O que é e quais são as vantagens do ensino híbrido?

MOVPLAN_Ensino_Híbrido

Comunicação rápida com poucos toques em um celular e ler sobre diversos assuntos apertando poucas teclas em um notebook já são hábitos frequentes na rotina do mundo conectado. Na educação, a realidade caminha em busca dos avanços e das vantagens do ensino híbrido, que contribuem para o progresso por incluir recursos virtuais e presenciais no processo de ensino e aprendizagem.

Neste artigo, vamos abordar diversos aspectos da metodologia com foco nas vantagens do ensino híbrido. Continue a leitura para entender o que é e quais são os benefícios da aprendizagem híbrida, os dados da tecnologia no Brasil e o que os especialistas dizem sobre os caminhos necessários para inovar na educação.

Vantagens do ensino híbrido: o que é?

O ensino híbrido ou aprendizagem híbrida é uma metodologia de ensino considerada ativa por posicionar o estudante como protagonista nos estudos. Além disso, é definido por unir a modalidade remota e a presencial com atividades tradicionais e outras com apoio de tecnologia.

De acordo com artigo de Michael B. Horn e Heather Staker publicada no Christensen Institute, há dois tipos de inovação ligadas ao ensino híbrido: sustentado e disruptivo.

  • Sustentado: mantém características do ensino tradicional presencial e tem o objetivo de melhorar produtos e serviços já utilizados.
  • Disruptivo: rompe com as características do ensino tradicional presencial, buscando novos produtos e serviços.

Quais são os benefícios e as vantagens do ensino híbrido no aprendizado?

Do ponto de vista dos benefícios e das vantagens do ensino híbrido estão:

  • Incentivo da proatividade dos alunos;
  • Construção de um ambiente dinâmico;
  • Inclusão de tecnologia e inovação.

Continue a leitura para conhecer quais são as vantagens do ensino híbrido.

blended_learning_ensino_hibrido_movplan

Vantagens do ensino híbrido: inovação e tecnologia

Ambiente mais tecnológico e personalizado será o futuro da educação? De acordo com pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar, essas serão características do ambiente escolar até 2030. Realizada em junho de 2014, 645 especialistas apontam que as instituições de ensino terão mais interação, inovação e tecnologia, além de mudanças no papel do professor e dos alunos.

Confira os resultados da pesquisa e entenda como as vantagens do ensino híbrido estão alinhadas com a opinião dos especialistas:

  • 93% dos entrevistados apontam que a inovação social, tecnológica e pedagógica serão bases para a melhoria da educação.
  • 43% dos participantes acreditam que o conteúdo na sala de aula será fornecido predominantemente por plataformas online, ou seja, a nova estrutura contará com soluções que unirão o online no ensino presencial.
  • 83% dos participantes também acreditam que as estratégias serão voltadas para a personalização.

Quais recursos tecnológicos adotar para ter as vantagens do ensino híbrido?

Há diversas opções de soluções tecnológicas voltadas para o setor educacional que podem contribuir com as atividades realizadas no modelo de ensino híbrido. Confira uma lista com 5 opções de recursos que podem te ajudar a levar as vantagens do ensino híbrido para a sala de aula:

1- Google for Education e as vantagens do ensino híbrido

O Google tem um recurso exclusivo para a educação com diversas ferramentas que auxiliam na adoção e, consequentemente, na obtenção das vantagens do ensino híbrido. A plataforma recebe o nome de Google for Education e funciona como uma sala virtual com diversos recursos, como: chamadas de vídeo, agenda; armazenamento de arquivos na nuvem, arquivos de texto, planilhas, apresentações e e-mail.

[+ LEIA MAIS] O que é e como usar o Google For Education? Veja como aplicar na instituição

Mas as vantagens do ensino híbrido para quem utiliza o Google for Education não param por aí. Afinal, outras ferramentas também são voltadas para as habilidades do futuro, veja algumas opções:

  • Tilt Brush: permite a criação de pintura de elementos em 3D com realidade virtual.
  • Expedições: permite ver através de 900 tours de realidade virtual e mais de 100 tours de realidade aumentada.
  • Google Earth Engine: permite experimentar a mesma tecnologia que os pesquisadores usam para ver imagens de satélite.
  • Science Journal: permite a realização de experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.

Além de todos os benefícios, o uso da plataforma do Google tem tecnologia para proteger os dados lá cadastrados.

2- Lousa Digital e as vantagens do ensino híbrido

A MOVPLAN desenvolveu uma Lousa Digital com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK que possui 18 funcionalidades, como: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

TouchPro_Queiroz_Brunelli_MOVPLAN

3- Lousa QuadriLine TouchPro e as vantagens do ensino híbrido

Também desenvolvida pela MOVPLAN, a Lousa QuadriLine TouchPro é ideal para instituições de ensino que buscam por vantagens do ensino híbrido. Afinal, o equipamento une aspectos do ensino tradicional com lousa branca e característica da inovação com lousa digital. Tudo isso em um único produto!

