Aplicativo lousa digital: quais existem e como instalar?

Sumário

A interatividade é algo cada mais presente nas instituições de ensino e as tecnologias podem contribuir para aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes. Entre os exemplos de soluções educacionais está o “aplicativo lousa digital”, que pode ser usado em lousas digitais e até computadores.

O “aplicativo lousa digital” possui ferramentas como: escrita, desenho e gráficos, além de recurso para gravar tela, exibir arquivos multimídia e até compartilhamento de tela no caso de soluções específicas para computador, e é chamado de Software Educacional Quadribook.

Se você deseja inserir o “aplicativo lousa digital” nas aulas, continue a leitura para saber como usar, quais existem, como instalar, quais os melhores aplicativos e quais as vantagens do “aplicativo lousa digital”.  

Boa leitura!

Lousa digital

“Aplicativo lousa digital": quais existem e o que preciso ter para usar?

O “aplicativo lousa digital” é uma opção cada vez mais procurada por ter diversas ferramentas que tornam as aulas mais dinâmicas e visuais e, consequentemente, promovem o engajamento dos estudantes. Entre as funcionalidades estão: escrita, notas, desenhos e esquemas.

Entre as opções existentes no mercado educacional estão os “aplicativos lousa digital” para computadores, que são muito usados nas aulas remotas, e para lousas digitais, que tornam a experiência com a tecnologia ainda mais completa.

“Aplicativo lousa digital”: quais são suas utilidades?

A tecnologia já permitiu a evolução das lousas tradicionais para versões modernas com funcionalidades que atraem e conectam alunos e professores. No caso do “aplicativo lousa digital” da MOVPLAN S.E., os usuários podem contar com ferramentas mais práticas e dinâmicas durante as aulas. Veja alguns exemplos:

  • Escrita manual com o toque dos dedos no touch screen ou com o mouse no computador
  • Ferramenta de texto para escrita com o teclado
  • Ferramenta de desenho com círculos, quadrados, triângulos, entre outros
  • Ferramenta de gráfico e equações matemáticas para as aulas de exatas
  • Criação de esquemas e fluxogramas
  • Borracha para apagar informações erradas

Quais as vantagens de inserir o “aplicativo lousa digital” e outras tecnologias na educação

O uso do “aplicativo lousa digital” pode significar vantagens no processo de aprendizagem já que o recurso tecnológico permite a criação de aulas com alto impacto visual pelas diversas ferramentas existentes. Além de ser mais prática em diversos momentos, como: na hora de desenhar um gráfico, de fazer fluxogramas e esquemas e de montar equações matemáticas.

Outro ponto é que a tecnologia já é muito usada pelas crianças e jovens com acesso à celular, computador e internet. Ou seja, escolas que não pensam em inovações podem perder o espaço e a atenção dos estudantes, que desejam ferramentas mais dinâmicas para o aprendizado. 

caneta para lousa branca

O tema “tecnologia” vai além do uso do “aplicativo lousa digital”. Afinal, o assunto é tão importante que é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto de aprendizagens para todos os alunos do Ensino Infantil ao Médio. A competência Cultura Digital prevê a utilização de ferramentas digitais, produção de conteúdo multimídia, ética na usabilidade, capacidade crítica, entre outros.

Além disso, a maioria dos especialistas entrevistados na pesquisa School in 2030, da World Innovation Summit for Education (Wise) da Fundação Catar, apontam que as escolas deverão investir em inovação social, tecnológica e pedagógica com métodos baseados em novas abordagens de ensino e processo criativo.

O mercado educacional já possui diversos recursos tecnológicos, como: “aplicativo lousa digital”, lousa digital, devices, gabinetes de recarga para notebooks, jogos digitais, realidade aumentada, entre outros. Na hora de inserir nas aulas, é preciso que a escola e os professores insiram a ferramenta e o objetivo do uso do plano de aula para que as ações sejam integradas e atendam às orientações da BNCC.

Neste sentido, a inclusão de tecnologia na educação de forma planejada e integrada pode proporcionar diversos benefícios, como: aumento da participação dos estudantes pelo engajamento e colaboração das tecnologias e maior variedade de ferramentas para os professores.

Ou seja, o uso do “aplicativo lousa digital” e das tecnologias podem contribuir para o avanço das instituições de ensino quando aplicadas de forma planejada e com o objetivo de potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes. 

Como usar “aplicativo lousa digital”?

O uso do “aplicativo lousa digital” pode variar entre as diversas versões disponíveis atualmente e as soluções costumam ser intuitivas com barras de ferramentas que facilitam o uso. Entretanto, há empresas, como a MOVPLAN S.E., que oferecem treinamentos para os usuários para que todos os recursos possam ser usados sem dificuldade e com objetivo.

Quais os melhores “aplicativos lousa digital”?

