Conheça algumas tendências educacionais para os próximos anos no Brasil

Sumário
tendências educacionais

O avanço forçado da tecnologia nas escolas foi um dos efeitos da pandemia, mas que ilustrava uma necessidade já existente em salas de aula. Para os próximos anos, são diversas as tendências educacionais que navegam em um sentido mais digital, personalizado e ativo.

Além disso, preocupações sociais com a inclusão de pautas modernas e identitárias também ganham força, trazendo debates para a esfera educacional e para dentro das escolas, que exercem a função de orientar alunos para a convivência com o diferente. Dessa forma, esses assuntos também se mostram tendências educacionais na sala de aula que se mostram importantes.

Veja abaixo algumas tendências educacionais que estão em efervescência no Brasil, o que se espera que aconteça nos próximos anos e como as instituições de ensino vem se preparando para cada uma delas.

Em escolas e institutos de educação mundo afora. Por conta disso, surgiu-se a necessidade de se criar salas de informática diferentes das clássicas salas lotadas de computadores, em que alunos aprendem sobre o próprio mundo digital, além de conteúdos multidisciplinares.

A utilização de computadores e outros dispositivos eletrônicos são parte de uma ferramenta poderosa em processos de aprendizagem de várias idades. Nesse contexto, uma sala de informática na escola pode ser uma iniciativa interessante na promoção do uso de tecnologia na educação.

A sala de informática, portanto, pode ser usada de várias formas, sempre visando auxiliar o desenvolvimento dos alunos. Confira, no artigo abaixo, pesquisas sobre informática nas escolas brasileiras, benefícios da instalação e mais informações sobre o assunto.

Tendências educacionais: ensino híbrido

Essa é uma das tendências educacionais que despontou com a pandemia. O modelo foi adotado de forma emergencial em instituições de ensino na pandemia, mas já era uma das tendências educacionais em crescimento no Brasil. O cenário pós-pandemia segue esse caminho que não tem volta, mas tem muitos desafios pela frente.

A Associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e), divulgou um relatório que diz que a falta de tecnologia é o principal entrave na aplicação do ensino híbrido no Brasil.

Dentre os pontos citados pelo documento, a desigualdade na conexão à internet e a necessidade de recuperar o computador como instrumento para a aplicação do ensino híbrido, em detrimento do celular, que é visto como um “dispositivo de recreação”, são destacados nessas novas tendências educacionais.

Tendências educacionais: metodologias ativas

As chamadas metodologias ativas são estratégias de ensino cujo objetivo é promover o aprendizado para que os estudantes sejam mais participativos e autônomos, e é com certeza uma das tendências educacionais mais faladas atualmente.

Dentre os métodos estão aprendizagens baseadas em problema, em que os alunos se reúnem de forma colaborativa para resolver uma situação, e em projeto, que consiste em obter um produto pedagógico após uma série de etapas. O próprio Design Thinking é também uma metodologia muito utilizada nesta tendência educacional.

Há também dois conceitos que serão aprofundados no artigo e que dizem respeito às tendências educacionais: a sala de aula invertida e a gamificação, sendo esses dois, muito usados nesta tendência educacional. Esses e outros conceitos fazem parte de uma abordagem pedagógica moderna das tendências educacionais em sala de aula, em que o aluno atua na construção do conhecimento por meio de debates e situações reais.

Tendências educacionais: educação socioemocional

Prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação socioemocional envolve estudar as emoções por meio de abordagens biológicas, neuropedagógicas, neuropsicológicas, culturais, entre outros. Dentre as competências previstas estão o autoconhecimento e o autocontrole, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável. Em um mundo em que saúde mental ganha destaque, esse conceito também começa a se estender para as tendências educacionais.

O Instituto Ayrton Senna é uma das organizações que atuam com educação socioemocional há mais de dez anos. Em sua página, há um documento que explica o que é defendido por eles dentro do assunto, que é uma das tendências educacionais em alta no país.

Dentro do conceito estão a noção de bem-estar do aluno, relações com a escola e familiares, autoconfiança e tolerância com a frustração, empatia e respeito, dentre outros. A aplicação de uma estrutura pedagógica que atue com uma abordagem socioemocional já é vista como fundamental no processo de aprendizado e a relação do estudante com a sociedade ao seu redor. Dessa forma, essa é mais uma das tendências educacionais para ficar de olho na sua instituição!