4- Gabinete de Recarga e as vantagens do ensino híbrido

Chega de enfrentar dificuldade para transportar, organizar e armazenar os notebooks e tablets da sua instituição de ensino! Afinal, o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN tem o objetivo de facilitar o trabalho, proporcionar segurança e ainda prezar pelos devices.

5- Jamboard e as vantagens do ensino híbrido

O Jamboard é um aplicativo que funciona como um quadro branco virtual e interativo desenvolvido pelo Google dentro do Google Workspace. O recurso permite que uma equipe possa construir e compartilhar os trabalhos à distância com armazenamento na nuvem e acesso em qualquer dispositivo.

Vantagens do ensino híbrido: protagonismo dos alunos

Por ser uma metodologia ativa de ensino, as vantagens do ensino híbrido passam pelo aluno que deve ser o centro do processo de aprendizagem. Também envolve a criação de um conteúdo personalizado, como aponta a pesquisa da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar.

O levantamento indica que 83% dos especialistas entrevistados destacam que o conteúdo será mais individualizado. Outro ponto destacado é que pode ter mudanças no papel dos professores que deixam a função de transmitir o conhecimento para ser facilitadores.

[+ LEIA MAIS] O que é e quais são os 5 tipos de ensino híbrido?

Ou seja, o ambiente que conhecemos hoje com carteiras em filas e o aluno sendo passivo ao ouvir o professor não é uma tendência para o avanço da educação. As vantagens do ensino híbrido apontam para um ambiente dinâmico, atrativo e com interatividade na sala de aula.

Na prática, as vantagens do ensino híbrido podem aumentar o leque de participação dos alunos com melhorias na retenção de conteúdo. De acordo com a Pirâmide de Aprendizado de William Glasser, ler representa 10% de retenção de conteúdo; ouvir representa 20%; e observar 30%. Entretanto, o estudante que vê e ouve possui 50%; que experimenta é 80%; e que ensinar: é 95%.

Vantagens do ensino híbrido: dados do Brasil sobre recursos tecnológicos do ensino infantil ao médio

A pesquisa ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ realizada com 4.000 professores brasileiros aponta quais são os principais impactos positivos do uso de recursos tecnológicos na sala de aula.

De acordo com 34% dos entrevistados o principal impacto positivo é a motivação dos estudantes; 17% destacaram a melhoria das habilidades cognitivas, como raciocínio crítico, análise e resolução de problemas; 17% indicaram melhoria na habilidade dos estudantes de procurarem informação; e 11% relacionaram ao desempenho escolar dos estudantes.

Além disso, os profissionais deram a sua visão sobre as contribuições da tecnologia na sala de aula:

  • 86% dos professores concordaram totalmente que o uso da tecnologia permite diversificar a aula.
  • 81% dos profissionais da educação concordaram totalmente que o uso da tecnologia permite tornar a aula mais interessante e engajadora.
  • 80% dos entrevistados concordaram totalmente que o uso da tecnologia ajuda a contextualizar melhor os conteúdos para os alunos.

O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2017 com professores de todas as regiões do Brasil e é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação com a parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.

Críticas e riscos sobre as vantagens do ensino híbrido

Para ter as vantagens do ensino híbrido, muitas pessoas citam críticas e riscos do modelo de ensino. Entre os desafios estão a criação de plano de aula para estruturar as atividades que serão realizadas, capacitação dos professores e inserção de uma estrutura tecnológica.

Em relação à estrutura tecnológica, dados de pesquisa do Instituto DataSenado sobre a educação na pandemia apontam que 4% dos alunos da rede privada e 26% da rede pública que estão com aula remota não possuem acesso à internet. Para saber mais informações sobre como construir uma estrutura tecnológica para obter as vantagens do ensino híbrido, entre em contato com o time de consultores da empresa da MOVPLAN.

Sala_De_Aula_Interativa_MOVPLAN

Conheça a MOVPLAN e saiba como ter as vantagens do ensino híbrido

A MOVPLAN é uma empresa brasileira que possui um rico portfólio de soluções tecnológicas para o setor educacional. O objetivo da marca é desenvolver e fabricar recursos para potencializar o processo de aprendizagem com benefícios para alunos e professores.

Já são mais de 21 mil salas de aula equipadas com produtos MOVPLAN em toda a América Latina, marcando presença em grandes instituições de ensino, como: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

O extenso portfólio da marca pode contribuir para a obtenção das vantagens do ensino híbrido com tecnologias completas e inovadoras. Para saber mais informações, entre em contato com o time de consultores da empresa e tira todas as suas dúvidas sobre as vantagens do ensino híbrido.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email