Saiba o que é e como fazer uma sala de aula com ensino híbrido

Uma das maiores preocupações das instituições de ensino é aumentar o engajamento e o interesse dos alunos na busca por conhecimento. Entretanto, as metodologias de ensino tradicionais podem não ser tão atrativas para crianças e adolescentes que crescem imersas nas tecnologias. Os chamados: nativos digitais.

Neste sentido, especialistas apontam que as inovações sociais, tecnológicas e pedagógicas serão bases para a melhoria da educação até 2030. As respostas fazem parte da pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar realizada em 2014.

Ainda de acordo com o estudo, 43% dos especialistas apostam que o conteúdo nas escolas será predominantemente feito de forma virtual. Dessa forma, a sala de aula com ensino híbrido é uma metodologia ativa que une o ensino presencial e o digital.

Neste artigo, você entenderá o que é e os benefícios da sala de aula com ensino híbrido e conhecerá modelos da metodologia, como a sala de aula invertida. Além disso, conhecerá tecnologias para a sala de aula com ensino híbrido, como fazer o planejamento das atividades para alunos da educação infantil até o ensino médio.

Sala de aula com ensino híbrido: o que é e como é caracterizado

A sala de aula com ensino híbrido utiliza a metodologia da educação ou aprendizagem híbrida. A ideia é que os alunos tenham elementos presenciais e virtuais durante as atividades estudantis.

Dessa forma, as escolas mais tradicionais podem adotar modelos sustentados, que mantém as características do ensino tradicional, já as instituições mais inovadoras podem inserir modelos disruptivos que rompem totalmente com métodos antigos de ensino e aprendizagem.

 

A sala de aula com ensino híbrido já é amplamente utilizada por universidades em cursos de graduação ou pós-graduação semipresencial. Ou seja, os alunos assistem aulas de forma virtual, fazem leitura de livros e artigos científicos, e praticam o engajamento no ambiente virtual. Entretanto, o ensino não para por aí! Eles também podem ter aulas presenciais para tirar dúvidas, por exemplo. 

Entre os benefícios da sala de aula com ensino híbrido está o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Além de ser ativo e autônomo na construção do conhecimento, ele pode desenvolver outras habilidades que serão fundamentais para retenção de conteúdo.

Outros benefícios da sala de aula com ensino híbrido foram listados por professores entrevistados no estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ do movimento Todos Pela Educação. Eles apontaram que a tecnologia pode auxiliar no aumento da motivação dos alunos, melhorar as habilidades cognitivas e aumentar a capacidade de busca por informação.

Entretanto, é necessário que a sala de aula com ensino híbrido seja implementada com planejamento das atividades que serão realizadas no ambiente virtual e no presencial para obter todos os benefícios.

Modelos de ensino híbrido: sala de aula invertida, rotação individual e outros

Alguns modelos de sala de aula com ensino híbrido podem ajudar no planejamento e organização das atividades. A escolha vai depender das características dos estudantes e da instituição de ensino, conheça alguns modelos: 

Sala de aula invertida na sala de aula com ensino híbrido

Como o nome já adianta, a Sala de Aula Invertida é um modelo de sala de aula com ensino híbrido em que o aluno estuda o conteúdo antes da aula. Ou seja, rompe com a ordem convencional e faz com que o estudante tenha informações prévias para tirar dúvidas e fazer contribuições para a temática durante a aula presencial.

Dessa forma, o aluno deixa de ser passivo e torna-se um agente importante para o processo de aprendizagem que está construindo.

Flex na sala de aula com ensino híbrido

O segundo modelo da sala de aula com ensino híbrido é o Flex, que consiste no desenvolvimento de atividades baseado em um roteiro elaborado pelo professor. Assim, é possível incluir tarefas para serem realizadas de forma individual ou coletiva.  

Sala_De_Aula_Interativa_MOVPLAN

Laboratório rotacional na sala de aula com ensino híbrido

O Laboratório Rotacional é um modelo de sala de aula com ensino híbrido em que os alunos são divididos em dois grupos e trabalham de forma alternada. Um dos grupos realiza atividades virtuais em um laboratório e o outro possui aulas mais dinâmicas com resoluções de problemas e dúvidas.

À La Carte na sala de aula com ensino híbrido

O quarto modelo da sala de aula com ensino híbrido é o À La Carte, que o estudante é o protagonista na organização dos estudos. Afinal, ele tem autonomia para escolher quais disciplinas irá cursar, alinhando com os objetivos de estudo que ele possui. 

Rotação Por Estações na sala de aula com ensino híbrido

Rotação por Estações é um modelo de sala de aula com ensino híbrido que divide os alunos em estações de atividades, que sejam diferentes e complementares. Os estudantes vão alternando e podem realizar atividades presenciais ou virtuais. 

