Lousa para sala de aula: tipos, o que é, como usar e onde comprar?

Sumário

MOVPLAN_Lousa_Digital_Marista_Ribeirão_Preto

Da educação infantil até o ensino médio, a lousa escolar é um dos recursos mais presentes na nossa memória quando o assunto é sala de aula. Afinal, a ferramenta de aprendizagem é usada para fazer anotações, desenhar e até criar tabelas e gráficos. Ela se tornou indispensável para todas as disciplinas e em diversos anos e graus de escolaridade.

Considerada uma das principais soluções educacionais, a lousa para sala de aula já evoluiu muito, ao longo dos anos, para atender todas as demandas das escolas no mercado educacional. Atualmente, é possível encontrar quadro branco e digital em diversos tamanhos e modelos, além de opções modernas que unem o interativo e o convencional.

Neste artigo, você irá conhecer vários tipos de lousa, saber como usar e onde comprar. Além disso, conhecerá os modelos da MOVPLAN: lousa branca, lousa digital e a evolução das lousas, que une o quadro branco e o interativo.

Lousa para escrever: verde, preta, negra, branca, de vidro e digital

A lousa é uma ferramenta presente no ambiente escolar há mais de 100 anos, ou seja, o mercado educacional pôde acompanhar a evolução da solução tecnológica que é fundamental para professores e alunos. Conheça algumas:

  • Lousa preta: usada para dar contraste nas letras escritas com giz branco; deixou de ser popular com a inovação das opções em branco, que são mais adequadas para os olhos humanos.
  • Lousa verde: usada para contrastar com diversas cores de giz, a lousa verde foi muito difundida; entretanto, perdeu espaço para a lousa branca e para a caneta para quadro branco.
  • Lousa branca: é a mais recente versão da lousa escolar e deu adeus ao giz; mais fácil de apagar e evita sujeira e alergia causada pelo pó do giz.
  • Lousa de vidro: muito procurada pela beleza estética, a lousa de vidro não é indicada para sala de aula por não permitir o contraste de cor.
  • Lousa digital: garante a escrita pelo toque dos dedos e tem facilidade de acesso à internet.

Movplan_Lousa_Quadriline_TouchPro_Colégio_Cristo_Rei_Marília

Lousa branca e quadro branco: o que é?

A lousa branca, ou quadro branco, é uma superfície extremamente lisa que deve ser escrita com marcadores específicos. Ou seja, os professores deixam de usar o giz, que resseca as mãos, causa alergias e problemas respiratórios.

[+ LEIA MAIS] Do que é feito e qual é o melhor quadro branco escolar?

Assim como as outras opções disponíveis no mercado educacional, a lousa branca é usada na sala de aula para fazer anotações, escrever recados, desenhos e gráficos. Além disso, é possível encontrar na opção quadriculada que auxilia na escrita reta, em desenhos e na criação de gráficos e tabelas.

Diferenças entre a lousa magnética e a branca

Além de todas as características da lousa branca, a lousa magnética tem o diferencial de fixar materiais com ímãs. Sendo assim, é uma opção de lousa para quem deseja criar calendários e firmar papéis e até mesmo fotos informativas.

Tamanhos: lousa branca pequena lousa branca grande e lousa branca média

Por ser uma ferramenta educacional muito usada pelas instituições de ensino, a lousa branca pode ser encontrada em versões pequenas, médias e grandes. O tamanho deve ser verificado no momento da compra e deve atender as dimensões da sala de aula em que o recurso será fixado.

Lousa digital, lousa interativa e lousa online: o que é?

Sinônimo de interatividade, a lousa digital é uma solução tecnológica que permite a escrita pelo touch screen e possibilita a reprodução de materiais multimídias, como texto, imagem, áudio e vídeo. Além disso, é possível ter acesso à internet, facilitando a busca de materiais complementares, como notícias e documentários, por exemplo.

[+ LEIA MAIS] Tela retrátil: o que é, como usar e como funciona?

O uso da lousa interativa é maior na região Sul do país, seguida pela Sudeste e Centro-Oeste, segundo dados do Censo Escolar na Educação Básica 2020, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como usar a lousa digital escolar?

Tem dúvidas sobre “como usar lousa digital”? Por ser touch screen, como os aparelhos de celular e os tablets, o recurso é muito fácil de usar. Através do toque dos dedos é possível destacar informações e anotar tópicos importantes; criar apresentações impactantes; fazer captura de imagem, gravação da tela, gráficos, desenhos, escrita, entre muitos outros recursos.

Conheça as lousas para sala de aula da MOVPLAN

A empresa brasileira MOVPLAN atua no mercado educacional oferecendo soluções tecnológicas e inovadoras há mais de 20 anos com diversas opções de lousa. A marca possui fábrica própria e une qualidade e tecnologia para instituições de ensino e empresas do Brasil e de toda América Latina.

Entre os nossos cases de sucesso estão presentes as empresas: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkill; FAAP; e Grupo SEB.

Lousa Escolar da MOVPLAN

O portfólio da MOVPLAN conta com a linha Lousa Escolar com dois tipos de superfícies: laminado estrutural, que é de alta qualidade para garantir a apagabilidade, durabilidade, praticidade, facilidade para escrita e projeção com reflexo; e aço cerâmico que possui baixa reflexão do projetor, unindo o digital e o convencional.

