Quadro branco para sala de aula: como usar e qual o melhor

O quadro branco para sala de aula pode ser um grande aliado na hora de explicar um novo conteúdo ou fazer exercícios. Continue a leitura do artigo para saber o que é, como usar, quanto tempo dura, como cuidar e qual o melhor. 

MOVPLAN_quadro branco para sala de aula

Quadro branco para sala de aula: o que é e como usar

As lousas já são um item conhecido no ambiente escolar, pois são fundamentais para que o conteúdo em estudo seja colocado visualmente para toda a turma. Entre os modelos disponíveis no mercado está a lousa branca, também chamada quadro branco, um equipamento de superfície branca e lisa que permite escrita com canetas específicas.

Isso significa que o recurso é usado para escrever informações importantes, fazer anotações, desenhar ou até esquematizar. Por exemplo, é possível desenhar uma célula na aula de biologia, fazer uma equação na de matemática ou esquematizar cronologias nas aulas de história.

Mas lembre-se que apesar de muito comum no ambiente escolar, o quadro branco para sala de aula ainda pode ser usado em salas de capacitação e treinamento de companhias, e também em casa, para uso pessoal.

Um dos principais benefícios do quadro branco, quando comparado com a lousa verde, é o de não usar o giz. Já que escrever com o giz faz com que pequenas partículas sejam soltas, causando sujeira nas instituições de ensino e provocando reações alérgicas em professores e alunos.

Outro ponto importante é que as empresas de soluções educacionais já investiram em quadros brancos! Além de permitirem a opção de uma superfície quadriculada para facilitar a vida dos educadores na hora de escrever, ou desenhar na lousa. Ter um ponto de orientação deixa tudo mais fácil, não é mesmo?  

Quanto tempo dura um quadro branco?

A resposta vai depender do cuidado que o usuário tem com o recurso, e da qualidade do material utilizado na confecção do quadro branco. Por isso, é importante estar atento à resistência da solução educacional contra produtos de limpeza, por exemplo.

Para saber sobre a limpeza e cuidado com o quadro branco para sala de aula, continue a leitura e saiba como evitar as manchas escuras, as famosas “sombras”.

MOVPLAN_quadro branco para sala de aula_aluno

Como limpar, como devo cuidar e quais cuidados devo ter?

É preciso seguir as recomendações do fabricante, mas uma dica geral é cuidar e limpar de forma correta para garantir maior durabilidade do quadro branco para sala de aula. Entre os conselhos está a utilização de canetas específicas e apagadores de qualidade que vão evitar manchas na superfície branca.

A marca japonesa Pentel é referência na produção de canetas e apagadores específicos para quadros brancos. Clique no botão abaixo para saber mais sobre a empresa e os melhores produtos:

Quais canetas devo usar para escrever no quadro branco para sala de aula

A escrita deve ser feita com canetas específicas para essa funcionalidade, usar a caneta certa vai evitar que você tenha dificuldades para limpar a superfície da lousa, e vai prevenir as temidas “sombras”. A marca Pentel possui marcadores de alta qualidade e diferentes opções para atender a preferência das escolas. Veja:

Caneta_Pentel_MaxiFlo_MOVPLAN

MaxiFlo: é uma caneta para quadro branco desenvolvida com foco na durabilidade. Ou seja, ela dura até três vezes mais do que as canetas fabricadas pelos concorrentes. Além disso, possui sistema de pressão de tinta, tem a ponta redonda e capacidade de escrita de até 1,1 mil metros. 

As cores disponíveis são: preto, azul, vermelho e verde.

Caneta_Pentel_EasyFlo_MOVPLAN

EasyFlo: também é uma caneta específica para escrever em quadros brancos. Esse modelo foi desenvolvido com foco na reposição. Ou seja, a caneta é recarregável. Ela também possui fluxo contínuo de tinta, ponta redonda, e capacidade de escrita de até 800 metros. 

As cores disponíveis são: preto, azul, vermelho e verde.

Do que é feito o quadro branco para sala de aula?

Ele pode ser encontrado em diferentes materiais tanto na superfície como na estrutura. Por isso, não deixe de pesquisar e buscar informação sobre o produto que você irá adquirir. É de extrema importância que você saiba exatamente o que está comprando para ter qualidade na sala de aula e evitar surpresas desagradáveis com a sua lousa branca.

Como saber qual o ideal para minha necessidade?

Como cada necessidade é individual, a resposta é variada entre as instituições de ensino e você precisa levar em consideração qual é o seu objetivo com o quadro branco para sala de aula, e em qual espaço ele será instalado. 

Afinal, você precisa entender se precisa ter qualidade em materiais para aumentar a durabilidade, se precisa de grandes dimensões, ou se precisa de segurança nas quinas, entre outros pontos que devem, e precisam ser analisados!

Na hora da compra, reúna todas informações sobre cada produto e avalie de acordo com as necessidades dos professores e dos alunos em relação ao quadro branco para sala de aula.

Qual o melhor quadro branco para sala de aula?

Nada melhor do que fazer uma compra que é um real investimento seja pela qualidade ou usabilidade do item. No caso do quadro branco para sala de aula não é diferente, pois é uma solução educacional importante na rotina escolar.

