Conheça exemplos de decoração, de painel e de dinâmicas para sala de aula infantil

Sumário
Sala de aula infantil

Os primeiros anos escolares podem ser muito difíceis para os pais, responsáveis e crianças, por ser o pontapé inicial de uma nova fase. Afinal, a chegada na sala de aula infantil pode ser um dos poucos momentos que o pequeno estudante vai estar longe dos pais ou familiares, além de ser um espaço para muito aprendizado.

Para tornar o momento mais agradável, as instituições de ensino buscam criar uma sala de aula infantil acolhedora, seja no ambiente, nas atividades e nos relacionamentos. Além disso, os professores buscam aprimorar constantemente os métodos de ensino para incentivar o desenvolvimento.

Se você também busca como melhorar a sala de aula infantil, continue a leitura do artigo para saber como fazer decoração na sala de aula de educação infantil, painel para sala de aula na educação infantil e dinâmicas para sala de aula infantil.

Decoração na sala de aula de educação infantil, salinha infantil ou sala de aula infantil

Sala de aula infantil

A etapa do ensino infantil é a primeira da Educação Básica e é representada por crianças entre 0 e 6 anos que estão em berçário, nas creches e nas instituições de pré-escola, por exemplo. Ou seja, são crianças pequenas que vão viver momentos de muito aprendizado, mas que podem ficar assustadas ou inseguras longe dos pais, responsáveis ou familiares.

Em busca de criar um espaço acolhedor e enriquecido para o aprendizado, as instituições de ensino apostam na decoração na sala de educação infantil. Entretanto, o primeiro passo é ter clareza nos objetivos de habilidades que devem ser ensinadas para o grupo de crianças que envolvem conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Veja quais são os objetivos das crianças gerais incluídas na sala de aula infantil, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

  • Perceber o efeito das próprias ações
  • Entender as limitações do corpo nas interações e brincadeiras
  • Conviver com crianças da mesma idade e adultos
  • Explorar e compartilhar ambiente e objetos
  • Comunicar as necessidades, desejos e emoções, se fazendo entender e entendendo o outro
  • Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade nas interações com outros indivíduos
  • Resolver conflitos com a orientação de um adulto
  • Respeitar regras do convívio social
  • Entre outros.

Isso significa que a criança está aprendendo sobre si, sobre o outro e sobre o ambiente em que está inserida. Dessa forma, é possível refletir sobre ideias de decoração para sala de aula infantil, veja:

  • Quadro do alfabeto, dos números, de calendário, de formas geométricas, cores ou até de previsão do tempo, associando com itens que as crianças já conhecem como animais ou pessoas
  • Fotos das próprias crianças para uma chamada coletiva, de modo que se crie uma rotina na qual a criança passa a aprender a se identificar, bem como aos seus colegas
  • Portas decoradas que tornam a chegada na sala de aula infantil mais lúdica e divertida, como de bandeiras na festa junina ou até de flores na primavera
  • Espaço da leitura com livros para a faixa etária do grupo, sempre em altura acessível para que os pequenos consigam alcançá-los
  • Texturas e brinquedos que incentivem experiências sensoriais
  • Mesinhas e cadeiras pequenas, para que as crianças possam sentar juntas em roda, por exemplo para momentos como as refeições e leitura em roda
  • Prateleiras baixas para que as crianças possam guardar seus pertences (mochila, lancheira, roupinhas etc.), aprendendo a se perceber como indivíduos
  • Soluções tecnológicas, como: lousas digitais, lousas integradas e dispositivos móveis, claro, a depender da faixa etária e dentro de um contexto pedagógico pré-definido (exemplos legais: vídeo-demonstrações de paisagens geográficas, músicas para dançar e outras).

Dinâmicas para sala de aula infantil

As dinâmicas para sala de aula infantil devem estar alinhadas com a BNCC, que traz diretrizes e objetivos para o aprendizado. Na etapa escolar do Ensino Infantil, é possível usar a criatividade com atividades de dança, música, atividade física, cultura, desenho, histórias, entre outros.

Para te auxiliar na criatividade, selecionamos algumas dinâmicas para sala de aula infantil descritas no portal da BNCC que foram elaboradas por professores de diversas regiões do Brasil. Veja três dinâmicas para sala de aula infantil:

Palavras mágicas encantando a vida

Sala de aula infantil

Essa dinâmica para sala de aula infantil, criada pela professora Lilian Magione de Souza do CMEI Odila Simões em Vitória no Espírito Santo, busca proporcionar um ambiente de convívio respeitoso para valorização dos vínculos afetivos.