Tendências educacionais: personalização do ensino

Tendências educacionais

Essa é uma das tendências educacionais que consiste em promover o desenvolvimento dos estudantes de forma individual, ou seja, levando em consideração os ritmos, dificuldades e qualidades de cada aluno, para que cada um consiga chegar no ponto final explorando suas capacidades.

É uma das soluções em educação mais complexas, já que o processo precisa ser feito de forma cautelosa pela equipe pedagógica das escolas. A tecnologia é atuante e uma forte aliada na personalização do ensino, já que permite criar trilhas de aprendizagem que podem ser acompanhadas com o passar do tempo, assim o aluno avança as etapas que considera fáceis e recebe reforços nos conteúdos em que ele apresenta algum tipo de dificuldade.

Tendências educacionais: sala de aula invertida

Tendências educacionais

O conceito é uma metodologia ativa que também tem como princípio desenvolver a autonomia dos alunos, geralmente fazendo uso de materiais digitais. O professor atua escolhendo tópicos das matérias antes das aulas, para que o estudante desenvolva um raciocínio prévio sobre o assunto. Assim, a aula se torna um debate colaborativo sobre o que foi passado, e não, como é normalmente, um primeiro contato do aluno com os temas. Por isso, essa é uma das tendências educacionais mais comentadas da atualidade.

Para que isso aconteça geralmente há a utilização de recursos digitais como uma plataforma de estudos que concentrem os materiais, que podem ser pesquisas, vídeos, podcasts, infográficos e aplicativos, por exemplo. E o aluno estuda em casa previamente à aula na escola.

A sala de aula invertida, portanto, é uma das tendências educacionais que faz com que o ensino híbrido, citado acima, seja aplicado de forma prática no cotidiano dos alunos e da escola como um todo, já que é possível desenvolver métodos colaborativos e 100% virtuais em fases do aprendizado. É uma super tendência educacional, adotada por muitas escolas reconhecidas como modernas e atualizadas.

Tendências educacionais: direitos humanos e diversidade

A valorização da diversidade de pensamentos é uma das tendências educacionais mais atuais e que vem ganhando espaço na sociedade, na mídia e na educação. Pautas como racismo, homofobia, bullying, desigualdade de gênero e inclusão social fazem parte de uma série de demandas que as escolas estão abordando para que os alunos compreendam a importância dos temas e como respeitar os direitos humanos.

Um exemplo de uma dessas tendências educacionais na sala de aula é o ensino antirracista, uma abordagem que visa ter ações efetivas que façam das escolas lugares em que a educação é de fato praticada quando tocamos em âmbitos sociais enraizados na sociedade brasileira.

A história e cultura afro-brasileira, por exemplo, vem sendo estudada de forma obrigatória há menos de uma década, e esse tipo de discussão estará nas escolas do futuro. Essa é, portanto, uma das tendências educacionais que reúnem o contexto social com o pedagógico e exigem um debate profundo e amplo sobre o tema.

Essas pautas ligadas a problemas sociais, se mostram muito mais do que tendências educacionais, elas também são demandas que a sociedade como um todo precisa atender para o bem-estar geral da população.

Tendências educacionais: educação midiática

A análise do que é consumido em relação a conteúdos informativos e midiáticos também é uma das tendências educacionais mais relevantes para os próximos anos. E desenvolver tais habilidades críticas não necessariamente significa incluir novas mídias em sala de aula.

A desinformação causada pelas chamadas fake news são um ponto de atenção entre professores e pedagogos, de acordo com a pesquisa “Professores, mídias e informação: o repertório de docentes para a prática da educação midiática”, realizada pelo Instituto Palavra Aberta em parceria com a Quantas, que é uma empresa especializada em estudos quantitativos em áreas como tecnologia e educação.

Na pesquisa o tema fake news é visto como preocupante por 73% dos entrevistados. Somente 40% deles se dizem preparados para enfrentar tal desafio. É uma tendência educacional trazer este debate para a sala de aula, ensinando alunos a conviver de forma mais eficiente com a enormidade de informações disponíveis hoje em dia na internet.