Abaixo citamos os principais pontos que merecem atenção na hora de comprar o quadro branco para sala de aula:

  • Qualidade: o material usado na produção vai impactar diretamente na durabilidade do item.
  • Fabricante: obter informações sobre a empresa que produz e comercializa o quadro branco para sala de aula é importante para entender como vai ser feita a instalação e montagem, se for preciso, e se você vai ter suporte técnico.
  • Dimensões: o tamanho do quadro branco para sala de aula também é um item fundamental: ele precisa estar harmônico e atender às necessidades da turma.

Entre as principais empresas no segmento de soluções educacionais está a MOVPLAN S.E., uma empresa brasileira especialista em desenvolver, fabricar e capacitar usuários para uso de tecnologias para educação. Além do quadro branco para sala de aula, a marca produz lousa digital, soluções integradas, entre outras soluções.

Conheça os diferenciais do quadro branco para sala de aula da MOVPLAN S.E.

Com desenvolvimento e fabricação nacional, o quadro branco da MOVPLAN S.E. está disponível em dois modelos para atender diferentes características das instituições de ensino e salas de aula. Antes de saber mais informações sobre cada uma delas, é preciso entender o que há em comum nos dois modelos.

Por exemplo, a superfície delas podem ser adquiridas em laminado estrutural, e existem especificações importantes, como: durabilidade, projeção com menos brilho e apagabilidade. É essencial que você saiba que o material usado pela MOVPLAN S.E. não é o mesmo laminado utilizado comumente pelo setor moveleiro, por isso possui atributos diferentes.

Também é possível encontrar o quadro branco para sala de aula em aço cerâmico, que reúne os benefícios do laminado estrutural com o acréscimo importante da baixa reflexão e da possibilidade de juntar o convencional com o tecnológico.

Outro ponto em comum dos modelos de quadro branco da MOVPLAN S.E. são:

  • Quinas abauladas para maior segurança dos alunos e professores
  • Minimalismo com grande área de escrita e sistema V-invisível
  • Alta resistência e durabilidade contra toque manual, corrosão, produtos de limpeza, ataques do meio ambiente, entre outros.

Continue a leitura para conhecer os dois principais modelos de quadro branco para sala de aula da MOVPLAN S.E.

Modelos de quadro branco para sala de aula da MOVPLAN S.E.

Agora que você já conhece a qualidade MOVPLAN S.E. na linha Lousa Escolar que possui duas opções de quadro branco para sala de aula, conheça quais são elas:

Lousa QuadriLine Slim: é o modelo minimalista desenvolvido pela equipe da MOVPLAN S.E.  com design bem clean. Está disponível nas seguintes dimensões: 1,5 m x 1,2 m; 2,0 m x 1,2 m; 2,5 m x 1,2 m e 3,0 m x 1,2 m.

 

 

Lousa QuadriLine PanorâmicaMOVPLAN_Lousa_Quadriline_Panoramica: é o modelo ideal para salas de aula grandes, pois é feita de forma panorâmica permitindo que alunos sentados em qualquer local da sala de aula tenham visibilidade. O quadro branco para sala de aula está disponível nas dimensões: 4,87 m x 1,37 m e 6,36 m x 1,37 m

Outras soluções educacionais da MOVPLAN S.E.

A MOVPLAN S.E. possui um portfólio completo com Lousa Digital que permite escrita com toque dos dedos e acesso à internet; e a Lousa QuadriLine TouchPro que permite a união do quadro branco com a lousa digital em uma mesma solução! Uma excelente opção, não é mesmo?

Outro grande produto da MOVPLAN S.E. é o Gabinete de Recarga Charge Mate que facilita o cuidado com os devices nas instituições de ensino. Afinal, é possível recarregar, transportar e armazenar notebooks, tablets no mesmo local.

Sobre a MOVPLAN S.E.

A história da MOVPLAN S.E. com a educação já tem mais de 20 anos e já alcançou mais de 21 mil salas de aula. Tudo começou com a vontade de incluir a tecnologia digital na sala de aula e o desejo atingiu mais de 3.900 clientes em toda a América Latina que também têm esse desejo.

Entre eles estão grandes players do setor, como: SenacBarão de MauáRede Salesiana;  Avenues São PauloLiceu Albert Sabin; Skill; COC by Pearson; FAAP; Grupo Marista e Grupo SEB.

Mas não pense que o trabalho da MOVPLAN S.E. para no desenvolvimento e na fabricação, porque vai além! A empresa possui uma equipe própria para instalação, promove capacitação para os usuários do produto, possui equipe altamente capacitada e ainda possui canais de atendimentos diversos e suporte técnico.

Onde comprar o quadro branco para sala de aula da MOVPLAN S.E.

O quadro branco para sala de aula é um item importante para transmissão de conteúdo, seja em escrita, desenho ou esquema. Se você deseja conhecer mais informações sobre a Linha Escolar de quadro branco para sala de aula da MOVPLAN S.E., entre em contato com a equipe comercial que vai te ajudar a escolher o melhor produto para a sua necessidade.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email