A tecnologia nas escolas é uma tendência para o ambiente educacional e pode contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não-cognitivas.
Continue a leitura para entender o que é a tecnologia nas escolas, além de como aplicar, qual a importância do seu uso, quais são as mais usadas, como ela deixa a instituição mais atrativa e como implantar.
Boa leitura!
O que é tecnologia nas escolas?
A tecnologia nas escolas pode ser caracterizada por equipamentos tecnológicos que potencializam o aprendizado, seja na sala de aula ou no estudo em casa. Afinal, as soluções educacionais são desenvolvidas para diversas finalidades e podem proporcionar benefícios, como engajamento, motivação e autonomia.
Entre os principais exemplos de tecnologia nas escolas estão: lousa digital, jogos, notebooks, softwares, soluções integradas, realidade virtual, aplicativos, sala de aula digital e muitos outros. Ou seja, todos os recursos podem estar presentes na sala de aula, mas é preciso traçar os objetivos de cada atividade no aprendizado dos estudantes.
Tecnologia nas escolas: quais são elas e quais as mais usadas?
Seja quem deseja aumentar o engajamento ou quem deseja proporcionar mais autonomia aos alunos precisa conhecer quais são os exemplos de tecnologia nas escolas. Assim, é possível definir quais as melhores soluções para cada instituição e turma.
Continue a leitura para conhecer opções de tecnologia nas escolas:
Notebooks, tablets e outros devices
Equipamentos que já são conhecidos na rotina pessoal e de trabalho, como notebooks e tablets, podem ser usados no aprendizado. A tecnologia nas escolas pode ser uma ótima opção para incentivar a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Entre as atividades desenvolvidas está o desenvolvimento da escrita e da leitura, produção de trabalhos individuais ou colaborativos e estudo complementar.
Sala de aula virtual ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro grande exemplo de tecnologia nas escolas é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também conhecido como sala de aula virtual, o espaço digital reúne diversas ferramentas, como:
- Fórum de dúvidas e debates;
- Chat ou meio de mensagens;
- Criação de documentos colaborativos;
- Videoaulas;
- Entre outros.
O Google Sala de Aula é exemplo de plataforma de sala de aula virtual com todos os recursos listados. Além disso, é possível inserir atividades, materiais e fazer avaliação dos estudantes.
Jogos digitais
Os jogos digitais são uma tecnologia nas escolas que unem o lúdico ao aprendizado, por isso tornaram-se tão queridos pelos alunos. Entre os exemplos mais comuns estão os que auxiliam na alfabetização e na conscientização em diferentes cenários, como combate à dengue e sustentabilidade.
Lousa digital
A lousa digital é uma tecnologia nas escolas que proporciona inúmeros benefícios por ter acesso à internet, usabilidade com touchscreen, suporte para arquivos multimídia e ferramenta para criação de aula com alto impacto visual.
Entre os modelos disponíveis no mercado está a Lousa Digital da MOVPLAN S.E. de fabricação própria equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que possui mais de 18 ferramentas para aulas. Além disso, a marca oferece instalação, configuração e treinamento para os clientes.
Solução Integrada
As soluções integradas podem ser ótimas opções para quem quer aplicar tecnologia nas escolas, mas quer manter aspectos tradicionais. Um exemplo é a Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN S.E. que une a lousa digital com o apoio do quadro branco.
Software educacional
Os softwares educacionais também são exemplos de tecnologia nas escolas e podem ser aplicados em diferentes contextos. Há opções disponíveis no mercado que auxiliam na gestão escolar, que auxiliam na criação de aulas e até na avaliação do desempenho dos estudantes.
Um exemplo é o Software Educacional QUADRIBOOK, exclusivo da MOVPLAN S.E., tecnologia que permite o uso de 18 funções para aulas mais atrativas.
Confira abaixo a lista com todas os recursos que essa tecnologia oferece e que facilitam a rotina dos educadores:
- Interage com qualquer software
- Ferramentas de escrita, de desenho, de gráficos e de matemática
- Criação atalhos para documentos e mídias
- Bloqueio do touch
- Ferramentas de apresentações
- Acesso à internet e aplicativos
- Reconhecimento de escrita
- Caneta inteligente e caneta de objetos
- Ferramenta de captura de imagem e gravação de tela e áudio
- Vídeo player
- Criação de animações gráficas
- Recursos de zoom, cortina, régia, compasso, highlight, entre outros
- Ferramentas de ensino e aplicação
Gabinete de Recarga
O último exemplo de tecnologia nas escolas é o gabinete de recarga para notebooks, tablets e outros devices. O equipamento é muito prático para a rotina das instituições, pois é possível organizar, transportar e recarregar dezenas de equipamentos ao mesmo tempo.