Tendências educacionais: gamificação

A gamificação é uma das tendências educacionais pautada em mecanismos presentes em jogos, fazendo com que os alunos aprendam de forma lúdica e participativa. A intenção é fazer com que se aplique conceitos como desenvolver habilidades, superar obstáculos e enfrentar situações problema em uma trilha de desenvolvimento, como nos games.

Para isso, é necessário desenvolver uma aplicação pedagógica que una o que é necessário ser aprendido, com um design atrativo, jogabilidade agradável e desafios motivadores, para que a estratégia realmente seja efetiva.

Elementos como narrativa, emoções dos jogadores, progressão, relacionamentos com equipe e adversários e as regras do jogo precisam, portanto, serem bem aplicadas. O período em sala de aula se torna mais dinâmico e os alunos ganham em foco, concentração e experiências empíricas sobre o conteúdo transmitido.

Tendências educacionais: e-learning

Ainda que seja parecido com a gamificação, no e-learning a ideia é uma das tendências educacionais em que há uma aprendizagem eletrônica, não necessariamente feita nos moldes de jogos. Nesse caso, é usada uma ou várias plataformas digitais que contam com a autogestão do que é aprendido por ali, centralizando tarefas, conteúdos, passos e comunicação.

O e-learning é uma tendência educacional justamente no que tange ao aprendizado virtual, explorando diferentes suportes tecnológicos de informação, que permite abordagens didáticas distintas e organizadas para o ensino à distância.

Tendências educacionais na sala de aula: microlearning

O microlearning aplica o aprendizado com conteúdos curtos, mas que tem a intenção de produzir o que os estudantes buscam de fato, em uma abordagem assertiva e focada.

Dentre suas características principais estão os conteúdos de até 20 minutos, com abordagens e mídias diversificadas, o foco em um tópico específico ou uma habilidade inserida em um tema mais geral e otimizados para mídias mobile como celulares e tablets.

É, portanto, uma tendência educacional que funciona como uma espécie de pílula de conhecimento, e vem ganhando espaço em instituições de ensino em conteúdos que exigem um foco maior, ou uma espécie de reforço, na maioria das vezes formando parte de uma estratégia que engloba outros tipos de conteúdos.

Tendências educacionais: tecnologia educacional

Tendências educacionais

Essa é uma tendência educacional que também vem desde muito antes da pandemia, mas que foi absolutamente potencializada pelo Covid: a busca pela inserção de tecnologias educacionais em sala de aula.

Cada vez mais, empresas especializadas desenvolvem soluções educacionais sob medida para projetos de instituições modernas, muitas vezes criando produtos únicos. Imagine uma lousa que engloba ao mesmo tempo: lousa digital, lousa convencional, sistema de áudio, software educacional e projetor, tudo junto! Este é um exemplo.

Imagine uma sala de aula na qual os alunos tenham todos tablets para acesso a plataformas de ensino, e que a professora possa comandar na lousa digital aquilo que aparece na tela de cada tablet.

Imagine acessar a internet, ver vídeos, objetos 3D, tudo isso em sala de aula e sem precisar mudar a disposição do espaço ou precisar da ajuda da equipe de TI. Tudo isso é papel das soluções em tecnologia educacional, uma fortíssima tendência educacional no Brasil e no mundo.

Inclusive, muitas das tendências educacionais explicadas acima, como ensino híbrido, e-learning, microlearning, dependem totalmente de tecnologia educacional.

Encontre tendências educacionais na MOVPLAN S.E.

A MOVPLAN S.E. é uma empresa brasileira que atua no mercado de soluções educacionais como uma das principais fabricantes do setor, desenvolvendo diversas soluções em tecnologia educacional para escolas, como lousas digitais, soluções que integram tecnologia digital e tradicional, lousas convencionais, gabinetes de recarga e mais.

A empresa está por dentro das principais tendências educacionais para o mercado brasileiro, com mais de 22 anos de uma história que reúne inovação e qualidade como pilares fundamentais.

A MOVPLAN S.E. tem como seus clientes grandes nomes do setor educacional como Senac, FAAP, Grupo SEB, Grupo Marista, Skill, COC by Pearson, Rede Salesiana, Barão de Mauá, entre outros. Para saber mais, entre em contato com o time de consultores especializados agora mesmo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email