso adicional, não é mesmo?

Tornando a sala de aula mais dinâmica, com maior engajamento e motivação dos estudantes, que são nativos digitais e têm cada vez mais interesse por inovação, as lousas digitais são utilizadas por escolas porque ela é comprovadamente uma ferramenta útil para melhorar a transmissão de conhecimento.

Tipos de lousas digitais

Tipos de lousas digitais

A sociedade evolui constantemente e o setor educacional avançou em inovação com as lousas digitais, que podem aprimorar o processo de ensino e aprendizagem para os estudantes. Conheça 4 tipos de lousas digitais para você investir na sua instituição de ensino:

Lousa Digital MOVPLAN TOUCHPRO

Lousas Digitais

Sabe aquele modelo de lousa digital que requer projetor? Essa é a Lousa Digital MOVPLAN TOUCHPRO. Ela está entre as lousas digitais mais avançadas do mercado, possibilitando realizar gravação de aula, apresentações em Power Point, leitura de formatos de qualquer arquivo, manuseio de imagens, internet, ver vídeos e muito mais! São tantas funções que se eu fosse ficar escrevendo daria um artigo inteiro só dessa lousa digital. Ela está disponível em diversos tamanhos. Veja:

  • 65” 4:3 (full) Dimensões (l x a x p): 1,41 m x 1,12 m x 0,05 m
  • 77” 4:3 (full) Dimensões (l x a x p): 1,63 m x 1,28 m x 0,05 m
  • 82” 16:9 (widescreen) Dimensões (l x a x p): 1,84 m x 1,12 m x 0,05 m
  • 94” 16:9 (widescreen) Dimensões (l x a x p): 2,14 m x 1,28 m x 0,05 m

Lousa Digital MOVPLAN TOUCHLED

Lousas Digitais: MOVPLAN Touchled

E se você gostou da Lousa Digital MOVPLAN TOUCHPRO, com certeza vai amar a Lousa Digital MOVPLAN TOUCHLED! Dentre os tipos de lousas digitais da atualidade, ela é considerada a mais avançada de todas, pois não requer projetor. É de LED, com qualidade de imagem 4k. Haja tecnologia investida, não é?

Por isso, ela é considerada como o próximo nível da evolução da lousa. Ela leva o nome “TOUCHLED” por ser, de fato, uma lousa digital de LED. Uma das maiores vantagens do uso dessa tecnologia em lousas digitais é o fato de não gerar sombras, com máxima definição.

Você encontra a Lousa Digital MOVPLAN TOUCHLED nas  dimensões:

  • 55’’ 16:9 (widescreen) dimensões (l x a x p): 1,54 m x 0,95 m x 0,35 m
  • 65’’ 16:9 (widescreen) dimensões (l x a x p): 1,80 m x 1,10 m x 0,35 m
  • 75’’ 16:9 (widescreen) dimensões (l x a x p): 2,05 m x 1,25 m x 0,35 m
  • 85’’ 16:9 (widescreen) dimensões (l x a x p): 1,35 m x 0,85 m x 0,35 m

Lousa Retrátil MOVPLAN TOUCHPRO

Lousas digitais

Mas espera, talvez você ainda não esteja preparado para desapegar de vez da escrita na lousa, afinal, o quadro branco tem as suas vantagens, não é mesmo? Se a sua escola segue essa linha, pode ficar em paz, pois também há uma solução de lousa digital supermoderna e tecnológica para ela!

Uma alternativa é o uso de lousas digitais integradas a quadros brancos, que é justamente o caso da Lousa Retrátil MOVPLAN TOUCHPRO. Nela, você tem a TOUCHPRO (que apresentamos acima) integrada com superfície analógica: o melhor dos dois mundos, lembrando que ela requer projetor.

