Ensino híbrido no Brasil: o que é, quando se iniciou, como funciona e quando fazer uso

Sumário

Se você busca por uma abordagem para a educação que promova a autonomia, engajamento e motivação dos estudantes precisa conhecer o que é o ensino híbrido no Brasil e em outros países do mundo. Entre as características da metodologia está o protagonismo com alunos que deixam de ser passivos e com professores que se tornam mentores no processo de conhecimento.

Continue a leitura para entender o que é ensino híbrido no Brasil, como funciona, como aplicar, quais as vantagens e desvantagens, qual a sua importância, quando se iniciou, qual é o foco do uso.

O que é ensino híbrido no Brasil?

Assim como em outros países, o ensino híbrido no Brasil é uma abordagem que integra elementos da educação presencial com recursos tecnológicos. Sendo que é possível fazer uma incorporação de duas formas: sustentada, que adiciona soluções tecnológicas, mas mantém características tradicionais do ensino; e disruptiva, que rompe totalmente com a educação que conhecemos hoje.

Ou seja, o ensino híbrido no Brasil pode ter diferentes modelos, como: sala de aula invertida, que é quando o aluno estuda o conteúdo antes da aula para já ter dúvidas e ter a possibilidade de aprofundar o assunto; à la carte, que é quando os estudantes podem escolher aulas extracurriculares de acordo com os seus objetivos e necessidades; entre outros.

A escolha do melhor modelo de estudo híbrido no Brasil deve levar em consideração as características da escola, dos professores, dos alunos e dos pais e responsáveis. Além disso, a abordagem pode ser adotada na educação infantil, fundamental, médio e até no ensino superior.

Tela interativa touch screen

Independente do grau de escolaridade ou do modelo é preciso fazer um planejamento estruturado e integrado com as atividades e recursos previstos junto com o objetivo que deve ser alcançado com a tarefa. Assim, é possível explorar os principais benefícios proporcionados pela incorporação do ensino híbrido no Brasil.

Outro ponto importante na hora de aplicar o ensino híbrido no Brasil é a escolha pela tecnologia que irá contribuir com o desenvolvimento das atividades e evolução dos estudantes. Por isso, é preciso que as instituições de ensino pesquisem sobre a qualidade e durabilidade dos produtos, entenda quais são as necessidades e escolha aquelas que mais poderão dar retorno e fazer um comparativo concorrencial entre as empresas.

Entre as possibilidades de vantagens para o processo de aprendizagem do estudo está a motivação por ter ferramentas mais tecnológicas e semelhantes com a realidade inovadora que vivemos; engajamento com atividades que tiram os alunos da passividade; autonomia com a participação ativa nas atividades; e personalização com modelos que permitem que o aluno escolha as disciplinas extracurriculares.  

Quando se iniciou o ensino híbrido no Brasil?

O ensino híbrido no Brasil iniciou em 2014 com iniciativa da organização do terceiro setor Instituto Península com foco na educação em parceria com a organização filantrópica Fundação Lemann. Na ocasião, um grupo de professores brasileiros se reuniram para discutir a experimentação do modelo no ensino híbrido no Brasil.

Entretanto, a metodologia já é discutida no mundo desde 1960 nos Estados Unidos, mas a abordagem de aprendizado alavancou após 1990 com o avanço tecnológico dos computadores, por exemplo. Atualmente, há diversas soluções educacionais que contribuem como ensino híbrido no Brasil e nos outros países, como:

Ensino híbrido no Brasil: como funciona e como aplicar?

Entre as principais dúvidas sobre a aplicação do ensino híbrido no Brasil é sobre como funciona e como aplicar, mas é importante saber que há diversas formas de fazer a transformação. Por exemplo, há modelos em que o aluno estuda o conteúdo antes da aula presencial, que o estudante escolhe disciplinas para complementar o estudo e até que tenha estímulos diferentes no meio virtual e presencial dentro do mesmo assunto em estudo.

Lousa Virtual

Entre as aplicações do uso do ensino híbrido no Brasil ainda envolve o ensino semipresencial, que é muito comum nas universidades nos cursos de graduação e pós-graduação. Na aplicação, os estudantes podem ter aulas remotas e tirar dúvidas em plantões presenciais.

