Descubra o que são pilares da educação, quais são e soluções tecnológicas na prática

Muitos especialistas em educação já defendem uma educação integral, que busca desenvolver aspectos que vão além do intelectual e físico. Neste tipo de concepção, o projeto inclui as três principais dimensões que envolvem a formação do estudante: emocional, social e cultural.

No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já reflete sobre a educação de forma integral. Afinal, prevê o desenvolvimento de 10 competências: 

  • Conhecimento; 
  • Pensamento científico, crítico e criativo; 
  • Repertório cultural; 
  • Comunicação; 
  • Cultura digital; 
  • Responsabilidade;
  • Cidadania; 
  • Empatia; 
  • Cooperação; 
  • Projeto de vida.

Outro documento que aborda o desenvolvimento dos estudantes de forma ampla são os pilares da educação. Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que são pilares da educação, quais são os 4 pilares e como aplicar soluções tecnológicas alinhadas com os fundamentos. 

O que são pilares da educação, qual é o significado e quantos são?

Afinal, “o que são pilares da educação?”. Os pilares da educação são fundamentos presentes no Relatório Educação: um tesouro a descobrir da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O material foi organizado por Jacques Delors, que é economista, político e ex-presidente da União Europeia.

O documento possui 4 pilares da educação que são:

  1. Aprender a conhecer
  2. Aprender a fazer
  3. Aprender a conviver
  4. Aprender a ser

Isso significa que a resposta para “o que são pilares da educação?” é: são fundamentos que ajudam a guiar o trabalho dos educadores na formação e desenvolvimento dos alunos. O objetivo é que o processo de aprendizagem dos alunos possa vá além das matérias de matemática, geografia, ou história, por exemplo. Dessa forma, o estudante torna-se um cidadão completo ao aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. 

Continue a leitura do artigo “O que são pilares da educação” para conhecer cada um dos fundamentos da UNESCO.

Quais são os 4 pilares da educação?

O “Relatório Educação: um tesouro a descobrir” da UNESCO possui 4 pilares da educação e propõe o desenvolvimento amplo da aprendizagem dos alunos, de forma integral. Na sequência, descubra o que são pilares da educação, organizado por Jacques Delors:

Aprender a conhecer

Mais do que aprender as disciplinas, o relatório indica que o aluno precisa ter curiosidade e compreender como construir o conhecimento. Ou seja, manter o aprendizado e ter os recursos necessários para a busca do conhecimento. Dessa forma, os estudantes tornam-se mais proativos e ganham autonomia para explorar a curiosidade de forma constante e permanente.

Como?

É possível orientar os alunos a utilizar os recursos tecnológicos em conjunto com o processo de aprendizagem, como: celular, computador, notebook, tablet, entre outros. Afinal, esses equipamentos já são bem familiares para os nativos digitais, pessoas que nasceram e cresceram com o uso de tecnologias. 

Aprender a fazer

Mais do que aprender, é preciso contextualizar e aplicar o conhecimento na prática. Por isso, o segundo pilar da educação propõe que o estudante aprenda conhecimentos que podem ser usados no dia a dia. Entre os exemplos estão: trabalho em equipe, espírito colaborativo e saber lidar com conflitos.

Como?

É possível orientar os alunos a utilizar os recursos tecnológicos de forma estratégica para ir além das atividades feitas em sala de aula. Um exemplo é o Google for Education, plataforma do Google que possui ferramentas de criação de documentos colaborativos.

Dessa forma, os estudantes podem criar trabalhos em conjunto e essa experiência é conhecida por estimular a resolução de problemas, inovação e a convivência. 

Aprender a conviver

A convivência é um dos fundamentos listados pelo “o que são pilares da educação” e é um importante ponto para a vida em sociedade. Afinal, nos relacionamos em todos os lugares que estamos, seja em casa, no trabalho ou no mercado.

A proposta do terceiro pilar é que o estudante desenvolva comunicação assertiva e sem violência, respeite a diversidade, tenha empatia pelo próximo, etc.

Como?

Várias iniciativas podem ser adotadas para o desenvolvimento deste pilar. Do ponto de vista tecnológico, é possível incentivar a participação em fóruns de debates nas salas virtuais chamadas Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A ferramenta consiste em abrir a possibilidade para que os alunos interajam para expor ideias e aprendizados, mas também ouçam o que os colegas têm a dizer e contribuam para o fortalecimento de opiniões. 

Aprender a ser

Para “o que são pilares da educação”, a UNESCO também propõe que os alunos tenham uma aprendizagem integral. Isso significa trabalhar no desenvolvimento do pensamento crítico, senso de ética e a formação de valores.

Como?

Assim como no item “aprender a conviver”, é possível incentivar o desenvolvimento do pilar da educação com a participação em fóruns de discussão. Assim, o estudante tem a possibilidade de estruturar os pensamentos críticos além de uma participação ética e com valores. 

