Tecnologia nas escolas: quais as mais usadas e como aplicar?

Sumário
MOVPLAN_Tecnologia nas escolas

A tecnologia nas escolas é uma tendência para o ambiente educacional e pode contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não-cognitivas.

Continue a leitura para entender o que é a tecnologia nas escolas, além de como aplicar, qual a importância do seu uso, quais são as mais usadas, como ela deixa a instituição mais atrativa e como implantar.

Boa leitura!

O que é tecnologia nas escolas?

A tecnologia nas escolas pode ser caracterizada por equipamentos tecnológicos que potencializam o aprendizado, seja na sala de aula ou no estudo em casa. Afinal, as soluções educacionais são desenvolvidas para diversas finalidades e podem proporcionar benefícios, como engajamento, motivação e autonomia.

Entre os principais exemplos de tecnologia nas escolas estão: lousa digital, jogos, notebooks, softwares, soluções integradas, realidade virtual, aplicativos, sala de aula digital e muitos outros. Ou seja, todos os recursos podem estar presentes na sala de aula, mas é preciso traçar os objetivos de cada atividade no aprendizado dos estudantes.

Tecnologia nas escolas: quais são elas e quais as mais usadas?

Seja quem deseja aumentar o engajamento ou quem deseja proporcionar mais autonomia aos alunos precisa conhecer quais são os exemplos de tecnologia nas escolas. Assim, é possível definir quais as melhores soluções para cada instituição e turma.

Continue a leitura para conhecer opções de tecnologia nas escolas:

Notebooks, tablets e outros devices

Equipamentos que já são conhecidos na rotina pessoal e de trabalho, como notebooks e tablets, podem ser usados no aprendizado. A tecnologia nas escolas pode ser uma ótima opção para incentivar a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Entre as atividades desenvolvidas está o desenvolvimento da escrita e da leitura, produção de trabalhos individuais ou colaborativos e estudo complementar. 

Sala de aula virtual ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

MOVPLAN_Tecnolocia nas escolas_Aula_Online

Outro grande exemplo de tecnologia nas escolas é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também conhecido como sala de aula virtual, o espaço digital reúne diversas ferramentas, como:

  • Fórum de dúvidas e debates;
  • Chat ou meio de mensagens;
  • Criação de documentos colaborativos;
  • Videoaulas;
  • Entre outros.

O Google Sala de Aula é exemplo de plataforma de sala de aula virtual com todos os recursos listados. Além disso, é possível inserir atividades, materiais e fazer avaliação dos estudantes.

Jogos digitais

Os jogos digitais são uma tecnologia nas escolas que unem o lúdico ao aprendizado, por isso tornaram-se tão queridos pelos alunos. Entre os exemplos mais comuns estão os que auxiliam na alfabetização e na conscientização em diferentes cenários, como combate à dengue e sustentabilidade.

Lousa digital

MOVPLAN_Lousa_DigitalA lousa digital é uma tecnologia nas escolas que proporciona inúmeros benefícios por ter acesso à internet, usabilidade com touchscreen, suporte para arquivos multimídia e ferramenta para criação de aula com alto impacto visual.

Entre os modelos disponíveis no mercado está a Lousa Digital da MOVPLAN S.E. de fabricação própria equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que possui mais de 18 ferramentas para aulas. Além disso, a marca oferece instalação, configuração e treinamento para os clientes.

Solução Integrada

MOVPLAN_Soluções_IntegradasAs soluções integradas podem ser ótimas opções para quem quer aplicar tecnologia nas escolas, mas quer manter aspectos tradicionais. Um exemplo é a Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN S.E. que une a lousa digital com o apoio do quadro branco.

Software educacional

Os softwares educacionais também são exemplos de tecnologia nas escolas e podem ser aplicados em diferentes contextos. Há opções disponíveis no mercado que auxiliam na gestão escolar, que auxiliam na criação de aulas e até na avaliação do desempenho dos estudantes.

MOVPLAN_Software_EducacionailUm exemplo é o Software Educacional QUADRIBOOK, exclusivo da MOVPLAN S.E., tecnologia que permite o uso de 18 funções para aulas mais atrativas.

Confira abaixo a lista com todas os recursos que essa tecnologia oferece e que facilitam a rotina dos educadores:

  • Interage com qualquer software
  • Ferramentas de escrita, de desenho, de gráficos e de matemática
  • Criação atalhos para documentos e mídias
  • Bloqueio do touch
  • Ferramentas de apresentações
  • Acesso à internet e aplicativos
  • Reconhecimento de escrita
  • Caneta inteligente e caneta de objetos
  • Ferramenta de captura de imagem e gravação de tela e áudio
  • Vídeo player
  • Criação de animações gráficas
  • Recursos de zoom, cortina, régia, compasso, highlight, entre outros
  • Ferramentas de ensino e aplicação

Gabinete de Recarga

MOVPLAN_Gabinete_De_RecargaO último exemplo de tecnologia nas escolas é o gabinete de recarga para notebooks, tablets e outros devices. O equipamento é muito prático para a rotina das instituições, pois é possível organizar, transportar e recarregar dezenas de equipamentos ao mesmo tempo.

