MOVPLAN e TestOut oferecem cursos para TI

Sumário

MOVPLAN e TestOut Oferecem cursos para TI

voit

Parceria internacional trará para o Brasil cursos aplicados na plataforma LabSim, laboratório virtual desenvolvido por cientistas da Nasa

Para contribuir para a qualificação e profissionalização do mercado de TI, a Movplan, provedora brasileira de produtos e soluções para o mercado educacional, e a TestOut, norte-americana que desenvolve cursos para formação, capacitação e certificação no segmento, anunciam parceria para representação exclusiva no País de cursos on-line. O acordo, segundo a Movplan, é o primeiro na América do Sul para a tecnologia TestOut.

A parceria visa contribuir para diminuir o déficit por profissionais qualificados no Brasil, apontado pelo estudo da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), em 2012, de 50 mil, marca que deve superar 400 mil até o ano de 2022, de acordo com a associação. Para atingir a meta, as empresas pretendem atuar por meio de um portfólio completo de cursos de formação em TI, com conteúdo diferenciado e simuladores virtuais.

Outro dado de mercado destacado pela Movplan, que comprova existência da demanda por profissionais capacitados é que, de acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), somente em 2014 foram criadas 78,5 mil vagas em TI, sendo que 44 mil deixaram de ser preenchidas por falta de profissionais capacitados.

Até o momento, são dois cursos totalmente readaptados ao mercado brasileiro. Um deles é o PC Pro (Hardware e sistemas operacionais), um curso de 80 horas que ensina todo o processo de manutenção de computadores. Em breve, estarão disponíveis o Rede Pro (administração de rede), Security Pro (segurança da rede) e Office Pro (Word, Access, Excel e PowerPoint).

Todos os cursos são aplicados na plataforma LabSim, um laboratório virtual desenvolvido por cientistas da Nasa, que combina simulados, videoaulas, textos e exames práticos para melhor preparar os alunos para a certificação no setor de TI. Ao final de cada curso, o aluno passa por uma avaliação 100% prática para que possa receber a certificação internacional.

“Acreditamos que nossa tecnologia de material didático e o software LabSim trarão formação e oportunidade de emprego para os brasileiros, ajudando a eliminar o ‘apagão’ de mão de obra no País. Além disso, os alunos recebem certificados baseados no desempenho que são internacionalmente reconhecidos”, explica Roy Olsen, diretor de vendas da TestOut.

De acordo com a Movplan, as simulações de laboratório proporcionam aos alunos a experiência do mundo real ao realizarem tarefas que eles encontrarão no dia a dia. Os alunos podem praticar a configuração de hardware, instalar drivers, gerir sistemas operacionais e configurar dispositivos de rede, tudo no próprio browser.

“Com o sistema TestOut, as escolas não precisam investir em um laboratório físico, permitindo que cada aluno tenha um simulador em seu computador. O LabSim oferece aos estudantes uma experiência de aprendizado envolvente a um custo acessível e aos educadores uma solução flexível”, acrescenta Esdras Santana, diretor executivo da Movplan.

A TestOut investe agressivamente na expansão internacional, com foco em países que permitem a entrada de produtos que podem ajudar a preencher a missão de melhorar a vida dos estudantes. “A Movplan é o parceiro ideal para nos ajudar a entrar no Brasil. Há uma grande sinergia entre as empresas que pode ajudar a fornecer aos alunos melhores oportunidades no mercado de trabalho”, conclui Olsen.

Fonte: VOIT

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email