O que são pilares da educação e tecnologia na prática

Agora que você já sabe o que são pilares da educação, vamos entender como a tecnologia pode estar alinhada aos fundamentos voltados para o desenvolvimento dos alunos. Para entender como as soluções tecnológicas podem potencializar o aprendizado dos alunos, uma pesquisa realizada com 4.000 professores brasileiros apontou quais são os benefícios de usar tecnologia: 

  • 34% dos professores responderam motivação dos estudantes; 
  • 17% dos professores responderam melhoria das habilidades cognitivas, como raciocínio crítico, análise e resolução de problemas; 
  • 17% dos professores responderam melhoria na habilidade dos estudantes de procurarem informação;
  • 11% dos professores responderam desempenho escolar dos estudantes.
 
MOVPLAN_Lousa_Digital_Marista_Ribeirão_Preto

Sendo assim, é possível desenvolver aspectos importantes listados em “o que são pilares da educação”. Entre as possibilidades de benefício estão: proatividade, engajamento, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.

Neste sentido, é possível usar diversas ferramentas, confira algumas que podem ser usadas alinhadas com o que são pilares da educação:

Google for Education

Você sabia que o Google possui uma plataforma voltada para o setor da educação? É isso mesmo, o Google for Education é uma sala de aula virtual com inúmeras funcionalidades. O recurso tem armazenamento na nuvem e pode ser acessado com um dispositivo móvel que tenha acesso à internet.

Entre as ferramentas estão documentos, planilhas, apresentações, chamadas de vídeo, agenda e e-mail. O interessante é que as criações podem ficar em grupo, fortalecendo o aprendizado na convivência, ou incentivando a autonomia.

Além disso, há recursos voltados para as habilidades do futuro, como: Tilt Brush, voltado para criação de elementos 3D e realidade virtual; CS First, que é para criação de atividades de codificação em blocos e vídeos instrucionais; e Science Journal, que permite realizar experimentos científicos com possibilidade de registrar observações e analisar resultados.

Lousa Digital

Já pensou ter uma solução tecnológica com acesso à internet e visibilidade para todos os alunos? Essa é uma das vantagens da Lousa Digital da MOVPLAN, equipada com o exclusivo Software Educacional QUADRIBOOK. Neste sentido, é possível explorar o “o que são pilares da educação” com a busca ativa dentro da sala de aula.  

Software Educacional Quadribook

Exclusividade da MOVPLAN, o Software Educacional QUADRIBOOK foi desenvolvido para potencializar a educação e entre os benefícios está atrair alunos e facilitar a criação de aulas com impacto visual. Sendo assim, a solução tecnológica possui 18 funcionalidades, confira:

  • Ferramentas de escrita;
  • Desenho;
  • Gráficos;
  • Matemática;
  • Apresentações;
  • Captura de imagem;
  • Reconhecimento de escrita;
  • Bloqueio do touchscreen;
  • Vídeo player.
Com o recurso é possível desenvolver o pilar “aprender a conhecer”, despertando o interesse e ensinando como buscar conhecimento. 

Lousa QuadriLine TouchPro

Lousa branca ou digital? O melhor dos dois mundos. É isso, a Lousa QuadriLine TouchPro da MOVPLAN é dedicada para quem quer aproveitar os benefícios da lousa digital, mas não renuncia à lousa branca de suporte. Neste caso, o equipamento é uma excelente forma de busca por ter acesso à internet, despertar o interesse e ensinar o aluno na busca por informação de qualidade. 

Conheça a MOVPLAN

Sempre em movimento para buscar o melhor para o setor educacional, a MOVPLAN está alinhada com o que são pilares da educação. Afinal, a empresa brasileira nasceu com o objetivo de desenvolver e fabricar soluções tecnológicas que promovem a evolução do setor.

Isso significa que a marca preza por tecnologias que potencializam o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos há 20 anos. Na prática, a MOVPLAN é responsável por um portfólio completo que busca dar suporte para os fundamentos, que são: o que são pilares da educação.

A dedicação com o setor educacional já levou a marca para toda a América Latina, somando mais de 21 mil salas de aula. Entre eles estão: COC by Pearson; Senac; Rede Salesiana; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Grupo Marista; Avenues São Paulo; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Queiroz Brunelli; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; UniToledo; e Grupo SEB.

Veja o depoimento dos clientes MOVPLAN

Mais do que entender o que são pilares da educação, você deseja aplicar soluções tecnológicas alinhadas com o que são pilares da educação? Converse com a equipe da MOVPLAN que tem o objetivo de revolucionar a educação, e é capacitada para te ajudar a encontrar as melhores opções para instituições de ensino.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Receba nossos artigos por email