Como criar um ambiente escolar acolhedor, seguro e que favoreça a aprendizagem?

Um processo de aprendizagem adequado e produtivo depende de diversos aspectos, como conteúdo, formatos de realização das atividades e ambiente escolar. É isso mesmo, você já pensou em como o ambiente escolar pode ser decisivo para o engajamento e motivação dos alunos e professores?

O ambiente escolar é composto por recursos físicos, que envolvem a infraestrutura e o design da escola, e recursos humanos, que envolve o relacionamento entre equipe escolar, alunos e pais. Continue a leitura se você tem interesse em descobrir qual é a percepção sobre o ambiente escolar, quais são os ambientes de uma escola, o que podemos fazer para melhorar e muito mais.

Qual a percepção sobre o ambiente escolar?

Dados de 2019 destacam a opinião de mais de 260 mil jovens entre 13 e 21 anos sobre o ambiente escolar que estão inseridos. A pesquisa Nossa Escola em Reconstrução conta com participantes de todas as regiões do Brasil, sendo que a maioria das respostas são da região Sudeste, seguida por Centro-Oeste, Norte, Sul e Nordeste.

[+ LEIA MAIS] Gestão escolar: o que é e como aplicar na pandemia?

Os jovens responderam o que não poderia faltar na estrutura física do ambiente escolar e as três respostas mais citadas foram: tecnologia além do laboratório de informática, quadras e equipamentos esportivos, e área verde. A pesquisa sobre o ambiente escolar é uma iniciativa realizada pela Porvir e Rede Conhecimento Social.

Ambiente escolar: quais os ambientes de uma escola de ensino infantil, fundamental e médio?

O ambiente escolar envolve todos os espaços de uma escola, passando pela entrada, corredores, salas de aula, banheiros, refeitório, quadras de esporte e outros lugares em que estudantes ou equipe escolar estejam presentes.

Qual é a importância do ambiente escolar acolhedor e o que podemos fazer para melhorar o ambiente escolar?

mmt_Lousa QuadriLine no Colégio Evangélico (Ribeirão Preto)

Ambiente escuro, barulhento, bagunçado, muito quente ou muito frio e móveis antigos. Já pensou em como esses pontos podem dificultar o entendimento dos conteúdos e, consequentemente, o aprendizado? O aluno precisa estar livre de preocupações externas para ter um terreno fértil de aprendizado e isso significa um espaço físico acolhedor e relações interpessoais harmoniosas, pautadas no respeito.

[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça a lei brasileira para escolas públicas

Escolas que buscam aumentar o desempenho escolar dos estudantes precisam investir no ambiente escolar, confira algumas dicas para melhorias no ambiente escolar físico:

  • Segurança: é importante garantir que o prédio seja seguro em relação à estrutura física e todos os aspectos que podem comprometer a experiência dos estudantes e de toda equipe profissional.
  • Criatividade: o ideal é que o ambiente escolar promova o estímulo da criatividade com uso de recursos tecnológicos além de elementos artísticos, como música e obras de artes.
  • Aconchegante: outro ponto que merece destaque na elaboração de um ambiente escolar é como os móveis e a estrutura física podem trazer aspectos de aconchego e conforto, aliados a uma arquitetura e design pensados para o ambiente escolar.
  • Iluminação, silêncio e climatização: o espaço precisa ser bem iluminado, sem barulhos e ter a temperatura ideal para que os alunos possam se concentrar no aprendizado.

Qual é o significado de ambiente escolar seguro?

Você já pensou em como adotar medidas de segurança para o ambiente escolar, alunos e equipe escolar? É importante ter um plano de ação com mapeamento dos riscos. Por exemplo, quais são os riscos que envolvem a saída e chegada na escola? Quais são as principais ocorrências da região que você está inserido? Quais são os riscos de acidentes dentro da escola? Essas são questões importantes para entender, prevenir e prever situações do ambiente escolar que coloquem a comunidade em risco.

Além disso, o ambiente escolar pode contar com uma equipe de segurança capacitada e ciente dos riscos; serviço de portaria adequado para verificar a entrada e saída de pessoas credenciadas e câmeras de segurança.

sala de aula invertida

Arquitetura no ambiente escolar: 7 mudanças que melhoram o aprendizado

A arquitetura no ambiente escolar tem o objetivo de criar espaços que favoreçam o aprendizado e o relacionamento dentro das instituições de ensino. Sendo assim, reúne fatores que envolvem a curiosidade, despertam a motivação e o desenvolvimento de habilidades. Confira 7 mudanças que melhoram o aprendizado no ambiente escolar:

1- Luz natural

Ambiente escolar que aproveita a luz natural é mais aconchegante.

2- Conforto térmico

Nem quente, nem frio. O ideal é ter um ambiente escolar com a temperatura adequada para cada espaço, permitindo conforto térmico.

3- Sustentabilidade

Espaços mais arborizados para que os alunos tenham contato com a natureza.

4- Silêncio

Uma turma está desenvolvendo uma atividade que exige falar, cantar ou fazer outros tipos de barulho, mas há uma turma que precisa de silêncio máximo para concentração? Boa acústica pode ser um ótimo recurso.