Entre os melhores “aplicativos lousa digital” está o Software Educacional QUADRIBOOK, que foi projetado pela MOVPLAN S.E. com funcionalidades que buscam dar mais dinamicidade e praticidade na sala de aula. A solução educacional possui 18 ferramentas:

  • Ferramentas de escrita, desenho, gráficos, matemática e apresentação
  • Reconhecimento de escrita
  • Software que interage com qualquer software
  • Caneta inteligente e caneta de objetos
  • Atalhos para documentos e mídias
  • Captura de imagem e gravação de tela e áudio
  • Vídeo player
  • Criação de animações gráficas
  • Ferramentas de ensino e aplicação
  • Zoom, cortina, régua, compasso, highlight, entre outros
MOVPLAN_Aplicativo lousa digital_Software educacional quadribook_professor

Outro aspecto importante da marca é que as lousas digitais já são equipadas com o “aplicativo lousa digital” com configuração feita pela equipe MOVPLAN S.E. Ou seja, os clientes já possuem acesso à solução e os usuários recebem uma capacitação para conseguir explorar ao máximo todas as ferramentas.

Além disso, outros “aplicativos lousa digital” podem ser usados no computador, veja duas opções gratuitas:

  • Google Jamboard: lousa branca com recurso de caneta, borracha, seta, nota adesiva, imagem, círculo, texto, laser para destacar informações no quadro. Os usuários podem ainda usar o recurso de forma colaborativa, ou seja, os alunos e o professor podem construir o quadro juntos.
  • Microsoft Whiteboard: é uma lousa branca colaborativa com diversas funcionalidades, como: notas autoadesivas, grade de notas, fluxograma, reação, inserção de imagem e anotações.

Onde baixar e como instalar o “aplicativo lousa digital” da MOVPLAN S.E.?

Para baixar o Software Educacional QUADRIBOOK da MOVPLAN S.E. é necessário acessar o site da marca e preencher o formulário, selecionando a opção “Quero baixar o Quadribook”. Após completar as informações necessárias, a equipe da MOVPLAN S.E. entrará em contato para dar mais informações sobre o download do “aplicativo lousa digital”.

Conheça as soluções educacionais da MOVPLAN S.E.

A empresa brasileira atua no desenvolvimento e fabricação de soluções educacionais com um extenso portfólio de produtos que buscam levar inovação e otimizar o processo de aprendizagem. Entre os produtos está a linha Lousa Escolar com duas opções de lousas brancas que unem a qualidade da MOVPLAN S.E. com minimalismo e características fundamentais para atender às necessidades dos clientes.

Além da Lousa Digital, que é um equipamento altamente tecnológico com acesso à internet, suporte de arquivos multimídia e touch screen. A solução educacional é configurada pela equipe MOVPLAN S.E. com o “aplicativo lousa digital” da empresa, que é chamado de Software Educacional QUADRIBOOK.

Lousa digital

A linha de Soluções integradas conta com três lousas projetadas para quem tem o desejo de um produto completo e totalmente integrado. Um exemplo é a Lousa QuadriLine TouchPro, que possui a lousa digital com apoio da branca com sistema de áudio com entrada para microfone e equalizador e módulo processador.

Já o Gabinete de Recarga Chage Mate é utilizado para carregar, transportar e armazenar dezenas de devices, como notebooks e tablets, ao mesmo tempo. As opções são de capacidade de armazenar de 15 a 48 equipamentos de até 16 polegadas e diferentes dimensões internas e externas.

Além disso, a MOVPLAN S.E. também comercializa projetores da BenQ e da Optoma, marcador e apagador para quadro branco da tradicional marca japonesa Pentel, e componentes relacionados, como: Audio System, Sound Bar, módulo processador, suporte para projetor, cabo HDMI e cabo elétrico

Sobre a MOVPLAN S.E.

A MOVPLAN S.E. possui mais de 22 anos de atuação no ramo de soluções educacionais e nasceu com a missão de desenvolver uma lousa escolar que unisse tecnologia e características tradicionais, que levou à criação da atual Lousa QuadriLine TouchPro.

O desejo de levar inclusão digital continuou e já são mais de 21 mil salas de aula com 3.900 clientes em toda a América Latina que adquirem tecnologia, fabricação e instalação totalmente feita pela empresa, acesso à treinamento para os usuários, suporte técnico e canais de atendimento por e-mail, site, telefone, WhatsApp e redes sociais.

Entre os clientes que já contam com as tecnologias da marca estão: Avenues São Paulo; COC by Pearson; Senac; UniToledo; Rede Salesiana; Grupo Marista; Colégio Queiroz Brunelli; Liceu Albert Sabin; Barão de Mauá; Cólegio GEO; Skill; FAAP; Colégio Ágape; Colégio Santo Agostinho; Colégio Sagrado Coração; FAMP (Faculdade Morgana Potrich); Unipar; e Grupo SEB.

Como falar com a MOVPLAN S.E.

Se você deseja saber mais informações sobre o “aplicativo lousa digital” ou de outras soluções educacionais da MOVPLA S.E., entre em contato com a nossa equipe. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email