fbpx

Inclusão digital: ferramentas que promovem a educação através da tecnologia

O que é a inclusão digital? É uma poderosa integração entre as pessoas e a tecnologia nos nossos dias, responsável por dar acesso à diversas informações a todas as pessoas, em qualquer parte do mundo.

A inclusão digital é uma tendência mundial, que visa democratizar o acesso às tecnologias digitais, como internet, computadores, tablets, softwares educacionais, bibliotecas virtuais, dentre outros. Isso democratiza oportunidades de ensino em escala global, algo tão desejado pelos serem humanos!

Inclusão digital, otimização do aprendizado

A expressão inclusão digital também se relaciona com eficiência, já que, hoje em dia, alguns processos diários tendem a ser extremamente custosos sem o uso de tecnologias digitais, gerando perda de tempo valioso, ainda mais quando estamos falando de educação. Pense comigo, ainda faz sentido um professor em sala de aula não ter acesso à Internet? Não é uma loucura pensar no ensino sem esta tecnologia digital?

Crianças, jovens, adultos e também idosos podem experimentar todas as facilidades que o mundo globalizado oferece por meio das tecnologias digitais. E se o cenário tecnológico mudou, devemos acompanhar a evolução, claro, porém sem perdermos a essência da conectividade humana. Nas escolas e faculdades, por exemplo, os professores já utilizam novos equipamentos que auxiliam na educação e aprendizado, levando cada vez mais o ambiente de ensino a estar digitalmente incluído! É o que acontece a partir de produtos tecnológicos como a lousa digital, tablets, computadores, internet, dentre outros.

A lousa digital e o impacto positivo na área educacional

O ensino e o aprendizado em salas de aula podem ser constantemente melhorados, usando-se a lousa digital. Mas para que serve esse produto? Ela facilita o manuseio do professor na hora de passar as informações aos alunos, e não gera desconforto físico como nos quadros de giz (pó, poeira e alergias nos estudantes e professores), sendo uma das soluções mais assertivas na área educacional.

Os dados adicionados nas lousas digitais nas salas de aula podem ser visualizados nitidamente e assimilados pelos alunos mais rapidamente, independentemente de serem jovens ou de terceira idade. Promover a união das pessoas ao conhecimento prático: este é precisamente um dos objetivos da inclusão digital. Imagine o poder de uma aula com acesso à internet rápido e fácil, sem precisar acessar um computador e perder tempo virando de costas para a sala de aula, por exemplo? Imagine explicar uma determinada região geográfica da Terra acessando ao vivo o Google Earth? E demonstrar um cálculo de física mostrando objetos inteligentes com a ajuda de um software educacional feito para demonstrar a física na prática?

+ LEIA MAIS: É possível conciliar jogos eletrônicos e educação?

Para se ter uma ideia de como a utilização dessa ferramenta vem crescendo, a empresa pioneira no ramo, a MOVPLAN, já atende em todo o Brasil mais de 18 mil salas de aula. Ela atua no mercado desde 1998 em busca de inclusão digital no ensino brasileiro, com tecnologias que aumentam a interação professor-aluno em sala de aula. Sediada na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo, a MOVPLAN já conquistou a confiança das maiores marcas educacionais do país e do mundo e prova que é possível otimizar os recursos, melhorá-los e aplicá-los no dia a dia.

google-earth-na-lousa

Professores e docentes unidos pela tecnologia

Para se ter uma ideia, milhares de professores aprovam o uso da lousa digital, manifestando diversos argumentos positivos do produto, fazendo-nos chegar à conclusão de que é preciso dar espaço para essas novas tecnologias fazerem parte das nossas vidas, aceitando-se novos desafios de educar com mais qualidade. O custo-benefício ao adquirir esse produto pode ser facilmente recompensado, pois o ambiente estudantil será muito mais produtivo para os alunos e professores.

Introduzir uma tecnologia para as crianças é muito mais fácil do que para os adultos e idosos. Isso acontece devido a mudança de gerações, onde uma não nasceu na era tecnológica, e a outra, sim. Pioneira no mercado, a MOVPLAN entendeu esse conceito, e passou a integrar os seus produtos de acordo com o conhecimento que os alunos têm com a tecnologia. A empresa fornece a lousa digital QuadriLine, que se parece com a tela de um celular ou tablet, facilitando o manuseio do professor, que poderá aproximar ou afastar a tela para explicar melhor a matéria, e, para o aluno, essa tecnologia se parece com o que ele já tem.

  • É possível interagir com os estudantes na sala de aula, sem precisar ficar de costas para eles. Qualquer dúvida que o professor ou o aluno tenha, é só pesquisar ao vivo na internet, a fim de reforçar o conhecimento aplicado ali. Isso é inclusão digital!
  • Na MOVPLAN, o cliente escolhe a opção que mais lhe atende: seja a lousa escolar QuadriLine Classic Slim, Classic, QuadriLine retrátil, panorâmica ou de aço cerâmico. São dezenas de opções que permitem a personalização completa do projeto à necessidade da escola ou instituição de ensino;
  • Se o colégio quiser ter tanto a lousa convencional (a base de giz) quanto a lousa digital à disposição da sua sala de aula, não tem problema! A MOVPLAN é a única empresa do mercado mundial que fornece um produto que une as duas coisas em uma só solução: é a SALA INTERATIVA TOUCH PRO. Lousa convencional + lousa digital em um só produto.

Desafios enfrentados pelos profissionais e estudantes no ambiente educacional

Apesar das diversas funcionalidades da lousa digital, muitos profissionais da educação, e até mesmo os alunos, precisam enfrentar os desafios oriundos desta tecnologia. Um deles, é sobre a real necessidade de utilizar esse produto em sala de aula, e se o custo valerá a pena.
Para isso, algumas perguntas precisam ser elucidadas. De fato, quais são os benefícios de se ter uma lousa digital em sala de aula? Vamos às respostas:

  • Maior interação com o conteúdo aplicado na sala de aula;
  • Possibilidade de enriquecer a matéria com gráficos, imagens, planilhas e demais informações online;
  • Gravação da aula na lousa digital;
  • Otimização de tempo, espaço, dinheiro e giz (ecologicamente correto);
  • Apagar um dado errado ou todo o conteúdo em apenas um clique;
  • Transforma a sala de aula em laboratório virtual;
  • As lousas digitais são altamente resistentes, por isso os alunos também podem usá-las;
  • Está cada vez mais em alta sistemas online de gestão de conhecimento, e a lousa digital entra como uma luva neste cenário;
  • Software Educacional disponível que já traz pronto ao professor ferramentas específicas para cada área de aprendizagem, da matemática à língua portuguesa;
  • Impacto estrutural positivo em pais e alunos: uma sala de aula com lousa digital é mais moderna, tecnológica e esteticamente mais bonita, o que chama atenção de pais e alunos para a qualidade estrutural da escola.

carteiras-tradicionais-300x199

Diante de uma nova informação, cenário ou situação, é normal que algumas pessoas apresentem resistência. Isso é um sentimento humano, na luta em preservar as origens, e tudo aquilo que é confortável para si mesmo. Porém, é saindo da zona de conforto que geralmente aparecem as melhores ideias, negócios, atividades, mudanças e novos hábitos.

E lembre-se, empresas sérias treinam seus consumidores a usar suas novas tecnologias. E a MOVPLAN é assim: mais do que vender, nós ensinamos todo o staff da sua escola a trabalhar da forma mais eficiente com a lousa digital e com todas as nossas outras tecnologias educacionais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email