Lousa Branca: os benefícios para professores e alunos na sala de aula

Sumário

Benefícios da Lousa Branca grandeNo contexto do ensino tradicional, a transmissão eficaz de informações sempre foi um desafio. Com a criação da lousa branca, uma alternativa analógica ao quadro negro com giz, essa dinâmica mudou significativamente. A lousa branca oferece uma superfície lisa e de fácil limpeza, proporcionando uma experiência visual mais clara e nítida em comparação com o giz, que muitas vezes resulta em poeira e borrões.

Sua utilização permite aos professores uma escrita mais legível e organizada, além de facilitar a elaboração de diagramas e esquemas. Além disso, a possibilidade de utilizar marcadores coloridos aumenta a atratividade visual do conteúdo apresentado, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes para os alunos. A lousa branca, portanto, destaca-se como uma ferramenta pedagógica eficiente que oferece vantagens significativas em relação ao quadro negro tradicional, contribuindo para uma melhor comunicação e compreensão do conteúdo em sala de aula.

Garantir que a informação seja passada de forma eficaz, clara e rápida. Esse é um desafio de quem atua na sala de aula das escolas e também de qualquer tipo de curso. Por isso, a utilização da Lousa Branca virou padrão.

De todos os tamanhos, grande ou pequena, a lousa é destaque pela facilidade que traz ao professor, que deixou de lado o giz e o quadro negro para adotar esse objeto, que fica fixo na parede ou sobre cavaletes, para dinamizar as aulas.

Muitas lousas de hoje ainda trazem adicionais, como as lousas magnéticas e ainda os modelos com suporte para pincéis.

Veja abaixo porque esse equipamento ganhou tanto espaço na educação da atualidade.

As vantagens da lousa branca

A utilização da Lousa Branca se consolidou por dois motivos: eficácia e também por benefícios à saúde.

A substituição do quadro negro e do giz se tornou urgente devido ao fato de ser constatado que o pó de giz gerado durante a limpeza da lousa pode ocasionar alergias e contribuir para o agravo de determinados problemas respiratórios.

Isso não ocorre com a Lousa Branca, que ainda garante vantagens educacionais. Neste tipo de lousa, o professor ganha tempo, já que é muito mais rápido escrever com os pincéis e também apagar os conteúdos, abrindo espaço para novas informações. Aquela cena do professor tendo que passar várias vezes o apagador ou até pano molhado no quadro negro, literalmente, ficou no passado.

A lousa branca ainda possui outras vantagens. A superfície é extremamente lisa, mas a tecnologia atual faz com que ela seja pouco brilhante, garantindo uma visão perfeita de qualquer ponto da sala de aula.

Lousa branca fixa x lousa com suporte em cavalete

Uma discussão que sempre ocorre é qual lousa seria mais vantajosa: a lousa branca fixa na parede ou uma móvel, com suporte em cavaletes.

lousa branca

Os defensores das lousas móveis dizem que ela tem a vantagem de ser levada para qualquer ambiente, garantindo que qualquer ambiente se transforme em uma sala de aula. O discurso até é interessante, mas ele só tem sentido quando falamos em uma lousa pequena, para poucos alunos.

+ LEIA MAIS: Conheça a melhor lousa digital interativa do mercado e o que ela pode fazer por você

Imagine só transportar uma lousa grande, feita para grandes salas de aula ou auditórios, pelos corredores das unidades escolares, universidades e um prédio de escritórios? Isso é possível?

Lousa branca

Por esse motivo, as escolas vêm adotando em maior escola as lousas brancas que são fixadas na parede. Isso garante maior superfície para o professor passar o conteúdo educacional, além de evitar risco de acidentes na utilização ou mesmo no transporte.



Lousa branca fixa x Lousa branca adesivo. Saiba mais

Diminuição dos riscos de acidentes é uma das vantagens da lousa branca fixa em comparação com outros produtos, como os adesivos utilizados como lousa branca. A tecnologia aplicada na fabricação desses equipamentos garante resistência ao fogo, produtos químicos e bactérias.

As lousas brancas ainda são resistentes a riscos e manchas, como as causadas em atos de vandalismo.

A Lousa MOVPLAN Slim, da MOVPLAN, é feita com aço cerâmico de altíssima durabilidade. Isso garante maior tempo de vida útil, evitando grande custo com manutenção ou substituição do produto. Essa é uma das vantagens desse tipo de material em relação aos adesivos, que precisam ser trocados de forma rotineira.

Lousa branca e sua superfície de escrita magnética

Outro benefício da lousa branca é a opção que garante uma superfície magnética. Ela assegura que objetos magnéticos irão aderir à superfície branca de alto brilho, garantindo ótima performance com marcadores de quadro branco.

Com esse tipo de equipamento, os educadores e empresários ganham uma boa opção de comunicação, já que podem fixar objetos para ressaltar partes do texto escrito, dando mais dinamização e facilitando a absorção do conhecimento.

Na lousa branca de qualquer superfície, os professores ainda ganham a oportunidade de trabalhar com diversas cores de pincel, podendo ajudar os alunos a absorver o conteúdo de forma mais rápida.