Por exemplo, o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN S.E. é compatível com Notebooks, UltraBooks, MacBooks Air, Chromebooks, Netbooks, Tablets de vários tamanhos e Classmate Pc. Os modelos disponíveis suportam de 12 até 48 devices em diferentes dimensões internas e externas.

Tecnologia nas escolas: qual a importância do seu uso e por que é fundamental

Especialistas já apontaram que as instituições de ensino do futuro devem ser mais interativas, inovadoras e tecnológicas, segundo pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar. O estudo apontou que 93% dos participantes especialistas apontaram que a inovação social, tecnológica e pedagógica serão bases para a melhoria da educação.

Afinal, qual é a importância do seu uso e por que é fundamental?

Que a tecnologia se tornou fundamental para a vida em sociedade você já sabe, pois, é usada para relações pessoais, profissionais e educacionais. No aprendizado, a tecnologia nas escolas pode promover engajamento, desenvolvimento de habilidades cognitivas e não-cognitivas, protagonismo e aprimoramento da criatividade.

Por exemplo, a tecnologia nas escolas pode ser usada para incentivar a leitura, observação, atenção e experimentação. Quando aplicada de forma integrada e planejada, os equipamentos podem proporcionar diversos benefícios e um deles é a retenção do conhecimento.

De acordo com William Glasser, o processo de aprendizagem pode ser descrito na Pirâmide de Aprendizado de William Glasser em que o aluno tem retenção do conteúdo em:

  • 10% ao ler;
  • 20% ao ouvir;
  • 30% ao observar;
  • 50% ao ver e ouvir;
  • 80% ao experimentar;
  • 95% ao ensinar.
E a tecnologia nas escolas pode contribuir para que o conteúdo seja inserido em diferentes conceitos, veja exemplos:
  • Materiais complementares: o professor pode ser um curador para o envio de conteúdos extras em texto, áudio e vídeo para aprofundamento do aprendizado que podem ser acessados em uma sala de aula digital.
  • Experimentos: o professor pode ser um mentor para realização de atividades práticas com gravação de vídeos em que os alunos podem observar e fazer seus próprios experimentos.
  • Fórum de dúvidas: o professor pode ser um mediador na formação de equipes em que alunos com maior facilidade em determinado assunto podem ensinar outros com menos facilidade em fóruns de dúvidas.

Como aplicar e como implantar tecnologia nas escolas?

Se você deseja usar tecnologia nas escolas é preciso inserir as atividades para cada turma de forma integrada com os objetivos de aprendizado. Além disso, é necessário avaliar fornecedores com custo-benefício e que atendam a necessidade da instituição, como: fazer instalação e treinar os usuários dos recursos tecnológicos.

Tecnologia nas escolas: quais os desafios e quais as vantagens do seu uso

O uso da tecnologia nas escolas pode proporcionar diversos benefícios para professores, instituições de ensino e alunos. Afinal, as soluções tecnológicas aumentam o interesse dos estudantes por serem recursos já muito usados pelos nativos digitais.

Outro ponto é que as atividades feitas de forma estruturada podem apoiar no desenvolvimento de diversas habilidades, como criatividade, resolução de problemas, colaboração, trabalho em equipe, capacidade de buscar informação e atenção.

Já as desvantagens da tecnologia nas escolas podem envolver o receio dos professores em aplicar novos recursos nas aulas. Entretanto, as instituições podem oferecer treinamentos e apoiar os docentes na hora de aplicar a tecnologia nas escolas.

Tecnologia nas escolas: como ela deixa a instituição mais atrativa

O uso da tecnologia nas escolas pode deixar a instituição de ensino mais atrativa por contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes. Isso significa que os alunos podem ter melhor desempenho escolar ao incluir recursos que aumentam o engajamento e contribuem com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não-cognitivas.

Como a MOVPLAN S.E. pode ajudar na implantação de tecnologia nas escolas

Com mais de 21 mil implementações de tecnologia nas escolas, a MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira sólida e reconhecida pela qualidade no desenvolvimento e fabricação de soluções educacionais. O principal objetivo da marca é potencializar o processo de aprendizagem com tecnologia nas escolas.

A MOVPLAN S.E. está presente em renomadas instituições de ensino na América Latina, como: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Colégio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Queiroz Brunelli; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; UniToledo; e Grupo SEB.

Assista ao depoimento de clientes da MOVPLAN S.E. que se tornaram verdadeiros cases de sucesso:

O portfólio de opções de soluções para aplicar tecnologia nas escolas é completo, com: a linha Lousa Escolar de quadros brancos, Lousa Digital, Soluções Integradas, Gabinete de Recarga para notebook e outros devices, Software Educacional QUADRIBOOK, Projetores e Componentes Relacionados.

Se você deseja inserir tecnologia nas escolas, entre em contato conosco e converse com uma equipe altamente preparada para atender empresas, instituições de ensino e governo sobre a importância da inclusão digital.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email