Por exemplo, o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN S.E. é compatível com Notebooks, UltraBooks, MacBooks Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc. Os modelos disponíveis suportam de 12 até 48 devices em diferentes dimensões internas e externas.
Tecnologia nas escolas: qual a importância do seu uso e por que é fundamental
Especialistas já apontaram que as instituições de ensino do futuro devem ser mais interativas, inovadoras e tecnológicas, segundo pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar. O estudo apontou que 93% dos participantes especialistas apontaram que a inovação social, tecnológica e pedagógica serão bases para a melhoria da educação.
Afinal, qual é a importância do seu uso e por que é fundamental?
Que a tecnologia se tornou fundamental para a vida em sociedade você já sabe, pois, é usada para relações pessoais, profissionais e educacionais. No aprendizado, a tecnologia nas escolas pode promover engajamento, desenvolvimento de habilidades cognitivas e não-cognitivas, protagonismo e aprimoramento da criatividade.
Por exemplo, a tecnologia nas escolas pode ser usada para incentivar a leitura, observação, atenção e experimentação. Quando aplicada de forma integrada e planejada, os equipamentos podem proporcionar diversos benefícios e um deles é a retenção do conhecimento.
De acordo com William Glasser, o processo de aprendizagem pode ser descrito na Pirâmide de Aprendizado de William Glasser em que o aluno tem retenção do conteúdo em:
- 10% ao ler;
- 20% ao ouvir;
- 30% ao observar;
- 50% ao ver e ouvir;
- 80% ao experimentar;
- 95% ao ensinar.
- Materiais complementares: o professor pode ser um curador para o envio de conteúdos extras em texto, áudio e vídeo para aprofundamento do aprendizado que podem ser acessados em uma sala de aula digital.
- Experimentos: o professor pode ser um mentor para realização de atividades práticas com gravação de vídeos em que os alunos podem observar e fazer seus próprios experimentos.
- Fórum de dúvidas: o professor pode ser um mediador na formação de equipes em que alunos com maior facilidade em determinado assunto podem ensinar outros com menos facilidade em fóruns de dúvidas.
Como aplicar e como implantar tecnologia nas escolas?
Se você deseja usar tecnologia nas escolas é preciso inserir as atividades para cada turma de forma integrada com os objetivos de aprendizado. Além disso, é necessário avaliar fornecedores com custo-benefício e que atendam a necessidade da instituição, como: fazer instalação e treinar os usuários dos recursos tecnológicos.
Tecnologia nas escolas: quais os desafios e quais as vantagens do seu uso
O uso da tecnologia nas escolas pode proporcionar diversos benefícios para professores, instituições de ensino e alunos. Afinal, as soluções tecnológicas aumentam o interesse dos estudantes por serem recursos já muito usados pelos nativos digitais.
Outro ponto é que as atividades feitas de forma estruturada podem apoiar no desenvolvimento de diversas habilidades, como criatividade, resolução de problemas, colaboração, trabalho em equipe, capacidade de buscar informação e atenção.
Já as desvantagens da tecnologia nas escolas podem envolver o receio dos professores em aplicar novos recursos nas aulas. Entretanto, as instituições podem oferecer treinamentos e apoiar os docentes na hora de aplicar a tecnologia nas escolas.
Tecnologia nas escolas: como ela deixa a instituição mais atrativa
O uso da tecnologia nas escolas pode deixar a instituição de ensino mais atrativa por contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes. Isso significa que os alunos podem ter melhor desempenho escolar ao incluir recursos que aumentam o engajamento e contribuem com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não-cognitivas.
Como a MOVPLAN S.E. pode ajudar na implantação de tecnologia nas escolas
Com mais de 21 mil implementações de tecnologia nas escolas, a MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira sólida e reconhecida pela qualidade no desenvolvimento e fabricação de soluções educacionais. O principal objetivo da marca é potencializar o processo de aprendizagem com tecnologia nas escolas.
A MOVPLAN S.E. está presente em renomadas instituições de ensino na América Latina, como: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Colégio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Queiroz Brunelli; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; UniToledo; e Grupo SEB.
Assista ao depoimento de clientes da MOVPLAN S.E. que se tornaram verdadeiros cases de sucesso:
O portfólio de opções de soluções para aplicar tecnologia nas escolas é completo, com: a linha Lousa Escolar de quadros brancos, Lousa Digital, Soluções Integradas, Gabinete de Recarga para notebook e outros devices, Software Educacional QUADRIBOOK, Projetores e Componentes Relacionados.
Se você deseja inserir tecnologia nas escolas, entre em contato conosco e converse com uma equipe altamente preparada para atender empresas, instituições de ensino e governo sobre a importância da inclusão digital.