Novas tecnologias na educação: conheça todos os benefícios

Robótica, realidade aumentada, jogos eletrônicos, ferramentas tecnológicas e inteligência artificial já são temas presentes nas discussões sobre a transformação tecnológica no ambiente escolar. Neste artigo, você vai conhecer os principais benefícios, como implantar, qual o objetivo e porque usar as novas tecnologias na educação.

Quais os principais benefícios das novas tecnologias na educação?

As novas tecnologias podem ser muito benéficas para os estudantes e para os educadores. Confira quatro pontos positivos:

  • Autonomia e protagonismo: as tecnologias podem ser usadas em metodologias ativas de ensino, que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem.
  • Engajamento e interesse: elas criam um ambiente de familiaridade com os dispositivos já usados pelos jovens e crianças, como: celular, notebook, tablets, entre outros.
  • Criatividade e contato com novas culturas: abrem um mundo de oportunidades, pois é possível conhecer diferentes culturas e pessoas com poucos cliques.

Qual o objetivo das novas tecnologias?

É evidente que o mundo já passou por diversas inovações ao longo da história, seja da fotografia, da imprensa, do computador, da internet e até do celular. Todas as evoluções mudaram nossa maneira de nos relacionar no mundo e na educação não podia ser diferente.

Dessa forma, as novas tecnologias na educação são fundamentais para diversos objetivos no processo de aprendizagem. Por exemplo: criação de aulas mais interativas, mais autonomia para estudantes, melhoria das habilidades na busca por informação, entre outros.

Porque usar as novas tecnologias na educação

Você já sabe que as novas tecnologias na educação são importantes para o engajamento, interatividade, autonomia e aumento de repertório cultural. Mas é possível listar ainda outros motivos, como mostra o estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’, que entrevistou 4 mil professores de todas as regiões brasileiras. Veja:

  • 55% dos professores entrevistados utilizam regularmente novas tecnologias na educação.
  • 34% dos professores entrevistados acredita que o maior impacto positivo está na motivação dos alunos.
  • 17% dos professores entrevistados apontam melhora das habilidades cognitivas e da capacidade dos estudantes procurarem informação.
movplan-novas-tecnologias-na-educacao-aluno

Outro motivo para você usar as novas tecnologias na educação é que um ambiente mais tecnológico e personalizado é uma tendência para os 645 especialistas entrevistados em uma pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar. Realizada em junho de 2014, o estudo aponta quais são as características ideais para escolas até 2030. Veja:

  • 93% dos especialistas responderam que inovação social, tecnológica e pedagógica são pontos importantes para melhorar a educação.
  • 43% dos especialistas responderam que o conteúdo na sala de aula será fornecido predominantemente no ambiente virtual. Isso significa o uso de novas tecnologias na educação.
  • 83% dos especialistas responderam que as estratégias serão voltadas para a personalização.

Novas tecnologias na educação e sua relação com a aprendizagem

As novas tecnologias na educação podem contribuir na aprendizagem dos estudantes quando são usadas em diferentes formatos. Afinal, a retenção de conteúdo está relacionada com a forma de estudo, como aponta o psiquiatra William Glasser que criou a teoria Pirâmide de Aprendizado.

Veja aqui como a retenção acontece ao explorar cada atividade dos alunos:

10% de retenção de conteúdo ao ler.
         As novas tecnologias educacionais podem ser usadas para o envio de materiais de leitura e até como ferramenta para ler.

10% de retenção de conteúdo ao ouvir.
          As novas tecnologias educacionais podem ser incluídas com exibição ou produção de podcasts sobre o assunto estudado.

30% de retenção de conteúdo ao observar.
          As novas tecnologias educacionais podem ser usadas exibição ou produção de vídeo sobre o conteúdo estudado.

50% de retenção de conteúdo ao ver e ouvir.
          As novas tecnologias educacionais podem ser usadas exibição ou produção em vídeo sobre o conteúdo estudado.

80% de retenção de conteúdo ao experimentar.
          As novas tecnologias educacionais podem ser usadas em jogos e aplicativos interativos.

95% de retenção de conteúdo ao ensinar.
          As novas tecnologias educacionais podem ser usadas em apresentações em vídeo ou áudio.

Quais são as principais, como utilizar e como implantar

MOVPLAN_Lousa_DigitalLousa digital: é uma solução educacional completa para dar mais dinamismo nas aulas com a possibilidade de acesso à internet, touchscreen, apresentação de aulas com alto impacto visual, possibilidade de apresentar arquivos multimídia e ainda reproduzir jogos digitais ou outros recursos voltados para a interação dos alunos.