Selecionamos cinco modelos de aplicação do ensino híbrido no Brasil para te ajudar a conhecer e identificar o melhor deles para a sua instituição. Veja:

Sala de aula invertida

Na escolha da sala de aula invertida, os professores fazem uma curadoria de materiais sobre o conteúdo da aula e enviam para os estudantes, sendo que a seleção pode envolver textos, vídeos, filmes, séries, podcasts. Assim, eles podem estudar antes da aula expositiva e se preparar para tirar dúvidas, solucionar problemas e aprofundar o aprendizado já iniciado em casa.

Ou seja, o modelo faz uma inversão com o método tradicional que começa com a aula expositiva e só depois há espaço para dúvidas, exercícios e tarefas, como: desenvolver vídeos e podcasts, criar apresentações e até atividades tradicionais de texto.

À la carte

O Á la carte é um modelo de ensino híbrido no Brasil em que o estudante tem a possibilidade de personalizar as disciplinas. Ou seja, fazem as disciplinas básicas e escolhem aquelas extracurriculares, que pode ser no meio virtual ou presencial, de acordo com os próprios objetivos, interesses e necessidades  

Rotação por estações

Já as rotações por estações é um modelo de ensino híbrido no Brasil que os estudantes são divididos em grupos que se alternam em estações. As paradas de aprendizagem que buscam contribuir com o aprendizado de forma diferente e complementar.

Rotação individual

A rotação individual também é um modelo de ensino híbrido no Brasil em que cada estudante tem um roteiro personalizado seguindo os objetivos e necessidades individuais.

Flex

O modelo flex de ensino híbrido no Brasil envolve o envio digital de um roteiro de estudo para os estudantes. Após estudar, eles precisam desenvolver atividades individuais e em grupo com apoio do professor, que é um curador e mediador do aprendizado.

Ensino híbrido no Brasil: quando devo fazer uso?

O documento normativo para instituições de ensino Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica que “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” é uma das competências gerais da educação básica.

Lousa digital

Para saber quando fazer uso do ensino híbrido no Brasil, as escolas e universidades devem analisar a realidade da instituição, como: quais objetivos devem ser cumpridos com o uso de tecnologia, quais são as necessidades dos estudantes, como será a estrutura das aulas, quais equipamentos devem compor as ferramentas de aprendizagem, como será a capacitação dos professores, entre outros.

Ensino híbrido no Brasil: quais as vantagens e desvantagens, qual a sua importância e qual é o foco do uso?

A tecnologia já é algo muito presente na vida em sociedade e, de acordo com especialistas, é uma tendência para o setor educacional. Entre as principais vantagens da aplicação do ensino híbrido no Brasil está a motivação dos estudantes com o uso de ferramentas que se assemelham com o mundo tecnológico que eles já vivenciam fora dos muros da instituição de ensino.

Outro ponto importante quando o assunto é ensino híbrido no Brasil é o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas. Afinal, é possível implantar atividades que estimulem a comunicação entre a turma, uso consciente da internet e dos recursos tecnológicos, senso crítico. Por outro lado, é possível promover o aprendizado em realidade aumentada, programação, base de dados, entre outros.

Lousa Retrátil

Já entre os desafios que envolvem a implantação do ensino híbrido no Brasil está a capacitação dos professores. Isso significa que o corpo docente precisa estar ciente da importância e da funcionalidade da metodologia, além de ter conhecimento sobre como usar cada tecnologia dentro do ambiente escolar.

Para isso, as instituições de ensino devem motivar e dar suporte para que os professores avancem no conhecimento. Também precisam ter apoio para a preparação de um plano de aula integrado que contribua com o desenvolvimento em cada atividade virtual.

Onde encontrar soluções educacionais para o ensino híbrido no Brasil?

A empresa brasileira MOVPLAN S.E. possui mais de 22 anos de experiência no setor educacional com presença em mais de 18 mil salas de aula com lousas brancas e digitais, soluções integradas, gabinetes de recarga para tablets e notebooks, entre outros.

Além de desenvolver soluções educacionais para o ensino híbrido no Brasil e em toda a América Latina, a marca possui fabricação própria, instalação e treinamento para os usuários, atendimento nos principais canais de comunicação (e-mail, website, telefone, WhatsApp e redes sociais); e suporte técnico.

Entre os principais cases de sucesso estão: Senac; COC by Pearson; Rede SalesianaGrupo Marista; Avenues São Paulo; Skill; FAAP; Grupo SEB; UniToledo; Colégio Queiroz Brunelli; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Colégio GEO; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; entre outros.

Se você deseja adotar o ensino híbrido no Brasil e deseja tirar dúvidas sobre quais são as melhores soluções disponíveis no mercado.

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