5 (bons) motivos para você utilizar tecnologia em suas aulas

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Você com certeza já percebeu que a tecnologia entrou há um tempo no mundo da educação e não está de passagem, certo?

As lousas digitais, que eram artigo de auditório de escola particular, hoje estão dentro de um número cada vez maior de salas de aula nas escolas, não só no setor privado como no público. Os sites e portais se multiplicam todos os dias e temos (nós e os alunos) acesso aos mais diversos níveis de informação, dos mais incontáveis temas de qualquer matéria. Não é nas apostilas que os alunos do novo milênio concentram sua busca por informação, é nas redes que eles estão de olho! Facebook, Instagram, Google, YouTube, Wikipedia

Será que devemos evitar essa movimentação? Não! Devemos permitir que a tecnologia nos ajude a aperfeiçoar, dinamizar, atualizar e eternizar o conhecimento em nossas aulas.

Mas, por quê? Por que deveríamos aceitar a “invasão” da tecnologia em nossas escolas, em nossas aulas? Veja abaixo 5 excelentes motivos para que você não tenha medo de usar esse importantíssimo elemento no seu dia a dia e permita que finalmente a tecnologia faça a diferença em suas aulas.

1 – É o futuro, não dá mais para voltar =O

Não. Não haverá o dia que sairemos arrancado lousas e projetores das escolas gritando “eu disse que não daria certo! Educação tradicional é o que funciona!”.

As escolas estão se modernizando com lousas digitais, projetores interativos, sistemas de gestão de aulas e etc., e os alunos chegam todos os dias com os mais recentes lançamentos tecnológicos, como smartphones, tablets, iWatches. E em um último grito desesperado, algumas escolas proíbem o uso ou até mesmo a entrada desses aparelhos no prédio educacional – bem como os presídios – pois, é mais fácil proibir do que educar, certo? Errado, claro! Essa revolução vem sendo observada e pesquisada há um tempo. Esse movimento é na verdade muito benéfico, desde que ambas as partes consigam entrar em um acordo, uma conduta de uso, não imposta, pois não funciona, mas apresentada e realizada aos poucos de acordo com a realidade de cada grupo escolar.

2 – Use portais, canais e redes sociais a seu favor

Hoje em dia já são milhares ades opções que nós professores temos de conteúdos na rede. Uma infinidade de documentários (de 15, 25 – 30 minutos) dos principais temas de todas as matérias escolares, das exatas às humanas. Documentários de confiança, com qualidade de imagem, de redes como National Geographic, Discovery (Channel, Science, Civilization…) e History Channel, entre outros, que podem ilustrar suas aulas trazendo dinamicidade, fontes alternativas de informação e permitem que o conhecimento esteja acessível a todos a qualquer momento – ambos, o professor e o aluno, podem rever o conteúdo quando bem desejarem, ele simplesmente está online na rede.

Vídeos educacionais dos mais diversos podem ser sugeridos como complemento de conteúdo ou mesmo como fonte de pesquisa para uma composição de qualquer âmbito: dissertações, seminários, relatórios, obras plásticas… Procure por documentários, vídeos e músicas no YouTube, palestras das mais variadas, conceituadas e interessantíssimas no TED Talks, e muito mais conteúdos visuais em portais como UOL, Google Education e até mesmo o site do MEC.

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Seus alunos podem até estar na sua aula, mas a cabeça deles se encontra ao mesmo tempo em outros lugares – onde eles têm notícias, entretenimento e interação social tudo de uma vez. Estão todos massivamente nas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Tumblr, e isso não significa que você tem que sair correndo agora para descobrir o que é um Tumblr, até porque você com certeza já faz parte das redes sociais e tem uma conta no Facebook – é o suficiente.

Só com essa ferramenta em mãos você já acrescenta um grande número de possibilidades de compartilhamento de informações e interação entre você e seus alunos que se estende para além dos limites dos 50 minutos da sua ótima aula ou dos muros da escola. Nessa rede social é possível criarmos grupos para discussão de conteúdos abordados em sala e assim termos fóruns de opiniões entre os alunos. É também possível visitarmos páginas biográficas de figuras relevantes, vivas ou mortas, empresas multinacionais, ONGS, instituições globais e etc. O Facebook possui, além de páginas criadas por usuários de todo o mundo, um vínculo com a Wikipédia, a “Enciclopédia Livre” – guardem suas pedras e suas Barsas. O papel do educador do novo milênio é de filtrar o que é válido e o que não é.

3 – Aumente o nível de retenção de seus conteúdos

Em um mundo onde a informação é múltipla, dinâmica, instantânea e abundante, não podemos esperar que nossos alunos façam a leitura de um texto ou ouçam-nos palestrar por 30 minutos sobre um tema, e que consigam reter essa informação toda pelos próximos 15 minutos de suas vidas – isso não vai acontecer, a não ser que você tenha técnicas de discurso tão impressionantes quanto as daquele líder ariano.

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Estudos apontam que somente 10% dos conteúdos que os alunos leem ou ouvem são realmente retidos. Se você incluir vídeos interessantes ou imagens de boa qualidade e visibilidade, pode aumentar para até 50% o nível da retenção do conhecimento pelos seus alunos e, se fizer com que tudo isso vire uma grande discussão – pessoal com dimensões virtuais, ou virtual com dimensões pessoais –, você aumentará essa barra para até 90% de retenção dos conteúdos explorados.