MOVPLAN_Software_EducacionailSoftwares educacionais: é um recurso que permite incluir ferramentas digitais para criação de aulas. Um exemplo é o Software Educacional QUADRIBOOK, que é exclusivo da empresa brasileira MOVPLAN S.E., que possui 18 funções, como: ferramentas de escrita, de desenho, de gráficos e de matemática; reconhecimento de escrita; ferramentas de apresentações; interage com qualquer software; caneta inteligente e caneta de objetos; criação atalhos para documentos e mídias; ferramenta de captura de imagem e gravação de tela e áudio; bloqueio do touch; vídeo player; acesso à internet e aplicativos; criação de animações gráficas; ferramentas de ensino e aplicação; recursos de zoom, cortina, régia, compasso, highlight, entre outros.

Sala_De_Aula_Interativa_MOVPLANNotebooks e tablets: os devices estão na lista de itens inovadores já bem conhecidos entre os estudantes. Sendo assim, as instituições de ensino podem adotar o uso dos equipamentos de forma integrada com os objetivos educacionais da aula, favorecendo a autonomia e o protagonismo.

MOVPLAN_Gabinete_De_RecargaGabinete de recarga: é uma solução muito prática para escolas e centros de ensino que já usam os notebooks e tablets, pois permite organizar, transportar e recarregar de uma única vez. Por exemplo, o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN S.E. possui diversas versões com capacidades variadas de 12 a 48 devices. Além disso, é compatível com Notebooks, UltraBooks, MacBook Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc.

Google for Educationmovplan-google-for-education: a empresa Google possui uma plataforma voltada para o oferecimento de novas tecnologias na educação. Entre os recursos presentes no espaço estão Google Workspace for Education, Google Sala de Aula, alfabetização digital, ferramentas de realidade aumentada, programação, entre outros.

Todas as novas tecnologias na educação devem ser incluídas no plano de ensino de cada turma, especificando qual é o objetivo da atividade e como os recursos deverão ser utilizados.

Por exemplo: as turmas de nono ano do Ensino Fundamental irão usar o notebook nas aulas de biologia para pesquisar vídeos sobre determinada espécie animal e depois deverá apresentar para a turma o que pesquisou.

Como introduzir as novas tecnologias na educação?

A introdução das novas tecnologias na educação não pode acontecer em um ambiente de insegurança e medo. Por isso, é preciso que os professores e educadores estejam em um ambiente colaborativo, que permita troca de ideias e tenha suporte quando há dúvidas ou dificuldades.

Além dos professores, a instituição de ensino que deseja incluir novas tecnologias na educação deve envolver os estudantes e os responsáveis. Dessa forma, eles vão entender os benefícios e podem até sugerir atividades, equipamentos e recursos para a transformação tecnológica.

Outro ponto que merece destaque é a busca por empresas confiáveis que ofereçam novas tecnologias na educação. Por isso, na hora de fazer o investimento questione sobre os serviços de capacitação para o uso da ferramenta, assistência técnica e qualidade do produto.

Por fim, é preciso incluir as novas tecnologias na educação no plano pedagógico da sala de aula. Afinal, o uso das soluções é diferente para cada faixa etária e os educadores precisam integrar os recursos para bons resultados no processo de aprendizagem.

Os desafios da educação frente às novas tecnologias na educação

Seja para aumentar o engajamento dos estudantes ou para potencializar o protagonismo, as novas tecnologias na educação agregam muitos benefícios. Mas é preciso abordar os desafios que precisam ser enfrentados para transformar o ambiente educacional.

Dessa forma, o setor precisa investir na capacitação dos professores para o uso das novas tecnologias na educação com alinhamento do plano de aula e infraestrutura de internet. Por isso é importante contar com parceiros com autoridade e que ofereçam serviços que ajudem a superar os desafios.

Sobre a MOVPLAN S.E

A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira que vive diariamente o desenvolvimento e fabricação de novas tecnologias na educação. A trajetória de dedicação ao setor nasceu em 1998 e já são mais de 21 mil salas de aula equipadas com produtos da marca, veja as principais instituições:

Novas tecnologias na educação da MOVPLAN S.E.

O portfólio da MOVPLAN S.E. é completo de novas tecnologias na educação que auxiliam na criação de aulas mais dinâmicas, atrativas e engajadoras. Confira alguns itens do portfólio:

Onde comprar novas tecnologias na educação da MOVPLAN S.E.

Você deseja adotar novas tecnologias na educação da sua instituição de ensino? A MOVPLAN S.E. pode te ajudar neste objetivo e se você deseja saber mais informações sobre as soluções, entre em contato com o time de consultores da MOVPLAN S.E..

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email