Como funciona? O professor envolve as crianças em atividades de desenho e rodas de conversa na sala de aula infantil para compreender o que elas entendem como convívio a partir das relações que elas já possuem por meio de “palavras mágicas”. Além disso, os pais ou responsáveis podem ser envolvidos em uma conversa para também exporem a sua visão da relação atual e de como o pequeno estudante se manifesta nos relacionamentos.

Durante a atividade no Espírito Santo, a professora levou os alunos para conhecer uma idosa e entender como era a sua relação e uso de “palavras mágicas” na sua infância. Assim, as crianças puderam entender que o respeito está incluso no convívio social saudável. Além disso, elas foram estimuladas com músicas, apresentações e ações de afeto.

Boião literário no berçário

Sala de aula infantil

Essa dinâmica para sala de aula infantil, criada pela professora Kiaria Cavalcante da Silva da Creche Renato Lucena Nóbrega de João Pessoa na Paraíba, tem o objetivo de socialização e da contação de histórias a partir de recursos lúdicos.

Como funciona? Após um levantamento do conhecimento dos estudantes, a professora introduz objetos e livros para os bebês em uma piscina inflável, trabalhando criatividade, percepção visual e auditiva, expressão oral, movimentos, gestos e equilíbrio.

Adaptação e Aprendizagem e o Método Montessoriano

Sala de aula infantil

Essa dinâmica para sala de aula infantil, criada pela professora Agda Pereira Marinho do CMEI São Francisco de Assis em Ribeirão Cascalheira no Mato Grosso, busca auxiliar a adaptação e interação das crianças.

Como funciona? Após o diagnóstico da turma na sala de aula infantil, a professora criou um ambiente que foca na curiosidade natural das crianças para explorar um ambiente enriquecido para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo.

O que é o auxiliar de sala de aula infantil?

Sala de aula infantil

O auxiliar de sala de aula infantil é um profissional que apoia os professores e os alunos em diversas atividades, como: organização da sala de aula infantil, acompanhamento ao banheiro, retirada de materiais pedagógicos fora da sala de aula infantil, entre outros.

É um profissional extremamente importante para a sala de aula infantil, já que, muitas vezes, os pequenos precisam de atenção específica e o professor, por si só, pode não conseguir atender a essa expectativa de cada criança.

Painel para sala de aula na educação infantil: o que é?

O painel para sala de aula na educação infantil de EVA ou cartolinas coloridas já foi muito utilizado (e ainda é) pelos professores e instituições de ensino. Entre os principais objetivos do painel para sala de aula na educação infantil está o de tornar a sala de aula infantil enriquecida de estímulos voltados para os objetivos educacionais, como conhecer letras, números, cores e formas; reconhecer objetos e animais.

Ele também costuma ter um espaço para que as crianças coloquem materiais feitos por elas, como desenhos, o que dá um toque personalizado, estimulando o pertencimento da criança ao ambiente da sala de aula na educação infantil.

Nos últimos anos, é importante destacar que as soluções educacionais tecnológicas estão ganhando espaço na sala de aula infantil. Afinal, o documento da BNCC aponta que as crianças também precisam ter contato com a cultura e a tecnologia. E as inovações podem contribuir com esses pilares.

Confira três soluções tecnológicas para a sala de aula infantil que podem complementar os painéis:

  • Lousa Digital: a lousa digital é um grande painel interativo com acesso à internet que permite acesso a documentos multimídia e ferramentas diversas de texto, forma, etc, ou seja, é possível colocar músicas e até fazer atividades com jogos de associações com cores e letras, permitindo inclusive interação multi-touch.
  • Lousa como soluções integradas: recursos que unem tanto a lousa convencional branca como digital para que os pequenos estudantes possam ter estímulos no meio tecnológico e analógico, ao mesmo tempo.
  •  Notebook e tablet: uso para realização de atividades que introduzem a utilização assertiva das tecnologias e as instituições de ensino podem contar com um gabinete que recarrega, armazena e transporta os devices simultaneamente.

 

Quer conhecer esses e mais recursos que podem transformar a sua sala de aula? Clique aqui para conversar com uma equipe que é capacitada para te ajudar na escolha de produtos que irão potencializar o aprendizado dos alunos na sala de aula infantil. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Receba nossos artigos por email