Para que essa integração fosse possível, desenvolvemos uma tecnologia exclusiva de painel deslizante sem angulação e sem quebra de escrita. Além de retrátil, ela possui fechadura para integração da lousa com segurança. Com processador integrado, a TouchPro tem o mesmo desempenho e pode executar as mesmas funções de um computador. Ela também conta com o sistema Audio System, com entrada para microfone e equalizador. E está disponível nos tamanhos:

  • DViT82w – M2 386 dimensões (L X A X P): 3,86 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT82w – M3 580 dimensões (L X A X P): 5,80 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT65x – M2 300 dimensões (L X A X P): 3,00 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT65x – M3 450 dimensões (L X A X P): 4,50 m X 1,37 m X 0,30 m

Lousa Retrátil MOVPLAN TOUCHLED

Televisão touch scream

E é claro que também temos a versão TOUCHLED integrada à superfície convencional: assim você tem o quadro branco no mesmo plano da Lousa Digital MOVPLAN TOUCHLED. Um touchscreen com qualidade premium, que dispensa a necessidade de projetor, aliado ao design integrado, com diferentes tamanhos para você escolher:

  • DViT85w – M2 420 dimensões (L X A X P): 4,20 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT85w – M3 630 dimensões (L X A X P): 6,30 m X 1,37 m X 0,30 m
  • DViT75w – M2 375 dimensões (L X A X P): 3,75 m X 1,24 m X 0,30 m
  • DViT75w – M3 563 dimensões (L X A X P): 5,63 m X 1,24 m X 0,30 m

E sabe um detalhe legal? Todas as lousas que citamos podem ser consideradas como lousa on-line, pois ela pode ser acessada com conectividade à internet.

Como usar lousas digitais nas escolas?

Muitos professores ainda têm dúvidas sobre qual é a melhor maneira de implementar as lousas digitais nas escolas. O primeiro passo é compreender e reconhecer a importância de incorporar o uso desta ferramenta, que envolve:

  • Aumento da interação e, consequentemente, engajamento dos estudantes
  • Mais possibilidades audiovisuais para os professores
  • Mais recursos por meio de softwares educacionais

Após identificar a necessidade das lousas digitais no dia a dia da escola, é preciso desenvolver um planejamento pedagógico que considere o uso da ferramenta. Mas é necessário considerar a individualidade de cada turma e desenvolver atividades específicas para cada faixa etária.

Além disso, o professor desempenha um papel central nesse processo de adesão, pois ele precisa dominar todas as funcionalidades do equipamento para que consiga extrair o máximo das lousas digitais em busca do maior aprendizado. Dessa forma, as escolas devem incentivar e oferecer capacitações adequadas aos colaboradores que estarão em contato diário com essa tecnologia.

Lousas digitais preços

É comum pesquisar “lousas digitais preços” na hora de investir em uma transformação da sala de aula da sua instituição de ensino, mas o valor das lousas digitais pode variar de acordo com diversos elementos, como:

  • Tamanho: há diferentes dimensões de lousas digitais para atender a necessidade das instituições de ensino.
  • Material: há diferentes possibilidades de material para a superfície e estrutura das lousas digitais, que vão interferir no reflexo luminoso, resistência ao material, limpeza e segurança, impactando diretamente no preço.
  • Funcionalidades: há diferentes opções de lousas digitais que podem ter mais tecnologia e permitem uma maior interação com os estudantes.
  • Instalação e treinamento: há empresas que oferecem a instalação das lousas digitais para os clientes e treinamento para os usuários.
  • Garantia: é muito importante consultar a garantia, afinal, o preço impacta diretamente neste importante fator, ainda mais em produtos de alto valor, como é uma lousa digital.
  • Robustez: não adianta muito pagar “barato” numa lousa digital que quebra o tempo todo, então um fator importante do preço da lousa digital é a taxa de assistência técnica que ela requer ao longo do tempo.

Ou seja, a escolha das lousas digitais deve passar por um processo de identificação das necessidades para a escolha da solução com maior custo-benefício. O “caro” ou “barato” depende dessa análise.

Assim, é possível ter uma compra mais assertiva e que evitará preocupação no momento do uso. Por isso, faça uma grande pesquisa, e COMPARE OS ITENS de cada lousa digital e também conheça as marcas vendedoras, para garantir que sejam confiáveis, com muitos clientes e casos reais para comprovar sua seriedade no mercado.

Onde comprar lousas digitais?

Lousas Digitais

É possível comprar lousas digitais importadas ou direto com empresas nacionais e especialistas em desenvolvimento e fabricação de soluções tecnológicas para o setor educacional.

Se você deseja conversar com um especialista, temos uma equipe preparada para te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nossos artigos por email