Qual é a importância da inclusão digital no ambiente escolar?

Sumário

sala de aula invertida

O avanço tecnológico já afetou a nossa rotina e diversos segmentos da sociedade, como o comércio, a indústria e a educação. Afinal, é cada vez mais comum o uso de celular, notebook, aplicativos e diversas ferramentas serem incluídas durante o lazer, no trabalho e para potencializar o estudo.

Neste sentido, o uso de equipamentos e soluções inovadoras é algo cada vez mais frequente nas instituições de ensino. A inserção de recursos tecnológicos promove a discussão sobre a importância da inclusão digital no ambiente escolar. De modo geral, os benefícios envolvem a motivação dos alunos e a possibilidade de tornar o aluno protagonista do seu próprio processo de aprendizagem.

Se você busca esses benefícios, continue a leitura para entender qual é a importância da inclusão digital no ambiente escolar e quais são as tecnologias para melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes nas escolas. Além disso, você entenderá a importância da inclusão digital ao conhecer projetos voltados para o mercado de trabalho e para idosos.

Qual é a importância da inclusão digital nas escolas

A internet e a tecnologia já são recursos que fazem parte da vida de muitos brasileiros. Quando falamos do setor educacional, a importância da inclusão digital está na incorporação e democratização de soluções tecnológicas no processo de aprendizagem nas escolas.

[+ LEIA MAIS] Inclusão digital nas escolas: entenda o que é e conheça a lei brasileira para escolas públicas

Ou seja, são iniciativas que promovem o acesso aos recursos tecnológicos e que os equipamentos sejam usados com o objetivo de agregar na jornada de conhecimento que os estudantes passam em diversas etapas, do ensino infantil ao superior. Continue a leitura para entender qual é a importância da inclusão digital para os alunos e quais tecnologias podem ser adotadas.

Qual é a importância da inclusão digital para os estudantes

A importância da inclusão digital reflete diversos benefícios no ambiente escolar, como o engajamento dos alunos com a motivação do uso de tecnologias. É importante destacar que os equipamentos tecnológicos já são bem conhecidos pelos estudantes e integram a rotina do grupo. Ou seja, são equipamentos já usuais que podem ser resignificados para reunir funções que contribuam com a aprendizagem.

Além disso, a importância da inclusão digital pode ser destacada pelos benefícios proporcionados pelo acesso à internet. É possível destacar alguns exemplos: incentivo à criatividade com acesso a projetos e programas que estimulam diversas habilidades e contato com cultura em filmes, pesquisas, séries e música.

Sala_De_Aula_Interativa_MOVPLAN

O resultado dos aspectos que contribuem para a grande importância da inclusão digital é o aumento da retenção do aprendizado. Além da motivação, o aluno pode se tornar protagonista no processo de aprendizagem, deixando de ser passivo no recebimento de conteúdo. É o que revela a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser, que prevê que o estudante retém:

  • 10% ao ler;
  • 20% ao ouvir representa;
  • 30% ao observar;
  • 50% ao ver e ouvir;
  • 80% ao experimentar;
  • 95% ao ensinar.

Importância da inclusão digital: dados no Brasil

As tendências mundiais da educação já apontam para um ambiente escolar mais interativo, inovador e tecnológico. A pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise), da Fundação Catar, entrevistou 645 especialistas na área, sendo que 93% dos participantes apontaram que a inovação social, tecnológica e pedagógica serão bases para a melhoria da educação.

Neste sentido, é importante refletir sobre a importância da inclusão digital e conhecer os dados do uso de tecnologia no Brasil. De acordo com o estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’, 55% deles utiliza regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil.

Em relação aos impactos do uso da tecnologia, os professores entrevistados pelo estudo apontam que o uso da tecnologia permite diversificar a aula, torná-la mais interessante e engajadora, e contextualizar melhor os conteúdos para os alunos.

A pesquisa do Todos Pela Educação foi realizada no primeiro semestre de 2017 com 4.000 professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens Adultos (EJA) de todas as regiões do Brasil. Ainda contou com parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.

Outro destaque para entender os dados e a importância da inclusão digital passa pelo acesso à internet nos lares brasileiros. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet.

Importância da inclusão digital: programas federais

Sala_De_Aula_Interativa_MOVPLAN

A preocupação com a importância da inclusão digital já promoveu a criação de programas federais para promover o avanço nas escolas. Um deles é o Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) que tem o objetivo de conectar todas as escolas públicas urbanas à internet por meio de tecnologias que contribuem com o avanço do ensino público no Brasil.