Para um maior nível de absorção do conhecimento, aguarde a tecnologia nos permitir inserir chips que enviarão esse conteúdo diretamente para serem armazenados no cérebro do ser em questão. Enquanto isso, siga as práticas pedagógicas de aprendizado ativo – ponha a tecnologia para trabalhar para você e para o sucesso de suas aulas.

4 – Eternize suas aulas

O quão familiarizado você está com o PowerPoint? Tenho certeza que esse já é um velho conhecido seu e no seu computador você tem uma pasta cheia de apresentações com aulas e mais aulas que você vem montando ao longo dos anos. Isso é excelente, não fosse o fato de que seu computador acabou de pifar, sair fumaça e fazer barulhos que te fazem pensar que ele pode explodir a qualquer momento – meu Deus! Mas você salvou tudo em um pen drive, ufa, e se for um pouco mais cuidadoso que eu costumava ser no passado, não esqueceu ele no bolso de uma calça e jogou na máquina de lavar – lá se foi seu conteúdo, lavado com Vanish, para fora do pen drive. Mil são as situações que podem ocorrer com dados que armazenamos no nosso computador, em pen drives ou pior: no computador nada confiável da escola.

Mas os dias de instabilidade acabaram! Hoje em dia temos diversas plataformas na NUVEM que podem fazer esse armazenamento para você sem riscos de que você venha um dia a perder seus pdfs, ppts, docs…

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O conceito de armazenamento na nuvem é bastante simples: você SOBE seus conteúdos para uma plataforma como o Dropbox, o Google Drive ou o OneDrive, e eles são mantidos na rede por toda a eternidade, sem riscos, e acessíveis de qualquer lugar e em qualquer horário. Suba pastas inteiras com suas imagens, textos, revisões de prova e as mantenha em segurança – ninguém poderá ver seus arquivos a menos que você decida compartilhá-los.

Veja só, aí está mais um benefício das plataformas de armazenamento na nuvem: você pode selecionar conteúdos específicos e compartilhá-los com seus alunos através de links gerados pela própria plataforma, é tudo muito simples e seguro. Crie uma conta no Dropbox ou no OneDrive – saia clicando sem medo –, essas plataformas atuais trabalham de forma bastante intuitiva e geralmente oferecem tutoriais para iniciantes.

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Você ficaria muito triste se eu te dissesse que o PowerPoint já está ultrapassado? Não há problema nenhum em continuar utilizando essa excelente e efetiva ferramenta, mas não raro é possível que seus alunos façam apresentações de trabalhos ou seminários em uma ferramenta espetacular chamada Prezi: é tão efetivo quanto uma apresentação de PowerPoint, só que melhor, mais rico em possibilidades de apresentação, mais fácil para criação, menos engessado e 100% na nuvem.

Uma vez criada a apresentação, ela estará lá, pra sempre, para que você acesse e faça suas apresentações a partir de qualquer computador, sendo possível inclusive fazer apresentações remotas e baixar a versão desktop do Prezi para montar suas apresentações enquanto estiver off-line. Dê uma olhada nessa plataforma, ela definitivamente merece sua atenção.

5 – Tenha mais tempo para você!

Com todo esse arsenal tecnológico, você deve estar pensando quanto tempo isso vai te tomar até que consiga virar uma espécie de Inspetor Bugiganga, pronto para inundar seus alunos com seus novos termos tecnológicos. Acalme-se, colega professor, a tecnologia veio para facilitar, não para dificultar. Explore aos poucos as ferramentas, observe como seus colegas utilizam as tecnologias, analise aplicações que são pertinentes aos grupos de alunos que você tem.

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Uma vez que você consiga iniciar essa transição, você perceberá que suas aulas ficarão mais dinâmicas, seus conteúdos muito melhor absorvidos e seus alunos mais dispostos a aprender e compartilhar conhecimento.

Você ganha tempo quando prepara suas aulas com ferramentas como PowerPoint e Prezi, pois são rápidas e possibilitam que seus conteúdos durem por muito tempo, sem precisar recriar cada aula do mesmo tema a cada novo ano – uma atualizada já resolve. Você ganha tempo quando seleciona seus vídeos no YouTube ou TED Talks, pois não precisa depender de aparelhos ou leitores de DVD. Você ganha seus fins de semana de volta quando percebe que a tecnologia vai te ajudar a organizar e monitorar os grupos dos seminários, pesquisar conteúdos extras em portais educacionais, preparar suas provas e revisões, interagir com seus alunos e servi-los com muito conteúdo de qualidade, acessível e acima de tudo: pertencente ao universo nativo de seu aluno, que não é diferente do universo do qual você pode não ser nativo, mas está também inserido, e não tem nada a perder ao se aventurar nas diversas possibilidades que a tecnologia traz para sua vida em qualquer âmbito.

Conclusão

Consegui te mostrar quão benéfica é essa transição? No nosso canal no YouTube você verá exemplos de professores ao redor do Brasil que têm transformado suas aulas com tecnologia.

Vitor-Gobatti

Vitor Gobatti

Um nerd formado em Letras – Português/Inglês que atua como professor de inglês e tradutor/interprete há 10 anos. Sou apaixonado por tecnologia para a educação e realizo treinamentos de uso de tecnologia em sala de aula através da MOVPLAN para professores por todo o país.

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