Conheça as três opções:

Lousa Quadriline Slim

O modelo de lousa Slim é um destaque pelo design leve e moderno, proporcionando uma opção mais minimalista com grande área de escrita. Com 1,2 metros de altura, o equipamento pode ter comprimento de 1,5 m; 2,0 m; 2,5 m; e 3,0 m.

Lousa Quadriline Premium

Com qualidade Premium, a lousa tem materiais de alta durabilidade e design leve e moderno. Possui 1,2 metros de altura e opções de comprimento que variam entre 1,5 m; 2,0 m; 2,5 m; e 3,0 m.

Lousa Quadriline Panorâmica

Desenvolvida para ambientes amplos, o modelo de lousa panorâmica é ideal para que os alunos consigam ver todas as anotações das extremidades. Possui opções de 1,37 metros de altura e comprimento que varia entre 4,87 metros e 6,36 metros.

lousa-digital-movplan-quadriline-touchpro

Lousa Digital da MOVPLAN

Prezando pela qualidade e durabilidades dos produtos, a MOVPLAN desenvolveu a Lousa Digital da MOVPLAN que possui taxa de defeito de 0,2% contra 10% das marcas concorrentes. Além disso, a lousa é equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK, que está presente no painel touch e tem 18 funcionalidades, confira quais são:

  • Ferramentas de escrita;
  • Ferramentas de desenho;
  • Ferramentas de gráficos;
  • Ferramentas de matemática;
  • Reconhecimento de escrita;
  • Ferramenta de apresentações;
  • Interação com qualquer outro software;
  • Caneta inteligente e caneta de objetos;
  • Criação de atalhos para documentos e mídias;
  • Ferramentas de captura de imagem;
  • Gravação de tela e áudio;
  • Bloqueio do Touch;
  • Vídeo Player;
  • Gravação de página;
  • Internet, aplicativos e todos os recursos presentes em um computador;
  • Criação de animação gráficas;
  • Zoom, régua, compasso, highlight, entre outros recursos e ferramentas.

A Lousa Digital da MOVPLAN pode ser encontrada em diversos tamanhos, confira:

Soluções integradas

A MOVPLAN ainda tem um portfólio com lousas feitas para escolas inovadoras que buscam produtos ainda mais completos, como resultado elas conseguem oferecer sempre a melhor infra-estrutura nas salas e evolução no processo de ensino e aprendizagem. Conheça os três modelos da marca:

Lousa Quadriline TouchPro

Conhecida como a evolução das lousas, a Lousa Quadriline TouchPro possui a lousa digital integrada e apoio do quadro branco. Entre os recursos inclusos estão: entrada para microfone e equalizador, porta pincel, módulo processador, possibilidade de trancar o painel deslizante e design sem quinas para a segurança dos alunos e professores. Possui opções de projeção lateral com 1,37 de altura e comprimento variando entre 3,48 m e 4,87 m; e com 1,53 m de altura e comprimento de 4,02 m; 4,40; 4,60 m; 4,90 m; 5,68 m; 6,25 m; 6,55 m; e 7,0 m.

Lousa Quadriline AudioPro

É a opção de lousa ideal para as escolas que buscam proporcionar maior potência vocal para os professores Afinal, o modelo AudioPro traz o Sistema de Som Audio System com entrada para microfone e equalizador, consequentemente os professores vão parar de forçar a voz na hora das aulas. A lousa possui opções de projeção lateral com 1,37 de altura e comprimento variando entre 3,48 m e 4,87 m; e com 1,53 m de altura com comprimento de 4,02 m; 4,40; 4,60 m; 4,90 m; 5,68 m; 6,25 m; 6,55 m; e 7,0 m.

Lousa Quadriline Retrátil

Com certeza é o modelo ideal para você que pensa em adicionar funcionalidades no futuro, porque o modelo Retrátil abre a possibilidade para inserção da lousa digital ou televisão e sistema de áudio. Possui opções de projeção lateral com 1,37 de altura e comprimento variando entre 3,48 m e 4,87 m; e com 1,53 m de altura com comprimento de 4,02 m; 4,40; 4,60 m; 4,90 m; 5,68 m; 6,25 m; 6,55 m; e 7,0 m.

Lousa Quadriline SlimProj

A lousa SlimProj é um modelo desenvolvido para quem precisa de uma lousa adequada para receber projeção com baixa reflexão. Portanto, possui opções de projeção lateral e central com 1,2 metros de altura e comprimento que varia entre 3,6 m; 3,8 m; 4,0 m; 4,2 m; 4,8 m; 4,9 m; 5,0 m; 5,1 m; 5,4 m; 5,6 m; 5,8 m; 6,0 m; 7,0 m; 8,0 m; e 9,0 m.

Onde comprar lousa para sala de aula?

Quer saber mais informações sobre lousa para sala de aula? Entre em contato com equipe da MOVPLAN e conheça um grupo de profissionais qualificados e preparados para te atender, tirar todas as suas dúvidas e auxiliar na escolha do melhor produto, respeitando todas as suas necessidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email