Quais são os desafios da inclusão digital no Brasil?

MOVPLAN_Desafios_Inclusão_Digital_No_Brasil

A inclusão digital é importante em diversos objetivos, seja para buscar conhecimento, entrar no mercado de trabalho ou até potencializar o desenvolvimento cognitivo. Afinal, a sociedade mundial passa por fortes transformações no quesito digitalização no mercado de trabalho, nas relações sociais e até nos estudos.

Por exemplo, especialistas em educação apontam que a tecnologia estará presente na escola ideal do futuro. Essa informação integra o resultado de uma pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise), da Fundação Catar, que traça quais características as instituições de ensino que buscam excelência devem ter até 2030.

Levando tudo isso em consideração é muito importante que consigamos superar os desafios da inclusão digital no Brasil para que cada vez mais pessoas tenham acesso à internet e às soluções tecnológicas. 

Neste artigo, você vai entender qual é a importância e quais os principais desafios da inclusão digital no Brasil. Além disso, vai conhecer exemplos de soluções educacionais inovadoras que contribuem com a educação no país e, consequentemente, para diminuir os desafios da inclusão digital no Brasil.

Quais os principais desafios da inclusão digital no Brasil

O acesso desigual à internet é um dos principais desafios da inclusão digital no Brasil e a pesquisa Abismo Digital, promovida pela consultoria PwC em parceria com o Instituto Locomotiva, traça as razões da desigualdade no acesso. Veja os motivos dos desafios da inclusão digital no Brasil listados:

  • Infraestrutura de conexão: problemas de amplitude, qualidade e distribuição do sinal e custo.
  • Limitação de acesso a hardware: 58% dos usuários de internet possuem o celular como único meio de acesso.
  • Deficiências do sistema educacional: a educação pode ser um caminho para a transformação digital.

Dessa forma, o estudo aponta a necessidade da educação como chave para romper com o atual cenário dos desafios da inclusão digital no Brasil. Além disso, reafirma a importância de melhorar a infraestrutura e o acesso a meios de uso de internet.

Quando começou e por que existem tantos desafios para inclusão digita no Brasil?

MOVPLAN_Desafios_Inclusão_Digital_No_Brasil_Aluno

Quando começamos a pensar sobre esse tema existem mais duas dúvidas que precisam de respostas: “Qual é a situação da inclusão digital no Brasil” e “Quais os desafios para sua realização?”. Portanto, agora, vamos falar sobre tudo isso.

Ainda de acordo com o estudo Abismo Digital, a situação da inclusão digital no Brasil precisa de cuidados dos governos, dos educadores e das empresas para decolar. Afinal, a formação digital será fundamental para inserção em novas profissões que exigem o uso e acesso às tecnologias.

Veja o índice de acesso à internet e o perfil de usuários brasileiros, de acordo com a pesquisa:

  • Desconectados: o país possui 33,9 milhões de pessoas sem acesso à internet e o grupo é composto predominantemente por homens, não alfabetizados, idosos e categorizados como classes C, D e E.
  • Subconectados: o país possui 41,8 milhões de pessoas com acesso médio de 19 dias no mês e o grupo é composto predominantemente por moradores da região Norte e Nordeste, possui celular pré-pago, são menos escolarizados, são das classes D e E e são negros.
  • Parcialmente conectados: o país possui 44,8 milhões de pessoas com acesso médio de 25 dias no mês e o grupo é composto predominante por menos escolarizados, classes C, D e E, negros, da região Sudeste e menos escolarizados.
  • Plenamente conectados: o país possui 49,4 milhões de pessoas com acesso médio de 29 dias no mês e o grupo é composto por pessoas das classes A e B, brancos, escolarizados, com acesso por notebook e celular pré-pago e são das regiões Sul e Sudeste.

As consequências da falta de acesso afetam diversos âmbitos da vida em sociedade e a educação é uma delas, pois os estudantes podem ter atrasos na proficiência educacional e no conhecimento em programação e lógica computacional. Além de prejuízos no trabalho e na renda pela dificuldade de entrar no mercado de trabalho digitalizado e a exclusão daqueles que não possuem acesso ou não sabem manusear a tecnologia para acessar serviços públicos, que tendem a ser cada vez mais tecnológicos.

O estudo Abismo Digital ainda revela que as razões para a desigualdade envolvem a infraestrutura de conexão, limitação de acesso a hardware e deficiências do sistema educacional.

Caminhos para diminuir e como acabar com os desafios da inclusão digital no Brasil

O estudo Abismo Digital ainda reúne ações em diversos aspectos para superar os desafios da inclusão digital no Brasil.