Rotação Individual na sala de aula com ensino híbrido

A Rotação Individual é bem parecida com o modelo anterior de Rotação por Estações, ambas são usadas na sala de aula com ensino híbrido. Entretanto, o estudante não faz parte de grupos por estações, pois ele tem um roteiro personalizado e individual de acordo com as necessidades que possui. 

Virtual Aprimorado na sala de aula com ensino híbrido

No modelo Virtual Aprimorado, as aulas são virtuais e os alunos desenvolvem algumas atividades virtuais em dias pré-estabelecidos na semana. Entre as tarefas para o ambiente presencial estão: debates, mentoria, solução de dúvidas ou criação de projetos. 

Como fazer planejamento das atividades: da educação infantil ao ensino médio

Seja para alunos da educação infantil ou do ensino médio, é preciso fazer um planejamento do modelo que será adotado e quais atividades serão realizadas. Para isso, é necessário que os professores e gestores considerem as características da instituição, dos alunos e de toda a comunidade.

Além disso, é preciso que o planejamento faça parte do plano de aulas e integre as tarefas desenvolvidas no ambiente virtual e no presencial. Dessa forma, é possível criar estratégias que potencializem o protagonismo, autonomia e proatividade dos alunos. 

MOVPLAN_Pilares-da-educação-conceito

Tecnologia: como montar uma sala de aula com ensino híbrido

Melhoria na proatividade, motivação e engajamento dos alunos estão entre os benefícios da sala de aula com ensino híbrido. Como a metodologia une o virtual e o presencial, é importante que as instituições de ensino implementem tecnologias que contribuam para a realização de atividades.

Conheça algumas possibilidades para melhoria na infraestrutura tecnológica para sala de aula com ensino híbrido: 

Google for Education na sala de aula com ensino híbrido

Um dos principais recursos para o setor educacional é o Google for Education, que é uma plataforma usada para ensinar, aprender e conectar. Entre as principais ferramentas estão: chamadas de vídeo, agenda, armazenamento de arquivos na nuvem, sala de aula virtual e criação colaborativa de documentos em texto, planilhas e apresentações.

Além disso, possui ferramentas diversas voltadas para o desenvolvimento de habilidades do futuro, como: programação, letramento digital, ciência da computação e criatividade. Por exemplo: o Tilt Brush permite a pintura de elementos em 3D com realidade virtual para criar, refinar e compartilhar trabalhos; e o Family link é voltado para que a escola e os pais criem hábitos digitais saudáveis para as crianças.

Lousa Digital na sala de aula com ensino híbrido

Nada de caneta ou giz para escrever na Lousa Digital da empresa brasileira MOVPLAN, porque a solução tecnológica é touchscreen e você só precisa do toque dos dedos para arrastar, assinalar e escrever. Uma das principais vantagens do equipamento para a sala de aula com ensino híbrido é ter acesso à internet, permitindo que pesquisas sejam realizadas em tempo real.

Além disso, a Lousa é equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK com 18 funcionalidades, como: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player. Sendo possível criar aulas com alto impacto visual e ainda utilizar materiais multimídia.

MOVPLAN_Lousa_Retrátil_Touchled

Lousa QuadriLine TouchPro na sala de aula com ensino híbrido

Se você ainda não se sente seguro para desapegar da lousa branca, mas deseja ter mais inovação na sala de aula com ensino híbrido, a Lousa QuadriLine TouchPro pode ser uma ótima opção. Afinal, o equipamento educacional é a união da lousa branca tradicional com a digital.

Ou seja, você tem todos os recursos de acesso à internet, touchscreen e funcionalidades do Software Educacional QUADRIBOOK com apoio de uma lousa branca tradicional.

Lousa Retrátil TOUCHLED na sala de aula com ensino híbrido

Para finalizar as opções de lousa, a Lousa Retrátil TOUCHLED também possui apoio da lousa branca com a diferença de não precisar de projetor e não gerar sombras na hora de escrever, grifar ou arrastar na lousa digital. Clique aqui para saber mais informações. 

Gabinete de Recarga Charge Mate na sala de aula com ensino híbrido

Uma das opções para sala de aula com ensino híbrido é o uso de tablets, notebooks e outros devices. Mas transportar, organizar e armazenar esses equipamentos individualmente pode dificultar a rotina escolar. Por isso, o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN é ideal para fazer o transporte, organizar e armazenar diversos devices ao mesmo tempo, e com segurança.

A empresa brasileira MOVPLAN possui mais de 20 anos de história e atua no setor de soluções tecnológicas e educacionais. O extenso portfólio da marca conta com fabricação própria e qualidade para as instituições de ensino.

Em toda a trajetória, a empresa equipou mais de 21 mil salas de aula em toda a América Latina, fazendo parte de grandes nomes da educação, como: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

Veja o depoimento de clientes da MOVPLAN

Se você deseja ter uma sala de aula com ensino híbrido, entre em contato com o time de consultores da empresa e converse sobre as principais tecnologias e tendências da sala de aula com ensino híbrido. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email