Existe tamanho ideal para a lousa Branca? 200 x 120? Pequena x Grande? Qual a melhor?

E qual o tamanho ideal para você ter um rendimento melhor na sua escola ou na sua empresa? É claro que essa discussão depende do tamanho do seu empreendimento, mas saiba que no mercado você vai encontrar de tudo.

Lousa branca

Desde lousas menores, com 1,5 metro, até mesmo as tradicionais 200 x 120 (2 metros), e aquelas feitas para grandes ambientes, com mais de 6 metros de largura.

A Lousa MOVPLAN Panôramica é um dos modelos que demonstram como o mercado vem se preparando para qualquer ambiente. São dois modelos gigantes, com 4,87 metros e 6,36 metros. Essas duas opções são para locais que atendem um grande número de alunos ou público de cursos e palestras.

Porém, a mesma empresa, que está há mais de 20 anos no mercado, ainda apresenta modelos para pequenos ambientes, com 1,5 metro.

Lousa branca: como escolher o pincel adequado

Agora que você já sabe todas as vantagens da lousa branca, você sabe qual é o tipo de caneta adequada para usar nela? De modo geral, você deve usar canetas específicas para escrever ou desenhar em uma lousa branca, aquelas que são conhecidas como “marcadores para lousa branca” ou “canetas para quadro branco”. Essas canetas são especialmente projetadas para escrever em superfícies lisas e não porosas, como a lousa branca. Elas geralmente vêm em diferentes cores e são apagáveis com facilidade, utilizando um apagador com feltro ou um pano úmido.

Certifique-se de escolher canetas adequadas para lousas brancas, pois canetas de outros tipos, como marca-textos, até podem aparecer na lousa na hora da escrita, mas não são eficazes e ainda podem deixar resíduos difíceis de limpar. No mercado, você encontrar diferentes modelos e marcas de canetas para lousa branca, inclusive, modelos cuja ponta permite uma escrita mais fina, facilitando a legibilidade dos alunos e escrita do professor.

A Pentel está entre as principais marcas de caneta para quadro branco e é reconhecida mundialmente por ser referência em qualidade na produção de materiais para escrita. E por falar em escrita fina, as opções MaxiFlo e EasyFlo da Pentel possuem ponta redonda disponíveis em cores como preto, azul, vermelho e verde.

Saiba como limpar lousa branca

A melhor forma de limpar uma lousa branca no dia a dia, com certeza é com o apagador de lousa branca. O modelo mais comum tem um corpo de plástico para que o professor o segure com conforto e uma película de feltro especial, que é a parte usada para limpar a lousa branca em si. O material do apagador é capaz de absorver a tinta da caneta no instante em que é passado no local que o professor deseja apagar, evitando, inclusive, que resíduos arranhem ou se espalhem nas proximidades.

A maioria dos apagadores de quadro branco possuem também espaços para encaixar uma ou duas canetas, do outro lado do feltro, facilitando o transporte dos equipamentos. Além disso, o feltro é um material lavável, o que permite o reuso do apagador de quadro branco por mais tempo. Ainda assim, vale mencionar que a maioria das marcas de apagador de quadro branco possuem refis, para substituição do feltro, o que permite o uso do corpo de plástico mesmo com desgaste do material limpante.

Material exclusivo!

A MOVPLAN ainda oferece benefícios exclusivos em sua produção. Os laminados utilizados pela empresa não são os mesmos laminados do ramo moveleiro. A maior diferença está nos números de camadas que são aplicadas para melhorar a apagabilidade. Ou seja, o professor tem mais agilidade para apagar o conteúdo e o quadro fica ‘sempre branco’.

Além disso, as molduras em alumínio são exclusivas da MOVPLAN. Projetadas com dimensões extremamente reduzidas, elas proporcionam um design clean para o ambiente, deixando uma área maior para escrita.

Ela também é pensada para a junção dos quadros, garantindo uma redução no impacto visual caso seja feita uma emenda. Suas cantoneiras abauladas trazem segurança minimizando acidentes em sala de aula. O tratamento anodizado natural fosco aplicado nas molduras promove a formação de uma camada uniforme de acabamento que proporciona uma melhora estética à peça e a protege contra corrosão e demais ataques do meio ambiente (como ar salino para as salas de aula do litoral), toque manual e produtos de limpeza, entre outros. Sua alta apagabilidade é um benefício sentido no dia a dia do professor, evitando sombras ‘fantasmas’ e manchas do marcador após o uso do apagador.

A lousa escolar acompanha suporte para fixação em paredes seu sistema “V – invisível”, que não deixa aparente os parafusos após a instalação, o que poderia causar um aspecto minimalista do produto.

Ainda tem dúvidas sobre a lousa branca?

Lousa branca

Apesar de todas as explicações deste artigo, é normal que alguma dúvida permaneça, já que inúmeras variáveis influenciam no contexto de escolas e empresas. Por isso a MOVPLAN tem uma equipe de prontidão que atende toda América Latina para fazer os esclarecimentos necessários. Entre em contato e descubra qual o melhor investimento para você.

Inclusão digital

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email

antes de ir, veja nossas
Soluções Educacionais

pack-produtos-movplan