MOVPLAN_Desafios_Inclusão_Digital_No_Brasil_Professor

Veja:

  • Ação conjunta: o primeiro fator para superar os desafios da inclusão digital no Brasil é a união colaborativa e integrada entre governos, empresas e instituição de educação.
  • Governos: o segundo ponto para vencer os desafios da inclusão digital no Brasil são as iniciativas nacionais para gerar a qualificação digital.
  • Empresas: o terceiro fator para superar os desafios da inclusão digital no Brasil é a adoção de capacitação digital e o investimento nos colaboradores.
  • Instituições de ensino: o quarto ponto para vencer os desafios da inclusão digital no Brasil é a reestruturação da qualificação e adotar o conceito de aprendizagem ao longo da vida.

Atualmente, entre as formas de acabar com os desafios da inclusão digital no Brasil está a oferta e o acesso à internet e equipamentos. Neste sentido, o país já caminha com algumas iniciativas públicas voltadas para aumentar o acesso à banda larga e infraestrutura.

Conheça algumas iniciativas do governo brasileiro para diminuir os desafios da inclusão digital no Brasil:

Desafios da inclusão digital no Brasil: quais são os exemplos de tecnologias educacionais

Apesar dos desafios da inclusão digital no Brasil, muitos especialistas já ressaltam a importância e os benefícios de adotar soluções tecnológicas para aumentar a autonomia dos estudantes, engajamento, motivação e desenvolvimento de habilidades, por exemplo.

Entretanto, a inserção de recursos digitais exige a elaboração de um Plano Político Pedagógico que una os objetivos para determinada faixa etária. Selecionamos alguns exemplos de tecnologias educacionais usadas para vencer os desafios da inclusão digital no Brasil.

Confira exemplos de tecnologias educacionais:

Google for Educationmovplan-google-for-education: o Google desenvolveu uma plataforma totalmente direcionada para o setor educacional. Entre as ferramentas estão o Google Sala de Aula, documentos, planilhas, alfabetização digital, ferramentas de realidade aumentada, programação, entre outros.

Jogos digitais: há diversos tipos de jogos digitais voltados para educação e já são considerados ferramentas de ensino.

Ambiente de Avaliação Virtual (AVA): também conhecido como sala de aula virtual, o AVA é uma plataforma de atividades on-line. Os alunos podem trocar mensagens, participar de debates, assistir videoaulas e criar espaços colaborativos para trabalhos.

Lousa Digital:MOVPLAN_Lousa_Digital a lousa digital da empresa brasileira MOVPLAN S.E. possui acesso à internet e é esquipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK com 18 funcionalidades, como: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

MOVPLAN_Soluções_IntegradasSoluções Integradas: a Lousa QuadriLine TouchPro é um modelo de lousa  escolar exclusivo da MOVPLAN S.E.. Ela une a lousa branca e a digital em um único produto. Ou seja, é a solução ideal para instituições que desejam superar os desafios da inclusão digital no Brasil, mas querem manter o quadro tradicional.

MOVPLAN_Gabinete_De_RecargaGabinete de Recarga: é um equipamento fundamental quando há uso de devices, como notebooks e tablets, no ensino. Afinal, o gabinete de recarga permite o transporte, organização, armazenamento e recarga.

Na MOVPLAN S.E., o Gabinete de Recarga Charge Mate está disponível em diversos tamanhos com capacidade para 12, 24, 36 e até 48 devices. Você pode escolher o que melhor s adapta as necessidades da sua escola.

Sobre a MOPLAN S.E. e os desafios da inclusão digital no Brasil

Se você está em busca de equipamentos que ajudem a superar os desafios da inclusão digital no Brasil, precisa conhecer a MOVPLAN S.E.. A empresa brasileira atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as escolas, universidades e centros de estudo.

Entre os diferenciais da marca está a rigorosa política de qualidade e a tecnologia própria. Além disso, promove a capacitação dos colaboradores, treinamento para os usuários, instalação própria e suporte técnico por e-mail, WhatsApp, chat, site e telefone fixo.

Com o objetivo de potencializar o ensino, a MOVPLAN S.E. já conquistou a América Latina e o portfólio carrega uma completa lista de tecnologias. Veja quais são:

As soluções tecnologias e educacionais da MOVPLAN S.E. já estão presentes em mais de 18 mil salas de aula em instituições de ensino renomadas, como:

Onde comprar soluções educacionais

A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira referência quando o assunto é tecnologia na educação. Se você deseja saber mais informações sobre como superar os desafios da inclusão digital no Brasil, entre em contato conosco e converse com uma equipe altamente capacitada para atender empresas, instituições de ensino e governo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email