Ensino híbrido conceito: o que é, qual a principal característica e tecnologias

As metodologias ativas de aprendizagem propõem que o aluno seja protagonista, ou seja, centro do seu próprio conhecimento. Neste escopo, a aprendizagem híbrida é um dos tipos existentes e tornou-se muito conhecida com as discussões sobre a educação no contexto da pandemia.

Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas para você que pesquisa por “ensino híbrido conceito”. Entre os tópicos abordados estão: o que é, qual é o foco, dados sobre tecnologia no Brasil e como usar as soluções inovadores na escola. Continue a leitura e saiba mais informações sobre o “ensino híbrido conceito”.

Ensino híbrido conceito: o que é

Se você buscou por “ensino híbrido conceito”, deseja saber o que é essa metodologia ativa de ensino. De forma geral, a educação híbrida é caracterizada pela união de duas modalidades: presencial e virtual. Isso significa que os alunos são expostos a diferentes atividades no online e no offline de forma estruturada e planejada.

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Os benefícios do uso do “ensino híbrido conceito” podem ser diversos e um exemplo é a incorporação do aluno como centro do processo de aprendizagem, propiciando um ambiente em que ele é protagonista e potencializa aspectos como autonomia e proatividade.

O “ensino híbrido conceito” pode ser aplicado em duas categorias: sustentado que mantém as características do ensino tradicional e presencial; e o disruptivo que tem elementos inovadores, rompendo com o ensino tradicional.

Apesar do termo “ensino híbrido conceito” ter ganhado destaque durante a pandemia, a metodologia já era bem conhecida no ambiente universitário. Afinal, universidades possuem cursos de graduação ou pós-graduação no semipresencial. Nestes casos, os alunos têm acesso às aulas, conteúdo extra e acesso aos fóruns de discussão, mas também possuem atividades presenciais para esclarecimento de dúvidas.

Aplicando a metodologia “ensino híbrido conceito”

Instituições de ensino que buscam adotar a metodologia ativa do “ensino híbrido conceito” devem planejar como as atividades serão organizadas em cada turma e etapa de aprendizagem. Isso significa que o “ensino híbrido conceito” deve estar presente no desenvolvimento do plano de aula, definindo e estruturando quais as tecnologias, modelos e abordagens serão adotados.

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Ensino híbrido conceito: qual é o foco da educação infantil ao ensino superior

Da educação infantil ao ensino superior, o foco do “ensino híbrido conceito” é o mesmo: tornar o aluno protagonista do aprendizado, unindo o presencial e o online. O trabalho envolve diversos aspectos, como inserir a tecnologia de forma estratégica para estimular, facilitar e potencializar o aprendizado.

Neste sentido, a instituição de ensino pode usar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para interação entre alunos e professores e orientar quanto ao gerenciamento de tempo, ferramentas e conteúdo. Além disso, escolher os tipos de “ensino híbrido conceito”.

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Qual a principal característica do “ensino híbrido conceito”

Partindo da ideia do aluno como protagonista e os professores como mentores, a principal característica do “ensino híbrido conceito” é ser um tipo de metodologia ativa.

Na prática, os estudantes devem ter uma participação nas discussões e compartilhar conhecimento com apoio dos professores. O resultado é que ele vai ler, ouvir, observar, experimentar e ensinar, ações que vão impactar diretamente na retenção de conteúdo.

É o que explica o psiquiatra americano William Glasser com a Pirâmide de Aprendizado, que traça uma porcentagem de acordo com cada experiência na participação do aluno nas atividades escolares. De acordo com ele, é possível ter 10% de retenção de conteúdo ao ler, 20% ao ouvir, 30% ao observar, 50% ao ver e ouvir, 80% ao experimentar e 95% ao ensinar.

Vantagens, desafios e desvantagens do “ensino híbrido conceito”

É preciso entender quais são as vantagens, desafios e desvantagens do “ensino híbrido conceito” para inserir na instituição. Neste sentido, as vantagens envolvem a autonomia, engajamento e proatividade dos alunos, pois eles se tornam o centro do processo de ensino-aprendizagem.

Os desafios para obter os benefícios envolvem inserir o “ensino híbrido conceito” no plano de aula, capacitar os professores e inserir uma estrutura tecnológica para ser suporte. Continue a leitura para conhecer quais tecnologias podem contribuir para a aplicação do “ensino híbrido conceito”.

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“Ensino híbrido conceito”: por que foi buscado na pandemia

O “ensino híbrido conceito” foi um termo muito comentado e buscado durante a pandemia, pois as atividades presenciais foram suspensas com o avanço do novo coronavírus. Durante o período, os professores e os gestores precisaram se adaptar para que a educação não parasse e o “ensino híbrido conceito” pode ser um legado deste momento.