5- Flexibilidade

Espaços dinâmicos que permitem várias montagens da sala também é uma mudança adequada para o ambiente escolar.

6- Cor

Escola mais alegre com cores adequadas para despertar as melhores sensações em cada ambiente.

7- Tecnologia

Ambiente escolar voltado para a promoção da tecnologia e da inovação, com acesso a internet, materiais digitais, robótica, entre outros.

Como criar um ambiente escolar e uma cultura pedagógica com tecnologia?

Um dos itens citados pelos alunos participantes da pesquisa Nossa Escola em Reconstrução como aspecto que não poderia faltar na estrutura física do ambiente escolar foi a tecnologia, além dos laboratórios de informática. O uso de ferramentas tecnológicas com o objetivo de aprendizagem tem vantagens para aumentar o interesse dos alunos, desenvolvimento da criatividade e autonomia para os professores.

[+ LEIA MAIS] Tela retrátil interativa: o que é, como usar e como funciona

Dados do uso de tecnologia no ambiente escolar e na sala de aula

Considerada a maior pesquisa estatística educacional brasileira, o Censo Escolar na Educação Básica 2020, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta o uso de tecnologia no ambiente escolar.

Lousa_Digital_MOVPLAN

Confira alguns dados do ensino fundamental referente ao uso e acesso à internet, e uso de lousa digital:

  • Norte: 43,2% tem acesso à internet e 4,7% tem lousa digital;
  • Nordeste: 66,6% tem acesso à internet e 6,8% tem lousa digital;
  • Sudeste: 93,4% tem acesso à internet e 19,8% tem lousa digital;
  • Sul: 96,9% tem acesso à internet e 29,2% tem lousa digital;
  • Centro-Oeste: 96,6% tem acesso à internet e 22,4% tem lousa digital.

Confira os dados no ensino médio:

  • Norte: 85% tem acesso à internet e 16,9% tem lousa digital;
  • Nordeste: 94,9% tem acesso à internet e 19,9% tem lousa digital;
  • Sudeste: 99,1% tem acesso à internet e 30,9% tem lousa digital;
  • Sul: 99,5% tem acesso à internet e 43,6% tem lousa digital;
  • Centro-Oeste: 98,4% tem acesso à internet e 34,1% tem lousa digital.

Cultura pedagógica: como inserir a tecnologia no ambiente escolar?

Existem muitas formas de inserir ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, mas é preciso levar em consideração todos os participantes desse processo. Ou seja, adotar soluções tecnológicas exige um planejamento pedagógico para que a ferramenta seja usada de forma contextualizada com clareza nos resultados para o aprendizado dos alunos.

[+ LEIA MAIS] Tecnologia na escola: porque é fundamental e como aplicar na prática?

Por exemplo, é importante envolver os professores na escolha dos métodos, na reflexão de como inserir de forma adequada para cada faixa etária, além de fornecer capacitações das ferramentas inseridas no ambiente escolar.

Soluções tecnológicas para aprendizagem no ambiente escolar

Selecionamos três opções de tecnologia para ambiente escolar da empresa brasileira MOVPLAN, veja só:

  • Lousas Digital no ambiente escolar: o recurso possui um exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK que permite a gravação de videoaula com grande impacto visual. Além disso, há diversas funcionalidades como ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, gravação de tela e áudio, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
  • Lousa QuadriLine TouchPro no ambiente escolar: é o melhor do tradicional com o inovador, porque integra a lousa branca convencional com a digital. Ou seja, você possui todos os recursos do Software Educacional QUADRIBOOK da Lousa Digital com o apoio da Lousa Branca na mesma solução.
  • Gabinete de Recarga Charge Mate no ambiente escolar: o objetivo dessa solução é organizar, transportar e recarregar devices. Além disso, é compatível com notebooks, UltraBooks, MacBooks Air, Chromebooks, netbooks, tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Sobre a MOVPLAN

A MOVPLAN, empresa brasileira, exporta soluções tecnológicas para ambiente escolar de todo o Brasil e América Latina. Os produtos já estão presentes em mais de 18 mil salas de aula e tem o objetivo de oferecer um ambiente escolar produtivo e dinâmico, potencializando o aprendizado.

Com 20 anos de mercado e mais de 3.9 mil clientes, a empresa possui um enorme portfólio com diversos ambientes escolares que fazem parte dos cases de sucesso da marca estão: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

[+ LEIA MAIS] Como devem ser equipadas as salas de aula modernas e inovadoras?

Afinal, as tecnologias são essenciais no ambiente escolar? Nossos clientes podem falar por nós. É isso mesmo, confira exemplos que mostram como a Lousa Digital e Gabinete de Recarga Charge Mate são grandes diferenciais no ambiente escolar:

Deseja ter um ambiente escolar mais tecnológico?

Quer saber como a tecnologia favorece o ambiente escolar? Saiba mais sobre as soluções tecnológicas da MOVPLAN com um time preparado para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!

Meta-descrição: O ambiente escolar deve ser adequado para aumentar o desempenho escolar. Veja quais melhorias adotar para aumentar o engajamento dos alunos no nosso blog.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email