Sala de aula interativa: como criar e o que é?

Sala_De_Aula_Interativa_MOVPLAN

Você já parou para pensar em como a interação entre as pessoas mudou ao longo do tempo? O ser humano já se comunicou por carta, telefone, e-mail e agora tudo é feito com simples toques na tela de um celular. As conexões e as formas de se relacionar mudaram, e na educação não poderia ser diferente.

A tecnologia da sala de aula interativa permite que a escola coloque o estudante no centro do processo de aprendizagem, proporcionando mais autonomia e aumentando o nível de engajamento da turma. Neste artigo, você vai conhecer soluções educacionais para a sala de aula física e virtual, além de entender o que é e como criar uma sala de aula interativa.

O que é sala de aula interativa?

Com o objetivo de transformar o ensino tradicional, a sala de aula interativa possui diversas soluções tecnológicas que dão mais autonomia para os professores e geram mais engajamento com os alunos.

Um exemplo de interatividade é o uso de ferramentas, como a lousa digital, os gabinetes de recarga e os notebooks. Além disso, é possível ter um Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), que integra os fóruns e chats (espaços para conversas e debates entre a turma); as videoaulas, que permitem a transmissão ao vivo do conteúdo de forma remota ou através de gravações, para serem acessadas sempre que necessário; além do espaço colaborativo, que permite criar trabalhos construídos em grupo.

A sala de aula interativa é um diferencial para quem deseja potencializar o aprendizado com ferramentas modernas que oferecem benefícios, como estimular o senso crítico nos espaços colaborativos e espaços para feedback em tempo real. O ideal é que a criação de uma sala de aula interativa esteja no plano pedagógico para que todas as aplicações sejam realmente projetadas para o desenvolvimento e aprendizado do aluno.

Qual é o significado da sala de aula interativa?

O significado da sala de aula interativa é a possibilidade de melhorar a educação através de tecnologias que dão mais autonomia aos alunos, melhorando a comunicação entre estudantes e professores, e aproximam os aprendizes da turma.

lousa-digital-movplan-quadriline-touchpro

Do físico ao online: como criar uma sala de aula interativa?

A sala de aula interativa, como o nome já diz, preza pela comunicação entre alunos e professores para atingir melhores resultados de aprendizagem. Neste ponto de vista, é possível adotar soluções educacionais que podem ser aplicadas no dia a dia, como é o caso da lousa digital.

A lousa digital, que também é conhecida como quadro virtual, possui a tecnologia de escrita com o toque das mãos e suporta materiais multimídia, ou seja, transmite documentos em texto, imagem, áudio e vídeo em um único equipamento. É possível destacar, anotar e escrever com o touch screen, criar apresentações de alto impacto visual, fazer captura de imagem, gravar tela e usar ferramentas para criação de gráficos e desenhos.

Já no meio online, as instituições de ensino podem utilizar o Google Sala de Aula, também conhecido como Google Classroom, para criar uma sala de aula interativa. O recurso possui ferramentas com o objetivo de ensinar, aprender e se conectar com diversos aspectos presentes na educação, como gestão, comunicação e organização do setor educacional. Entre os serviços oferecidos de forma convergente estão: MeetGmailAgendaDriveDocumentosPlanilhasApresentações, etc.

Se você quer saber como criar uma sala de aula interativa no Google, confira o passo a passo:

  • Primeiro passo: faça o login na plataforma
  • Segundo passo: clique em “+” e selecione a opção “Criar turma”. Em seguida, você receberá uma mensagem sobre o uso do recurso e a finalidade para a educação.
  • Terceiro passo: preencher os dados sobre a sala de aula interativa, como Nome da Turma, Seção, Assunto e Sala.
  • Quarto passo: clique em criar e a sua sala de aula interativa já está pronta na plataforma.

google-classroom-movplan

Após seguir o passo a passo para criar a sala de aula interativa, é possível explorar espaços da plataforma, sendo que o “mural” é para criação e programação de comunicados para os membros; “pessoas” é para inclusão de estudantes; e “atividades” serve para criar tarefas e organizar o conteúdo.