Ensino híbrido conceito: dados sobre tecnologia no Brasil

Antes de conhecer as ferramentas que podem ser usadas nas instituições que desejam adotar o “ensino híbrido conceito”, é importante entender a realidade brasileira para o cenário de inovação. Afinal, a tecnologia é muito importante para a realização de atividades virtuais na metodologia, pois tem a característica de unir o presencial com o virtual.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet. Continue a leitura para entender o que os professores pensam sobre o uso de tecnologia na educação:

O que os professores falam sobre a tecnologia na educação?

Outro estudo brasileiro ouviu 4.000 professores sobre a relação da tecnologia na sala de aula com os alunos e com as aulas. Confira as respostas sobre o principal impacto positivo:

  • 34% dos professores responderam que é a motivação dos estudantes;
  • 17% dos professores apontaram as habilidades cognitivas, como raciocínio crítico, análise e resolução de problemas;
  • 17% dos professores responderam que é a habilidade dos estudantes de procurarem informação;
  • 11% dos professores apontaram o desempenho escolar dos estudantes.

As outras respostas envolveram ainda autoestima dos alunos, habilidades socioemocionais e frequência escolar. Apenas 2% disseram que não veem impacto positivo e 2% não souberam responder. A pesquisa ainda traz um panorama sobre como a tecnologia pode contribuir para a experiência na hora de apresentar a informação na sala de aula, veja os dados:

  • 86% concordaram totalmente que o uso da tecnologia permite diversificar a aula;
  • 81% concordaram totalmente que o uso da tecnologia permite tornar a aula mais interessante e engajada;
  • 80% concordaram totalmente que o uso da tecnologia ajuda a contextualizar melhor os conteúdos para os alunos.

A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017 com professores de todas as regiões do Brasil e é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação com a parceria do Banco Interamericano de DesenvolvimentoInstituto NaturaItaú BBAFundação Telefônica Vivo e Samsung.

Ensino híbrido conceito: soluções tecnológicas para a educação

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Se você deseja personalizar o processo de ensino-aprendizagem com o “ensino híbrido conceito”, conheça as soluções tecnológicas voltadas para o setor educacional:

Google for Education no “ensino híbrido conceito”

A gente sabe que você usa o Google como uma ferramenta de busca, mas sabia que existe uma plataforma voltada exclusivamente para as instituições de ensino? É isso, mesmo, o Google for Education é uma ferramenta de sala de aula virtual com diversas funcionalidades, confira:

  • Chamadas de vídeo;
  • Agenda;
  • Armazenamento de arquivos na nuvem;
  • Arquivos de texto, planilhas e apresentações;
  • E-mail;
  • Entre outros recursos para a criatividade, programação, alfabetização digital etc.

[+ LEIA MAIS] Descubra o Google Classroom: a plataforma do Google voltada para educação

De acordo com o Google, o recurso aprimora o ensino, aumenta a produtividade e protege os dados.

Lousa Digital no “ensino híbrido conceito”

O sinônimo da inovação, a Lousa Digital da MOVPLAN é mais uma solução educacional que pode contribuir para o “ensino híbrido conceito”. O equipamento possui o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK com 18 funcionalidades, como: ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática, apresentações, captura de imagem, reconhecimento de escrita, bloqueio do touchscreen e vídeo player.

Lousa QuadriLine TouchPro no “ensino híbrido conceito”

Algumas instituições de ensino podem optar pela tecnologia, mas manter uma lousa tradicional. Como?

Com a evolução da lousa: Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN. A solução educacional possui um módulo para a lousa digital com adição de dois ou um módulo com a tradicional lousa branca.

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Gabinete de Recarga no “ensino híbrido conceito”

Se a sua escola possui notebooks e tablets para uso dos alunos, deve ter dificuldade para transportar, organizar e armazenar os devices. Esse desafio é facilmente superado com o Gabinete de Recarga Charge Mate da MOVPLAN que tem todas essas funções e ainda garante segurança.

Ensino híbrido conceito: conheça a MOVPLAN

A empresa brasileira MOVPLAN desenvolve soluções educacionais com tecnologia para potencializar a aprendizagem e oferecer mais recursos aos professores. Entre os diferenciais da marca está a fabricação própria e portfólio completo com lousas brancas e digitais, carrinho de recarga e rack multimídia.

Com mais de 20 anos de história, os produtos MOVPLAN estão presentes em mais de 18 mil salas de aula por toda a América Latina. Entre elas, estão: COC by PearsonSenacRede SalesianaLiceu Albert SabinBarão de MauáGrupo MaristaAvenues São PauloSkillFAAP; e Grupo SEB.

As linhas de produtos da MOVPLAN podem ser usadas por escolas que querem adotar o “ensino híbrido conceito”, pois possui soluções completas e inovadoras. Entre em contato com o time de consultores da empresa e converse sobre o “ensino híbrido conceito” e saiba como as tecnologias educacionais podem auxiliar no incentivo ao protagonismo e no engajamento dos alunos.

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