Além disso, o Projeto Casa Brasil cria espaços com computadores conectados à internet, sala de leitura, estúdio multimídia, auditório e laboratórios de informática e ciências. Já o Programa Nacional de Tecnologia Educacional, destinado para estudantes e professores, promove o uso das soluções tecnológicas como ferramenta no projeto pedagógico de alunos do ensino fundamental e médio.

Clique aqui e conheça outros projetos ligados à importância da inclusão digital!

Qual é a importância da inclusão digital para idosos

A importância da inclusão digital está entre as iniciativas das esferas públicas e privadas. Entre elas está o projeto Inclusão Digital, Educação e Envelhecimento Saudável na Melhor Idade do Governo Federal, que tem o objetivo de fornecer equipamentos para inclusão digital em ações implantadas em 36 Centros de Convivência do Idoso no Brasil.

De acordo com o site oficial, as soluções tecnológicas são fornecidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e os órgãos municipais são responsáveis pela instalação e manutenção. Além disso, as universidades ofertam estudantes para vagas de estágio para a monitoria no uso dos equipamentos.

Qual é a importância da inclusão digital para o mercado de trabalho

A importância da inclusão digital com foco no mercado de trabalho também se reflete na criação do Programa Horizontes voltado para incentivar o empreendedorismo entre jovens em situação de vulnerabilidade social. Entre as ações está o Espaço 4.0 com criação de ambientes voltados para a criatividade e inovação.

[+ LEIA MAIS] Sala de aula digital: o que é e como criar?

Tecnologias no ambiente escolar: da educação infantil ao superior

A importância da inclusão digital no ambiente escolar também está presente nas ferramentas educacionais que serão adotadas pelas instituições de ensino. Ou seja, é necessário que as instituições de ensino insiram as soluções no Plano Político Pedagógico, valorizando a importância da inclusão digital.

Quadro_Negro_Lousa_Digital_MOVPLAN

Neste sentido, quais atividades e tecnologias educacionais podem promover os benefícios ligados à importância da inclusão digital?

  • Transmídia e a importância da inclusão digital: atividades educacionais que incentivam a produção de trabalhos em áudio, vídeo e texto. Por exemplo, criação de podcast, jornais, aulas e artigos.
  • Ambiente de Avaliação Virtual (AVA) e a importância da inclusão digital: criação de uma sala de aula virtual para realização de atividades no ambiente on-line, como opções para: debates, mensagens, videoaulas e espaço colaborativo para trabalhos.
  • Quadro branco virtual e a importância da inclusão digital: ferramenta Jamboard do Google dentro do G Suite, que é um quadro branco virtual para construção e compartilhamento de trabalhos à distância com armazenamento na nuvem e acesso em qualquer dispositivo.
  • Lousa digital e a importância da inclusão digital: a empresa brasileira MOVPLAN desenvolveu a Lousa Digitalcom acesso à internet. Além disso, é equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que possui 18 funcionalidades, como: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.
  • Lousa branca e digital e a importância da inclusão digital: a MOVPLAN também desenvolveu a Lousa QuadriLine TouchPro que une a lousa branca e a digital em um único produto.
  • Gabinete de Recarga para devices e a importância da inclusão digital: equipamento perfeito para instituições que adotam a inclusão digital com uso de notebooks e tablets. O Gabinete de Recarga Charge Mateda MOVPLAN permite transportar, organizar e armazenar com segurança.

Conheça a MOVPLAN

A MOVPLAN é uma empresa brasileira que desenvolve e fabrica soluções tecnológicas voltadas para aprimorar o setor educacional com produtos que pensam no melhor para professores, alunos e instituições de ensino. Dessa forma, a importância da inclusão digital está entre as preocupações da marca na hora de desenvolver produtos.

A marca possui mais de 20 anos de história com uma política rigorosa voltada para a qualidade, promoção de capacitação aos colaboradores. As características permitiram que a MOVPLAN expandisse a exportação para toda América Latina.

Entre as escolas que possuem tecnologia MOVPLAN e já caminham com o avanço da importância da inclusão digital estão: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Queiroz Brunelli; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; UniToledo; e Grupo SEB.

Converse com quem entende de soluções educacionais

A MOVPLAN tem soluções educacionais que contribuem para o avanço e afirmação da importância da inclusão digital no Brasil. Entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para atender empresas, instituições de ensino e governo sobre a importância da inclusão digital.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email