fbpx

Lousa Branca: os benefícios para professores e alunos na sala de aula

Benefícios da Lousa Branca grandeGarantir que a informação seja passada de forma eficaz, clara e rápida. Esse é um desafio de quem atua na sala de aula das escolas e também de qualquer tipo de curso. Por isso, a utilização da Lousa Branca virou padrão.

De todos os tamanhos, grande ou pequena, a lousa é destaque pela facilidade que traz ao professor, que deixou de lado o giz e o quadro negro para adotar esse objeto, que fica fixo na parede ou sobre cavaletes, para dinamizar as aulas.

Muitas lousas de hoje ainda trazem adicionais, como as lousas magnéticas e ainda os modelos com suporte para pincéis.

Veja abaixo porque esse equipamento ganhou tanto espaço na educação.

As vantagens da Lousa Branca

A utilização da Lousa Branca se consolidou por dois motivos: eficácia e também por benefícios à saúde.

A substituição do quadro negro e do giz se tornou urgente devido ao fato de ser constatado que o pó de giz gerado durante a limpeza da lousa pode ocasionar alergias e contribuir para o agravo de determinados problemas respiratórios.

Isso não ocorre com a Lousa Branca, que ainda garante vantagens educacionais. Neste tipo de lousa, o professor ganha tempo, já que é muito mais rápido escrever com os pincéis e também apagar os conteúdos, abrindo espaço para novas informações. Aquela cena do professor tendo que passar várias vezes o apagador ou até pano molhado no quadro negro, literalmente, ficou no passado.

A lousa branca ainda possui outras vantagens. A superfície é extremamente lisa, mas a tecnologia atual faz com que ela seja pouco brilhante, garantindo uma visão perfeita de qualquer ponto da sala de aula.

Lousa fixa x Lousa com suporte em cavalete

Uma discussão que sempre ocorre é qual lousa seria mais vantajosa: a lousa branca fixa na parede ou uma móvel, com suporte em cavaletes.

Os defensores das lousas móveis dizem que ela tem a vantagem de ser levada para qualquer ambiente, garantindo que qualquer ambiente se transforme em uma sala de aula. O discurso até é interessante, mas ele só tem sentido quando falamos em uma lousa pequena, para poucos alunos.

+ LEIA MAIS: Conheça a melhor lousa digital interativa do mercado e o que ela pode fazer por você

Imagine só transportar uma lousa grande, feita para grandes salas de aula ou auditórios, pelos corredores das unidades escolares, universidades e um prédio de escritórios? Isso é possível?

Lousa Branca fixa com suporte para pinceisPor esse motivo, as escolas vêm adotando em maior escola as lousas brancas que são fixadas na parede. Isso garante maior superfície para o professor passar o conteúdo educacional, além de evitar risco de acidentes na utilização ou mesmo no transporte.

Lousa branca fixa x Lousa branca adesivo

Diminuição dos riscos de acidentes é uma das vantagens da lousa branca fixa em comparação com outros produtos, como os adesivos utilizados como lousa branca. A tecnologia aplicada na fabricação desses equipamentos garante resistência ao fogo, produtos químicos e bactérias.

As lousas brancas ainda são resistentes a riscos e manchas, como as causadas em atos de vandalismo.

A Lousa QuadriLine Classic Slim, da MOVPLAN, é feita com aço cerâmico de altíssima durabilidade. Isso garante maior tempo de vida útil, evitando grande custo com manutenção ou substituição do produto. Essa é uma das vantagens desse tipo de material em relação aos adesivos, que precisam ser trocados de forma rotineira.

Superfície de escrita magnética

Outro benefício da lousa branca é a opção que garante uma superfície magnética. Ela assegura que objetos magnéticos irão aderir à superfície branca de alto brilho, garantindo ótima performance com marcadores de quadro branco.

Com esse tipo de equipamento, os educadores e empresários ganham uma boa opção de comunicação, já que podem fixar objetos para ressaltar partes do texto escrito, dando mais dinamização e facilitando a absorção do conhecimento.

Na lousa branca de qualquer superfície, os professores ainda ganham a oportunidade de trabalhar com diversas cores de pincel, podendo ajudar os alunos a absorver o conteúdo de forma mais rápida.

Existe tamanho ideal para a lousa Branca? 200 x 120? Pequena x Grande?

E qual o tamanho ideal para você ter um rendimento melhor na sua escola ou na sua empresa? É claro que essa discussão depende do tamanho do seu empreendimento, mas saiba que no mercado você vai encontrar de tudo.

lousa branca para sala de aulaDesde lousas menores, com 1,5 metro, até mesmo as tradicionais 200 x 120 (2 metros), e aquelas feitas para grandes ambientes, com mais de 6 metros de largura.

A Lousa Escolar QuadriLine Panôramica da MOVPLAN é um dos modelos que demonstram como o mercado vem se preparando para qualquer ambiente. São dois modelos gigantes, com 4,87 metros e 6,36 metros. Essas duas opções são para locais que atendem um grande número de alunos ou público de cursos e palestras.

Porém, a mesma empresa, que está há mais de 20 anos no mercado, ainda apresenta modelos para pequenos ambientes, com 1,5 metro.

Material exclusivo

A MOVPLAN ainda oferece benefícios exclusivos em sua produção. Os laminados utilizados pela empresa não são os mesmos laminados do ramo moveleiro. A maior diferença está nos números de camadas que são aplicadas para melhorar a apagabilidade. Ou seja, o professor tem mais agilidade para apagar o conteúdo e o quadro fica ‘sempre branco’.

+ LEIA MAIS: A tecnologia liberta? Vamos conversar!

Além disso, as molduras em alumínio são exclusivas da MOVPLAN. Projetadas com dimensões extremamente reduzidas, elas proporcionam um design clean para o ambiente, deixando uma área maior para escrita.

Ela também é pensada para a junção dos quadros, garantindo uma redução no impacto visual caso seja feita uma emenda. Suas cantoneiras abauladas trazem segurança minimizando acidentes em sala de aula. O tratamento anodizado natural fosco aplicado nas molduras promove a formação de uma camada uniforme de acabamento que proporciona uma melhora estética à peça e a protege contra corrosão e demais ataques do meio ambiente (como ar salino para as salas de aula do litoral), toque manual e produtos de limpeza, entre outros. Sua alta apagabilidade é um benefício sentido no dia a dia do professor, evitando sombras ‘fantasmas’ e manchas do marcador após o uso do apagador.

A lousa escolar acompanha suporte para fixação em paredes seu sistema “V – invisível”, que não deixa aparente os parafusos após a instalação, o que poderia causar um aspecto minimalista do produto.

Ainda tem dúvidas?

Apesar de todas as explicações deste artigo, é normal que alguma dúvida permaneça, já que inúmeras variáveis influenciam no contexto de escolas e empresas. Por isso a MOVPLAN tem uma equipe de prontidão que atende toda América Latina para fazer os esclarecimentos necessários. Entre em contato e descubra qual o melhor investimento para você.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email

×