7 dicas para criar uma sala de aula interativa

A educação tradicional está se transformando e abrindo espaço para a sala de aula interativa com aulas mais dinâmicas, criativas e surpreendentes para aumentar o engajamento dos alunos. Vale destacar ainda que todas as atividades devem estar presentes no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição para que os recursos tenham um objetivo no processo de aprendizagem. Confira 7 dicas para criar uma sala de aula interativa:

  • Explore os recursos de espaços colaborativos e fóruns do Google Sala de Aula (Google Classroom);
  • Organize passeios e atividades externas;
  • Adote novos formatos para transmissão de conteúdo, como vídeo, artigos e notícias;
  • Utilize ferramentas inovadoras, como inteligência artificial e realidade virtual;
  • Adote metodologias como ensino híbrido e sala de aula invertida, por exemplo;
  • Use jogos para ensinar o conteúdo da aula;
  • Abra espaço para o diálogo e troca de experiência.

[+ LEIA MAIS] Ensino híbrido: entenda o que é e conheça as vantagens e desvantagens

Aula interessante e leitura interativa: como fazer?

Muitos professores têm dúvidas de como criar uma aula interessante ou fazer uma leitura interativa. Afinal, pode ser um desafio engajar e manter a atenção dos estudantes durante as aulas.

Na sala de aula interativa é possível explorar os recursos do Google Sala de Aula; usar os recursos de apresentação impactante da lousa digital; permitir acesso às notícias sobre o conteúdo em tempo real através de devices; e até passeios e atividades externas.

Da educação infantil ao ensino médio: sala de aula interativa

A tecnologia da sala de aula interativa pode ser aplicada para todas as etapas da aprendizagem. Entretanto, é preciso que a instituição de ensino inclua no PPP para que as ferramentas sejam um fator de favorecimento da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento e autonomia dos estudantes.

Sala_De_Aula_Interativa_MOVPLAN

Lousa virtual ou tela interativa para sala de aula

O uso da tela interativa varia nas regiões brasileiras, segundo o Censo Escolar na Educação Básica 2020, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo aponta que a região com maior número de tela interativa é a Sul, seguida pela Sudeste e Centro-Oeste.

Na sala de aula interativa, é possível que o recurso seja um diferencial já que a ferramenta touch screen permite acesso à internet. Isso significa que durante a aula é possível aprofundar o conteúdo com uma simples busca de vídeos, imagens, notícias, ntre outros.

Neste cenário, a lousa virtual é mais um recurso que contribui com a aprendizagem na sala de aula interativa. Afinal, a absorção do conteúdo é diferente conforme a situação de aprendizagem, segundo a Pirâmide do Aprendizado, de William Glasser. Veja:

  • Ler: 10% de retenção de conteúdo;
  • Ouvir: 20% de retenção de conteúdo;
  • Observar: 30% de retenção de conteúdo;
  • Ver e ouvir: 50% de retenção de conteúdo;
  • Experimentar: 80% de retenção de conteúdo;
  • Ensinar: 95% de retenção de conteúdo.

Como a MOVPLAN pode contribuir par a criação da sala de aula interativa

A empresa brasileira MOVPLAN tem mais de 20 anos no mercado educacional e possui diversas soluções para sala de aula interativa. A marca é uma fábrica reconhecida em toda América Latina pela qualidade e a tecnologia dos produtos, sendo que os destaques estão na política de capacitação dos funcionários, na assistência técnica própria e na manutenção.

Para a criação de uma sala de aula interativa, a MOVPLAN possui um portfólio completo. Conheça as principais soluções educacionais da marca:

  • Lousas digitais: equipamentos com touch screen, conexão com a internet, sistema de áudio integrado, capacidade de receber projeção, possibilidade de gravar aulas, criação de aulas com alto impacto visual; entre outros recursos.
  • Lousa QuadriLine TouchPro: considerada a evolução das lousas por ser a união da lousa virtual com o quadro branco escolar.
  • Gabinete de Recarga Charge Mate: gabinete para transporte, armazenamento e recarga de vários devices, como tablets e notebooks.
  • Rack Multimídia: equipamento desenvolvido para transporte e armazenamento de computador, além de servir como suporte de monitor.

Cases de sucesso

A MOVPLAN está presente em mais de 18 mil salas de aula e possui cerca de 3.900 clientes. Entre eles estão: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkill; FAAP; e Grupo SEB.

Quer saber o que eles falam sobre nós? Confira os vídeos abaixo:

Além disso, a MOVPLAN está presente em diversas instituições de ensino no Brasil e de toda a América Latina, como: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkill; FAAP; e Grupo SEB.

Quer saber mais informações sobre como as soluções tecnológicas da MOVPLAN podem ser usadas na sala de aula interativa da sua escola? Entre em contato com a nossa equipe! Temos um grupo de profissionais qualificados e preparados para tirar todas as suas dúvidas.

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email